Clematis "Princesa Diana": descrição da variedade, dicas de plantio e cuidados
Hoje, as clematites de floração tardia são consideradas as mais populares entre seus companheiros. A "Princesa Diana" é uma planta que consegue decorar o território com o seu aspecto atraente. Plantar este cipó é uma ótima opção para um jardim, uma residência de verão ou uma casa de campo, além disso, cuidar de um arbusto não é nada difícil.
Descrição
"Princess Diana" é uma variedade de clematis do Texas, que é uma liana com folhas exuberantes e botões elegantes. Foi criado por criadores britânicos em 1984. Esta planta está crescendo rapidamente. Um arbusto forte pode atingir 250 centímetros de altura, é caracterizado por brotos herbáceos e folhas verdes claras.
As flores são consideradas o orgulho da flora do Texas. Sua cor é geralmente rosa profundo ou quase vermelha. A cor dos estames é qualquer um dos tons de amarelo. A flor atinge de 5 a 7 centímetros de diâmetro. Além disso, seu formato é semelhante ao de uma tulipa, pois é em forma de funil.
As quatro pétalas da flor da clematite Princesa Diana são caracterizadas por pontas pontiagudas que apontam para cima. Os jardineiros não podem deixar de se alegrar com a originalidade e singularidade desta planta na fase de floração. O arbusto é resistente à geada, por isso pode sobreviver até 45 graus de geada. No entanto, não se esqueça que a planta é bastante sensível à seca e umidade insuficiente.
O valor deste representante da flora não está apenas no seu efeito decorativo, mas também na sua despretensão, bem como na abundância e duração da floração.
Características de pouso
Para cultivar um belo arbusto de clematite, você precisa comprar uma muda de alta qualidade e cuidar bem dela. O material de plantio "Princesa Diana" possui vários tipos.
- Estacas dormentes com botões. Eles são vendidos embalados junto com substrato ou turfa. As mudas são armazenadas em local fresco. Assim que o material de plantio começar a germinar, deve ser transplantado para um recipiente especial.
- Mudas que possuem brotos e folhas. Este tipo de material de plantio deve ser adquirido 14 dias antes do plantio. Você também precisa armazenar as mudas em um local fresco. Vale a pena levar em consideração o momento em que não toleram bem o transporte, pois muitas vezes se quebram devido à sua fragilidade.
Após a compra, vale a pena passar para a escolha de um local onde a planta crescerá. Nesse caso, vale a pena dar preferência a solos bem drenados. O local deve ser iluminado, mas protegido do vento. A presença de sombra parcial é desejável, pois o arbusto pode sofrer queimaduras solares.
Apesar de este representante da flora ser considerado despretensioso, necessita de solos de boa qualidade e férteis. Solo argiloso e pouco alcalino é considerado a melhor opção. Para melhorar a composição, você pode adicionar superfosfato, húmus ou cinza. O procedimento de plantio da "Princesa Diana" inclui as seguintes etapas:
- cavar um buraco de 50 centímetros de profundidade e 40 centímetros de diâmetro;
- despejar pequenos entulhos ou tijolos no fundo;
- enchimento com uma camada de solo;
- plantar uma muda e borrifá-la com um substrato nutrido.
Após o plantio, uma planta jovem deve ser regada a cada 7 dias. Se o tempo estiver quente, a irrigação deve ser realizada com mais frequência, ou seja, uma vez a cada 5 dias.Além disso, a clematite precisa ser alimentada regularmente com fertilizantes orgânicos, além de ser liberada.
Além disso, ao plantar esta variedade de planta, vale a pena levar em consideração as seguintes nuances:
- nas zonas de clima fresco, as clematis são plantadas na primavera, nomeadamente em abril - início de maio;
- em regiões quentes, a planta deve ser enraizada no outono;
- os arbustos deste representante da flora devem ser colocados a uma distância de pelo menos 100 centímetros entre si.
Dicas de cuidados
A clematis desta variedade é muito sensível à falta de humidade, pelo que necessita de alguns cuidados. Esta planta não tolera a seca. Na falta de líquido, observa-se diminuição do tamanho das flores, murcha e queda da folhagem. A quantidade de rega depende da idade do arbusto e do clima. A clematite jovem deve ser regada uma vez por semana e, em climas quentes, isso deve ser feito com mais frequência.
Durante os primeiros 12 meses após o plantio, a "Princesa Diana" não precisa ser alimentada, pois isso pode causar apodrecimento das raízes. Após este período de tempo, a planta deve ser fertilizada de acordo com o seguinte esquema:
- na primavera, fertilizantes de nitrogênio são aplicados e o arbusto é regado com leite de cal;
- durante o período de brotamento, as clematis são alimentadas com preparações com potássio;
- no final da floração, podem ser aplicados fertilizantes com fósforo;
- após o corte, use composições minerais.
Graças à cobertura morta do solo, ocorre a estruturação e melhoria da composição do solo. No inverno, esse revestimento protege as raízes da planta da geada. Na ausência de cobertura morta, os jardineiros precisam remover ervas daninhas regularmente e afrouxar o círculo do tronco. Para evitar a deterioração do sistema radicular, as raízes do arbusto devem ser polvilhadas com cinza de madeira.
"Princesa Diana" é uma clematite do 3º grupo de poda. Os rebentos da planta são cortados várias vezes durante o período de crescimento. No outono, é preciso cortar quase todo o arbusto, é preciso deixar 10 centímetros da planta da superfície do solo. Este evento contribui para que a clematis se torne exuberante e grande na primavera.
Vale a pena começar a preparar a videira para o frio invernal quando aparecem as primeiras geadas noturnas. A base da planta é spud 0,1 metro. Para isso, vale a pena usar solo do jardim, composto. O próximo passo é borrifar o substrato próximo à planta com o fungicida dissolvido e polvilhar com cinzas. Para que o arbusto sobreviva com segurança ao inverno, é coberto com uma caixa de madeira e polvilhado com folhas.
Reprodução
"Princesa Diana" é um híbrido de clematis que é melhor não propagado por sementes. Obter mudas é possível de várias outras maneiras.
- Divisão de Bush. Esta opção é usada com pouca frequência devido ao seu laborioso.
- Camadas do tipo horizontal. Esta reprodução não é difícil. Neste caso, é necessário separar os arbustos jovens do representante materno.
- Beliscando brotos. O procedimento é realizado na primavera. O broto do último ano deve ser pinçado e colocado em um recipiente com solo alimentado. A colocação deve ser profunda para que o líquido não vaze durante a irrigação.
- Estacas. Um processo de enraizamento bem organizado é garantia de grande quantidade de material de plantio.
O cultivo de clematis é um processo simples. A planta é bastante sensível ao cuidado, decorando um jardim ou quintal.
Doenças e pragas
Clematis "Princesa Diana" é resistente ao oídio, mas freqüentemente sofre de infecções fúngicas. NSAo ser atacada por um fungo, a planta começa a murchar, ou seja, perder a elasticidade, ressecar, murchar. O foco da doença está localizado nas raízes. Por este motivo, o jardineiro deve prestar especial atenção à correta rega e aos cuidados com o arbusto como um todo.
Os locais afetados pela doença devem ser eliminados em maio. Depois disso, o morador do jardim precisa ser regado com o "Fundazol" dissolvido na raiz. Uma parte excessivamente afetada deve ser removida junto com o solo e, em seguida, desinfetar a terra.Para evitar o aparecimento de podridão cinzenta e oídio, pode-se tratar o arbusto com azoceno como medida preventiva.
Existem situações em que a "Princesa Diana" é atacada por ferrugem. Essa enfermidade se manifesta na forma de manchas marrons nas folhas, além de sinais característicos - sua deformação e ressecamento. O líquido bordalês, assim como o oxicloreto de cobre, ajudarão a salvar a situação. Nos últimos dias de verão, a clematite pode adoecer com necrose, ascoticose, cilindrosporíase. O tratamento da planta consiste na utilização de sulfato de cobre.
Cada uma das doenças acima pode mudar a aparência do arbusto e até matá-lo, portanto, aos primeiros sintomas, você deve iniciar imediatamente o tratamento.
Exemplos em paisagismo
Clematis "Princesa Diana" é frequentemente usada no local para decorar um gazebo ou terraço. Além da decoração, esta videira também é usada para outros fins: pode disfarçar com sucesso uma parede desordenada, um anexo, uma cerca ou uma cerca. Uma opção interessante é usar o arbusto como representante da cobertura do solo horizontal. A clematis não deve ser plantada perto de janelas, os rebentos não devem ser dirigidos para o telhado: isso dificultará a penetração da luz solar.
A clematite desta variedade pode ser considerada uma planta interessante que pode decorar qualquer local. Não são necessárias atividades demoradas para cuidar do arbusto, por isso mesmo os jardineiros sem experiência podem cultivá-lo. Este encaracolado e despretensioso representante da flora pode ser utilizado não só para paisagismo vertical, mas também para cultivo em recipiente. O território, decorado com flores de um rosa profundo em forma de tulipa, será sempre admirável.
Avaliações de pessoas que cultivam liana em seus sites indicam que "Princesa Diana" é uma planta maravilhosa e muito bonita... Sujeita às regras de atendimento, a clematite se tornará uma verdadeira decoração viva do território. Essa variedade é capaz de conquistar o coração de qualquer jardineiro por sua beleza e sofisticação.
Ao escolher um arbusto com uma forma de flor graciosa, você não terá que se arrepender.
Uma visão geral das melhores variedades de clematis no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.