Bush clematis: variedades, plantio, cuidado e reprodução
A graciosa clematite durante o período de floração transforma o território do quintal em um verdadeiro Jardim do Éden. Com a ajuda dessas plantas incríveis, você pode transformar qualquer canto do site, decorar seus lugares não muito atraentes. Que variedades de clematite são usadas no projeto paisagístico? Quais são as nuances de plantá-los e cultivá-los? Vamos falar sobre tudo isso em nosso artigo.
Descrição
Clematis arbustivas (outro nome popular é clematis) são plantas perenes de floração despretensiosa, cuja altura pode variar de 0,5 a 2 metros. A maioria das variedades dessas plantas se delicia com a floração por vários meses - desde o início ou meados do verão até o final do outono.
Entre os jardineiros, as clematis do arbusto são especialmente populares, as quais são fornecidas com uma despretensão, resistência e resistência à geada surpreendentes. Essas características permitem que as plantas criem raízes mesmo em regiões com clima adverso, incluindo os Urais e a Sibéria.
A forma e o tamanho das folhas, bem como a cor das flores na clematite do mato, dependem da variedade. As variedades mais comuns são aquelas com flores em forma de estrela ou em forma de sino.
A paleta de cores é bastante extensa, incluindo tons de branco leitoso, lilás, roxo, amarelo limão e até marrom bordô.
O sistema radicular desses arbustos perenes pode ser pivô ou fibroso... A cor das folhas na maioria das variedades é verde suculento. No entanto, também existem clematis com folhas roxas-bordô.
Os produtores experientes dividem todas as variedades de clematite do mato em 2 grandes categorias:
- flor grande;
- flor pequena.
A primeira categoria inclui a clematite de folhas sólidas, em que o tamanho das flores pode chegar a 10-12 centímetros. Em algumas plantas híbridas, os tamanhos das flores podem chegar a 20-25 centímetros. A segunda categoria inclui clematis com flores pequenas, cujo tamanho não excede 3-4 centímetros.
Variedades
Em jardins modernos, você pode encontrar variedades de plantas com flores grandes e pequenas, de crescimento alto e baixo. Abaixo estão os mais populares.
- "Memória do Coração" - uma variedade de flores muito comum usada em jardins domésticos. É um arbusto relativamente alto, cuja altura pode chegar a 2 metros. As plantas desta variedade caracterizam-se pela formação intensiva de cílios, floração abundante e longa. As flores são grandes (até 10 centímetros de tamanho), em forma de sino, de cor lilás-rosada.
- Bebê rosa É uma variedade popular de tamanho reduzido, com flores pequenas, mas muito bonitas. A altura média de um arbusto compacto é de cerca de 70 centímetros. A planta adquire um efeito decorativo especial durante a sua exuberante floração. As flores são perfumadas, pequenas (até 4 centímetros), rosa pálido, em forma de sino.
- "Radar do amor" - uma variedade espetacular e razoavelmente antiga, amplamente utilizada em projetos paisagísticos. Quando reforçado sobre um suporte, este arbusto cresce ativamente em diferentes direções, formando numerosos brotos de até 3 metros de comprimento. As flores são de tamanho médio (cerca de 3-4 centímetros), amarelo-sol, em forma de sino.
- "Alba" É uma variedade de tamanho médio muito elegante. A planta pode ser cultivada tanto como arbusto, fixada em um suporte, quanto como cobertura do solo.O comprimento médio dos brotos varia de 0,8 a 1 metro. Durante o período de floração, é coberto por numerosos pequenos sinos branco-leitosos. O período de floração pode ser de vários meses (do início do verão ao outono).
- Novo amor - variedade de clematite baixa com floração muito atraente. A altura média das plantas chega a 65 centímetros. Durante o período de crescimento ativo da massa vegetativa, as clematis desta variedade formam arbustos compactos cobertos por folhagem abundante. As folhas são grandes, gofradas, de cor verde suculenta. As flores são lilases lavanda com núcleo amarelo, visualmente lembrando flores de jacinto.
Aterrissagem
O momento do plantio dessas plantas com flores deve corresponder às características climáticas da área. Então, nas regiões do norte, é melhor plantar clematite arbustiva na primavera. No sul, essas plantas podem ser plantadas na primavera, verão e outono.
O plantio da clematite deve ser feito em áreas ensolaradas ou ligeiramente sombreadas. Aproximadamente 6 a 7 meses antes do plantio das mudas, recomenda-se cavar o solo nos locais onde as mudas devem ser colocadas. Durante a escavação, uma mistura de nutrientes é introduzida a partir dos seguintes componentes (por 1 metro quadrado da área do local):
- 10 kg de húmus decíduo;
- 350-400 g de farinha de dolomita;
- 100-150 g de superfosfato.
O tamanho médio das covas de plantio é de aproximadamente 50x50x50 centímetros. A distância entre os poços deve ser de pelo menos 150 centímetros.
Coloque no fundo dos poços camada de drenagem com 6-10 centímetros de espessura. Cada poço é preenchido com uma mistura leve e solta de solo, consistindo de solo fértil de jardim (2 partes), composto (2 partes) e areia (1 parte). Além da mistura, recomenda-se adicionar fertilizante complexo e um pouco de cinza de madeira. As covas não são totalmente preenchidas, com destaque para o tamanho e diâmetro das raízes das mudas.
O pouso é realizado com cuidado, segurando a planta em pé com os dedos. As raízes da muda devem ser estendidas suavemente.
É impossível plantar clematis com raízes emaranhadas, tortas ou perdidas.
Depois de colocar a muda no buraco, cubra cuidadosamente suas raízes com a mistura de terra de todos os lados. É importante ressaltar que no momento do plantio de mudas recomenda-se que sejam levemente enterradas no solo, certificando-se de que pelo menos uma gema fique na superfície. Após o plantio, o solo ao redor das mudas é regado generosamente. No futuro, a rega é realizada em dias alternados, gastando cerca de 7 a 10 litros de água por cada planta jovem.
Se plantas perenes forem planejadas para serem usadas em jardinagem vertical, então durante ou após o plantio, um suporte deve ser colocado próximo à clematis... Se as plantas devem ser cultivadas como cobertura do solo, elas precisarão fornecer uma quantidade suficiente de espaço livre.
Cuidado
A maioria das variedades de clematite arbustiva são plantas bastante resistentes e despretensiosas que não requerem cuidados específicos. No entanto, para que esses representantes do mundo da flora decorativa se sintam bem e floresçam magnificamente, devem ser criadas para eles as condições de vida mais confortáveis. Que significa:
- rega regular;
- alimentação oportuna;
- cobertura morta e soltando o solo perto do arbusto.
A rega dessas plantas perenes deve ser feita regularmente.... As plantas jovens são regadas com água morna 1 vez em 2 dias, arbustos adultos - 1 vez em 3-4 dias. Em verões sombrios, frios ou chuvosos, a frequência de rega é significativamente reduzida. Após a rega, o terreno próximo às plantas é coberto com cobertura morta.
A aplicação oportuna de curativos é uma condição importante da qual dependem a duração e a qualidade da floração da clematite do arbusto. Os produtores experientes recomendam alimentar as plantas jovens com matéria orgânica no primeiro ano após o plantio, o que aumentará o crescimento da massa verde e das raízes.Arbustos maduros geralmente são alimentados na primavera, quando as plantas estão ativamente formando botões. Os fertilizantes de flores complexos são usados como alimentação na primavera.
Já as clematites em floração, que gastam muita energia na formação de novos botões, também requerem fertilização adicional. Recomenda-se alimentar periodicamente esses arbustos com matéria orgânica e fertilizantes minerais ou complexos especiais de fósforo-potássio.
A cobertura vegetal e o afrouxamento do solo ao redor do arbusto são procedimentos cuja implementação depende em grande parte da saúde do sistema radicular... A cobertura morta evita a perda de umidade do solo e protege as raízes das plantas do superaquecimento. Serragem, aparas de madeira e palha são normalmente usados como cobertura morta. O afrouxamento, por sua vez, garante a troca normal de ar no solo, o que é extremamente importante para as raízes da clematite.
Merece atenção especial poda de plantas no outono. Algumas variedades de clematis do mato não precisam disso, pois com a chegada do frio, sua parte aérea morre completamente. As mesmas plantas que requerem este procedimento são cortadas de acordo com o tipo 3, retirando quase completamente toda a parte aérea ao solo com uma poda. Apenas alguns brotos encurtados com botões são deixados na superfície.
Para o inverno, eles são isolados com uma camada de palha ou ramos de abeto, sobre a qual é colocado um material de cobertura não tecido. A clematis é isolada da mesma forma, em que, devido às características varietais, apenas a parte superior do arbusto morre. Neste caso, os restos das hastes são dobrados ao solo e fixados com alfinetes, após o que são isolados.
Reprodução
Normalmente os jardineiros propagam a clematite arbustiva de formas vegetativas populares, usando:
- estacas;
- camadas;
- delenki (partes do arbusto-mãe).
As mudas são preparadas no momento em que a planta começa a se preparar para a floração. As estacas são cortadas a partir do meio dos rebentos mais fortes. Cada estaca deve ter pelo menos 2 botões.
Antes de serem enviadas para uma estufa para enraizamento, as estacas colhidas são tratadas com um estimulador de formação de raízes por cerca de 10 horas. Em seguida, eles são plantados em recipientes com mistura de solo solta e cobertos com uma película na parte superior. Em estufas, a alta umidade é mantida durante todo o processo de enraizamento (tempo médio - 2-3 meses).
Bons resultados são obtidos enraizando as estacas do arbusto-mãe. Este método é geralmente usado na primavera ou no início do verão.
Para realizar este procedimento, você deve:
- escolha vários brotos fortes e bem desenvolvidos na planta-mãe;
- colocar os brotos nas ranhuras previamente dispostas no solo;
- cave os brotos, deixando apenas o topo e as folhas na superfície.
A terra nos locais onde os brotos são escavados é regularmente umedecida. Os arbustos jovens geralmente aparecem na primavera ou no outono do ano seguinte. Eles são cuidadosamente separados da planta-mãe e transplantados para um local permanente.
A clematite madura pode ser plantada por divisão. Para este procedimento, na primavera (antes da floração) ou no outono, são selecionados arbustos fortes e saudáveis de cinco anos, que são cuidadosamente desenterrados e removidos do solo. A raiz de cada planta é lavada e seca, após o que o arbusto é dividido em várias partes. Cada parte deve ter um número suficiente de raízes e caules.
A divisão é feita com machado afiado ou podador. Cada pedaço é plantado na cova de plantio da maneira usual.
Doenças e pragas
As clematites arbustivas raramente são afetadas por doenças ou pragas. No entanto, frequentemente cuidados inadequados e um ambiente desfavorável causam um forte enfraquecimento da sua imunidade, o que provoca o desenvolvimento de doenças e uma diminuição da resistência às pragas.
Freqüentemente, clematis arbustivas enfraquecidas são afetadas molde cinzadesenvolvendo com umidade excessiva e falta de luz.Uma característica desta doença são manchas marrons sujas específicas com uma flor fofa acinzentada que se forma nas folhas e nos brotos. O tratamento da planta afetada envolve a remoção completa dos caules e folhagens afetados e o tratamento completo do arbusto com o medicamento "Fundazol". As plantas localizadas ao lado de clematis infectadas também são tratadas com ele para fins de profilaxia. Em caso de danos graves, a planta doente deve ser destruída.
Outra doença comum dessas plantas perenes em flor é oídio... Sua característica específica é um revestimento pulverulento cinza-esbranquiçado que cobre as folhas e os brotos do arbusto. O tratamento, neste caso, envolve o tratamento da planta com os medicamentos "Fundazol" ou "Topázio".
Bons resultados também são obtidos tratando o arbusto com uma solução de carbonato de sódio, sulfato de cobre.
Um dos inimigos mais insidiosos da clematite - Urso... Esta praga glutona, movendo-se no solo, fere gravemente o sistema radicular das plantas. Livrar-se disso não é fácil. Para isso, um conjunto de medidas é utilizado:
- criação de armadilhas de isca;
- derramar a praga se move com uma solução concentrada de sabão;
- tratamento de locais onde o urso foi encontrado com agrotóxicos.
Muitos jardineiros comemoram a eficácia de medicamentos especializados contra o urso. Um deles é o bioinseticida "Metarizin".
O aparecimento de manchas amarelas e protuberâncias de teias de aranha nas folhas da clematite indica que a planta é afetada por ácaros. O tempo seco e quente cria condições favoráveis ao aparecimento deste parasita. Para se livrar da praga, a clematite afetada é tratada com Actellik.
Exemplos em paisagismo
No projeto paisagístico, as clematites arbustivas são utilizadas não apenas para jardinagem vertical, decoração de paredes, pérgulas ou arcos. Muitas vezes são cultivadas como cobertura do solo, que é um excelente cenário para flores de tamanho médio e baixo.
Clematis arbustivas de baixo crescimento (60-70 centímetros de altura) parecem organicamente em um dueto com seus parentes semelhantes a lianas. Rosas, jasmim e variedades de escárnio também podem ser uma boa companhia para eles.
Crescendo clematis arbusto em sombra parcial, você pode distingui-los contra o fundo da paisagem geral. Assim, hospedeiros com folhas verde-esbranquiçadas ou verdes-amarelas ajudam a enfatizar sua magnificência durante o período de floração, contra o qual as flores de clematis ficarão ainda mais incomuns e mais brilhantes.
Tudo sobre clematis bush, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.