Clematis "Stasik": descrição da variedade e as regras para seu cultivo
Clematis é altamente valorizado por jardineiros e paisagistas. É uma flor muito brilhante, cujo aspecto chama a atenção durante todo o verão. A variedade "Stasik" é muito apreciada, tanto em terrenos privados como na decoração de ruas de cidades. Falaremos sobre suas características, regras de cultivo e cuidados em nosso artigo.
Peculiaridades
Esta variedade foi criada por Maria Sharonova em 1972. Recebeu o nome em homenagem ao neto do criador.
Pertence à clássica videira arbustiva e representa a família do botão de ouro. Os caules podem ter até 4 metros de comprimento. Com os pecíolos das folhas, a planta se agarra aos suportes, subindo. A altura dos obstáculos pode ser de até dois metros.
De acordo com a descrição, a variedade apresenta caules finos e castanhos, muito fortes. As folhas são predominantemente simples, às vezes trifolioladas podem ser encontradas, mas isso é mais um acidente do que hereditariedade.
As flores grandes podem atingir 12 centímetros de diâmetro e ficam muito impressionantes em caules finos.
As flores se abrem muito amplamente e suas sépalas se sobrepõem ligeiramente. Parece muito bonito, pois parece que as flores cobrem os caules quase completamente.
Os botões abertos têm uma tonalidade cereja, mas com o tempo vão clareando, adquirindo uma tonalidade vermelha com tonalidade roxa. Existem listras brancas contrastantes na parte inferior. As anteras são de cor roxa escura. Clematis começa a florescer no primeiro mês do verão.
Grupo de corte
Cada uma das variedades desta planta possui seu próprio grupo de poda. Isso é influenciado pelas nuances da formação de botões de rebentos generativos. Clematis "Stasik" tem um terceiro grupo. É constituído por espécimes de floração tardia que se ramificam de forma bastante densa. Os rebentos são cortados a aproximadamente 0,2 a 0,5 metros à frente do segundo ou terceiro par de botões.
Quase todas as variedades dessa planta são submetidas a essas podas, que têm a capacidade de florescer no verão. É necessário para que o crescimento não saia do controle, mas seja claramente limitado. Se os brotos morrerem, eles também precisam ser removidos. E também são cortados brotos, que ficam a uma altura de até 10 centímetros do solo.
Condições ótimas
Para que a planta cresça bem e floresça magnificamente, ela precisa criar condições de vida confortáveis. Já as clematis desta variedade requerem iluminação moderada, embora gravitem em torno da luz. mas excesso de luz solar pode prejudicar "Stasik"... Se a flor cresce nas latitudes do norte ou temperadas, a colocação em uma área ensolarada é compreensível, mas no sul ela precisará de sombra parcial. No entanto, em qualquer caso, os espaços abertos devem ser evitados.
Clematis não tolera bem as correntes de ar. No inverno, especialmente em áreas abertas, o vento pode soprar para fora da cobertura de neve e isso ameaça congelar botões generativos abertos. Por sua vez, esta situação leva a uma falta de floração no próximo ano.
Para esta planta, um solo leve e rico em nutrientes é adequado. Em solo argiloso ou argiloso, não será capaz de se desenvolver totalmente.
Será útil monitorar a acidez - a melhor opção se estiver entre 6-8 pH.
Para clematis "Stasik" a planície não é o melhor lugar. Ele não gosta de umidade, além disso, o lençol freático também não deve ser muito alto. Seu indicador máximo deve estar no nível de 1,2 metros.Quando essa condição não for possível, você deve pensar em um sistema de drenagem.
O plantio da videira ocorre em função dos objetivos. Se tiverem que caber em uma área grande, é melhor plantá-los em uma fileira uniforme, com cerca de 70 centímetros de distância entre si. A localização no suporte deve proporcionar iluminação uniforme de cada instância. Se a planta for envolver a parede de um prédio, ela deve estar a pelo menos 60 centímetros dela, e o suporte pode ser instalado diretamente na parede.
No entanto, existem algumas nuances. Algumas pessoas possuem cercas de metal que esquentam muito com o sol.
Se a tarefa da planta for decorar essa cerca, o suporte não deve ser colocado muito próximo. O contato com metal quente pode causar queimaduras de calor na clematite.
Esta videira é resistente à geada. Ele lida bem com quedas de temperatura para -35 graus Celsius. No entanto, não devemos esquecer que a preparação para o inverno é uma obrigação. Uma planta bem preparada pode se dar bem mesmo nas latitudes do norte.
Para que a planta resista bem ao inverno, ela precisará de isolamento. Você pode usar húmus, serragem, palha ou folhas caídas. A capa deve ter pelo menos 30 centímetros de espessura. Deve ser removido até o final de fevereiro.
Como plantar e cuidar?
Recomenda-se plantar esta videira na primavera ou no outono.
Se o procedimento for planejado para a virada de março e abril, deve-se ter em mente que os botões não devem ter tempo de florir. E também este ano a planta será danificada pela floração. Para evitar que isso aconteça, os botões que se formam devem ser simplesmente cortados.
O plantio de outono envolve o procedimento no final de agosto ou início de setembro. Você precisa plantar antes que esfrie lá fora, para que a planta tenha tempo de se adaptar e as raízes comecem a se desenvolver na primavera. O enraizamento passa a ser a garantia de que a videira florescerá no próximo ano, por isso o plantio não deve ser adiado.
Trabalho preparatório
É necessário fertilizar o solo com antecedência para preenchê-lo com nutrientes. Isso é feito 2-3 meses antes do plantio. Se estamos falando de plantio de flores na primavera, a alimentação é realizada antes do início da geada. É melhor usar húmus.
As mudas podem ter um ou dois anos de idade. Primeiro você precisa escolher os espécimes certos. Para fazer isso, é necessário prestar atenção a uma série de fatores.
Deve haver mais de três raízes e o indicador mínimo de seu comprimento é de 10 centímetros. Deve haver dois ou mais caules fortes e os botões devem estar localizados em cada um deles. Se o plantio ocorrer na primavera, deve haver pelo menos dois botões que ainda não floresceram e pelo menos três se desenvolveram no outono.
Antes do plantio, o sistema radicular deve ser secado. Em seguida, a muda é imersa em água morna por 6-7 horas com a adição de agentes de enraizamento, entre os quais você pode usar, por exemplo, "Epin" ou "Kornevin". Estimulantes de crescimento também serão beneficiados. Para prevenção, o tratamento das raízes com uma solução fraca de permanganato de potássio antes do plantio é adequado.
Aterrissagem
A cova de plantio deve ser quadrada com 60 centímetros de comprimento de cada lado. Na parte inferior existe um sistema de drenagem de até 15 centímetros de altura. Para isso, você pode usar cascalho, pedrinhas, tijolos quebrados. Depois disso, o solo é preenchido até o meio.
Para solo argiloso, a adição de areia e húmus será necessária. Se o solo for franco-arenoso, será necessário preencher, além de húmus, turfa e areia. Todos os componentes devem ser tomados em quantidades iguais.
Para produzir a mineralização do solo, é necessário preencher 1 litro de cinza de madeira e 100 gramas de cal apagada para cada cova de plantio. O procedimento é realizado com antecedência.
A muda é colocada em um monte de terra, então suas raízes são suavemente esticadas. A altura ao nível do solo deve estar entre 5 e 15 centímetros. O buraco é coberto com terra e um pouco compactado, sendo colocado um suporte nas imediações.
Imediatamente após o plantio, é necessário cobrir o solo. Você pode usar palha, serragem ou grama para o procedimento. No caso de o solo apresentar deficiência de nutrientes, pode-se adicionar turfa.
Regar e alimentar
Regue a planta imediatamente após o plantio. Depois disso, o procedimento é repetido à noite, aproximadamente uma vez a cada 3-5 dias, em dias quentes com um pouco mais de frequência. A água deve fluir diretamente para a raiz. É muito importante não inundar a clematite, o solo deve apenas ser bem umedecido.
A cobertura é realizada 4 vezes por ano. São usados fertilizantes orgânicos e minerais. O primeiro procedimento é feito no início da primavera. A segunda vez chega quando os botões começam a se formar, a terceira - quando eles desaparecem. A última fertilização ocorre em setembro. Os jardineiros não recomendam a alimentação durante o período de floração, pois isso pode reduzi-lo significativamente.
Reprodução
Clematis "Stasik" pode ser propagado em camadas ou dividindo o arbusto. A propagação da semente é impossível.
No primeiro caso, o procedimento é realizado na primavera. As camadas laterais são pressionadas ao solo com grampos para que pelo menos um rim permaneça após elas.
Ela é borrifada com terra. Um pedúnculo jovem aparece na próxima estação, é cortado e plantado em um novo local.
No segundo caso, é necessário dividir a bucha em 2 partes com uma pá. Um deles, junto com as raízes, é simplesmente plantado em um novo lugar. Não vale a pena se preocupar com o período de adaptação, a planta enraíza-se perfeitamente.
Para obter mais informações sobre clematis "Stasik", consulte abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.