Clematite de flores grandes: variedades, plantio, cuidado e reprodução
O interesse por clematis entre os jardineiros está crescendo a cada ano. Uma variedade de espécies, variedades, cores permitem decorar o local com eficácia. Clematis pode ser semelhante a liana, herbácea, semi-arbustiva. A clematite de flores grandes é a variedade mais popular, cujas variedades se distinguem por uma floração espetacular e abundante. Esta planta é frequentemente usada para decorar gazebos, cercas e cercas, anexos, escadas e outros elementos do terreno do jardim.
Descrição
Os tipos de clematis são notáveis em sua variedade: caducifólias, perenes, de flor pequena e média. O número de variedades oscila em torno de 300, e esse número cresce a cada ano. Esta planta é freqüentemente chamada de clematis. Ela cresce em continentes diferentes, você não a encontrará apenas na Antártica. A flor cresce em vales, estepes, cinturões de floresta, em margens de rios, em desfiladeiros, em placers rochosos. As características externas são as seguintes:
- a folhagem pode ser úmida ou simples;
- as folhas são combinadas por 3, 5 ou 7;
- a cor da folhagem é principalmente verde, mas também há tons de carmesim com púrpura;
- floração de ambos os sexos apresenta-se em diferentes formas: semi-umbilical, panícula, corimbose;
- esta planta tem formações exuberantes de estame-pistilo aracnídeo no centro;
- a cor pode ser monocromática ou muito complexa; há um grande número de tons de branco como a neve, amarelo, celestial, rosado, celestial, roxo;
- o aroma de muitas variedades é pronunciado e semelhante ao jasmim, amêndoa.
Classificação
Os parâmetros para dividir uma determinada planta em grupos podem ser diferentes, geralmente classificados por formato e cor. O principal sinal pelo qual a clematite se distingue é a quantidade de floração:
- flor pequena - até 5 cm de diâmetro;
- floração média - até 8 cm;
- flor grande - de 8 cm e mais.
O último grupo é muito numeroso, é representado por um grande número de variedades, subespécies. As clematis com flores pequenas também são um grupo muito diverso, menos peculiar para as condições de crescimento do que as com flores grandes. Isso deve ser levado em consideração ao escolher uma variedade. Outra classificação popular que permite escolher flores para que a paisagem seja bela ao longo da estação: floração precoce e floração tardia.
A clematite precoce começa a florescer na primavera antes do início do verão, as variedades tardias florescem mais tarde, mas também florescem até o outono.
Qual escolher?
As variedades deste grupo são variadas em forma e cor, o que torna a clematis popular entre os especialistas e jardineiros novatos. A escolha de uma variedade é importante não só do ponto de vista estético, mas também da região de cultivo. A Sibéria, o Extremo Oriente, a zona do meio, a parte europeia da Rússia são adequados para a reprodução de clematis precoces e intermediárias. Nessas regiões, os invernos são bastante rigorosos e os verões curtos. As variedades são perfeitas para estas áreas:
Viticella;
- "Zhakman";
- Integrifolia.
Se você está começando a criar clematite, vale a pena entrar em contato com representantes de variedades que não precisam de brotos no inverno.
O grupo de flores grandes é representado principalmente por variedades do tipo híbrido. Os jardineiros distinguem os subgrupos principais, nos quais a floração cai nos ramos novos e do ano anterior. De acordo com este sinal Existem 3 grupos de poda de plantas. A maioria das variedades de flores grandes forma botões no topo dos brotos. Este ponto é importante para a escolha de um suporte adequado.
Subespécies e variedades
Existem muitas variedades espetaculares de grupos de flores grandes, quase todas com altas propriedades decorativas, devido aos botões e florações luxuosas. Em primeiro lugar, os principais tipos de clematis são representados por grupos:
"Zhakman";
- Lanuginoza;
- Patens;
- Viticella;
- "Flórida";
- Integrifolia.
Essas espécies diferem em cor e forma. As variedades do grupo "Zhakmana" são as mais difundidas, em grande parte devido ao fato de suas flores serem muito grandes e bonitas. Muitos são semelhantes às clematis do grupo Lanuginoza e apenas um especialista pode distingui-los. Características externas:
- representantes da flora semelhantes a lianas bastante grandes;
- excelente desenvolvimento radicular;
- o comprimento pode ser de até 4 m;
- botões se formam em novos ramos;
- a floração, de tipo abundante, dura muito tempo - desde o primeiro mês de verão até o início dos meses de outono.
As variedades mais despretensiosas do grupo:
Hagley Hybrid;
- Luther Burbank;
- "Melodias cósmicas";
- Ernest Markham;
- "Rei Cigano".
O grupo "Lanuginoza" é representado por variedades que florescem abundantemente nos ramos do ano passado e não abundantemente nos ramos novos. A floração é grande - cerca de 20 cm. A cor é principalmente limitada a tons de azul, vermelho, roxo. A poda é feita no outono. As variedades mais famosas do grupo:
"Bailarina";
- "Olimpíadas 80";
- "Bola de flores";
- "Esperança".
O grupo das patentes é representado por vinhas longas de 3,5 m. Elas florescem tanto nos galhos do ano passado quanto um pouco nos ramos recém-formados. Antes do inverno, apenas a parte desbotada é cortada. Eles precisam de abrigo no frio. Flores de um único tipo, achatadas, em forma de estrela. Existem flores duplas, inflorescências com terry. O tamanho é de cerca de 8 cm. Existem variedades roxas, como a Andrômeda. Eles crescem em tipos de solo pouco férteis, eles amam o sol. A altura é de aproximadamente 3 m. Uma rica variedade de variedades de cor azul:
Lord Neville;
- "Multi Blue";
- Nelly Moser.
O grupo Viticella é recomendado para pessoas que começam a familiarizar-se com a clematis... Eles são tão despretensiosos quanto possível ao clima e aos cuidados. Com uma altura de até 3,5 m, os botões são formados em ramos recém-formados. Floração abundante, bastante prolongada. No outono, ocorre um corte completo. O tipo de floração é diferente: simples, dupla, com e sem semi-dupla. O tamanho máximo da flor é de 12 cm e as cores são variadas: do rosa claro ao vermelho, roxo. Variedades famosas do grupo:
Forest Opera;
- Madame Grange;
- Avangard;
- "Elegância em cativeiro".
O grupo da Flórida é representado por arbustos anões semelhantes a lianas com altura de cerca de 3 m. Florescem em ramos recém-formados, a poda ocorre no outono, encurtando para 2 m. A planta deve ser escondida do frio. A floração é dupla e semi-dupla, até 12 cm de diâmetro, tem muitas cores, principalmente claras. Variedades famosas:
"Joana D'Arc";
- Proteus;
- Sra. Cholmondeli;
- Alba.
O grupo "Integrifolia" inclui variedades do tipo semi-herbácea e semi-arbustiva... A parte inferior das espécies lenhosas é preservada e a parte superior morre anualmente. Os representantes da variedade são parecidos com wattle, mas não estão presos ao suporte. Eles precisam de uma liga ou deitarão no chão. A altura máxima é de até 1,5 M. A floração é espetacular, em forma de sino, muito brilhante e bonita. Variedades famosas:
"Arabella";
- “Memória do Coração”;
- "Alyonushka".
Os criadores desenvolvem anualmente muitas novas variedades híbridas de clematis de flores grandes. O mais bonito e popular:
"Cloudburst" - tem uma cor lilás brilhante com uma tonalidade rosa;
- "Haldain" - uma flor branca graciosa com um centro esverdeado;
- "Rubor inocente" - grandes flores duplas exuberantes de tom rosado claro;
- Teshio - variedade japonesa incrivelmente bonita de expressiva cor azul-azul, flores com várias fileiras, forma original;
- "Yukikomashi" - flor branca luxuosa com uma moldura azulada;
- "Mazuri" - floração exuberante em várias fileiras de cores azuis claras;
- "Glande inocente" - a cor rosa suculenta e o formato exuberante dessas flores são muito expressivos;
- "Dr. Ruppel" - uma variedade requintada com uma cor bicolor, combinando rosa choque e branco;
- Patricia Ann Fretwell - uma variedade incrivelmente espetacular com flores rosas exuberantes, um alto grau de decoratividade;
- "Escolha Veronica" - as flores claras, duplas ou múltiplas fileiras, apresentam uma leve tonalidade azulada;
- Hoshi no Flamenco - flores vivas de uma fileira única de cor carmesim suculenta com um centro amarelo;
- "Caen" - floração em várias fileiras com uma borda rosa brilhante e um centro claro da pétala;
- "Vagabundo" - distingue-se por um tom púrpura rico com transbordamento e uma forma de flor elegante;
- Pequena Sereia - flor rosa muito delicada, grande e graciosa;
- "Jensi Cream" - flor branca como a neve com um centro amarelo claro.
Plantar e sair
É melhor comprar mudas prontas na primavera ou no outono. A clematis não cria raízes no verão e maio, portanto, você não deve escolher essa época para o desembarque. Uma planta jovem é muito vulnerável durante este período. A clematite é plantada ao sol ou à sombra parcial para que as flores fiquem voltadas para a luz. O solo deve ser fértil, uma camada de drenagem é formada na cova antes do plantio... Usado como drenagem seixos, tijolos quebrados, areia.
Após o fortalecimento da muda e a introdução do solo, a superfície é umedecida e coberta com cobertura morta. Serragem, aparas e feno são usados como cobertura morta. O cuidado da clematis não é muito difícil. O principal é garantir a rega na hora certa - cerca de uma vez por semana na raiz. A umidade não deve atingir as flores. A cobertura de uma planta jovem é realizada 2 vezes por temporada - no início com a matéria orgânica, no final com o complexo mineral.
Doenças e pragas
As doenças virais são raras na clematite, mas as doenças fúngicas são muito comuns. Para eliminá-los, é necessário realizar tratamento com fungicidas. As doenças mais comuns são:
- ferrugem;
- podridão cinzenta;
- oídio;
- murchar.
Quanto às pragas, as mais perigosas são:
- ácaro-aranha;
- pulgão;
- caramujos;
- lesmas;
- lagartas;
- camundongos;
- ursos.
Alguns deles devem ser coletados manualmente, camundongos são envenenados com iscas, outros insetos são tratados com inseticidas. Como medida preventiva, recomenda-se tratar os caules junto ao solo e o próprio solo com uma solução de "Fundazola" antes do aparecimento da primeira folhagem e no final do ciclo vegetativo.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar a clematite. Mais populares e bem-sucedidos:
enxerto - as estacas são colocadas no solo ou na água antes do enraizamento e depois plantadas;
- dividindo um arbusto - no outono é desenterrado um arbusto, as raízes secam, são lavadas, desinfetadas e transplantadas;
- estacas de enraizamento - realizado em qualquer época do ano, as camadas são colocadas na ranhura do solo antes do enraizamento;
- método de semente - não é adequado para espécies de flores grandes.
A reprodução de vacinas também é possível, mas este é um método bastante difícil que requer experiência e habilidades. É usado apenas por profissionais para criar variedades raras. Quanto ao método de semente, é difícil preservar as características varietais, é adequado apenas para variedades de flores pequenas.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de clematis com flores grandes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.