Clematis "Multi Blue": características, dicas para cultivo e reprodução
Clematis "Multi Blue" (lat. Multi blue) dá a impressão de uma floração esplêndida e flores bastante grandes de um azul brilhante com um tom púrpura. Esta variedade de flores grandes foi cultivada em 1983 por criadores da Holanda e imediatamente ganhou popularidade em todo o mundo. Também é cultivado com sucesso na Rússia. Após 30 anos, cerca de 190 outras variedades de clematis com flores grandes foram cultivadas.
Descrição da variedade
Clematis "Multi Blue" - florescendo liana, com a qual você pode decorar originalmente um lote pessoal, terraço ou varanda. Basicamente, os jardineiros preferem variedades perenes de clematis com flores grandes, que incluem "Multi Blue". As flores ganharam grande popularidade devido à sua aparência decorativa chique, floração abundante e cuidado despretensioso.
A variedade "Multi Blue" foi incluída no grupo Patens e foi cultivada com base na variedade "Raskidisty"... É caracterizada pela formação de flores não apenas nos brotos do ano anterior, mas também nos novos. Com os devidos cuidados, a clematite híbrida volta a florescer, o que pode ocorrer no final do verão. Uma característica distintiva é forte variabilidade, uma vez que flores da mesma variedade podem ter diferentes formas e tonalidades.
As principais características da variedade.
- "Multi Blue" é uma videira espessa. Durante o ano, os ramos crescem cerca de 2 metros. No entanto, no caso de crescer em um vaso de flores, a altura da planta é de 20-40 cm.
- Os rebentos anuais são videiras finas e flexíveis de tonalidade castanha escura. Com a idade, os ramos começam a lignificar, mas não perdem a elasticidade e aderem bem ao suporte.
- Possui um poderoso sistema radicular ramificado. Ao contrário de outras variedades de clematite, as raízes do "Multi Blue" estão muito próximas da superfície do solo. Por esse motivo, os especialistas não recomendam o afrouxamento do solo diretamente sob os arbustos da clematite Multi Blue, pois isso pode levar à morte da planta. É melhor substituir o afrouxamento do solo por cobertura morta do solo sob os arbustos e nas imediações.
- A lâmina foliar é oblonga, bastante grande e atinge 10 cm de comprimento. As folhas são verde-azeitona escuras.
- A floração é caracterizada como precoce e duradoura. Começa no início ou meados de maio e vai até o final de agosto, e com clima quente e ausência de geadas, a floração pode continuar em setembro.
- As flores podem ser de cores diferentes: do azul-violeta com um tom azulado ao rosa com uma borda branca. As flores aparecem principalmente nos brotos do ano passado, até 18 cm de diâmetro. As inflorescências consistem em 4-8 pétalas duplas oblongas dispostas em dois círculos. As pétalas superiores são predominantemente oblongas arredondadas com pontas afiadas. Eles são curtos e verticais. As pétalas inferiores são mais planas e maiores. Pétalas de diferentes formas conferem originalidade à flor. As pétalas curtas, em forma de lanceta ou agulhas, são posicionadas verticalmente para cima. No centro da flor existem estames amarelos, vermelhos, verdes claros ou brancos. A cor depende do estágio de formação e abertura do botão.
- Com os devidos cuidados, um arbusto de clematite pode crescer em um local por até 20 anos.
Aterrissagem
Clematis "Multi Blue" são bastante despretensiosas, mas ao plantá-las em terreno aberto deve-se seguir algumas regras.A sua violação conduz frequentemente à ocorrência de várias doenças nas plantas e a uma floração escassa e curta.
Tempo de embarque recomendado
Recomenda-se plantar clematis na primavera, é preciso ter tempo para plantar antes que os botões da planta comecem a inchar. Ao comprar clematis já com folhagem florida, não é necessário esperar a primavera. Você pode pousar no verão. Suas raízes devem ser fechadas.
Plantar no outono só é possível nos territórios do sul. Quando cultivada na Faixa do Meio, uma muda frágil não tem tempo para enraizar bem e não resiste às geadas de inverno.
Escolhendo o melhor local
A clematite que ama o calor cresce bem em um lugar por muito tempo. Conseqüentemente, o local para ele deve ser escolhido como permanente. Deve ser necessariamente moderadamente ensolarado, a presença de correntes de ar é inaceitável.
Não é recomendável plantar a planta em um local onde a água estagna. As raízes que não estão localizadas em uma profundidade apodrecem rapidamente, o excesso de umidade também contribui para o desenvolvimento de várias doenças.
Quando cultivados nas regiões do sul, os arbustos devem ser protegidos do sol forte, pois sob sua influência as flores murcham e a planta perde seu lindo aspecto.
Seleção e preparação de mudas
Jardineiros experientes recomendam comprar mudas aos dois anos de idade. Sua principal vantagem é um sistema radicular fortalecido e crescido demais com 10-15 cm de comprimento. Você deve escolher mudas, crescido na região de crescimento planejado. Mudas anuais cultivadas na Holanda ou na Polônia criam menos raízes. Eles florescem mais mal no início e começam a florescer mais tarde.
Ao escolher mudas com raízes abertas, é recomendável escolher espécimes que tenham botões mais dormentes. As raízes devem ser predominantemente uniformes em espessura, sem focos de podridão e vários danos.
Importante! Se as mudas forem compradas em vasilhame, logo antes do plantio no solo, são colocadas em água morna por alguns minutos.
Regras de plantio e recomendações gerais para jardineiros.
- No caso em que uma cerca, um mirante ou uma parede de edifício são selecionados para suporte sob clematis, é recomendado recuar cerca de 1 metro deles.
- Os poços para a muda são cavados com 60x60 cm de tamanho e 50 cm de profundidade, para que os arbustos não se obstruam e não interfiram no crescimento, deve-se deixar entre eles uma distância de cerca de um metro.
- Uma camada de drenagem de 15 cm é despejada no fundo do poço, que pode ser pedra triturada ou tijolo quebrado. No topo da drenagem, uma pequena colina é formada por terra misturada com húmus e cinzas.
- Nos locais com possível acúmulo de água, para evitar a estagnação da umidade na base da muda, é colocada uma camada de areia entre a camada de drenagem e o solo. Os botões enterrados no solo na muda morrerão e em seu lugar, com o tempo, um centro de perfilhamento se formará.
- A planta deve ser colocada no centro da cova e as raízes abertas.
- O colo da raiz deve ser aprofundado em 8 cm.
- Após a conclusão do plantio, o solo é compactado e regado completamente.
Crescendo a partir de sementes
Cultivar clematis a partir de sementes é um processo trabalhoso, em que é importante seguir a sequência:
- as sementes são imersas em água por 2 dias;
- as sementes são transferidas para um recipiente com terra misturada com areia;
- o recipiente é coberto com um filme transparente e deixado em local bem iluminado para a germinação.
Deve-se notar que ao cultivar Clematis "Multi Blue" a partir de sementes, as características hereditárias podem não ser transmitidas.
Cuidado
Essa variedade de clematis é bastante despretensiosa. O complexo de obras para o cuidado da clematite inclui:
- rega;
- curativo superior;
- cobertura morta;
- poda;
- preparando a planta para o inverno.
A rega da clematite deve ser de 1 a 2 vezes por semana, a frequência da rega depende das condições meteorológicas. Durante os períodos particularmente quentes, a planta precisa ser regada com mais frequência e abundância. Na estação das chuvas, a clematis não é mais regada. Para evitar a evaporação excessiva de umidade, o solo sob os arbustos é coberto com cobertura morta. É importante lembrar que não é possível soltar o solo sob os arbustos Multi Blue, pois isso pode danificar as raízes.
Esta variedade não gosta de alimentação frequente. A planta geralmente é alimentada 2 vezes por ano. A primeira alimentação é feita com fertilização com nitrogênio durante o período de crescimento ativo dos brotos. A segunda alimentação é feita no outono. O fertilizante fosfato de potássio ajuda a fortalecer o sistema radicular, o que ajuda a planta a resistir às condições climáticas de inverno.
Alimentos orgânicos podem ser preparados por conta própria, a partir de meios improvisados. Para fazer isso, a água é despejada no barril, ervas daninhas e uma pequena quantidade de esterco são adicionadas. A mistura é deixada várias semanas para que ocorra o processo de fermentação.
Depois de decorrido o tempo, o fertilizante orgânico está pronto e adequado para uso.
A cobertura morta do solo sob os arbustos deve ser feita sem falhas. Este procedimento ajuda a reduzir a evaporação da umidade e protege o sistema radicular de ressecamento e superaquecimento. Além disso, há menos ervas daninhas nas áreas cobertas com cobertura morta.
Como sabem, as flores da clematite desta variedade formam-se tanto nos rebentos novos como do ano passado, portanto, antes do início do inverno, o cipó é cortado, deixando-as até 1-1,2 m de comprimento. Na primavera, folhas de uma rica cor verde começam a florescer nelas e são formados os primeiros botões. Após a conclusão da primeira onda de floração, os rebentos velhos devem ser cortados em 20-30 cm.
Por esta altura, os primeiros botões já se formaram nos rebentos jovens, dando origem à próxima onda de floração.
É importante não esquecer de instalar suportes para os quais a videira se agarre e também de subir ao longo deles.... Podem ser utilizados como suporte árvores, paredes, arcos com 2,5 m de altura, inicialmente as vinhas deverão ser amarradas e guiadas de forma independente ao longo do suporte na direção desejada.
Ao plantar clematis perto de cercas de metal, você deve recuar pelo menos um metro delas. O fato é que em períodos especialmente quentes, o calor do metal pode ajudar a secar o arbusto.
O excesso de umidade pode destruir a planta, por isso é imprescindível fazer uma boa drenagem. Considerando que as raízes da clematite se espalham imediatamente abaixo da superfície do solo, não é recomendável plantar o arbusto próximo à fundação e outras superfícies duras.
Controle de doenças e pragas
A variedade "Multi Blue" desenvolveu uma imunidade estável a doenças virais. Ao mesmo tempo, a não observância das regras elementares de cuidado pode levar ao desenvolvimento das seguintes doenças.
- Ferrugem - caracteriza-se pelo aparecimento de manchas laranja nas folhas.
- Podridão cinzenta - o desenvolvimento da doença é mais provável em um verão chuvoso. Sob a influência da doença, manchas marrons com saburra cinza aparecem nas pétalas.
- Oídio se não for tratada, pode levar à morte de partes da planta ou até mesmo de todo o arbusto. Pode ser reconhecida pela sua cobertura branca característica nas folhas, botões e flores.
- Wilt - considerada a doença fúngica mais perigosa. O agente causador da doença penetra através do solo em todos os tecidos vegetais e leva ao bloqueio dos vasos sanguíneos. A murcha leva à morte da planta.
Como tratamento, o mais eficaz é pulverizar os arbustos afetados com fungicidas.
Medidas preventivas para reduzir o risco de doenças:
- capina regular, remoção de ervas daninhas;
- irrigação moderada sistemática;
- poda de brotos doentes.
Para repelir as pragas de insetos, os cultivadores de flores experientes recomendam o plantio de calêndula, calêndula ou capuchinha ao lado de arbustos de clematis.
Regras de poda
A variedade "Multi Blue" se refere para o segundo grupo de aparagem. Significa que as flores desabrocham não apenas nos brotos novos, mas também nos do ano anterior. A poda da clematis deve ser feita 2 vezes por ano.
A primeira poda é feita após o término da primeira onda de floração. As partes dos velhos caules em que as flores desabrocharam devem ser cortadas.No final da segunda floração, no preparo dos arbustos para o período de inverno, é realizada uma segunda poda. As partes restantes dos caules velhos são cortadas completamente, e as vinhas novas são apenas encurtadas, cortando a parte desbotada. O resto dos brotos são dobrados e cobertos de acordo com todas as regras. Os botões que permanecem neles devem dar flores na primavera.
Preparando-se para o inverno
Na preparação para o período de inverno, a videira deve ser cortada quase completamente, deixando apenas 40 cm do caule. Para evitar o acúmulo de umidade próximo ao sistema radicular no inverno e na primavera, os arbustos de clematite devem ser devidamente preparados para o inverno. Para isso, utiliza-se cobertura morta.
Melhor colocar uma camada espessa de cobertura morta, cerca de 15-18 cm.
Se os invernos na região forem rigorosos, a cobertura pode ser adicionalmente polvilhada com turfa. Ramos de abeto são colocados em cima dele para evitar o alagamento do solo. Os brotos devem ser cuidadosamente enrolados em um anel e colocados nos galhos. Em seguida, os ramos são novamente cobertos com uma camada de ramos de coníferas e cobertos com material não tecido. Cobrir a clematis é melhor em um dia seco e ligeiramente gelado.
Os jardineiros recomendam abrir os arbustos gradualmente na primavera. A palha e os ramos de abeto são removidos camada por camada: primeiro, e após 5 dias, no seguinte. Assim, a clematis será capaz de se recuperar gradualmente após o inverno. É necessário libertar completamente os arbustos de clematis do abrigo apenas quando a geada não estiver mais ameaçada. Em que não deixe flores cobertas por um tempo desnecessariamente longo para evitar debates.
Como reproduzir?
O Clematis "Multi Blue" reproduz-se das seguintes formas.
Sementes
Você deve comprar sementes apenas em lojas especiais. Os especialistas não recomendam o cultivo de clematite a partir de sementes colhidas com as próprias mãos, pois não se sabe quais qualidades vão passar para a nova planta e qual será o resultado.
Dividindo o mato
Para isso, é necessário escolher um arbusto de clematis grande e saudável, dividi-lo em várias partes. Você também pode fazer sem cavar. Você deve cavar cuidadosamente no arbusto de um lado e separar parte do arbusto. A parte separada deve ser plantada da mesma forma que uma planta adulta.
Estacas
Este método é o mais eficaz. A liana deve ser cortada em várias estacas, de modo que cada uma tenha 2-3 entrenós. Recomenda-se tratar a parte inferior das estacas com a composição "Kornevin" e plantá-las em caixas especialmente preparadas com solo para o enraizamento.
Camadas
Na primavera, o rebento deve ser plantado em um sulco de 5 a 7 cm de profundidade, cavado com antecedência na direção "do mato", e fixado com alfinetes, e então coberto com terra. Após o enraizamento, aparecerão pequenos brotos, que deverão ser cuidadosamente separados e plantados em local permanente.
Exemplos em paisagismo
Clematis "Multi Blue" é uma planta elegante e brilhante que é frequentemente usada por designers para decorar o território adjacente de uma casa de verão. Os paisagistas usam-no para paisagismo horizontal e vertical.
Resenha da clematis "Multi Blue" no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.