Clematis Manchu: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Regras de pouso
  3. Cuidados de acompanhamento
  4. Controle de doenças e pragas
  5. Preparando-se para o inverno
  6. Reprodução
  7. Exemplos em paisagismo

Clematis Manchu é muito popular entre os floristas e paisagistas ocidentais. Esta bela videira, mais conhecida como clematis, pode decorar qualquer terreno caseiro, no entanto, no nosso país esta planta ainda não se generalizou. Em nosso artigo, falaremos sobre as características da clematis manchuriana, como reproduzi-la e apresentaremos a você as complexidades de como cuidar dela.

Descrição

Alguns botânicos consideram a clematis manchuriana um tipo distinto de clematis, enquanto outros a atribuem a uma variedade de clematis diretas, de modo que hoje o lugar desta planta na classificação não foi inequivocamente definido. A pátria do cipó espetacular é a parte sul do Extremo Oriente, assim como as províncias do nordeste da China.

Em condições naturais, a clematite manchu prefere crescer em áreas bem iluminadas - ao longo das margens dos rios, nas encostas de colinas baixas e nas margens da floresta.

De lado, os matagais desta planta parecem nuvens fofas, que cobrem as áreas rochosas das montanhas com um tapete florido sólido e envolvem as copas das árvores raquíticas.

Ao contrário da maioria das outras vinhas, este representante da flora em flor não é capaz de se enroscar no suporte por conta própria.portanto, em seu ambiente natural, a clematite se comporta como uma cobertura do solo - ela fica na superfície com uma capa densa ou rasteja pelo solo.

O comprimento do cipó é de 1,5-3 metros, portanto, ao utilizá-lo em jardinagem vertical, é necessária uma fixação adicional nas treliças.

As folhas pequenas e complexas formam uma massa decorativa com aberturas, as flores são cruciformes, pequenas - o diâmetro de cada uma não ultrapassa 2 cm, abrem-se completamente durante o dia, dirigidas para cima. As flores exalam um aroma agradável que, sob a influência dos raios solares, se intensifica muitas vezes. As pétalas são brancas, pontiagudas, os estames e as anteras são amarelo pálido. As sementes são bastante numerosas, são minúsculas "nozes" de cor bege-marrom.

A floração da clematis da Manchúria na Rússia central ocorre na segunda metade de julho-agosto e dura de 4 a 6 semanas.

As flores aparecem nos brotos do ano atual, com 400 a 500 flores sendo formadas em cada ramo.

Clematis Manchu distingue-se pela sua despretensão, tolera facilmente invernos frios, assim como o calor do verão.

Prefere áreas abertas, forma uma massa verde abundante no escurecimento, mas não floresce.

Como a grande maioria das clematis, não se diferencia nas exigências excessivas da acidez do solo, mas ao mesmo tempo não tolera água estagnada - com isso, as raízes da planta morrem rapidamente. Tem boa imunidade, por isso raramente fica doente, na maioria das vezes é afetado por caramujos, lesmas e ácaros.

Regras de pouso

A plantação de clematis da Manchúria é realizada no período outono-primavera. Para que ela enraíze-se bem e comece a crescer ativamente, deve-se levar em consideração as peculiaridades do solo, escolher uma muda sadia e seguir todas as regras de plantio.

Não há prazos rígidos para o plantio desta videira. - qualquer hora quente servirá quando a temperatura do ar à noite estiver acima de 5 graus.

Lembre-se que após a compra das mudas, o plantio deve ser feito o mais rápido possível - esta flor com sistema radicular aberto murcha muito rapidamente.

É melhor plantar a clematite do Extremo Oriente em um local ensolarado a cerca de um metro do suporte vertical.

Plantar um cipó sob uma tempestade não vale a pena, pois a clematite não gosta de alagamento.

Pelo mesmo motivo, você não deve escolher um local com muita água subterrânea para o plantio, caso contrário o sistema radicular irá apodrecer rapidamente.

Mudas adequadas podem ser adquiridas em viveiros especializados, é muito importante examiná-las cuidadosamente antes de comprá-las - os brotos devem ser elásticos, as raízes não devem ter vincos, larvas de pragas e qualquer dano. As folhas do material de plantio devem estar verdes, limpas, sem sinais de ulceração, manchas vermelhas ou esbranquiçadas.

O local para o plantio da clematite deve ser preparado com antecedência - em poucos meses ela é desenterrada, totalmente solta e fertilizada. Para uma muda jovem, é necessário preparar uma cova de plantio com 60x60 cm de profundidade, o fundo deve ser feito com argila expandida, pedrinhas ou outro material de drenagem com uma camada de 10-15 cm, então coberto por um terço da mistura de solo constituída de areia, turfa, cinzas e húmus, tomadas em quantidades iguais, neste deve permanecer cerca de 20 cm ao nível do solo.

Se você planeja plantar várias mudas de uma vez, deve-se manter uma distância de pelo menos 1 metro entre elas.

É melhor instalar os suportes antes de plantar, caso contrário as raízes podem ser danificadas.

O processo direto de plantio da clematite Manchuriana inclui várias etapas.

  • Antes do plantio, o rizoma deve ser embebido em uma solução de "Kornevin" ou qualquer outro estimulador de formação de raízes.
  • Uma muda é colocada na cova preparada, as raízes são cuidadosamente esticadas e polvilhadas com terra para que o colo da raiz seja fechado em 15-25 cm. Se estiver localizado mais alto, a clematis não será capaz de formar um sistema radicular forte.
  • No final do trabalho, o terreno ao redor da muda é coberto com cobertura morta: para isso, eles tomam a casca picada de coníferas, serragem ou turfa, após o que a planta jovem é cuidadosamente amarrada a um suporte e regada abundantemente.

Você não deve esperar que a clematite comece a crescer repentinamente - o desenvolvimento intensificado dessa planta começa apenas no terceiro ano de vida, e o aparecimento de flores pode ser observado somente após 5-6 anos.

Cuidados de acompanhamento

Para que a clematite cresça bem e delicie os seus proprietários com uma floração abundante, deve seguir as regras de cultivo desta videira.

Rega

A clematite manchuriana não tolera o excesso de água, mas ao mesmo tempo sua falta também leva a um crescimento fraco. Em climas quentes, a planta precisa de 2 a 3 regas por semana a uma taxa de 2 baldes de água para cada arbusto.

Lembre-se - a água não deve ser derramada diretamente sob a raiz, mas ao lado dela.

No período primavera-outono, uma rega por semana e 5 litros de água para cada planta serão suficientes.

Depois de umedecido, o solo muitas vezes fica duro e coberto por uma crosta, portanto, assim que o solo seca, é necessário soltá-lo com cuidado, mas para não danificar o sistema radicular da videira.

Top curativo

Se durante o plantio uma mistura de nutrientes à base de areia de rio e húmus foi introduzida na cova, então no primeiro ano de vida a clematite não precisa mais ser alimentada, no segundo ano uma solução fraca de verbasco é introduzida e fertilizada com preparações minerais complexas várias vezes por temporada.

Estrume fresco não pode ser usado para irrigação.

O esquema de fertilização é o seguinte:

  • A cobertura contendo nitrogênio é aplicada durante a estação de crescimento;
  • potássio - na fase de formação do botão;
  • fosfórico deve ser usado na fase dormente no final da floração;
  • os minerais devem ser introduzidos imediatamente após a poda da clematite.

Poda

Lembre-se de que os botões de clematis do Extremo Oriente são formados exclusivamente nos brotos do ano em curso, então os jardineiros estimulam sua formação intensificada. Para isso, com o início do outono, todos os processos são interrompidos, e na primavera o procedimento é repetido até o aparecimento da primeira folha. - então você pode obter uma videira exuberante e com flores abundantes na nova estação.

Se for danificado por pragas, é necessário realizar podas sanitárias - retirar todos os ramos danificados, bem como os rebentos secos.

Controle de doenças e pragas

O sistema radicular da clematite está bem desenvolvido - isso contribui em grande medida para a resistência da planta e boa sobrevivência, mas, por outro lado, provoca o aparecimento de infecções fúngicas, quando os rizomas são danificados pelos seus esporos, o arbusto começa a murchar rapidamente.

Para a prevenção de doenças, é necessário afrouxar o solo a fim de proporcionar aeração e reduzir a probabilidade de esponja radicular.

Se, no entanto, a planta encontrar um fungo, deve-se desenterrá-lo, limpar os rizomas, retirar todas as áreas afetadas e devolvê-lo ao local, e então enchê-lo com solução de Fundazol.

Se aparecer algum ponto de luz ou cor avermelhada, examine cuidadosamente o seu animal de estimação verde - podem ser ferrugem, bem como oídio e bolor cinzento. As áreas afetadas devem ser cortadas o mais rápido possível, as partes saudáveis ​​do arbusto devem ser borrifadas com o líquido Bordeaux.

Todos os tipos de nematóides são capazes de destruir o sistema radicular no menor tempo possível - neste caso, a videira morre rapidamente. Se tal incômodo ocorrer, as plantas devem ser arrancadas e queimadas, e nada deve ser plantado no local do plantio anterior por 2 a 3 anos.

Preparando-se para o inverno

Clematis Manchu tolera facilmente o frio do inverno, no entanto, os floricultores experientes recomendam preparar esta videira para a geada.

Quando a temperatura do ar no outono cai para -5 graus, a planta precisa ser isolada para o inverno. Para fazer isso, ele é cortado e o arbusto restante é abundantemente coberto com folhas caídas.

No entanto, é melhor borrifá-lo com solo seco de forma que se forme um montículo com um diâmetro de 50–70 cm.

Para o preenchimento, você pode pegar turfa - neste caso, você precisará de cerca de 4 baldes de substrato. Em regiões com invernos frios, o aterro é adicionalmente coberto com agrofibra ou material de cobertura, como opção, pode-se fazer uma estrutura de proteção de tábuas. Quando a neve cair, esta estrutura conveniente protegerá com segurança as Clematis da Manchúria até o início do calor da primavera.

Reprodução

A clematite manchu em casa pode se propagar por sementes e estacas. O primeiro processo é bastante trabalhoso e demorado - você pode obter brotos de videira apenas dois anos após o plantio das sementes.

Para o plantio, é melhor usar recipientes de madeira ou plástico.

Eles são cobertos com um substrato de turfa e areia de rio, recolhidos em quantidades iguais. - essa mistura de solo proporciona boa circulação de ar e, além disso, a água não fica estagnada nela.

Para o cultivo, é melhor tirar as sementes do próximo ano - elas têm a germinação máxima. A semente deve estar seca, e sua camada protetora deve estar intacta, sem sinais de danos. As sementes são colocadas esparsamente na superfície do solo preparado, não é necessário aprofundá-las - apenas polvilhe com areia.

Não se esqueça de colocar as caixas com areia na geladeira por algumas horas antes do plantio - neste caso, você também pode endurecer suas mudas.

A clematite manchu pertence a plantas que gostam de calor, portanto, para sua germinação, é necessária uma temperatura de pelo menos +25 graus - para isolamento, o recipiente é coberto com uma película.

Vários pequenos orifícios são necessariamente feitos na "estufa" - o fato é que um fluxo constante de ar é muito importante para esta videira.

Para evitar que as mudas sejam lavadas durante a rega, é melhor usar bandejas de água para umedecer.

Com a chegada do calor da primavera, quando a temperatura do ar à noite atinge +20 graus, os cones com brotos podem ser levados para o quintal, mas somente se já houver várias folhas nas mudas.

É melhor evitar a luz solar direta e, no inverno, a caixa deve ser isolada envolvendo-a com espuma.

Um ano depois, as mudas se tornarão tão fortes que podem ser movidas de um terreno aberto para um local permanente. - isso é feito somente depois que a ameaça de geadas repetidas da primavera finalmente passou.

Há também uma opção mais fácil de propagar a clematite - enraizamento por estacas; isso é feito melhor em areia de rio úmida e pré-calcinada.

A fim de estimular o surgimento de raízes, você pode pré-embeber o galho em "Kornevin" ou outra solução de ação semelhante.

A reprodução por estratificação é ainda mais eficaz - para isso, o caule lateral jovem das vinhas é cuidadosamente dobrado e prensado ao solo, fixando-o com um grampo de cabelo, este local é borrifado em cima com areia e regado. Um mês depois, as raízes crescem próximo aos botões laterais, e os próprios botões começam a brotar - depois disso, a parte enraizada da planta pode ser cuidadosamente separada da mãe e transplantada para um novo local.

Exemplos em paisagismo

A clematite manchu é uma liana decorativa, amplamente utilizada por paisagistas para a jardinagem vertical do local. Arcos e gazebos, emoldurados por belas flores brancas como a neve, parecem muito impressionantes.

A cerca de tecido clematis é uma cerca viva decorativa.

      Um bônus agradável será um aroma delicado, que certamente criará uma atmosfera harmoniosa em seu local, agradável à vista e propícia ao relaxamento e restauração das forças mentais.

      Você pode conhecer as características dos cuidados com a clematis no vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário