Clematis "Rouge cardinal": descrição, grupo de poda, cultivo
A decoração mais luxuosa de qualquer jardim é a encantadora clematis. A planta ornamental é apresentada em várias variedades, mas Rouge Cardinal, em que as flores se distinguem por tons brilhantes, é especialmente popular. Esta variedade de clematis não exige cuidados, mas para cultivar adequadamente uma planta linda em casa, você precisa conhecer as características de seu plantio e cuidados posteriores.
Descrição
Clematis "Rouge Cardinal" pode justamente ser considerado o rei dos cipós, é fácil de cuidar e graças às suas flores inusitadas de várias cores e formas consegue dar um ar chique ao paisagismo. Essa variedade é frequentemente usada para decorar paredes de casas, cercas, gazebos e pérgulas. Rouge Cardinal foi criado por criadores em 1968, cruzando variedades como Pourpre Mat e Ville de Lyon. Ele recebeu as melhores qualidades de seus "pais" e se tornou a planta mais qualquer entre os jardineiros. A clematite de flores grandes difere de outras variedades nas seguintes características:
- a altura do arbusto é de 2 a 4 m (depende das condições de atendimento);
- cor vermelho-púrpura das flores, cujo diâmetro é de até 16 cm;
- período de floração - todo o verão e início do outono;
- o grupo de recorte forte é o terceiro.
Os rebentos jovens da planta têm uma tonalidade verde clara característica. As folhas do "Cardeal Rouge" são trifolioladas (uma folha consiste em várias pequenas folhas verdes escuras), o seu tamanho é médio. O forte sistema de raízes da planta penetra profundamente no solo. As flores que costumam aparecer nos brotos jovens merecem atenção especial na clematite. A floração é um pouco tardia (vai de finais de Junho a Setembro), nesta altura o cipó decorativo está coberto por numerosas flores grandes aveludadas de cor púrpura escura.
Essa variedade tem maior tenacidade, a planta pode "agarrar-se" a qualquer objeto, fixar-se nele e, continuando seu crescimento, esticar-se para cima. Se você plantar "Rouge Cardinal" próximo a uma árvore, então, ao longo da temporada, ele a circundará completamente. A principal característica da planta é que pode ser cultivada em recipientes. Deste modo é possível decorar originalmente não só o terreno do jardim, mas também a varanda ou loggia do apartamento.
Além disso, esta variedade é resistente ao inverno - antes do inverno, para protegê-la de ventos e montes de neve, basta cobrir a planta com baldes ou spanbond.
Aterrissagem
Antes de plantar clematis "Rouge cardinal", deve-se escolher o local certo e preparar a cova de plantio. A planta gosta muito de luz, mas sente-se bem tanto em áreas iluminadas pelo sol como em sombra parcial. Em que não é recomendável plantá-lo debaixo de árvores, o melhor é escolher um local onde haverá metade do sol do dia e metade da sombra do dia. Solo fértil é considerado um solo adequado para o plantio de clematis; solos salinos e pesados são contra-indicados para a planta.
Se solo ácido prevalece no local, então é antes de plantar uma flor, ela deve ser neutralizada.
Depois de resolvido o problema com a escolha do local, deve-se ir à floricultura e comprar uma muda, que pode ser vendida em vaso com solo fertilizado ou sem. A última opção de compra não é considerada a melhor, pois dificilmente uma muda com sistema de raiz nua se enraíza.
Alguns jardineiros também cultivam a planta a partir de sementes. É um trabalho bastante árduo, mas vale a pena, pois como resultado, você pode cultivar uma flor bela e poderosa. As datas de semeadura "Rouge Cardinal" dependem do tamanho da semente: os grãos grandes são fortes, podem ser semeados no final do outono, os pequenos não resistem ao frio severo, por isso é melhor semeá-los na primavera (de março a abril ) As sementes devem ser semeadas em terreno aberto e uma pequena estufa deve ser instalada para acelerar a germinação.
O plantio de clematis "Rouge cardinal" a partir de mudas envolve várias etapas.
- Primeiro, você precisa cavar uma cova de plantio medindo 60x60x60 cm, cuja metade inferior é preenchida com um substrato especial. Para isso, a camada superior da terra é misturada com húmus e fertilizante complexo (200 g).
- Em seguida, a muda é cuidadosamente colocada no solo preparado, compactada e regada. A parte superior da cova de plantio deve permanecer aberta, terá que ser preenchida gradativamente à medida que a planta cresce. O pescoço do arbusto deve permanecer 10-12 cm abaixo do solo. Assim, o desenvolvimento das raízes laterais é ativado.
- O plantio termina com cobertura morta. Geralmente é realizado 7 a 10 dias após o plantio da muda. Graças à cobertura morta, o caule será protegido de forma confiável do vento e do calor, o que também ajudará a manter um regime ideal de temperatura e umidade no solo.
No caso em que a planta foi cultivada em copo de sementes, então ela é plantada em local permanente, obedecendo a várias regras.
- Em primeiro lugar, deve-se inspecionar as raízes e, se estiverem secas, o copo deve ser mergulhado em água fria.
- Em seguida, são preparados os buracos, dos quais é retirada parte do solo fértil. Um pequeno monte é formado no fundo do buraco, ele deve ser socado com as mãos. A muda deve ser colocada no próprio morro do morro. É retirado com cuidado do vidro para não prejudicar a integridade da viga de barro e colocado no fundo do orifício.
- Em seguida, o sistema radicular é coberto com uma camada de solo fértil previamente extraída e polvilhada com o colo da raiz, parte do caule. No final do plantio, a muda está bem regada, a água deve estar em temperatura ambiente.
Ao plantar várias flores em uma área é importante manter uma distância de 1,5 m entre eles. Ao longo do verão, o desenvolvimento e o crescimento da planta devem ser monitorados. Se houver um aumento mínimo e a clematite parecer deprimida, isso indica que o local não se encaixava. É possível resolver este problema com o transplante de uma planta para outro local, isso deve ser feito na próxima primavera.
Cuidados de acompanhamento
Clematis "Rouge cardinal", embora seja considerada uma planta pouco exigente para cuidar, ainda precisa ser fornecido com as condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento normais. Liana precisa ser regada com frequência porque adora umidade. Uma vez que as raízes estão localizadas profundamente no solo, o solo deve ser afrouxado antes de regar. Isso facilitará a penetração da umidade nas profundezas do solo. Além disso, a área onde a flor cresce, deve ser capinado periodicamente para remover ervas daninhas.
A fertilização oportuna também é considerada importante no cuidado da variedade Rouge Cardinal. Para deixar a planta feliz com flores exuberantes, a cobertura é realizada 2 vezes por mês. Quanto ao tipo de alimentação, depende da época. Portanto, na primavera, quando os brotos crescem, a planta requer mais nitrogênio. Nesse caso, é alimentado com verbasco, excrementos de pássaros ou nitrato de amônio. Após o aparecimento dos primeiros botões, além da matéria orgânica, liana deve ser fornecida com um complexo mineral.
No outono, quando a flor precisa ser preparada para o inverno, o solo sob a clematite é desenterrado e adicionado sulfato de potássio. Depois disso, a terra é regada abundantemente e, à medida que seca, ocorre o afrouxamento.
Também é necessário limpar o local de ervas daninhas antes do inverno e cobrir o solo próximo à videira com serragem ou turfa.
Controle de doenças e pragas
Apesar de a variedade Rouge Cardinal ser altamente resistente a doenças, ela requer medidas preventivas contra o aparecimento de ferrugem, oídio e danos por bactérias putrefativas. As doenças mais comuns das plantas incluem várias doenças.
- Fusarium. Manifesta-se pelo murchamento da planta devido à influência dos fungos "que vivem" no solo. O sistema radicular da flor é afetado: as bactérias formam um grande micélio e obstruem as raízes. Depois disso, a videira começa a perder frescura, rapidamente desbota e seca. Para prevenir essa doença, é necessário realizar ações preventivas com sulfato de ferro ou cobre.
- Wilt. É uma infecção fúngica que afeta não apenas o sistema radicular, mas também os brotos. O agente causador da doença está no solo, penetra no caule da planta através do sistema radicular e causa o bloqueio dos vasos internos, interrompendo sua permeabilidade. Como resultado, os nutrientes não são fornecidos no andar de cima e a flor começa a secar.
Você pode reduzir a probabilidade desta doença regando o solo com sulfato de cobre, uma solução de permanganato de potássio e líquido bordalês.
Clematis é mais frequentemente povoada por várias pragas bem conhecidas.
- Ácaro-aranha. É um minúsculo inseto vermelho que geralmente vive nas costas de uma folha e tece uma teia. Alimenta-se da seiva da planta, por isso as folhas começam a amarelar rapidamente e os botões murcham. É possível salvar uma flor de uma praga tratando-a com inseticidas como Inta-Vir, Karbofos, Aktellik.
- Voe. Este é um minúsculo inseto díptero, suas larvas se alimentam de folhas de videira, criando todo um sistema de passagens nelas. Devido à violação da integridade das placas das folhas, as folhas se desintegram. Você pode se livrar das moscas tanto por pulverização profilática quanto usando armadilhas na forma de fita adesiva.
- Thrips. Esses insetos vivem no solo, mas no tempo quente em busca de alimento escalam a folhagem das clematis e se alimentam de seu suco. Isso é evidenciado pelo aparecimento de manchas na folhagem e o amarelecimento da flor. As culturas ornamentais podem ser salvas pulverizando-se com inseticidas especiais.
- Nematóides. Os insetos na forma de vermes vivem no solo e danificam o sistema radicular da videira. Sua aparência pode ser observada pelos inchaços marrons nas raízes, causam o processo de apodrecimento, e a planta fica com aspecto caído, pára de crescer e murcha. Além disso, existem os nemátodos das folhas, cuja atividade vital ocorre na folhagem da clematite. O assentamento maciço desses insetos leva à secagem e queda das folhas. "Dimethoat" é considerado uma boa ferramenta no controle de pragas.
Grupo de corte
O cuidado com a clematite cardinalícia envolve uma poda constante, que deve receber atenção especial no verão, por meio da poda de brotos quebrados e secos. Graças a isso, a altura do arbusto é regulada. Se você beliscar o caule principal, pode interromper seu crescimento e ativar o crescimento dos brotos laterais. A poda da planta no outono também desempenha um papel importante. Todas as clematis, de acordo com o método de poda no outono, são divididas em três grupos, a variedade Rouge Cardinal pertence ao terceiro grupo.
A peculiaridade da poda deste grupo é que no outono os rebentos são cortados completamente, restando apenas pequenos talos com um par de botões de 20 cm de comprimento, pelo que surgem novos rebentos na primavera, onde as flores desabrocham a meio do verão. Além disso, se a clematis for cortada no inverno, eles serão mais "tenazes" e não precisam ser isolados.
Preparando-se para o inverno
Clematis "Rouge Cardinal", embora seja considerado resistente ao inverno, depois de aparar os brotos, ainda precisa ser coberto com terra e coberto com folhagem seca... Além disso, você também pode colocar galhos de pinheiro no topo. Se não houver abrigo orgânico disponível, use fibra de agrofibra ou filme colorido.Os caules e as raízes cortados, via de regra, são cobertos antes do início da primeira geada e, em zonas climáticas adversas, a flor também deve ser polvilhada com neve. O abrigo é removido na primavera, quando a neve derrete completamente.
Como reproduzir?
Esta variedade de clematis é geralmente propagada vegetativamente. Alguns jardineiros conseguem propagar Rouge Cardinal a partir de sementes, mas as novas plantas perdem as características da cultura-mãe. Para propagar um arbusto em casa, você pode escolher um dos métodos discutidos abaixo.
- Divisão do mato. Este tipo de reprodução, via de regra, é utilizado para rejuvenescer as vinhas, pois com a idade começa a perder o seu efeito decorativo e floresce mal. O arbusto geralmente é dividido na primavera, antes do início da floração, ou no outono, quando já desapareceu. Para a divisão, devem ser selecionados arbustos de 5 a 8 anos, toda a sua parte do solo é cortada, restando na base apenas brotos curtos com botões vegetativos. O arbusto deve ser desenterrado, as raízes devem ser separadas do solo e divididas em várias divisões. Devem ser deixadas raízes adequadas e um rebento com botões em cada parte.
- Camadas. Desse modo, a clematite se propaga no verão, borrifando a haste lateral com terra e trazendo o topo para fora. No segundo ano, o galho estará coberto de raízes e será possível separá-lo da planta-mãe. Um rebento jovem com raízes deve ser plantado em um novo local permanente.
- Estacas. Para isso, no verão, estacas de 10-12 cm de comprimento devem ser cortadas das vinhas, limpas da folhagem e colocadas em um recipiente com água. Em seguida, os galhos devem ser colocados em um substrato turfa-arenoso úmido e cobertos com uma garrafa de plástico por cima.
Assim que as raízes aparecem nas estacas, elas são imediatamente transplantadas para um local permanente.
Exemplos em paisagismo
Clematis "Rouge cardinal" é considerada uma das mais belas plantas ornamentais, muito utilizada em projetos paisagísticos para jardinagem vertical de gazebos, varandas, pérgulas, jardins, cercas, paredes de casas e terraços.
Esta flor pode facilmente agarrar-se a um suporte e subir em árvores. Você pode decorar com um homem tão bonito, não apenas jardins, mas também galerias, varandas.
No próximo vídeo, você verá uma descrição das variedades e grupos de clematis.
O comentário foi enviado com sucesso.