Terry clematis: variedades, plantio, cuidado e reprodução

Contente
  1. Descrição das variedades
  2. Poda de clematis em grupos
  3. Plantio, cuidado e reprodução
  4. Os segredos do crescimento bem-sucedido

Todo jardineiro, seja amador ou profissional, se esforça para obter as plantas mais inusitadas e originais de sua coleção. Terry clematis pode se tornar um destaque no jardim. Uma liana incrivelmente graciosa é capaz de transformar qualquer jardim frontal com sua beleza e graça. Uma variedade de formas, tamanhos e cores surpreendem com sua magnificência.

Descrição das variedades

Clematis sempre atraiu jardineiros com suas flores peculiares. É surpreendente que os caules lenhosos perenes não tenham mais do que um milímetro de diâmetro, capazes de resistir a geadas de até -30 graus Celsius. Terry clematis começou a receber popularidade particular.

É digno de nota, mas terry é um desvio na estrutura da flor, que se consegue por meio de uma poda competente. No entanto, os criadores consideram essa "feiura" especialmente valiosa.

Uma forma tão interessante é obtida devido às mudanças na estrutura da inflorescência da clematis. Não têm estames e pistilos, mas se transformam em sépalas, cujo número varia de 70 ou mais peças.

Hoje existem mais de 300 espécies desta planta incrível, cada uma com suas próprias diferenças características.

Teshio

Variedade japonesa, exteriormente semelhante a ouriços com uma delicada cor lilás, planta até 3 metros de altura.

Liana prefere lugares ensolarados. Adequado para cultivo em recipientes.

Cresce rapidamente e floresce profusamente.

"Kante Sof Lovelace"

Ao plantar essas plantas no jardim, você receberá uma variação única de cores durante o período de floração, do roxo ao azul e tons de rosa. Floresce de maio a setembro. A altura é de 2-3 metros.

Adora lugares ensolarados e bem iluminados.

"Mazury" ou "Crater Lake"

Ele difere de seus companheiros por seu cuidado despretensioso.

É uma sensação óptima à sombra e ao sol.

As flores grandes são azuis claras com bordas claras. Floresce profusamente de julho a setembro. Altura - 2-3 metros.

"Josephine"

Variedade "fundadora", o nome foi dado em homenagem a Josephine Hill, que descobriu a peculiaridade da flor. Liana tem muitos rostos, prevalece a cor mista da roseta: rosa choque, rosa escuro, creme, roxo. Via de regra, a cor das pétalas é dupla. A faixa central é mais saturada, tornando-se gradualmente pálida, abrindo nas bordas. As flores que ainda não floresceram totalmente são dotadas de um tom esverdeado.

Esta variedade prefere locais ensolarados ou sombras de curto prazo. Somente sob tais condições é que uma floração única e rica pode ser alcançada.

Na sombra, "Josephine" vai perder o seu terry e quase se fundir com a folhagem. Altura - 2, -3 metros.

Bel of Waukeen

Clematis "Belle of Waukeen" precisa de um local bem iluminado, enquanto as raízes precisam de sombreamento. A cor da inflorescência é extremamente incomum. No início, as pétalas apresentam tonalidade púrpura prateada, abrindo-se gradativamente para adquirir cor cinza prateado. Ela floresce intensamente de maio a agosto. Altura - 2-3 metros.

"Yukiokoshi"

As grandes inflorescências de Yukiokoshi clematis brancas como a neve impressionarão até o jardineiro mais exigente. A variedade de videira japonesa floresce abundantemente de junho a setembro. A cultura é bastante exigente em seu cuidado. Prefere solos úmidos e férteis com boa drenagem.

Ideal para a zona norte do país, onde o verão não é muito quente. Resistente à geada.

Altura - 2-3 metros.

"Purpurea Plena Elegance"

Clematis "Purpurea Plena Elegance" conquista com sua forma incomum de inflorescência e tons ricos. É muito popular entre os residentes de verão há mais de dois séculos.

Apreciado pelos jardineiros por sua excelente resistência a doenças.

A floração abundante dura de julho a setembro. Os botões são ligeiramente amarrotados, duplos, vermelhos, bordô. Altura - até 4 metros.

"Escolha Veronikas"

Uma variedade precoce de clematis, que começa a florir em abril e dura até o final de julho. A segunda ocorre em agosto, mas não tão rica, as inflorescências são semi-duplas ou ordinárias. Eles são bastante diferentes de outras lianas em flores grandes de um tom lilás desbotado de até 20 cm de diâmetro.

O arbusto é compacto, mas é necessário suporte devido aos grandes botões. Ideal para crescer em recipiente na varanda. É plantada em locais ensolarados.

Poda de clematis em grupos

Para que a terry clematis agrade com a sua floração abundante e rica, é necessária uma poda competente. Jardineiros experientes sabem que existem 3 grupos de poda dessas vinhas.

Cada um com seu próprio ajuste e cuidado específicos.

  • O grupo 1 inclui variedades que não requerem poda. Se for necessário, apenas quando necessário para o rejuvenescimento.

Os botões dessas plantas são formados nos brotos do ano passado. Em vinhas jovens, eles praticamente não se formam ou florescem em quantidades escassas.

  • O grupo 2 precisa de poda mínima, uma poda forte pode prejudicar o arbusto. Ele não terá tempo de ganhar forças e não suportará a geada, ele morrerá. Variedades deste grupo florescem 2 vezes por temporada.

A poda é melhor realizada no verão, após a floração e no final do outono.

  • O grupo 3 inclui clematite terry, cujo período de floração é superior a 3 meses. A poda correta ajudará a preparar o arbusto para o inverno. Corte com bastante força no meio do outono, deixando 2-3 botões nos rebentos, a cerca de 15-20 cm do solo. Se você cortar 50 cm, a clematite florescerá várias semanas antes.

As flores de Terry são formadas apenas nos brotos do ano em curso. A estadia do ano passado grátis ou com botões simples.

Algumas variedades do grupo 3 têm duplicidade constante, enquanto outras, se tratadas incorretamente, podem perder essa qualidade única. Devido à forte poda, muitos rebentos novos aparecem no arbusto todos os anos, o sistema radicular se desenvolve melhor.

Plantio, cuidado e reprodução

O plantio e a preparação adequados são essenciais, assim como a poda. A época mais adequada para o plantio de clematis é a primavera e o outono.

O principal aqui é cumprir as condições de plantio.

Se atrasar, no primeiro ano a videira não vai enraizar bem, o processo de enraizamento é muito mais difícil ou vai levar à morte da cultura. Clematis tem uma estação de crescimento precoce, o plantio prematuro leva a uma falha no seu ciclo de vida.

A melhor época para o plantio é abril ou início de maio, quando os botões começam a inchar. O buraco deve ser largo e profundo o suficiente - 50-60 cm.

Não se esqueça da drenagem, especialmente se o lençol freático estiver próximo o suficiente da superfície da terra.

Isso evitará o apodrecimento do sistema radicular. Além disso, ao plantar, adicione fertilizantes: cinzas, húmus, superfosfatos. No caso de solo ácido, também cal apagada.

Antes de plantar, certifique-se de tratar as raízes das mudas com uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção e meios para um melhor enraizamento. Depois de plantar a videira, regue-a abundantemente.

Uma vez que as clematis são plantas que adoram o sol, as raízes não toleram superaquecimento, elas devem ser sombreadas.

Para fazer isso, você pode plantar peônias, flox, malmequeres nas proximidades ou usar cobertura morta na forma de grama ceifada e palha.

Finalmente, molde a camada superior em forma de um monte de areia.

Uma manipulação tão simples evitará o apodrecimento do colar da raiz. Se você está replantando um arbusto já formado, aprofunde o colo da raiz em cerca de 10-12 cm, o rebento jovem em 5-10 cm.Isso permitirá que o arbusto se desenvolva bem, forme novos brotos, não aqueça demais no verão e não congele no inverno.

Cuide do suporte. A flor não é apenas bonita, mas também frágil.

Além disso, o suporte permite não só reduzir o risco de danos mecânicos à videira, mas também protege a planta de doenças.

Cuidados adicionais para clematis ocorrem sem muito esforço. É necessário regar, fertilizar com fertilizantes minerais e orgânicos durante o período de crescimento e floração e podar antes do inverno.

A clematite pode ser propagada de 4 maneiras: germinando sementes, dividindo um arbusto, colocando em camadas ou fixando brotos jovens. A maneira mais fácil é dividir um arbusto que tenha pelo menos 5 a 6 anos. Para propagar plantas germinando sementes requer certas habilidades e grande esforço.

A clematite semi-dupla reproduz-se bem por estacas. Para isso, é necessário escolher um broto de um arbusto adulto e colocá-lo em um buraco previamente preparado, polvilhar com terra e regar suavemente. Depois de um certo tempo, os brotos se formam no caule. No outono, eles são cuidadosamente desenterrados e transplantados para um local permanente.

Os segredos do crescimento bem-sucedido

  • Seja paciente. Terry clematis, para agradar com uma floração exuberante, precisa de ganhar força (para construir o sistema radicular e os rebentos radiculares).
  • Pode podar as plantas jovens durante a floração. Não permita que as inflorescências floresçam completamente. Durante o verão, eles devem ficar mais fortes e se preparar para o inverno.
  • Clematis não tem medo de geadas severas e geadas de primavera. No entanto, se os invernos forem bastante rigorosos, é melhor cobrir a base da videira. Evite água derretida estagnada nas raízes.

Para obter informações ainda mais interessantes sobre as variedades de clematite, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário