Clematis "Niobe": descrição, recomendações para cultivo e reprodução
Variedades híbridas de clematis são merecidamente consideradas um adorno de qualquer jardim. O tipo de "Niobe", via de regra, atrai os floricultores pela sua rica coloração em tons escarlates e pela própria altura do cipó, que chega a três metros.
Característica
A descrição da variedade de clematis híbrida "Niobe" deve começar com o fato de que a planta é um cipó trepadeira, para cujo crescimento é necessário um suporte, para o qual se agarrará às suas antenas. A cultura atinge uma altura de 2,5 a 3 metros, portanto não pode crescer sozinha. A cultivar tem flores grandes. Os botões abrem em algum momento da segunda semana de maio e fecham na terceira semana de junho. A segunda floração ocorre na junção de junho e julho e continua até o final de setembro. Os botões do arbusto se abrem duas vezes, desde os brotos do ano passado e os que acabaram de surgir, florescendo separadamente.
As flores abertas têm uma bela tonalidade marrom, que com o tempo se aproxima do rubi. Pétalas de veludo brilham lindamente ao sol. O diâmetro do botão aberto é de cerca de 15 centímetros e o número de sépalas varia de seis a oito. Tanto os estames alongados quanto os pistilos têm uma cor amarela brilhante saturada. Nos primeiros dois anos de vida, a clematis "Niobe" não floresce abundantemente, um grande número de flores aparecem apenas no terceiro ou quarto ano.
A planta dá frutos com uma pequena noz cheia de sementes. A cor das folhas varia do verde claro ao verde escuro. As próprias placas têm extremidades pontiagudas e veias proeminentes. O sistema radicular fibroso penetra bem fundo no solo.
Clematis "Niobe" é uma variedade resistente ao gelo. Suas raízes podem suportar até -35 geadas de inverno, o que torna possível o cultivo na maioria das áreas naturais da Rússia. A planta tolera a falta de rega, exceto em dias quentes, acompanhados de ventos fortes. A planta reage mal ao excesso de umidade no solo.
Em geral, a clematis é considerada uma planta bastante exigente em termos de cuidado, mas com os esforços adequados, até mesmo um jardineiro novato conseguirá cultivá-la.
Regras de pouso
A plantação de clematis "Niobe" pode ser realizada tanto na primavera como no outono. As datas exatas são determinadas em função da zona climática e da situação de geada. Os períodos de maior sucesso para o plantio de rizomas são chamados de dias desde a segunda quinzena de abril até o final de maio, bem como o período de setembro às primeiras semanas de outubro. É melhor colocar a planta em uma área ensolarada ou na presença de sombra parcial. Os especialistas recomendam focar nos seguintes lados: sul, sudeste, sudoeste. A ausência de correntes de ar é importante, assim como a presença de um metro ou dois metros de distância de edifícios e cercas maciças.
Clematis faz, em geral, requisitos padrão para o estado do solo: solto, bem drenado, com acidez neutra. Solo franco ou arenoso é o mais adequado. As mudas são necessárias de alta qualidade, não devem ser danificadas ou com raízes secas. Se possível, as plantas com sistema radicular fechado devem ser adquiridas no viveiro.
Além dos rizomas, a parte aérea também deve ser examinada: os brotos com folhas devem ser elásticos, verdes ricos e saudáveis. Imediatamente antes do plantio, os rizomas são removidos por meia hora em uma solução de permanganato de potássio ou fitosporina, ou seja, substância responsável pela desinfecção. Também vale a pena regar a terra com eles, e remover imediatamente as raízes estragadas. O buraco é escavado em um tamanho que a profundidade varia de 60 a 70 centímetros, e a largura fica na faixa de 40 a 50 centímetros. O fundo da fossa deve ser preenchido com material de drenagem, por exemplo, pequenas pedras e areia.
O solo extraído da cova é misturado com grama ou estrume podre e imediatamente enriquecido com turfa, grama e cinzas. Como suporte para a videira, uma estrutura de madeira ou metal é instalada na cova. Uma mistura de solo enriquecida é colocada em cima da drenagem e, em seguida, as mudas são cuidadosamente aprofundadas.
As plantações não são regadas abundantemente com água quente, o restante da terra jorra de cima.
Cuidados de acompanhamento
Clematis "Niobe" exige suporte obrigatório, que pode ser usado como um coreto, estrutura de treliça ou até mesmo uma árvore... A planta em desenvolvimento é fixada com fios macios ou cordas soltas. A videira, é claro, agarra-se sozinha, mas precisará de ajuda adicional em caso de ventos fortes.
A clematite é regada de manhã ou à noite durante todo o período da primavera ao outono. Isso deve ser feito uma ou duas vezes por semana em uma quantidade de 8 a 10 litros de líquido aquecido por metro quadrado. Em caso de estiagem, é recomendável aumentar o volume de água e a frequência da irrigação.
A terra em que Niobe cresce deve ser alimentada na primavera, outono e verão... A fertilização de verão é realizada durante o período de não floração da cultura, para o qual são utilizadas soluções complexas contendo fósforo, nitrogênio e potássio.
Na primavera, para alimentação, são selecionados os complexos que necessariamente contêm potássio e nitrogênio, que contribuem para o crescimento da massa verde, bem como para a formação das flores. Nos meses de outono, a clematis necessita de cálcio, magnésio, nitrogênio, fósforo e potássio, embora todas essas substâncias, em princípio, possam ser substituídas por resíduos orgânicos apodrecidos.
É necessário afrouxar o solo do local de 3 a 4 vezes por mês... Quanto à cobertura morta, ela é realizada tanto na primavera quanto no outono, acompanhada de escavações rasas da superfície ao redor do arbusto. A última irrigação e fertilização é realizada em algum lugar algumas semanas antes da primeira geada. Ao mesmo tempo, é realizada a eliminação de ervas daninhas, amontoamento e escavação de misturas de solo. Além disso, são eliminadas todas as folhas das vinhas, que depois são retiradas dos suportes, envolvidas em anéis e enterradas na terra.
Além disso, é considerada uma boa maneira de dobrar a clematis em sacos com palha ou serradura, que devem ser amarrados na parte superior e inferior. Também é importante amontoar a parte inferior da planta.
Grupo de corte
Clematis "Niobe" pertence ao terceiro grupo de podas, o que se explica pelo aparecimento de flores em novos rebentos. No entanto, como a planta floresce duas vezes, pode ser atribuído ao segundo grupo de aparagem. Se as vinhas se protegem durante o inverno, a poda geralmente é desnecessária, pois novos botões aparecerão nos brotos velhos. No entanto, neste caso, todos os nutrientes começarão a fluir para os processos do ano passado, evitando a formação de novos, o que afetará negativamente o desenvolvimento da clematite. Além do mais, o espessamento excessivo contribui para a ocorrência de doenças fúngicas.
Especialistas aconselham no primeiro ano, faça uma poda leve na primavera para que 30-40 centímetros de processos saudáveis permaneçam da superfície... Tal intervenção provocará o florescimento precoce.Para os próximos anos de vida da cultura, a poda é realizada no verão (após o término da primeira onda de floração). Desta vez, apenas os brotos desbotados são removidos. No outono (novamente após a floração), restam apenas brotos fortes de 1 metro de altura.
A cada cinco anos, os jardineiros precisam fazer muitas podas.
Controle de doenças e pragas
A imunidade de Niobe clematis é bastante medíocre. Ele freqüentemente sofre de doenças fúngicas, especialmente se o plantio e a limpeza forem feitos de maneira errada. Doenças específicas de plantas incluem oídio, ferrugem, manchas, podridão radicular, mosaico e outros. Como medida preventiva, os jardineiros na primavera e no outono tratam a área com fungicida e também eliminam prontamente todos os processos danificados ou doentes. Das pragas, "Niobe" mais frequentemente encontra exposição a pulgões, nematóides, ursos, borboletas e outros insetos comuns.
A eliminação deles é feita com o auxílio de iscas, o desenho de sulcos de drenagem, bem como o respeito à tecnologia agrícola. Na primavera e no outono, a pulverização preventiva com inseticidas é realizada nas próprias plantas e nas terras próximas.
Reprodução
A reprodução da clematis "Niobe" é possível por vários métodos. Jardineiros escolhem entre dividir o rizoma, usando estacas, sementes e estacas... O uso de curvas, que implica a queda de cipós no solo, é feito na primavera. As sementes estratificadas são plantadas a qualquer momento, mas levarão de um ano e meio a seis meses para germinar. As mudas são usadas no outono ou na primavera, mas os meses da primavera ainda são considerados mais favoráveis.
Na maioria dos casos, os cortes são usados para propagar a clematite. Para obter material de plantio, são usados arbustos que já têm cinco ou seis anos. Na primavera ou início de junho, são cortados pecíolos, cujo comprimento chega a 20 centímetros. Cada um deve ter 3 ou 4 botões cheios e saudáveis. As partes resultantes da planta são plantadas em um recipiente separado ou simplesmente em outro canteiro para que as raízes apareçam.
No outono, eles certamente precisarão ser protegidos antes do início da geada, e na primavera já será possível transplantar a clematite para um local permanente.
Exemplos em paisagismo
Na maioria das vezes clematis "Niobe" é usado em paisagismo para criar composições multinível fixadas em suportes graciosos de formas incomuns... Como tal, arcos, cercas abertas que requerem ocultação ou troncos de árvore nus são usados com mais frequência. Cipó pode ser plantado próximo a uma cerca para criar um efeito de cobertura. Clematis também é adequado para decorar uma área de lazer, por exemplo, um gazebo. Parece bom grau "Niobe" e apenas em campo aberto.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.