Clematis "Piilu": descrição, regras de cultivo e criação
Clematis "Piilu" é uma bela planta perene usada na jardinagem vertical, na decoração de galerias, varandas, terraços. A descrição de uma variedade permite que você tenha uma visão completa de seus dados externos. Mas a solução para os problemas do cultivo muitas vezes permanece um mistério para um agricultor iniciante.
Que grupo de poda é atribuído a clematis desta variedade? Como o plantio e o cuidado dele devem ocorrer em campo aberto? Que doenças e pragas ameaçam a beleza da planta? Você deve saber tudo isso com antecedência, antes que um convidado exótico apareça em seu site.
Descrição da variedade
A variedade Piilu clematis pode ser considerada relativamente nova - sua seleção foi realizada no final do século 20 por um entusiasta da Estônia chamado Uno Kivistik. Os esforços não foram em vão. Tendo resistido ao teste do tempo, esta cultivar híbrida de flores grandes ganhou fama internacional. E seu nome - Piilu, traduzido como "patinho", soa hoje na boca dos mais eminentes floricultores.
As clematis desta variedade foram obtidas a partir de outra espécie, denomina-se "Sprawling". A variedade híbrida se distingue por sua capacidade de formar botões de flores desde o primeiro ano. Nas plantas que florescem pela primeira vez, os botões têm um arranjo de pétalas de uma única fileira. Seu número varia de 4 a 6.
A partir do segundo ano, há uma "duplicidade" característica, esplendor, o número de pétalas no botão aumenta 2-4 vezes.
Entre as características distintivas da clematis "Piilu" estão:
- uma pequena altura de brotos - apenas 90-150 cm, dependendo do clima;
- tipo de planta trepadeira, portanto, para um crescimento adequado, necessita de suporte;
- gama de cores dos botões do lilás pastel ao rosa pálido;
- a presença de uma faixa rosa brilhante característica no meio da flor;
- estames amarelos profundos;
- ondulação das bordas da pétala;
- o tamanho grande do vaso de flores é de até 12 cm com revelação total.
A floração da planta pode ser chamada de bastante abundante. Acontece em 2 ondas ou mais, começa no final da primavera e vai até outubro-novembro. Clematis "Piilu" do primeiro ano de vida floresce depois. Após 7 anos de vida, devido ao intenso crescimento das raízes, a planta necessita de nutrição adicional, caso contrário, o tamanho dos botões irá diminuir gradualmente.
A variedade Piilu clematis é considerada resistente à geada - é cultivada com sucesso no clima da Sibéria e dos Urais. A planta tolera bem a geada, é capaz de hibernar quando a temperatura cai para -34 graus Celsius. Em uma zona climática temperada, esta planta perene também se dá muito bem. A sua resistência à seca é baixa, a planta necessita de regas regulares, na falta de água pode perder folhas e botões.
É importante ressaltar que esta variedade ainda não consta nos registros oficiais russos, apesar do reconhecimento internacional.
Aterrissagem
O processo de plantio das variedades de clematis "Piilu" está sempre associado à necessidade de escolher o local certo para a jardinagem vertical do território. Esta planta trepadeira requer uma área sombreada para evitar o desbotamento da folhagem verde. A melhor escolha é a sombra aberta de arbustos ou árvores mais altas. Perto você pode colocar um gramado, um jardim de flores de baixa altura.Com um plantio único, instala-se um suporte especial junto às clematis, com plantio em grupo, utiliza-se latadas.
O período de tempo ideal para o Piilu enraizar no solo é selecionado com base na zona climática. No sul, isso pode ser feito no outono. Nas regiões da Sibéria e dos Urais - somente na primavera, isso vai garantir um enraizamento mais bem-sucedido da planta.
Ao plantar uma planta com sistema radicular fechado, é permitido escolher qualquer momento para sua aclimatação.
Ao escolher um local onde o clematis "Piilu" será enraizado, é imperativo recuar do edifício mais próximo 40 cm, da cerca - 20 cm. Recomenda-se não selecionar áreas de solo com águas subterrâneas próximas. O solo é pré-solto, fertilizado com composto. Com um sistema de raiz aberto, a planta precisa ser embebida em um promotor de crescimento antes do plantio.
O processo de colocação deste tipo de clematite no local deve ser feito passo a passo.
- Faça furos no solo, colocados a pelo menos 80 cm um do outro, com diâmetro de no mínimo 50-70 cm e mesma profundidade.
- O fundo do poço resultante é drenado e solo fértil é colocado no topo. O furo preparado é regado.
- Na parte central do furo, é instalado um suporte ou uma treliça montada ao longo da fileira. Uma elevação é formada no centro do furo.
- A muda é mergulhada em talker pré-preparado à base de argila mineral. É preciso deixar o rizoma secar um pouco.
- Coloque a clematis no buraco, fixe com a terra previamente removida ao nível do colo da raiz, tampe a base do tronco e regue novamente.
- Prenda os pontos ao suporte com barbante. Uma almofada na forma de um pedaço de espuma ajudará a evitar danos à delicada casca.
Após a conclusão do plantio, a área da raiz é coberta com casca seca ou grama. Você pode plantar musgo na base do buraco, semear calêndula ou sementes de grama. Isso protegerá a planta da perda excessiva de umidade.
Cuidado ao ar livre
Uma vez que a clematite de jardim Piilu é plantada em um terreno aberto ou recipiente, ela precisa de cuidados padrão para manter a planta em boas condições. A bela espécie de floração parece realmente atraente em composições de paisagem. Mas ele será capaz de manter seu efeito decorativo apenas sob a condição de água e alimentação devidamente organizadas.
Rega
O modo de manter a umidade ideal do solo é um ponto chave no cultivo de clematis. É muito importante monitorar a condição do solo após o inverno. Por exemplo, com uma baixa quantidade de precipitação na primavera, a irrigação é necessária para saturar as raízes com umidade. Além disso, antes do início do calor do verão, a umidificação artificial geralmente não é necessária.
Nas estações quentes, os arbustos de clematite da variedade Piilu devem ser regados adicionalmente.
Pelo menos 1-2 vezes por semana, 1-4 baldes de água são aplicados na raiz. É necessário realizar procedimentos à noite para garantir a evaporação lenta da umidade. A água é pré-aquecida ao sol.
Top curativo
Durante o primeiro ano de vida, a clematite por "Piilu" não necessita de alimentação adicional. No futuro, os fertilizantes são aplicados de acordo com um determinado esquema, 4 vezes durante o período da primavera ao outono. Os períodos ideais para isso são:
- o início da estação de crescimento, a época da formação do botão;
- tempo de formação do botão;
- Maio-junho, quando ocorre a primeira onda de floração;
- meses de outono antes do início da geada.
Clematis desta variedade precisam de fertilizantes orgânicos e minerais.
Nesta capacidade, podem atuar uma infusão de cinzas de madeira, excrementos de pássaros, esterco de gado, bem como água, na qual a carne e o peixe foram ensopados ou lavados.
Doenças e pragas
A variedade clematite "Piilu" é caracterizada por uma elevada resistência ao desenvolvimento de doenças características deste tipo.Quase nunca mostram sinais de danos por oídio ou bolor cinzento; a ferrugem também é extremamente rara. O perigo para o Piilu é um ácaro-aranha que parasita as plantas e suga seus sucos. Além disso, as raízes desenvolvidas podem atrair ursos, ratos e vermes - nematóides.
Na luta contra as pragas que caçam folhas e raízes, os arbustos de clematis "Piilu" precisam durante a estação quente. Para isso, é realizado tratamento profilático com preparações fungicidas. Nos sulcos entre os patamares, existem armadilhas de ursos e ratos.
Grupo de corte
Piilu é uma variedade híbrida de clematite pertencente ao 2º grupo de poda. Isso significa que a cultura é capaz de formar brotos de floração durante o primeiro ano de vida e continua a fazê-lo em qualquer idade. Conseqüentemente, a poda pode e deve ser usada em um esforço para obter a floração mais exuberante da planta. Existem várias regras pelas quais este evento é realizado.
- Os rebentos não são encurtados com muita intensidade - costuma-se deixar a 50-100 cm do solo.
- A poda está planejada para o outono.
- Arbustos velhos são rejuvenescidos. Para isso, cortam-se todos os ramos velhos, restando apenas cílios de clematis jovens, saudáveis e fortes.
- Em plantas jovens, a poda é substituída por pinças. Neste caso, o primeiro procedimento é realizado quando a altura do arbusto não ultrapassar 30 cm. A segunda pinçada será feita ao atingir a marca de 60-70 cm. Pela terceira vez, uma planta adulta que atingiu o a altura máxima é comprimida.
Com uma poda adequada, "Piilu" dará uma floração felpuda bastante exuberante a partir dos 2 anos de idade, os cílios ficarão repletos de botões grandes e luxuosos.
Preparando-se para o inverno
Apesar da resistência geral ao frio, o Piilu clematis ainda precisa de preparação para o inverno. Para sua implementação, recomenda-se escolher um dia seco com temperatura em torno de 0 graus. Primeiramente, a planta é totalmente liberada da cobertura decídua, depois é submetida à poda sanitária, com retirada de galhos mortos e secos. Se necessário, a formação da coroa é realizada.
No período seco do outono, vale a pena, na preparação para o inverno, regar adicionando 1 balde de água sob a raiz da clematite. Além disso, o colo da raiz é coberto com pó de cinza de madeira, o arbusto é pulverizado com uma solução de sulfato de cobre. Húmus seco ou composto em um volume de 10-12 litros é introduzido sob a base do tronco para protegê-lo do congelamento.
Em zonas de clima frio, a superfície da planta é adicionalmente coberta. A areia é despejada no composto colocado sob a raiz e os cílios removidos do suporte são amarrados com barbante. A clematite assim preparada dobra-se à superfície do solo, coberta com ramos de abeto, folhas secas caídas, e o solo é despejado em cima com uma camada de pelo menos 25 cm.
Em seguida, é instalado um abrigo de madeira, pressionado por uma pedra para protegê-lo do vento. Na primavera, depois que a neve derrete, o abrigo é desmontado.
Reprodução
A clematite trepadeira híbrida Piilu oferece suporte à reprodução de várias maneiras. As seguintes técnicas são possíveis.
- Plantar sementes. O caminho mais longo que não garante resultados positivos. Antes da semeadura, recomenda-se congelar as sementes por 1,5 horas e, a seguir, imergi-las em estimulador de crescimento por 120 minutos. Em seguida, o material de plantio é enxaguado com água limpa, seco, colocado em um recipiente especialmente selecionado sob o filme e enviado para uma sala escura (armário).
É necessário verificar o estado das sementes 2 vezes por semana. Ao germinar, a clematite é colocada no solo.
- Estacas. Um corte obliquamente cortado com uma pequena área da casca da planta-mãe é plantado em um recipiente preparado e regado em abundância. Antes do enraizamento, a planta é mantida em local aquecido, sendo a rega feita apenas por aspersão por pulverizador, a cada 2 dias.
- Divisão do mato. Uma planta adulta com sistema radicular bem formado é desenterrada do solo, dividida em vários elementos. As partes resultantes são plantadas no solo da maneira usual. Em primeiro lugar, você precisa monitorar a condição da planta.
Exemplos em paisagismo
- Clematis Piilu em uma panela de barro atua como uma decoração decorativa na área de lazer próxima à casa. Um arbusto exuberante é formado por meio de uma moldura especial.
- Variedades de Clematis "Piilu" no primeiro ano após o plantio. As flores ainda não dobraram, a planta está apenas começando a se enroscar na treliça, na qual seus brotos estão fixados.
- Um exuberante arbusto de clematis em uma treliça. Na variante de plantio apresentada, rosas pálidas de tamanho inferior e flores silvestres são adjacentes a uma planta perene rastejante.
Como plantar climatis em terreno aberto, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.