Clematis "Taiga": descrição, dicas de cultivo e reprodução

Contente
  1. Descrição da variedade
  2. Aterrissagem
  3. Cuidados de acompanhamento
  4. Grupo de corte
  5. Controle de doenças e pragas
  6. Preparando-se para o inverno
  7. Reprodução
  8. Exemplos em paisagismo

Muitos jardineiros escolhem Taiga clematis para o projeto paisagístico. Eles não diferem nas demandas particulares de cuidado e condições de cultivo, mas parecem extremamente impressionantes e florescem sem interrupção durante todo o verão.

Descrição da variedade

Clematis com um nome interessante "Taiga" foi criado por criadores há relativamente pouco tempo. A variedade tem flores grandes e atrai jardineiros com sua aparência incrível. A "Taiga" floresce praticamente do início de junho ao início de setembro. O arbusto atinge uma altura de 2 a 2,5 metros, e sua largura varia de 70 centímetros a um metro. O tom das flores da perene trepadeira é uma combinação de azul e roxo com um ligeiro acréscimo de rosa.

Nesse caso, as pontas das pétalas são geralmente pintadas em tons de verde-amarelo e, às vezes, de limão. O diâmetro de uma flor pode atingir um intervalo de 13 a 15 centímetros, o que é um número bastante alto. Em princípio, o cuidado adequado e o cumprimento das regras de plantio contribuem para o alcance de um tamanho maior. As folhas dessas clematis são pintadas em um tom verde bonito e são caracterizadas pela presença de uma borda bem cuidada. Sua forma pode ser cordada ou tripla, devido à combinação de várias folhas separadas em forma de elipse pontiaguda.

Clematis "Taiga" é considerado bastante despretensioso. A planta é capaz de crescer mesmo quando as geadas do inverno reduzem a temperatura para -23 ou -25 graus.

Assim, a cultura é recomendada para cultivo em 9 zonas climáticas. Se compararmos a "Taiga" com outras clematis, então a sua vantagem evidente será a presença de belas flores de formato duplo. Com o tempo, uma flor comum se transforma em um duplo denso, o que prolonga o processo de floração. A tonalidade dos botões também muda nessa época. Clematis "Taiga" não tem medo não só das baixas temperaturas, mas também das condições desfavoráveis. No entanto, ele reage muito mal às áreas sombreadas - a ausência do sol leva a uma desaceleração no crescimento e desenvolvimento da planta.

Aterrissagem

A planta é indicada para o plantio em canteiros em algum momento de abril ou até maio, quando o retorno das geadas não é mais necessário. Uma alternativa pode ser o outono, mas antes que esfrie.

É comum determinar as datas exatas dependendo da região onde a flor cresce - por exemplo, no sul, o plantio nos meses de outono é recomendado. Se o plantio for realizado na primavera, é importante que haja brotos jovens no arbusto, e com o plantio de outono estamos falando de botões vegetativos.

O local para clematis da variedade "Taiga" é escolhido com muito cuidado, uma vez que não se recomendam novos transplantes, que lesam as raízes. Como mencionado acima, a planta não tolera bem a sombra, então a área selecionada deve ser iluminada de alta qualidade ao longo do dia. Além disso, a proteção da cultura contra as correntes de ar também é importante, uma vez que um vento forte pode quebrar caules e brotos. A clematis não deve ser plantada junto à parede da casa, vedação ou algum tipo de anexo, uma vez que as doenças fúngicas e o apodrecimento das raízes são provavelmente devidos à sombra resultante. A cultura vai crescer por muito tempo e seu florescimento será insatisfatório. É importante que permaneçam entre 30 e 50 centímetros de parede a bucha.

Para "Taiga", um solo fértil e solto com um nível de pH neutro ou ligeiramente ácido é adequado. Idealmente, deve ser argila úmida, pois a argila pesada afetará negativamente a condição das raízes. Claro, águas subterrâneas próximas também devem ser evitadas. Antes do plantio direto, o solo deve ser solto e também enriquecido com componentes úteis. Os especialistas recomendam o uso de dois baldes de húmus, um balde de areia grossa, um balde de turfa e cal, um copo e meio de fertilizante mineral complexo, meio copo de superfosfato e um copo de cinza de madeira.

É melhor pegar mudas com sistema radicular fechado, pois são muito mais fáceis de tolerar o "transporte", para depois se adaptarem à situação. A clematite utilizada para este fim deve ter pelo menos 3 raízes sãs, com comprimento de 10 centímetros. Imediatamente antes do plantio, a semente é armazenada em local com temperatura de 2 graus Celsius. No dia do plantio, a planta, permanecendo em recipiente com caroço de barro, deve repousar cerca de meia hora em recipiente com água decantada em temperatura ambiente.

A fossa é puxada de tal forma que sua profundidade é de 60 centímetros, e seu diâmetro também chega a 60 centímetros. É importante manter uma distância de 30 cm entre as clematis individuais no caso de plantio de uma variedade, bem como uma distância de 1,5 a 2 metros no plantio de variedades diferentes. O fundo do furo deve ser preenchido com dreno de 10 centímetros de espessura. Você pode usar diferentes materiais para esse fim, por exemplo, seixos, pedaços de tijolo, areia ou cascalho. Uma camada de solo é necessariamente formada no topo da drenagem.

Uma muda é colocada no centro de cada buraco de modo a ir de 5 a 10 centímetros de profundidade. As lacunas e vazios existentes também devem ser preenchidos com terra e um pouco fechados. Clematis "Taiga" deve ser regado e coberto com pedaços de casca de árvore. Jardineiros profissionais aconselham o plantio de gramíneas anuais lado a lado para que criem sombra na base de cada planta.

Cuidados de acompanhamento

Depois de pousar a clematis "Taiga", é preciso pensar imediatamente em amarrar a cultura. A planta precisa de um suporte confiável, que pode ser usado como arco, tela ou planta ainda mais durável.

É comum fixar os brotos em um suporte a cada poucos dias, à medida que a planta continua a crescer e se desenvolver.

Em dias quentes, a irrigação deve ser feita 2 ou até 3 vezes por semana. A rega da clematite deve ser abundante e mesmo com irrigação das folhas, por isso é melhor passá-la à noite, quando o sol se põe, ou de madrugada.

Usualmente, um arbusto usa alguns baldes de líquido, e este volume é especialmente importante para observar nos primeiros anos de vida da clematis... Se você negligenciar esta regra, terá que lidar com flores de tamanho pequeno ou com período de floração reduzido. O primeiro ano de fertilização é opcional. No segundo ano, a cultura precisará ser alimentada tanto na primavera quanto no verão: mensalmente ou duas vezes por mês. Para o desenvolvimento de alta qualidade da planta, recomenda-se alternar a adubação mineral e orgânica e em nenhum caso adicionar adubo fresco.

A cobertura morta é realizada imediatamente após o plantio. O material selecionado é espalhado em uma fina camada para evitar o superaquecimento do solo. Para este efeito, não só a casca, mas também as aparas são adequadas. Quando esfriar, a espessura da cobertura morta terá que ser aumentada em cerca de 10 centímetros. Além disso, o afrouxamento regular do solo também é importante.

Grupo de corte

A poda da "Taiga" é realizada no outono, pouco antes da hibernação. O grupo de poda é determinado em função da altura dos rebentos restantes.

Segundo esta classificação, as clematis "Taiga" pertencem ao terceiro grupo, cujos membros necessitam de encurtamento profundo.

Com uma onda de frio, os brotos que secaram completamente requerem eliminação completa, e o resto é encurtado para uma altura de 40-50 centímetros, permanecendo acima da superfície. É importante que os rebentos esquerdos tenham 2-4 botões vegetativos. Se tudo for bem feito, a clematite crescerá ininterruptamente e deliciará os proprietários com uma floração abundante.

Deve ser mencionado que alguns jardineiros aconselham alterar o tamanho dos ramos restantes. No primeiro ano, devem ficar apenas 30 centímetros acima dos rins fortes, e no ano seguinte vale a pena aumentar o comprimento para 40 centímetros. Para todos os anos subsequentes de vida da planta, o comprimento restante é de 50 centímetros.

Controle de doenças e pragas

Clematis "Taiga" tem boa imunidade à maioria das doenças, mas ainda sofre de fungos com frequência. Por exemplo, O murchamento de Fusarium pode ser o resultado de umidade excessiva do solo ou alta umidade do ar. Para prevenir o problema, basta respeitar as condições de detenção e a correção das medidas de atendimento. Além disso, na entressafra, os locais de pouso devem ser tratados com fundação, da qual 20 gramas são diluídos em 10 litros de água.

Se as raízes da planta são expostas a ursos, nematóides ou mesmo toupeiras, e as folhas são roídas por lesmas ou caracóis, então faz sentido alimentar a flor com complexos contendo uma quantidade maior de amônia. O plantio de salsa, endro e malmequeres ao lado dele se tornará multifuncional - isso assustará as pragas e adicionará estética e benefícios.

Preparando-se para o inverno

Em princípio, o clematis "Taiga" tolera bem as baixas temperaturas, o que é justamente uma das vantagens da variedade. Mas quando a temperatura começar a cair abaixo de -15 graus, os arbustos precisarão de abrigo adicional. O primeiro passo é envolver a planta com uma combinação de espuma triturada e folhas secas e, em seguida, cobri-la com um recipiente de madeira. A estrutura é envolta em uma película espessa e então coberta com terra. Na primavera, assim que passa a geada, o abrigo deve ser retirado imediatamente para que a planta não caia. No entanto, isso também não deve ser feito muito cedo, pois o retorno da geada pode destruir as plantações.

Reprodução

A clematite da variedade "Taiga" não pode ser propagada com o auxílio de sementes, pois resulta da atividade dos criadores. Nesse caso, o jardineiro deve usar um dos métodos vegetativos. Dividir o arbusto só é adequado para os espécimes que crescem há mais de 5 anos na mesma área. Nesse caso, a planta é desenterrada, liberada dos torrões de terra e cortada em várias partes com faca desinfetada. Os delenki resultantes são imediatamente plantados em novos locais.

Tendo decidido propagar a clematite por camadas, o jardineiro terá que inclinar o broto selecionado em julho e fixá-lo na superfície com colchetes. O solo neste local é necessariamente umedecido e coberto com palha. Se você seguir as regras de cuidado, no outono ou no próximo ano será possível plantar novos arbustos.

Quando propagado por cortes, você pode obter muitas novas cópias de "Taiga". Os brotos devem ser tirados saudáveis ​​e cortados de forma que um ângulo reto seja formado no topo e um ângulo de 45 graus abaixo. Cada ramificação usada deve ter pelo menos 2 nós. As estacas são tratadas com uma ferramenta especial e colocadas em solo úmido e solto. Para um enraizamento bem-sucedido, você precisará manter a umidade e a temperatura do ar altas.

Exemplos em paisagismo

Na decoração de um terreno ajardinado, podem ser utilizadas clematis do tipo "Taiga" quer como suportes individuais quer como paredes. No segundo caso, é importante seguir as regras de plantio e garantir que o sistema radicular não resfrie demais e apodreça. Além do mais, uma planta trepadeira será interessante olhar ao lado de um gazebo, cerca, balanço ou estrutura semelhante... Em casa, o cultivo de clematis só é possível se houver um vaso de flores volumoso.

Revisão das variedades de clematis "Taiga" no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário