Clematis "Kaiser": descrição, recomendações para cultivo e reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Regras de pouso
  3. Cuidados de acompanhamento
  4. Controle de doenças e pragas
  5. Preparando-se para o inverno
  6. Reprodução
  7. Visão geral da revisão
  8. Exemplos em paisagismo

Blooming clematis "Kaiser" é uma visão muito bonita. Se o jardineiro precisa de um destaque vertical brilhante no design do terreno, você deve prestar atenção a essa variedade. Mas para que a planta mostre o seu melhor lado, é preciso criar condições confortáveis ​​para ela, cuidar bem dela, prevenir doenças e infestações de pragas.

Descrição

O híbrido Kaiser de flores grandes surgiu graças ao trabalho de criadores japoneses em meados da década de 1990. Mas se espalhou pela Europa já no século 21. Esta clematis chegou à Rússia apenas em 2010, portanto, é considerada uma variedade relativamente nova. É uma liana de floração abundante com grandes flores duplas.

Os rebentos do "Kaiser" crescem em média até 1,5 m, mas em condições favoráveis ​​podem atingir uma altura de 2 m.

São densamente recobertos por folhas verdes ovais ligeiramente pontiagudas e, mesmo sem flores, cumprem perfeitamente o seu papel no paisagismo vertical, trançando qualquer suporte, seja uma treliça, uma cerca ou cordas esticadas.

As flores desta clematis são dignas de uma história separada:

  • seu diâmetro médio é de 13 cm;
  • terry, com pétalas em várias fileiras;
  • a cor é rosa brilhante, tons de lilás ou púrpura são possíveis;
  • a cor é gradiente, o tom da cor é realçado do centro para a camada inferior das pétalas;
  • o meio é amarelo-esverdeado, no tempo frio as pétalas centrais podem adquirir a mesma tonalidade;
  • a forma das pétalas em cada fileira é diferente, na inferior - mais larga, voltada para o centro - estreita, quase em forma de agulha.

Além disso, as flores têm um aroma delicado, quanto mais abundante for a floração, mais forte é o cheiro. E esse processo dura no "Kaiser" quase todo o verão quase sem interrupção. A primeira onda, quando as flores são formadas nos brotos do ano passado, pode começar já em maio (as condições climáticas são importantes aqui). A floração da segunda onda em novos caules costuma ser menos massiva, mas continua do final de junho a outubro.

Regras de pouso

Via de regra, as clematis são adquiridas na forma de muda com sistema radicular fechado, e a Kaiser não é exceção. Também é possível cultivá-los a partir de sementes, mas então o processo será mais demorado e trabalhoso, e o resultado será menos previsível. Deve-se comprar mudas de vendedores de confiança e, no momento do plantio, observar todas as condições necessárias para que a planta enraíze e dê floração a cada ano, principalmente porque o custo do material varietal de plantio não é dos menores.

A escolha do local é de suma importância. O "Kaiser" precisa de uma área bem iluminada, mas no ano do plantio precisará ser protegida da luz solar direta, ou seja, levemente sombreada.

Esta clematis cresce bem em solos leves e férteis com um pH próximo do neutro. Se o solo da área for argiloso, deve-se soltar adicionando, por exemplo, areia antes do plantio. Com um lençol freático próximo, vale a pena cuidar de uma boa drenagem, uma vez que Kaiser não tolera umidade excessiva e estagnação de umidade. O processo de plantio é o seguinte.

  • Em primeiro lugar, é necessário preparar uma cova de plantio com uma profundidade de cerca de 0,6 m, um diâmetro de cerca de 0,7 m. Ao mesmo tempo, a distância para outras plantas grandes não deve ser inferior a 1,5 m. Uma drenagem na forma de tijolo quebrado ou argila expandida é colocado no fundo do poço. Cerca de um terço do poço é preenchido com um substrato fértil, consistindo de húmus e solo argiloso.Fertilizantes orgânicos e superfosfato (100 g) podem ser adicionados.
  • Se houver uma marca na embalagem com uma muda, significa que o sistema radicular foi bem umedecido e resfriado para melhor armazenamento. Esse material não requer preparação adicional. Se não houver tal marcação, as raízes da planta devem ser mantidas em um recipiente com água por 20-30 minutos antes do plantio.
  • O solo é despejado na cova na forma de um monte, ao longo do qual as raízes são então cuidadosamente esticadas. Eles são cobertos com o substrato restante e o solo é ligeiramente compactado. Clematis é plantada de modo que 1-2 pares de botões fiquem no solo. Este é um seguro em caso de congelamento do topo - se tal incômodo ocorrer, novos brotos se formarão a partir dos botões que dormem no solo.
  • Um buraco de 10-15 cm deve permanecer sem preenchimento. Durante a estação de crescimento, o solo é gradualmente derramado à medida que as hastes se tornam lignificadas.
  • A planta precisa ser regada em abundância. No futuro, o "regime de bebida" dependerá do clima.
  • Imediatamente após o plantio, os brotos são encurtados, deixando no máximo 2 pares de botões. Quando a muda crescer um pouco, o procedimento deve ser repetido. Assim, ele formará um sistema radicular desenvolvido e acumulará mais força para um maior crescimento e inverno.
  • Quando o buraco estiver completamente preenchido com terra, o espaço ao redor da planta deve ser coberto, para o qual você pode usar lascas ou serragem. "Kaiser" adora luz e calor, mas seu sistema radicular não tolera superaquecimento. Em vez de cobertura morta, as “pernas” da clematis podem ser cobertas com folhas de plantas herbáceas perenes, plantando-se hospedeiros tolerantes à sombra, heucheras ou sinos nas proximidades.
  • É preciso cuidar do suporte imediatamente, pois a clematite cresce muito rapidamente, não precisa de mais transplantes e pode decorar o local em um só local por 20 anos ou até mais. Embora a planta esteja bem fixada em qualquer suporte vertical por conta própria, vale a pena examiná-la a cada 2-3 dias e amarrar os brotos soltos para que não quebrem.

    A melhor época para plantar é a primavera. Em regiões mais quentes, você pode plantar em abril, em latitudes médias você precisa esperar até maio. No verão, a muda vai ficar mais forte e vai conseguir passar o inverno bem.

    Cuidados de acompanhamento

    Kaiser está exigindo bastante para sair. Para vê-lo em toda a sua glória, você deve seguir algumas regras.

    Rega

    Clematis é muito sensível à estagnação da umidade, por isso a rega deve ser feita estritamente de acordo com o clima. Quando o solo secar cerca de 8 a 10 cm, é hora de regar. A quantidade de água deve ser suficiente para umedecer a camada de solo até a profundidade de todo o sistema radicular. Em um verão chuvoso, para evitar o apodrecimento das raízes, vale a pena cavar sulcos de drenagem para o excesso de água.

    Top curativo

    Recomenda-se alimentar a "Kaiser" cerca de 1 vez por semana, ela responde muito bem, formando flores mais grandes. Você pode aplicar fertilizantes orgânicos (húmus, cinzas) e minerais especiais para as videiras em flor.

    Grupo de corte

    Todas as clematis são divididas em três grupos de acordo com a intensidade da poda. "Kaiser" refere-se ao segundo, ou seja, você não precisa cortá-lo muito. No entanto, este processo deve receber a devida atenção:

    • após o término da primeira onda de floração, recomenda-se cortar todos os brotos do ano anterior;
    • antes do inverno, encurte os caules em cerca de um terço;
    • depois do inverno, deve-se fazer poda higiênica e remover todos os galhos danificados.

      Para uma planta de primeiro ano, há uma recomendação especial: mantenha uma das hastes mais fortes. Isso permitirá que a clematite ganhe uma posição segura em um novo lugar.

      Também existe uma forma universal de podar essas vinhas, quando os rebentos são cortados pela raiz através de uma. Também se aplica ao Kaiser. As plantas dessa variedade são altamente ramificadas, portanto, o desbaste as beneficiará.

      Controle de doenças e pragas

      Clematis freqüentemente sofre de podridão e doenças fúngicas. A melhor prevenção disso será a observância das regras de plantio e cuidados. O alagamento das plantas deve ser evitado.Embora não gostem de correntes de ar, o ar livre deve estar disponível tanto para as raízes quanto para os caules. Para isso, é necessário afrouxar o solo periodicamente, bem como fazer a poda correta e oportuna.

      Lesmas e caracóis causam muitos danos à clematite. Para evitar isso, você precisa inspecionar periodicamente as plantas. As pragas encontradas podem ser simplesmente coletadas e destruídas.

      Infelizmente, é improvável que você possa fazer o mesmo com nematóides, pulgões ou ácaros. Com sua invasão, muitas vezes é necessário eliminar o arbusto inteiro. Portanto, aos primeiros sinais de aparecimento dessas pragas, as plantas devem ser tratadas com preparações inseticidas. E é melhor não esperar e para prevenção no início da primavera antes da floração, pulverize as plantas 2-3 vezes com um intervalo de 10 dias, por exemplo, "Envidor" ou "Bi-58".

      Preparando-se para o inverno

      O "Kaiser" é considerado uma variedade resistente ao gelo, mas na zona central do nosso país passa bem apenas com abrigo. Ao mesmo tempo, a planta pode crescer e o processo de proteção de inverno também deve ser assumido com total responsabilidade. Eles cobrem a clematis quando a temperatura do ar cai para -5 ° C e o solo começa a congelar. O arbusto é retirado do suporte e cuidadosamente colocado sobre uma camada de ramos de abeto ou folhagem seca, coberto com o mesmo material por cima e coberto com uma camada de turfa ou areia. A espessura de todo o abrigo deve ser de aproximadamente 15 cm.

      Se o inverno for muito gelado, a proteção precisará ser reforçada. Em seguida, o arbusto é coberto com uma caixa de madeira em cima, e pequenos sacos adicionais com palha ou serragem são colocados nele. A caixa pode ser substituída por uma estrutura na qual o isolamento adicional será mantido. Ao usar materiais sintéticos, devem ser deixadas aberturas para ventilação de toda a estrutura.

      Reprodução

      A clematite pode ser propagada por estacas e divisão do arbusto. O primeiro método consome mais tempo:

      • com uma faca afiada ou tesoura de poda, corta-se um rebento maduro com cerca de 70 cm de comprimento;
      • o topo verde é removido, deixando alguns botões;
      • as folhas grandes são cortadas em um terço;
      • um corte do caule é colocado em uma solução de um estimulador de formação de raízes, por exemplo, "Kornevin", por pelo menos uma hora, você pode simplesmente polvilhar com pó sem dissolvê-lo;
      • as estacas são enraizadas em um substrato solto com muita areia, você pode usar vermiculita.

      Existe uma opção alternativa - cortes.

      Se no outono um broto enrolado com 2-3 pares de botões for enterrado a uma profundidade de cerca de 10 cm e o solo for mantido úmido até a geada, e este lugar for coberto para o inverno, então um novo arbusto de clematite crescerá na primavera.

      A reprodução dividindo o arbusto é a maneira mais fácil. Neste caso, a clematite deve crescer apenas o suficiente. Em seguida, parte do arbusto é separada com uma pá e transplantada para outro local.

      Visão geral da revisão

      A clematis Kaiser com floração abundante não deixa ninguém indiferente. Muitos jardineiros já compraram e cultivam com sucesso esta variedade. Mas para iniciantes pode parecer bastante difícil, já que o “Kaiser” não pode ser chamado de completamente despretensioso. Em geral, há muito mais críticas positivas do que reclamações sobre seus caprichos.

      Exemplos em paisagismo

      O "Kaiser" como cipó em flor é capaz de decorar qualquer superfície vertical, podendo ser colocado em uma cerca ou parede da casa. Essa clematis pode se tornar um acento de um arranjo de flores se ela envolver um poste ou obelisco no centro do canteiro de flores. Isso adicionará charme e conforto ao seu gazebo favorito. Você pode criar um arco florido na entrada ou até mesmo uma arcada inteira ao longo do caminho, se você instalar suportes do formato apropriado e plantar um Kaiser próximo a eles. Para a empresa, clematis de outras variedades ou rosas trepadeiras são adequadas para ele.

      Além disso, o "Kaiser" é cultivado até em recipientes. Então você obtém um buquê exuberante que floresce por muito tempo, que pode ser reorganizado à vontade, acrescentando variedade ao design do terreno ou da varanda.

      Uma visão geral da Kaiser clematis, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário