Clematis "Miss Bateman": descrição, plantio, cuidado e reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Plantar e sair
  3. Grupo de corte
  4. Abrigo para o inverno
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Exemplos em paisagismo

A clematite inglesa "Miss Bateman" surpreende a imaginação com o tamanho e a madrepérola mágica das flores brancas como a neve. Mas a variedade é muito apreciada pelos jardineiros não apenas por suas qualidades decorativas. Liana é despretensiosa às condições de detenção, tolera bem geadas severas, em um lugar a planta é capaz de se deliciar com uma floração exuberante por muito tempo - mais de 20 anos.

Descrição

Clematis "Miss Bateman" é um excelente resultado do trabalho dos criadores ingleses, é uma planta de jardim híbrida com alta resistência a condições climáticas extremas e qualidades decorativas extraordinárias.

A popularidade particular da variedade está associada ao tamanho e cor impressionantes das flores e ao cuidado despretensioso.

As principais características da aparência:

  • O cipó pode atingir 2,5-3 m de altura e, graças aos ramos crespos, trança facilmente qualquer estrutura. Portanto, ao crescer, você deve pensar imediatamente na construção de molduras dispostas verticalmente.
  • As folhas da clematite de tamanho médio, com 10-12 cm de largura, são compostas por três partes e também retorcidas, ajudando a planta a subir no suporte fornecido.
  • As flores da clematis têm inflorescências achatadas, oito pétalas brancas como a neve ou leitosas com uma nervura de alface quase invisível no centro.
  • Aos 3 anos, os ramos da liana tornam-se mais densos e sólidos, e o acúmulo de substâncias específicas nas membranas celulares leva a uma lignificação gradual.
  • O núcleo com estames tem uma cor contrastante cereja escura, o diâmetro das flores é de cerca de 15 cm.
  • Uma característica da variedade é a capacidade das flores de brilharem em tons perolados em uma boa iluminação e desaparecerem na sombra.
  • A senhorita Bateman floresce por 3 anos, a clematite é capaz de florescer 2 vezes em uma estação de cultivo e mantém sua beleza exuberante até novembro. A planta é perene, sua vida útil é de pelo menos 25 anos.

Liana tem boa resistência de inverno e pode suportar baixas temperaturas (até -34 graus). Clematis é resistente a patógenos e insetos nocivos, mas não gosta de alagamento.

Plantar e sair

O plantio competente garante o florescimento da cultura por 2-3 anos, então você precisa levar esse procedimento a sério. Apesar de a planta poder ser plantada durante todo o período quente, recomenda-se fazê-lo na primavera com temperatura estabelecida acima de zero. É permitido fazer o desembarque no outono, mas 30 dias antes do frio noturno estourar. O local de pouso deve ser escolhido levando-se em consideração a ocorrência de lençóis freáticos - não devem ser localizados em local elevado.

Liana adora o sol, mas um pouco de sombra não vai doer. O que deve ser evitado são ventos fortes e correntes de ar, portanto, na maioria das vezes, arbustos de clematis são plantados perto de árvores altas de jardim que servem como proteção natural.

Como uma muda, escolha arbustos de dois anos prontos e estacas com raízes com 1 ano de idade. Você pode comprar plantas em vasos e recipientes. Em qualquer caso, as folhas e caules devem ser inspecionados para garantir que estão isentos de quaisquer defeitos. Com um sistema de raiz aberto, você deve prestar atenção ao fato de que para que a planta tenha pelo menos 3 processos e vários botões.

O solo ideal é argiloso, solto, permeável ao ar e à umidade. A composição deve ser neutra ou com baixo teor de álcali.

Aterrissagem:

  • Tendo escolhido um local elevado para o cipó, eles cavam a terra, nivelam, fazem um buraco de 50-60 cm de profundidade, o diâmetro da vala deve ser maior que um coma de terra com raízes.
  • O fundo do poço é coberto com material de drenagem - pedra britada, cascalho, pedaços de tijolo, com uma altura de 15 cm.
  • Ao mesmo tempo, colocam um suporte com altura de pelo menos 2 m, ao qual será fixado o arbusto.
  • Uma mistura de turfa, areia e húmus com a adição de fertilizante mineral e cinzas (120 g por assento) é adequada para preencher o buraco.
  • O substrato é coberto até a metade do volume da cova e, feito um pequeno montículo, a planta preparada é colocada sobre ele.
  • As raízes são cuidadosamente distribuídas no espaço e a clematis é enterrada, adicionando camadas de terra e socando-as.
  • A muda deve ser aprofundada até o primeiro botão (inferior).
  • Para não erodir o solo, é necessário fazer uma pequena depressão na zona próxima ao tronco, onde são despejados 12 litros de água.
  • Depois de absorver a umidade, deve-se realizar a cobertura morta com turfa baixa, caracterizada pela baixa acidez.
  • Com o tempo, o poço pode ser preenchido com solo fértil.

Para um enraizamento rápido, faz sentido imergir o sistema radicular da clematis em água morna e sedimentada por 2-3 horas. Se for adquirida uma muda com raízes abertas, ela é tratada com um purê de barro dissolvido em água, que é infundido por cerca de 3 dias, removendo até os menores pedaços sólidos de rocha.

O cuidado da clematite consiste na irrigação regular, a irrigação é feita uma vez por semana para que o solo seja umedecido a 50 cm de profundidade... É melhor usar água quente e estável. Um arbusto adulto leva de 12 a 25 litros de líquido. Se a base do arbusto for coberta com cobertura morta, então você não tem que afrouxar e remover ervas daninhas do solo. Caso contrário, isso deve ser feito a cada rega.

Grupo de corte

Videira arbustiva "Miss Bateman" tem 2 grupos de cortesignifica que para o inverno, você não pode encurtar os brotos o máximo possível, pois depois disso eles podem não florescer no próximo ano. Clematis começa a florescer apenas 2 anos depois, então todos os ramos da planta, exceto um, são cortados apenas no primeiro ano de vida da cultura.

Em arbustos adultos, os brotos são cortados em um comprimento de 1-1,5 m; no verão, os galhos velhos que já desbotaram são removidos da clematite. Você também pode cortar completamente apenas galhos finos e fracos, e no resto você pode se limitar apenas ao topo da cabeça. Em que é importante observar a uniformidade do corte de cabelo, para então conseguir a renovação do arbusto, e as flores desabrochando ficarão harmoniosas... Nas regiões Sul, é permitido encurtamento mínimo, enquanto em áreas com período de inverno frio, é aconselhável fazê-lo ao máximo, para não realizar o procedimento de colagem e construção de proteção.

Além disso, após esse rejuvenescimento, até mesmo as plantas velhas são capazes de lançar ramos novos novamente.

Abrigo para o inverno

Com o início do tempo frio, um abrigo já deve ser construído para a videira. A preparação da planta é realizada de acordo com a sequência de ações:

  • Após a poda, a superfície do solo sob o arbusto deve ser coberta com cobertura morta - composto ou a camada superior do solo do jardim com húmus de planta é adequado para isso.
  • De cima, o círculo do tronco é tratado com um medicamento antifúngico e a cinza de madeira é derramada.
  • Com tempo bom e temperatura de -5-6 graus, o cipó desprende-se do suporte, os rebentos torcem-se em anel, colocando-se sob eles ramos de pinheiro, galhos secos ou serapilheira e assentados sobre uma base plana.
  • Pode-se envolver o arbusto com um tecido não tecido (spunbond) e, por cima, ainda cobri-lo com ramos de abeto e folhas de telhado, material impermeabilizante, por exemplo, material para telhado.

Polietileno, celofane e filme de cobertura não são utilizados, pois não permitem a passagem do ar, causando polêmica e, consequentemente, a decomposição do arbusto. Posteriormente, uma massa de neve é ​​lançada em cima da proteção.

Reprodução

As mudas de Miss Bateman clematis não são propagadas, uma vez que as plantas híbridas e varietais não herdam as características das espécies. Os métodos vegetativos incluem três opções de reprodução:

  • dividindo o arbusto;
  • camadas;
  • por estacas.

Na prática, é preferível propagar a clematite por estacas. Durante a formação do verão, realiza-se a alimentação foliar da planta preliminarmente e, em seguida, são cortados ramos frescos com a presença de botões, de até 20 cm de comprimento, retirados dos rebentos laterais. Antes do plantio, 1/3 da folhagem é encurtada. As mudas são colocadas em recipientes separados e, diretamente, em solo de estufa com uma camada superficial de areia. Para que os brotos criem raízes, eles criam um microclima, mas regularmente ventilam e umedecem o solo.

A divisão da videira é considerada trabalhosa.... Divida os arbustos jovens com uma pá afiada em partes, de modo que cada um tenha um broto fresco e vários brotos de raiz. Pode-se cruzar a videira com estratificação - neste caso, o rebento inferior é enterrado, cavado a uma profundidade de 6 a 7 cm, prensado e fixado. Normalmente, no outono, um pequeno arbusto com raízes aparece em cada botão. Resta apenas separá-los da clematite adulta e plantá-los em um local permanente.

Doenças e pragas

As clematis desta variedade distinguem-se pela excelente imunidade a várias doenças, mas devido ao excesso de umidade são afetadas por infecções fúngicas, como murcha, podridão cinzenta, ferrugem, oídio. O cuidado adequado, que consiste em em rega moderada, remoção de ervas daninhas, afrouxamento, fertilização e cobertura morta, bem como galhos de arbustos desbastados, pode prevenir a cárie e o aparecimento dessas doenças. Os tratamentos preventivos periódicos na forma de pulverização com fungicidas também não interferem.

Inimigos perigosos da clematite são alguns insetos - ácaros-aranha, colônias de pulgões. Agentes acaricidas e inseticidas ajudam com essas pragas. Lesmas e caracóis que caem nos galhos são coletados manualmente. Se um nematóide, um verme parasita, apareceu no cipó, é mais fácil se livrar do arbusto para que a infecção não se espalhe para outras plantas do jardim. Clematis é desenterrado e queimado, e o local de pouso é desinfetado.

Exemplos em paisagismo

A liana cacheada "Miss Bateman" com lindas flores brancas pode se tornar o principal elemento decorativo da trama do jardim e adornar:

  • arcos, pérgulas e gazebos;
  • arbustos, árvores e tocos;
  • cercas e cercas;
  • terraços e varandas;
  • edifício feio.

A planta é ideal para composições em que são utilizadas plantas com flores grandes e pequenas, rosas, coníferas, arbustos - famílias de hortênsias caducas e flores rosa.

Miss Bateman é um arbusto trepadeira popular com flores maravilhosas, mas o melhor de tudo, esta planta bonita e despretensiosa pode ser cultivada mesmo por jardineiros novatos. Com uma atitude carinhosa, a clematite recompensará definitivamente os seus proprietários com uma floração longa e abundante.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário