Príncipes: tipos, variedades, plantio e características de cuidado
Príncipes luxuosos são flores incrivelmente bonitas, eles são usados para criar arcos em parcelas pessoais. Para cultivar vinhas, é necessário familiarizar-se com as suas variedades. Isso tornará muito mais fácil escolher a variedade certa para o seu quintal.
Descrição
Se considerarmos esta planta com mais detalhes, então, antes de tudo, vale a pena dizer que os príncipes são considerados parentes próximos de uma planta como a clematis. Eles são referidos ao grupo Atragene. Eles diferem um pouco de seus congêneres. A primeira coisa que chama a atenção são as vinhas mais compridas, cujo tamanho chega a 4,5 metros.
Os príncipes florescem muito cedo, no início de maio. No entanto, existem variedades anteriores que florescem de abril a maio. Eles podem ser usados para decorar áreas localizadas em cidades com uma zona climática quente.
A floração dos príncipes é bastante abundante, e se você olhar de lado, o arbusto é um tapete florido de um tamanho enorme.
As vinhas da planta são bastante flexíveis e cobertas por folhas talhadas que se destacam num tom verde claro. Podem ser fixados a qualquer suporte por meio de longos pecíolos que se torcem em qualquer direção.
A flor do príncipe é um botão alongado de até 9-12 centímetros de tamanho. Parece um pouco com um sino. Eles crescem individualmente. O próprio cálice consiste em 5-7 sépalas... A cor pode ser muito diferente e depende do tipo de planta. Eles podem ser brancos, rosa ou até mesmo azuis. A floração dura bastante tempo - de um a um mês e meio. E no final de agosto aparecem frutos no lugar das flores, ou seja, caixas redondas contendo sementes.
Esses arbustos são usados na maioria das vezes para criar arcos, decorar paredes ou cercas.
Visão geral das espécies e variedades
Há um grande número de príncipes, e primeiro você precisa se familiarizar com os tipos mais comuns.
Visualizações
Vale a pena considerar as espécies populares que deram origem a muitas variedades criadas.
- Alpino... Essas plantas são nativas de países europeus. Principalmente, ela cresce em áreas montanhosas. As videiras podem crescer até 3,5 metros. As flores são bastante brilhantes, de cor roxa. A flor em si tem formato alongado, podendo atingir até 8 centímetros de tamanho. A floração pode ocorrer 2 vezes por ano. A primeira vez no início de junho e a segunda no início de setembro. É importante notar que a segunda flor não é mais tão abundante. Para rejuvenescer o arbusto, os especialistas recomendam o uso de podas periódicas.
- Okhotsk. Pertence à espécie mais resistente à geada. Em seu ambiente natural, pode ser visto no Território de Primorsky. A altura não difere das espécies anteriores, mas a tonalidade das flores, via de regra, é azul. Além disso, são mais exuberantes e encorpados. A floração começa no início de junho.
- Siberiano... Esse tipo de príncipe é mais freqüentemente encontrado na Sibéria. Pode crescer tanto no lado ensolarado quanto na sombra. O florescimento do príncipe siberiano começa nas primeiras semanas de julho. O tapete verde é decorado com inflorescências únicas, de cor branca ou amarela, com comprimento mínimo de 5 centímetros. Eles têm um cheiro muito agradável, que atrai um grande número de abelhas e insetos.
- Em grande escala. Como o tipo anterior de flores, a planta cresce na Sibéria. Eles diferem de outras plantas em sua estrutura incomum.As sépalas externas são maiores do que as internas. Isso os torna mais volumosos. A floração começa em meados do verão. Para o período de inverno, todas as vinhas devem ser removidas dos suportes e cobertas com ramos de abeto.
- Coreano. Pela primeira vez, as flores foram cultivadas na Coréia. Eles são trepadeiras longas e rastejantes com botões vermelho-amarelos. Em casos raros, a cor pode ser roxa. No entanto, esses espécimes raramente são cultivados em jardins.
Variedades
Em seguida, você precisa considerar as variedades mais populares que são cultivadas em jardins, parques e em terrenos particulares. Os mais comuns são "cativeiro Albina", "Octopus" e muitos outros.
- Cecile... Refere-se a tipos de príncipes resistentes à geada e com flores grandes. A floração começa no início do verão. Os botões são azul-lilás.
- "Pink Flamingo"... Liana cresce até dois metros. Há flores rosa nele, cujo comprimento chega a 9 centímetros. Ela floresce duas vezes. A primeira floração começa no final de abril ou início de maio, a segunda no final do verão.
- "Saia de Ballet"... Esta variedade distingue-se por flores muito delicadas com tonalidade rosa. Mais frequentemente usado para criar arcos.
- "Midewell Hall"... As vinhas desta planta crescem até três metros de comprimento. Neles há flores de um rico matiz púrpura, cujo comprimento não ultrapassa 5 centímetros. Em seu ambiente natural, eles crescem ao longo de costões rochosos.
- Francis Rivis... É um cipó de até dois metros, com flores azuis, cujo comprimento chega a 9 centímetros. A floração começa no início de maio.
- "Stolvik Gold"... Esse tipo de príncipe é especialmente belo e incomum. É impossível tirar os olhos de seus botões azuis com centros muito viçosos. A flor pode crescer até 6 centímetros de diâmetro. Além disso, as folhas douradas crescem nas vinhas. A floração pode ocorrer duas vezes por ano. Pela primeira vez - na primavera, e pela segunda vez - no final do verão.
- "Sonho Roxo"... Esta variedade foi criada pelo criador polonês Marchiński. Suas vinhas crescem até três metros. Nelas você pode ver belas flores duplas, cujo diâmetro chega a 11 centímetros. Suas cores são na maioria das vezes roxo-creme. Essa planta é resistente à geada.
- "Lemon Dream"... Outra variedade do criador polaco, que surpreende pelo seu aspecto magnífico. As flores de cerejeira com tom limão são bastante grandes, chegando a 12 centímetros de diâmetro. Quando as flores começam a desabrochar, apresentam uma tonalidade esverdeada e durante a floração total tornam-se quase brancas. A floração desta planta ocorre 2 vezes durante todo o tempo. A primeira vez é no início de maio e a segunda no meio do verão. Como o tipo anterior de príncipes, esta variedade não tem medo de geadas.
- "Cisne Branco"... Esta planta tem este nome devido ao facto de possuir botões brancos. A floração ocorre na maioria das vezes a partir do início de maio e dura até o final de junho. Em alguns casos, a floração pode durar um verão inteiro.
Características de pouso
Você pode criar príncipes em várias regiões do país. Mas mesmo assim existem algumas regras a seguir... Por exemplo, a área onde serão plantadas deve ser parcialmente sombreada.
Para as pessoas do sul, é melhor cultivar essas plantas do lado norte.... Além disso, é melhor que sejam protegidos por edifícios ou árvores. No caso de príncipes de desembarque sob o sol, não apenas as flores, mas também as folhas ficarão menores.
Além disso, é necessário que não haja correntes de ar e ventos fortes no local do pouso. Os solos devem ser respiráveis e absorver a umidade rapidamente. Se o solo for muito ácido, deve ser misturado com cal apagada. Você precisa adicionar 100 gramas por arbusto.
Um buraco deve ser cavado com antecedência, 10-14 dias antes do plantio... Em seu fundo, é necessário dispor a ardósia quebrada, que servirá como camada de drenagem. Além disso, fertilizantes podem ser adicionados. Portanto, um arbusto exigirá até 5 kg de húmus ou composto.E você também pode usar cinza de madeira, vai dar 0,5 litro, ou comprar superfosfato na loja.
Depois disso, a muda do príncipe deve ser cortada fazendo uma incisão um pouco acima de 2 gemas. Em seguida, ele pode ser instalado no meio do poço. O colar da raiz deve estar a pelo menos 10 centímetros do topo. Depois disso, é imperativo regar o príncipe.
Se mais de um arbusto for plantado, o intervalo entre eles deve ser de pelo menos um metro. Isso pode ser feito na primavera e no outono.
Regras de cuidado
Você pode cultivar plantas no jardim e em varandas ou galerias. Para quem faz ao ar livre, por exemplo, na região de Moscou, a rega deve ser feita várias vezes por semana. Isso também se aplica ao período de outono.
Os fertilizantes devem ser aplicados uma vez a cada 14 dias. E isso pode ser feito a partir do momento em que os brotos aparecem. Você pode usar fertilizantes orgânicos e minerais. Além disso, após o plantio da planta, é necessário colocar uma camada de cobertura morta por cima, por exemplo, casca de árvore ou ramos de abeto. Isso ajudará a que a umidade não evapore tão rapidamente, o que significa que o arbusto não sofrerá com a seca.
Esta planta pertence ao primeiro grupo de poda. A floração ocorre em vinhas que sobraram do ano passado. Ou seja, os príncipes não podam nem no outono nem na primavera. Apenas galhos quebrados ou secos são cortados deles.
Reprodução
Esta planta pode ser propagada de diferentes maneiras.
Usando sementes
Todas as sementes devem ser estratificadas antes da semeadura. Isso reduzirá significativamente o tempo de sua germinação. Se as sementes comuns podem germinar até 7 meses, então as sementes tratadas - até dois meses.
Eles precisam ser semeados no início de abril. A mistura deve ser composta de areia e terra. Após o desembarque, cubra os recipientes com vidro e coloque-os em local aquecido. Eles precisam ser abertos e ventilados diariamente. Além disso, regue uma vez por dia.
Quando aparecem 4 pares de folhas, as mudas emergidas devem ser mergulhadas nos canteiros. Eles podem ser plantados em um local permanente após um ano.
Estacas
O corte é melhor feito no verão - do início de junho ao final de julho... Para este procedimento, você precisará de brotos de tamanho médio. Eles devem ter vários nós. Em seguida, todas devem ser tratadas com estimulante de crescimento, podendo ser plantadas imediatamente em casa de vegetação, em areia levemente umedecida.
Regue-os diariamente... Além disso, na estufa é necessário manter a temperatura entre + 22 ... 23 graus Celsius. Após cerca de um mês, as mudas devem criar raízes. Depois disso, eles precisam ser transplantados para recipientes especiais para que cresçam um pouco. No próximo ano, você pode plantá-los na rua.
Ao dividir o arbusto
Desta forma, plantas já adultas podem ser rejuvenescidas. É melhor realizar este processo em abril, antes mesmo do início da safra. As plantas com mais de 5 anos devem ser cuidadosamente desenterradas para não danificar o sistema radicular.
Depois disso o arbusto deve ser dividido em várias partes para que cada uma delas tenha vários botões, além de várias raízes.
Todas as partes separadas devem ser plantadas em covas pré-preparadas usando o sistema de plantio usual.
Usando camadas
Este processo deve ser iniciado no início da primavera. Para fazer isso, um buraco alongado deve ser cavado próximo ao arbusto, cuja profundidade deve ser de pelo menos 10 centímetros. Depois disso, os brotos devem ser colocados nele e cobertos com terra. Parte da videira deve ser deixada de fora. As camadas precisam ser regadas diariamente... As raízes devem aparecer em um ano. As mudas devem ser separadas do mato e transplantadas para um local de residência permanente.
Doenças e pragas
Muito raramente, essas plantas são afetadas por várias doenças ou pragas. Mesmo assim, eles podem ficar doentes. Para evitar que isso aconteça, é necessário realizar tratamentos preventivos com o auxílio de preparações especiais. Vale a pena considerar as doenças mais comuns que afetam com mais frequência os príncipes.
- Oídio - Esta é uma flor branca solta que aparece nas folhas. Com o tempo, vai para o caule e a planta morre. Todas as partes infectadas da planta devem ser cortadas e queimadas, e o arbusto deve ser tratado com preparações especiais.
- Ferrugem se manifesta na forma de manchas marrons que se espalham pela planta. Para combatê-lo, você deve usar fungicidas.
- Mancha marrom aparece como pequenos pontos vermelhos com pontos pretos. Para o processamento, é necessário utilizar uma mistura bordalesa ou sulfato de cobre. Se a bucha estiver gravemente danificada, deve ser destruída.
Entre as pragas, vale destacar nematóides, pequenos caracóis e vermes farinhentos. Para evitar que apareçam nos arbustos, é necessário tratar a planta com medicamentos como "Nematocida" ou "Carbação". Em caso de ataque de caracóis ou lesmas, basta retirá-los imediatamente e, a seguir, tratar as plantas com "Metaldeído".
Exemplos em paisagismo
Os arbustos dos príncipes são geralmente plantados onde não há como plantar árvores. Além disso, eles são usados para jardinagem vertical ou simplesmente como plantas de cobertura do solo.
Para decoração de pérgula
Os príncipes ficam muito bonitos nas pérgulas ou arcos, que são a decoração de todo o jardim. Combinam com qualquer cor. Quando a floração termina, a planta ainda está linda, como um tapete verde.
Decoração de cerca
No caso de a vedação ser muito velha ou apresentar alguns defeitos, estas plantas servirão como excelentes complementos. Os príncipes irão imediatamente atrair a atenção não só por sua beleza, mas também por seu aroma insuperável.
Resumindo, podemos dizer que os príncipes são perfeitos para crescer em parcelas pessoais. Basta escolher a variedade que você gosta e dedicar um pouco de tempo para cuidar dela.
Para informações sobre como plantar corretamente os príncipes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.