Clematis "Purpurea Plena Elegance": descrição, recomendações para cultivo e reprodução
A flor de clematis "Purpurea plena Elegance" é uma variedade muito popular e bem conhecida pelos jardineiros. A demanda pela espécie é explicada por cuidados despretensiosos, formas exuberantes, boa taxa de sobrevivência, além de floração abundante e bela.
Característica
Clematis "Elegância em cativeiro Purpurea" é representada por uma planta perene semelhante a uma liana pertencente à família do botão de ouro. Clematis tem sido cultivada como flor de jardim desde o século 16, no entanto, o híbrido Purpurea plona Elegance apareceu muito mais tarde. Então, em 1890, o famoso criador francês F. Morel recebeu uma nova variedade, que posteriormente recebeu uma descrição botânica e passou a fazer parte do grupo Viticella... Um pouco mais tarde, esta luxuosa planta semelhante a um cipó com caules lenhosos recebeu o maior prêmio da Royal Society of Gardeners e rapidamente se espalhou pela Europa Ocidental.
Externamente, as variedades de clematis "Purpurea plena Elegance" são plantas altas, com flores abundantes e uma bela vegetação densa, que se enraízam bem em climas temperados e subtropicais. A altura dos exemplares adultos chega a 3 m, o que permite utilizá-los para a jardinagem vertical de terraços, gazebos, paredes vazias e estruturas em arco.
A flor distingue-se por um período vegetativo muito longo, período de floração longo e crescimento rápido.
Em pouco tempo, a planta forma uma espessa e bela cobertura verde, sobre a qual se exibem um grande número de pequenas flores duplas (até 9 cm) de cor bordô ou púrpura. As placas das folhas da clematis têm uma forma oval regular e cobrem densamente os ramos em forma de chicote. A planta tem um sistema radicular poderoso e bem desenvolvido, com cada arbusto ocupando pelo menos 3-4 m2.
"Purpurea plena Elegance" refere-se a variedades resistentes à geada e à seca e é capaz de resistir a geadas de 40 graus. Não é particularmente exigente quanto à composição do solo e pode crescer em qualquer solo de jardim. A única coisa que precisa ser fornecida à planta do mato por completo é a luz solar. A flor absolutamente não tolera o sombreamento de longo prazo e quando entra nessas condições, cresce lentamente e perde a abundância da floração. Mas com uma quantidade suficiente de radiação ultravioleta e calor, até 150 lindas flores de veludo desabrocham em cada rebento, que encantam os olhos de outras pessoas por 3 meses.
As plantas plantadas há um ano são uma exceção: a floração é bastante pobre e tardia. Isso se deve ao fato de que, para uma floração abundante, a clematis deve desenvolver o sistema radicular e se adaptar bem às novas condições. Em um só lugar, "Purpurea Plena Elegance" é capaz de crescer por mais de 20 anos, impressionando os jardineiros com o brilho das cores e abundância de cores ao longo dessa época.
Regras de pouso
É necessário plantar clematis com sistema radicular aberto no final da primavera, depois de passada a ameaça de volta das geadas. O plantio de outono também é aceitável, no entanto, é mais adequado para regiões com invernos quentes e com neve. Nesse caso, o plantio é feito um mês antes do início do frio.
Antes de começar a plantar uma flor, é importante escolher o local certo. A melhor opção seria áreas abertas e ensolaradas, onde nada criará sombras.No entanto, para as mudas do primeiro ano, o sombreamento claro do meio-dia ainda não faz mal.
A este respeito, recomenda-se a construção de um abrigo temporário que projete uma leve sombra sobre as flores nas horas mais quentes.
Quanto ao tipo de solo, a clematis cresce bem em qualquer tipo de solo, mas sente-se melhor em solos franco-arenosos e argilosos ligeiramente alcalinos com boa drenagem. A única restrição na escolha do local é a proximidade da água subterrânea, que pode provocar o apodrecimento do sistema radicular e causar a morte do mato. O mesmo se aplica à água "superior": as plantas não são recomendadas para serem plantadas sob os telhados de edifícios de onde flui a água da chuva.
É melhor recuar 50 cm da parede da casa, ou agilizar a captação de água e equipar o telhado com uma calha de drenagem. Além disso, ao escolher um local, é preciso levar em conta a presença de correntes de ar e tentar evitá-los. As plantas adultas reagem com bastante calma ao movimento constante das massas de ar, enquanto as mudas jovens são mais bem cobertas com um escudo temporário.
Depois de escolhido o local para a flor, você pode começar a preparar o material de plantio. Ao comprar mudas com sistema radicular aberto, é necessário escolher espécimes saudáveis, desenvolvidos, com raízes intactas e sem sinais de início de fluxo de seiva. Se a planta for vendida em vasilhame com terra e com sistema radicular fechado, incentiva-se a presença de folhas. Esses espécimes enraízam-se bem em um novo lugar, crescem o sistema radicular mais rapidamente e podem ser plantados em qualquer dia durante a estação de crescimento.
O plantio de mudas de clematis é feito em covas de 50 cm de profundidade e aproximadamente da mesma largura. A drenagem de areia e seixos de rio deve ser colocada no fundo, e uma mistura de solo preparada com composto, solo de jardim e húmus, coletados em partes iguais, é colocada no topo. Um pouco de cinza de madeira e qualquer fertilizante mineral complexo são adicionados à composição resultante. Em seguida, o substrato é derramado sobre a drenagem e uma colina é formada a partir dele. A muda é colocada em uma colina e as raízes são cuidadosamente endireitadas. Em seguida, as raízes são cobertas com terra, certificando-se de que a espessura de sua camada acima do colo da raiz seja de 5 a 10 cm.
Após o plantio, a muda é amarrada a um suporte previamente cavado no solo e levemente umedecido.
Cuidados de acompanhamento
A variedade é absolutamente pouco exigente em seu conteúdo e pode crescer em quase todas as condições propostas. Os principais componentes dos cuidados com as flores são a rega, a poda oportuna dos ramos, a cobertura e a cobertura morta.
Rega
A clematite irrigada não deve ser muito abundante, mas regularmente. A falta de umidade afeta negativamente a taxa de crescimento da flor, bem como a brotação e a duração da floração. O excesso de água também é prejudicial à planta: o sistema radicular começa a apodrecer e o arbusto pode morrer. A rega é realizada após o pôr do sol, caso contrário, a folhagem densa pode queimar. Em climas secos e quentes, as plantas são umedecidas em dias alternados, evitando que o solo seque excessivamente.
Top curativo
No primeiro ano após o plantio, a planta se contentará com as substâncias que estão presentes no substrato nutritivo preparado, colocado na cova de plantio. A partir do segundo ano, a clematite deve receber fertilizantes minerais e orgânicos, que são aplicados na primavera e no outono. No final de abril - início de maio, compostos contendo nitrogênio são introduzidos no solo e, nos meses de outono, são alimentados com aditivos de fósforo. Bons resultados são obtidos com o tratamento de raízes com solução de verbasco ou fezes de pássaros, bem como a introdução de formulações complexas. Já os curativos foliares também são bem-vindos e são produzidos na forma quelatada por irrigação da massa foliar do arbusto.
Mulching
Para proteger as raízes do superaquecimento e reter a umidade, a zona das raízes dos arbustos é coberta com adubo, feno ou serragem. Isso evita que as ervas daninhas germinem e elimina a necessidade de afrouxamento regular. A camada de cobertura morta é renovada uma vez por mês, removendo o substrato antigo e substituindo-o por um novo.
Preparando-se para o inverno
Em outubro, as clematis são regadas abundantemente e a cinza de madeira é introduzida na raiz. Então, algumas semanas antes do início da primeira geada, os ramos são cortados rapidamente e tratados com líquido bordalês ou vitríolo de ferro. Fertilizantes com alto teor de fósforo e potássio são aplicados na zona da raiz, coberta com uma grande camada de húmus e coberta com qualquer tecido não tecido. Nas bordas, o material é pressionado contra o solo com objetos pesados e o arbusto é deixado para o inverno.
Em regiões de clima ameno e invernos quentes, o tecido é substituído por ramos de abeto, serragem ou composto. O aquecimento é realizado exclusivamente em tempo seco, pois o congelamento da terra úmida é prejudicial ao sistema radicular da flor. Com o início do calor da primavera, o abrigo é removido e a zona das raízes é liberada da cobertura morta, evitando que as raízes apodreçam.
Não podemos esquecer outras medidas agrotécnicas, que incluem a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento do solo na zona das raízes.
Grupo de corte
Clematis "Purpurea plena elegância" pertence às plantas do terceiro grupo de poda, o que implica brotamento e floração do arbusto nos brotos que cresceram ao longo da estação. As flores estão localizadas ao longo de todo o comprimento dos ramos e olham para cima e para os lados. Uma característica da sua estrutura é a ausência de estames e pistilos, o que lhes confere um aspecto invulgar e os distingue de outras variedades de clematis. Além do mais, "Purpurea Plena Elegance" é o único tipo de clematis do 3º grupo de podas que apresenta flores duplas.
Normalmente as variedades do 2º grupo de poda têm este privilégio, em que aparecem os botões nos ramos do ano anterior. No primeiro ano após o plantio, recomenda-se cortar os botões, permitindo que a flor consuma nutrientes para a formação do sistema radicular. A partir do segundo ano de vida, as plantas começam a florescer com força total, formando 100 ou mais botões nos cílios.
A flor é aparada com uma faca afiada, encurtando cada rebento a uma altura de 35-40 cm, que geralmente corresponde ao segundo ou terceiro nó do nível do solo. Se isso não for feito, na nova estação de cultivo, quando a planta começar a desenvolver novos brotos rapidamente, os velhos cílios extrairão o líquido vital deles e se tornarão um lastro desnecessário. Ao amarrar galhos, é importante não permitir que eles se entrelaçam. Caso contrário, as videiras começarão a se machucar e os brotos localizados no meio da mata não receberão iluminação total.
Doenças e pragas
Clematis "Purpurea Plena Elegance" é uma planta forte e resistente e praticamente não suscetível a doenças. No entanto, se as condições de conservação da flor forem violadas, por exemplo, com umidade excessiva do solo, podem surgir doenças como podridão cinzenta, fusarium, oídio, ferrugem e murcha (murcha verticelose). Para prevenir infecções fúngicas, recomenda-se plantar as plantas em zonas secas e soalheiras e realizar o tratamento preventivo do sistema radicular com "Fitosporina".
Entre as pragas que costumam incomodar a flor, destacam-se a cochonilha, o nematóide, as lesmas e caracóis, os ácaros, os percevejos e o cochonilha. Os roedores também se interessam pelas raízes da planta e podem destruí-la completamente. Como medida preventiva contra a invasão de pragas de insetos, você pode usar Fitoverm ou plantar alho, salsa, calêndula e coentro nas imediações.
Para assustar os roedores, recomenda-se usar iscas envenenadas ou colocar vários ramos de alecrim silvestre, sabugueiro ou hortelã de cachorro perto da flor.
Reprodução
Para a reprodução da clematis "Purpurea plena elegans", use o método de divisão do arbusto, estratificação, estacas ou método de sementes. Este último praticamente não é utilizado pelos jardineiros, o que se deve ao elevado custo do tempo e à falta de garantia da preservação dos traços maternos em uma planta jovem.
- O método de criação mais popular para clematis é dividindo um arbusto... Para fazer isso, uma planta de 4 a 5 anos é retirada do solo e o sistema radicular é cuidadosamente dividido em várias partes. Ao mesmo tempo, os brotos são encurtados e novas plantas são plantadas em terreno aberto.
- Estacas É também um método popular de propagação vegetativa de clematis e consiste no seguinte: um rebento forte é cuidadosamente cortado de um arbusto com não mais de 4 anos de idade e cortado em segmentos de 6 a 7 cm de comprimento, com pelo menos 2 botões. A seguir, cada estaca é plantada em uma mistura de areia e turfa, colocada em local aquecido, coberta com filme transparente ou frasco plástico e umedecida regularmente. O aparecimento de folhas verdes dos botões indicará o enraizamento das estacas. Assim que isso acontecer, a miniestufa é desmontada e a planta é transferida para um regime de cuidados gerais.
- Reprodução por camadas é a forma mais fácil de obter uma nova planta e consiste no seguinte: um dos rebentos regenerados na primavera é colocado numa ranhura cavada com 10 cm de profundidade e fixado com grampo de cabelo. Em seguida, a estratificação é polvilhada com uma mistura de nutrientes, deixando sua ponta na superfície. O enraizamento, a estratificação ocorre muito rapidamente, no entanto, é recomendável separar a nova planta da mãe apenas no ano seguinte.
Exemplos em paisagismo
A principal vantagem da clematis “Purpurea plena Elegance” são as suas excelentes qualidades decorativas, que permitem utilizar a flor para decorar pérgulas, estruturas em arco e sebes de jardinagem. Clematis é frequentemente incluído nas composições de mixborders de flores ou usado como um elemento independente de design de paisagem. Além do mais, devido ao seu rápido crescimento, arbustos e abundância de massa verde, a clematis pode habilmente mascarar um prédio descascado, uma árvore seca, um banheiro rural ou uma fossa.
- Com clematis, você pode projetar um arco de jardim espetacular com rapidez e sem esforço.
- A vegetação densa e exuberante da planta disfarça perfeitamente cercas indefinidas e paredes antigas.
- Até mesmo uma única plantação de clematis dá vida à paisagem e traz variedade a ela.
- A variedade "Purpurea plena Elegance" fica bem em arranjos de flores e costuma atuar como um elemento central.
- Clematis não apenas decora o gazebo do jardim, mas também traz frescor e sombra a ele.
Recomendações para o cultivo de clematis "Elegância em cativeiro Purpurea", veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.