Príncipe Siberiano: descrição, recomendações para cultivo e reprodução
As flores e as plantas verdes são um elemento indispensável no processo de paisagismo do local. São os vários representantes da família da flora que se tornam a solução ideal para criar um ambiente caloroso e acolhedor no quintal. A variedade e seleção de plantas que podem ser usadas para decorar o local é mais do que variada. Alguns preferem as boas e velhas peônias ou galos, enquanto outros preferem ver plantas exóticas em seus canteiros de flores. Isso inclui o príncipe siberiano.
Este artigo se concentrará nesta flor incomum. Diremos como crescer e propagá-lo, além de fornecer algumas recomendações úteis para o seu cuidado.
Característica
O príncipe siberiano é uma liana perene de beleza incomum, bastante adaptada ao clima local. Externamente, a planta parece clematite, mas não tão exigente e exigente de cuidar. Pertence à família do botão de ouro. Na natureza, o selvagem príncipe siberiano cresce em florestas de coníferas e caducifólias, podendo também ser encontrado na zona costeira ou na orla. Ele tem esse nome por um motivo, porque sua terra natal é a Sibéria. Muitas vezes, o príncipe é chamado de videira arbustiva, cujos rebentos lenhosos chegam a 4 metros. É caracterizado pelos seguintes recursos.
- Flores perfumadas, cujo perfume preenche tudo ao seu redor. O diâmetro da flor pode ser de até 10 centímetros. É constituída por 4-8 pétalas, que são ovóides ou lanceoladas. O interior da flor é preenchido com numerosos estames claros;
- Folhas desemparelhadas com bordas e cortes irregulares. Devido à presença de folhas serrilhadas, a liana tem a capacidade de rastejar e se agarrar à estrutura de suporte necessária.
- Ampla gama de cores. A flor pode ser roxa, rosa, branca ou rosa pálido na cor.
O período de floração abundante do cipó cai em maio-junho. Do meio do verão ao início do outono, o príncipe também floresce, mas não com tanta violência. As sementes começam a amadurecer no início de setembro. Para quem decidiu criar esta planta em casa, apressamo-nos a observar o fato de que é preciso ter muito cuidado no contato com ela - ela é venenosa.
Também é uma informação muito importante que o príncipe siberiano tem excelentes propriedades medicinais. A planta é famosa por seu amplo uso na prática médica há vários séculos.
É frequentemente usado no tratamento de tumores, tuberculose, pneumonia, epilepsia, doenças do fígado ou para restaurar e normalizar o metabolismo do corpo.
Reprodução
Apesar de sua originalidade, o príncipe siberiano é fácil de criar. Existem várias maneiras eficazes e eficientes.
- Estacas. Um método muito popular entre os produtores experientes. Estacas novas e jovens são cortadas das vinhas. No processo de separação, deve-se seguir a regra básica - o ângulo de corte deve ser oblíquo, ou seja, o comprimento de corte deve ser de 2,5-3 centímetros. Cada fatia deve ter 2 nós separados. As estacas devem ser plantadas sob o filme. A época ideal para o desembarque é junho. Após cerca de 3 semanas, eles precisam ser regados e ventilados.
- Divisão do sistema radicular. Esse método só é possível na primavera, quando a planta ainda não começou a florir. Para fazer isso, você precisa desenterrá-lo e dividi-lo em várias partes.Mas seja extremamente cuidadoso - cada parte separada deve ter seu próprio sistema raiz.
- Camadas. Este é um dos métodos mais simples e mais comumente usados. Para propagar o príncipe dessa maneira, ele deve ser fixado, pressionado no chão e enterrado. Quando for visualmente visível que o sistema de rastreamento de raízes cresceu e começou a criar raízes, ele deve ser separado e transplantado para qualquer local conveniente.
- Crescendo a partir de sementes. Esta opção raramente é usada, pois é bastante longa. Outubro é o mais adequado para coletar sementes espinhosas. As sementes coletadas são colocadas em um recipiente com terra, que posteriormente é enterrado no solo. As sementes permanecem neste estado durante todo o inverno.
Com a chegada da primavera, o recipiente com as sementes deve ser desenterrado e seu conteúdo transferido para outro recipiente. Deve ser preenchido com uma mistura, que deve incluir areia e terra. Quando as sementes são transferidas para um novo recipiente, elas precisam ser regadas, cobertas com areia por cima e cobertas com vidro por cima. Somente quando as mudas germinam, e cada uma tem pelo menos 3 folhas, a planta pode ser movida para um terreno aberto.
Esteja preparado para o fato de que o processo de reprodução de um príncipe por sementes pode levar cerca de 2 anos.
Aterrissagem
Antes de decidir plantar tal planta, você precisa estudar em detalhes não apenas a história e a descrição botânica, mas também as regras de plantio e cultivo. Afinal, essa videira é difícil de chamar de planta comum - uma abordagem especial é necessária para o príncipe siberiano.
- O primeiro passo é decidir sobre a variedade. Jardineiros experientes dizem que a mais preferida de todas as variedades de príncipe siberiano para cultivar em casa é "Riga".
- Vale a pena escolher um local de pouso. O príncipe não é muito caprichoso com o lugar que vai se tornar seu lar. A planta se sente muito bem e cresce à sombra e ao sol. Claro, existem algumas nuances - se a planta for plantada em um local sombreado, seu período de floração durará mais e os próprios botões serão brilhantes e saturados. Mas quando exposta à luz direta do sol, a flor murcha rapidamente.
- Em um determinado local de pouso, é necessário cavar um buraco, cuja largura deve ser de pelo menos 60 centímetros. Seu fundo deve ser coberto com drenagem - brita e aparas de tijolo.
- Prepare o terreno. O solo deve ser saturado com turfa, húmus, composto. Folhas e agulhas de pinheiro secas funcionam bem como composto.
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a organizar sua pegada da maneira mais correta e inteligente possível:
- durante o plantio, certifique-se de observar a distância entre as mudas, que deve ser de 1 a 1,5 metros;
- se o solo for ácido, acrescente cal, de preferência apagada;
- as raízes da flor não precisam ser enterradas no solo por mais de 10 centímetros;
- para o plantio em campo aberto, recomenda-se a utilização de mudas com pelo menos 2 anos;
- a fim de prevenir doenças fúngicas às quais o sistema radicular do príncipe é suscetível, você precisa processar as raízes antes de plantar, para as quais você pode usar manganês e cinzas.
Siga as recomendações acima e siga as dicas, e assim você não deverá ter problemas com o pouso.
Cuidados de acompanhamento
Depois de plantar o príncipe em terreno aberto, você deve seguir certas regras de cuidado.
Rega
A rega regular é essencial para o crescimento e a floração das plantas. Isso deve ser feito todas as semanas. Após a rega, após cerca de 48 horas, o solo precisa ser afofado - dessa forma a umidade vai durar mais tempo. No período quente, a rega deve ser feita com maior frequência, a cada 3 dias, e antes do início da estação gelada - com frequência e abundância.
Top curativo
Como qualquer outra planta, o príncipe precisa de fertilização. O top curativo deve ser feito todos os meses, por exemplo, nos dias 1º e 15, ou seja, 2 vezes. É muito importante alimentar a planta durante o período em que os brotos começam a aparecer e os botões se formam. Durante o período em que a planta floresce, você também precisa adicionar cobertura ao solo.
Como fertilizante, você pode usar várias misturas orgânicas, uréia líquida. Mas geralmente o príncipe siberiano é fertilizado com excrementos de pássaros.
Poda
É também uma etapa importante no cuidado da planta. O procedimento de poda em si não é difícil, consiste em retirar ramos secos e botões já murchados. Se você quiser formar uma determinada forma na planta, poda-a no outono.
Preparando-se para o inverno
O príncipe siberiano é uma planta que resiste bem às baixas temperaturas e às suas quedas. A resistência ao gelo é uma de suas vantagens, porque ele é siberiano. Para proteger a planta de geadas severas, no inverno, suas raízes devem ser bem cavadas com terra, e o próprio arbusto deve ser coberto. Os ramos das coníferas servirão bem como abrigo.
Controle de doenças e pragas
O príncipe siberiano também é atacado por várias pragas e sofre de doenças. Essas doenças são terríveis para ele:
- oídio;
- ferrugem;
- mancha marrom.
Para prevenir seu aparecimento ou já para tratamento, é necessário tratar o príncipe com fungicidas. Esses medicamentos podem ser adquiridos em pontos de venda especializados. Quanto às pragas, a planta freqüentemente sofre ataques de nematóides, cochonilhas, lesmas e caracóis. Meios especiais ajudarão a prevenir o aparecimento de nematóides. Se um verme farináceo foi visto na planta, você precisa usar "Karbofos".
Lesmas e caracóis precisam ser coletados por você. Mas para que não voltem, trate o solo ao redor da flor com um medicamento chamado "Metaldeído".
Exemplos em paisagismo
Knyazhik é muito frequentemente usado na prática por designers ao implementar projetos de paisagismo. O que não é de todo surpreendente, porque um tipo de planta bonita e inusitada, se bem formada e plantada, pode se tornar uma verdadeira decoração do local. O príncipe siberiano é usado para:
- jardinagem vertical;
- ao criar um canto sombreado;
- design de gazebo;
- mascarando um anexo ou parede.
Como pode ver, a videira não só é bonita e tem várias vantagens, mas também pode ser utilizada com competência para decorar o seu sítio.
Para as peculiaridades de cuidar do príncipe siberiano, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.