Clematis "Mazury": descrição da variedade e características de seu cultivo
Cada vez mais as lianas são utilizadas na concepção de terrenos privados em nosso país. A clematis híbrida "Mazury" não pode ser ignorada. Está se tornando cada vez mais popular. Falaremos sobre as características de seu cultivo em nosso artigo.
Descrição
Esta variedade é originária da Polônia. Ele apareceu não faz muito tempo, mas já pode se orgulhar de ter recebido um prêmio significativo em uma exposição em Varsóvia. Tem flores grandes e traços característicos. As flores são o orgulho da variedade. São muito grandes, com até 17 centímetros de diâmetro, e felpudos. Possuem uma rica tonalidade azul ou lilás, bem como manchas claras nas pétalas, conferindo uma certa leveza. A altura das plantas pode chegar a 3 metros. Os pecíolos das folhas envolvem firmemente o suporte.
O período de floração começa em julho e termina em setembro. É cultivado com sucesso no Extremo Oriente e na parte europeia da Rússia. Quando cresce nas regiões do norte, a clematite precisa de abrigo para o inverno, mas em outros casos ela lida facilmente mesmo com uma queda significativa na temperatura.
Grupo de corte
Os especialistas atribuem esta videira ao terceiro grupo. É caracterizada pelo fato de que o período de floração cai no verão e início do outono. No inverno, os caules morrem, portanto, a cada ano, com o início do calor, os brotos do ano passado são cortados a cerca de 30 centímetros do solo.
Novos caules aparecem anualmente. Para conseguir isso, é necessário remover tudo, deixando 2-3 rins vivos. Nesse caso, aparecerão brotos jovens, que eventualmente florescerão.
A poda deverá ser feita no primeiro ano de vida da planta. No final do inverno ou início da primavera, a clematis é podada a 10 centímetros do solo. Isso é necessário para que as flores cresçam desde a base e se localizem mais densamente. Você pode recusar o procedimento, mas neste caso o efeito esperado não será. Você não pode prestar atenção especial em deixar os rins, uma vez que brotos subterrâneos aparecerão a partir dos nós.
O procedimento não depende da zona climática em que a planta é cultivada. É necessário em qualquer caso, mesmo que o inverno tenha sido bastante quente e os caules não tenham sido congelados. A poda permite que as clematis floresçam mais ativamente, pois os rebentos velhos não lhe tirarão as forças.
Plantar e sair
A fim de evitar problemas, Clematis "Mazury" é recomendado para ser comprado em pontos de venda especializados. Nas mudas, você encontra a marca "marca". Isso significa que as raízes da planta foram colocadas em um substrato úmido, e a própria planta estava em um local fresco. Os jardineiros são aconselhados a prestar atenção a algumas sutilezas. Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o local. Depende muito de quão confortável o cipó vai se sentir. Há uma lista de requisitos para o site que você precisa tentar atender.
Liana desta variedade precisa de luz. Penumbra também é aceitável, mas se possível, é melhor fornecer uma boa iluminação. É necessário protegê-lo do vento e das correntes de ar. A umidade deve ser moderada, portanto, áreas baixas não são uma boa ideia. E você também deve considerar um sistema de drenagem competente.
O plantio de clematis "Mazuri" é realizado na primavera, mas nas latitudes meridionais é permitido realizar o procedimento no outono. Em primeiro lugar, você deve preparar uma cova quadrada de 50 centímetros de profundidade e largura. Uma camada de drenagem é colocada no fundo, o que irá aliviar as raízes do excesso de umidade e, consequentemente, protegê-las da decomposição. No caso de o plantio ser feito em solo argiloso, deve-se adicionar na cova esterco de cavalo ou de vaca misturado com areia de rio na proporção de 1: 2, fazendo-se na cova um montículo, sobre o qual as raízes são bem colocadas. Se o tronco da planta tem tempo de se tornar lenhoso, o colo é aprofundado em 10 centímetros. Em seguida, a terra é preenchida e ligeiramente compactada.
A rega deve ser realizada regularmente, pois a secagem do solo pode prejudicar a planta. O solo deve ser coberto com cobertura morta por 15-25 centímetros.
E também durante a temporada é preciso observar que os caules envolvem o suporte e se estendem ao longo dele.
Preparando-se para o inverno
Clematis "Mazuri" é resistente ao gelo, mas isso não significa que não sejam necessárias medidas para prepará-lo para o inverno. Em primeiro lugar, as raízes da planta devem ser cobertas com um balde de húmus. Além disso, as hastes são cuidadosamente removidas dos suportes e colocadas neste monte. No topo estão ramos de abeto ou um pano umedecido com vinagre - isso ajudará a proteger a videira de ratos. E por último, o toque final é o revestimento de nãotecido para se manter aquecido.
Atividades de primavera
O primeiro procedimento realizado em relação à clematite após a retirada do frio é a poda. O húmus, que foi derramado no outono, precisará ser nivelado. Não é necessário retirar imediatamente o tecido não tecido, pois os raios solares da primavera são bastante agressivos, aliás, geadas não são incomuns neste período.
Durante a estação de crescimento, a liana precisa de alimentação. É necessário escolher formulações com teor de nitrogênio. O procedimento é repetido duas vezes. Depois disso, a ênfase deve ser colocada nos fertilizantes de fósforo e potássio. Quanto melhores forem as raízes, mais ativamente a clematite crescerá e florescerá.
Reprodução
Para manter esta variedade o mais pura possível, os criadores abandonaram a propagação de sementes. Entre os métodos estão a estaca, a divisão de um arbusto ou a atribuição de uma videira. Independentemente do escolhido, o procedimento deve ser realizado na primavera ou no verão. Vamos considerar cada opção com mais detalhes.
Estacas
Este método exigirá material de plantio, cujo papel será desempenhado pela parte do meio do caule para a área onde os botões se abrem. Cada uma das estacas deve ter apenas 2 folhas. O primeiro passo é preparar as ferramentas. A faca deve estar o mais afiada possível, além disso, deve ser desinfetada. Você só precisa usar a parte do meio da haste. Se houver 2 pares de folhas na área necessária, você deve se livrar do inferior.
Em seguida, você precisa recuar dos entrenós para 6 a 7 centímetros e fazer um corte oblíquo. Isso ajudará a melhorar a formação da raiz. As mudas são colocadas em uma solução especial por várias horas. Você pode usar glutamato monossódico, solução de "Kornevin", "Zircon" e formulações semelhantes. As proporções estão indicadas na embalagem das preparações. As estacas são plantadas em sombra parcial. Eles precisarão de terra solta para permitir a entrada de ar e nutrientes. O espécime é colocado no solo até as folhas. No topo você precisa colocar uma garrafa de plástico com o fundo cortado. Isso criará um efeito estufa e ajudará a planta a criar raízes mais rapidamente. É melhor manter as raízes em recipientes especiais e plantar com elas.
Liderando a videira
Este método é muito mais simples, portanto, é mais frequentemente usado por jardineiros. Tendo saído da videira cerca de 20 centímetros, você precisa cavar um pequeno fosso no qual o húmus é colocado. Durante o crescimento do caule, ele se encaixa nesse lugar e fica preso.
Nesses locais, o crescimento de raízes e novos caules começa. Quando o broto se torna lignificado, ele precisa ser coberto com húmus. Quando uma videira precisa ser plantada em outro pedaço de terra, na primavera o galho, junto com as raízes, é separado e colocado em uma cova preparada.
Dividindo o mato
Este método também não é muito difícil.No entanto, os jardineiros preferem evitá-lo, uma vez que ocorrem ferimentos na planta-mãe, e como resultado ela pode adoecer e florescer não tão abundantemente como antes. No entanto, deve-se ter em mente que este método só pode ser usado quando a videira completar 3 anos.
Para propagar clematis "Mazuri" usando este método, você pode da seguinte maneira. O arbusto é cuidadosamente desenterrado junto com as raízes, que são lavadas em água morna e desembaraçadas à mão.
No processo, a planta é dividida em várias partes e os cordões umbilicais são cortados com faca afiada.
No próximo vídeo, quatro ótimas maneiras de criar clematis estão esperando por você.
O comentário foi enviado com sucesso.