Clematis rosa: variedades e cultivo
No verão quente, os lotes do jardim são decorados com flores brilhantes. Uma das plantas populares é a clematite. A variedade de variedades e cores incríveis atrai a atenção de jardineiros de todo o mundo. De particular interesse para muitos são a clematite rosa.
Descrição
Clematite planta perene trepadeira (clematis) pertence à família Buttercup. As flores receberam seu lindo nome da palavra "klema", que significa "planta trepadeira" em grego. A planta é composta por arbustos e vinhas. Ramos graciosos se agarram a suportes com raízes curvas. As raízes da clematis são alongadas, em forma de cordão. A planta é usada para arcos de paisagismo e cercas decorativas.
Flores graciosas e vibrantes crescem lindamente ao lado de outras plantas. O seu encanto especial é dado pela "fusão" com uma rosa trepadeira, de onde surge uma bela sebe.... As cultivares têm diferentes períodos de floração, o que lhes permitirá desfrutar de um magnífico aspecto de abril a outubro. Observe que o cultivo de todas as variedades de clematis tem um requisito: “Pernas à sombra e cabeça ao sol”, a poda regular também é importante.
Clematis prefere solos leves e drenados. Eles reagem negativamente ao superaquecimento do solo.
As variedades híbridas com grandes inflorescências, cujo período de floração principal ocorre no final da primavera e início do verão, ganharam popularidade especial. É em junho que toda a profusão de cores e a beleza única das clematis se manifestam com força total.
Variedades
Variedades de uma bela planta trepadeira perene impressionam por sua diversidade. A maioria delas são trepadeiras, que praticamente escalam o suporte, "envolvendo-o" com os talos das folhas. O sistema radicular é dividido em pivô e fibroso. Existem também clematis em forma de arbustos.
Os especialistas dividem a clematite em 3 grupos de poda. O primeiro inclui flores que não são submetidas a este procedimento. O segundo tipo inclui variedades em que os rebentos desbotados do ano anterior são cortados. O terceiro grupo inclui variedades cujos rebentos são completamente removidos ou deixam um pequeno caule. Neste caso, estamos a falar de clematis com rebentos herbáceos, que morrem no inverno e são cortados. Jardineiros amadores dividem as plantas em flores grandes, flores pequenas e flores intermediárias.
Peculiaridades
Clematis rosa são plantas com flores ricas em carmesim ou marshmallow. Eles são amplamente utilizados em projetos paisagísticos. Uma das espécies mais comuns é a clematite da montanha, que pertence a espécies de flores grandes. O diâmetro de uma inflorescência atinge 5 a 6 cm. O período de floração da clematite rosa da montanha ocorre em maio-junho.
Flores incríveis exalam magníficas aroma de baunilha. As inflorescências de cor rosa pálido parecem simplesmente incríveis contra o fundo de folhagem cor de esmeralda. A variedade é adequada para o paisagismo de terraços e gazebos. Composições individuais não parecem menos impressionantes.
A clematite da montanha também combina com outros tipos de flores de jardim.
Além disso, as seguintes variedades têm uma cor rosa.
- Fantasia rosa ("fantasia rosa")... Graciosa videira arbustiva com grandes inflorescências rosa pálido. O comprimento dos rebentos não ultrapassa os 3 metros. Grandes pétalas em "marshmallow" durante a floração cobrem praticamente a folhagem, criando uma excelente composição paisagística. A variedade é ótima para uma pequena área.Além disso, "Pink Fantasy" cresce bem em um contêiner em um ambiente urbano.
- "Josephine". A variedade com um belo nome distingue-se por uma abundância de flores espetaculares de duas cores com um aroma sensual. A principal característica de “Josephine” é a sua dupla cor: a faixa central tem um tom carmesim e as pétalas são pintadas em rosa claro nas bordas. Difere em um longo período de floração.
- Willie. É uma liana com delicadas inflorescências graciosas de um tom rosa pálido. A variedade pertence a variedades de flores pequenas, flores abundantemente no final da primavera. Adequado para jardins e territórios adjacentes.
- "Princesa Diana". Um liana elegante com flores de formato incomum. A cultivar é conhecida por seus botões em forma de sino em miniatura. O incrível aroma da planta e sua despretensão atraem a atenção de jardineiros de todo o mundo. Contra o fundo de uma rica folhagem verde, as inflorescências "brincam" com reflexos carmesim brilhantes.
- “Madame Baron Vilar”. A variedade é perfeita para jardinagem vertical. Uma variedade com um nome bonito tem incríveis inflorescências rosa cremosas. Flores semi-duplas (até 20 cm de diâmetro) aparecem nos brotos de inverno, o período de floração ocorre em junho. Refere-se ao segundo grupo de corte.
Regras de crescimento
Apesar da despretensão, as plantas semelhantes a lianas requerem alguns cuidados.
O plantio adequado afeta o crescimento e o desenvolvimento dos brotos.
Para que a clematis o encante de ano para ano com uma beleza surpreendente, preste atenção aos conselhos de jardineiros experientes.
- É preciso escolher um local ensolarado para plantar flores, protegido de correntes de ar e rajadas de vento.
- No processo de transplante de grandes mudas, não se deve esquecer a regra da "terra descansada". Assim, o solo nutriente é despejado na cova de plantio e deixado "assentar". Ao mesmo tempo, não é recomendável fertilizar o solo.
- A irrigação da clematite vale 1 a 2 vezes por semana. No verão seco, é aconselhável realizar este procedimento com mais frequência, utilizando água morna (volume recomendado 10-20 litros).
- Lembre-se de fertilizar a planta regularmente. Todas as variedades de clematite rosa precisam de nitrogênio, que estimula o crescimento intensivo dos rebentos. Além disso, a floração abundante é facilitada pela fertilização com fertilizantes, que contêm potássio. O fósforo ajudará a planta a "hibernar" com sucesso.
Para variedades de clematis com floração abundante, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.