Clematis "Hegley Hybrid": descrição e cultivo
Clematis "Hegley Hybrid" é uma bela planta trepadeira de excelente aspecto e elevada resistência aos fatores externos. Liana tolera perfeitamente o inverno, não precisa de cuidados complexos, é muito utilizada em projetos paisagísticos. A descrição da variedade híbrida Hagley hybrid permite que você obtenha uma imagem bastante completa de suas características. Mas para o jardineiro amador, não menos importante é o grupo de poda de plantas, as regras de plantio e cuidados que permitem mantê-la saudável e bonita no espaço do jardim por muito tempo.
Peculiaridades
"Hegley Hybrid" é uma variedade obtida como resultado de um longo e difícil trabalho de criação. Esta cultura de jardim é caracterizada por uma floração abundante e longa, crescimento lento e botões grandes. Esta decoração paisagística encontra-se harmoniosamente na decoração das paredes da casa, pavilhões de jardim, arcos e sebes.
Culturas perenes da família do botão de ouro criaram raízes com sucesso na vastidão da Rússia e hoje eles estão ativamente decorando chalés de verão e quintais com elas. Clematis "Hegley Hybrid" é uma variedade híbrida criada por criadores britânicos na segunda metade do século XX. Ao longo de sua história, ela conseguiu conquistar os corações dos proprietários de casas ingleses, ganhou popularidade na Europa continental e passou com sucesso no teste do clima rigoroso da Sibéria. O híbrido resistente ao inverno é altamente decorativo, adequado para reprodução de várias maneiras.
A descrição da variedade híbrida Hagley indica que esta planta pertence à categoria de lianas com comprimento de rebento de até 3 m. Os ramos estão cobertos de folhas onduladas verdes brilhantes. Esta clematis é considerada de flor grande, a tonalidade de seus botões é delicada, madrepérola, nas bordas se transforma em um rosa rico. A planta precisa poda obrigatória antes do inverno e para formar um arbusto mais compacto e viçoso. A tonalidade da casca dos brotos de clematis da variedade híbrida Hagley é marrom.
Este híbrido é caracterizado por um início de floração precoce, inicia-se quase imediatamente após a plantação e dura muito tempo, até à primeira geada. Os botões são formados em abundância, a liana não apresenta uma taxa de crescimento elevada, mantém uma forma bastante compacta.
Vale a pena atentar para o fato de que a planta precisa de um suporte confiável na forma de uma treliça especial, moldura ou cerca - deve-se cuidar da sua instalação mesmo na fase de plantio de clematis no solo.
Aterrissagem
A clematite híbrida de Hagley cria raízes muito bem, mas para resultados garantidos vale a pena plantar dentro de um período de tempo estritamente definido. O período em meados de setembro é considerado ideal para um clima continental ameno. Em países e regiões com invernos frios, utiliza-se o plantio de primavera, que protege os brotos do congelamento. Na hora de escolher um local para o cultivo de clematite dessa variedade híbrida, vale a pena seguir as recomendações de especialistas.
- Dê preferência a áreas bem protegidas do vento. Lianas não toleram bem correntes de ar.
- Não plante a planta perto de edifícios e estruturas.
- Evite áreas em planícies, em áreas com uma localização próxima de lençóis freáticos.
- Escolha locais com solo rico em fertilizantes, matéria orgânica.
- Dê preferência a locais de pouso ensolarados, mas com a duração obrigatória de contato direto com a radiação ultravioleta não superior a 6 horas por dia. Caso contrário, as plantas podem desbotar, perder o efeito decorativo.
O processo de plantio da clematis ocorre de acordo com um determinado padrão. Não é recomendável violá-lo devido ao alto risco de morte da planta. Para fazer tudo de acordo com as regras, você precisa realizar uma série de ações.
- Preparar um furo com diâmetro e profundidade de 50 cm Drenar bem o solo com lascas de pedras finas, cascalho e argila expandida.
- No topo da drenagem, coloque a mistura de solo acabada com um escorregador, com uma elevação. No topo do morro improvisado, é colocada uma muda retirada do recipiente. As raízes da planta se espalham.
- O buraco com a muda está coberto com terra. O solo deve atingir o colo da raiz, local onde começa o tronco, mas não se sobrepor a ele, caso contrário a planta pode apodrecer.
O solo ao redor da planta plantada é coberto com serragem ou cobertura morta para evitar que o solo seque excessivamente. A videira colocada no solo é regada abundantemente com água, atada ao suporte selecionado.
Regras de cuidado
Com cuidados adequados e regulares, a variedade Hegli Híbrida dá floração abundante, dá forma aos rebentos já no primeiro ano de vida. Para fazer isso, a clematite deve garantir irrigação regular em dias alternados com a introdução de 10 litros de água sob o arbusto. Mas essa irrigação abundante é necessária apenas durante os períodos de seca do ano. Se o chão estiver molhado não há necessidade de criar condições para o alagamento do solo e o desenvolvimento de doenças fúngicas.
As plantas também são alimentadas de acordo com um certo esquema. A clematite híbrida desta variedade requer alimentação regular.
- O primeiro fertilizante deve ser aplicado imediatamente após o derretimento da neve, no segundo ano após o plantio. Até o final de abril, a mata deve receber fertilização com nitrogênio, que estimula seu crescimento e desenvolvimento.
- A segunda fertilização é feita na segunda quinzena de maio. Já requer o uso de fertilizantes minerais complexos. A introdução é feita pela raiz na forma de solução aquosa.
- Em junho, antes do início da floração, é necessário adicionar potássio e fósforo à "dieta" das plantas. Eles se dissolvem na água e são aplicados na rega à noite.
- Em agosto, a cinza de madeira é introduzida no solo sob a raiz. Após o enchimento do pó seco, é necessário regar o solo com água morna.
- A última cobertura em forma de adubo orgânico é aplicada no final da floração, após o inverno.
Para melhorar a penetração de nutrientes, o solo na zona da raiz deve ser afrouxado regularmente - pelo menos 1 vez por semana. Para proteção contra ervas daninhas, utiliza-se cobertura morta à base de agulhas de coníferas ou serragem.
Grupo de corte
As variedades de Clematis "Hegley Hybrid" pertencem à categoria de plantas do 2º grupo de poda. Isso significa que, para o inverno, os brotos são encurtados pela metade do comprimento e requerem organização de abrigo. Além disso, a poda de modelagem pode ser realizada antes da floração para remover os rebentos fracos e secos. A segunda etapa é realizada em julho, necessária para a correta formação da mata.
Métodos de reprodução
Entre os métodos de criação de clematis utilizados pelos jardineiros, pode-se destacar opções de cultivo a partir de sementes, divisão do mato e enxertia. Se um arbusto adulto estiver disponível 4-5 anos após o plantio, ele pode ser dividido em várias partes e plantado em covas separadas. Para isso, a área cortada da raiz comum é cavada do solo e cortada com uma pá. O local do corte é borrifado com carvão vegetal ou carvão ativado triturado para evitar o possível desenvolvimento de podridão.
Se o método de estacas for escolhido, o processo de propagação será mais longo e complicado. Entre os tiros, é selecionado o mais forte que não apresenta danos visíveis. A parte do meio é cortada dela, na qual há botões frescos. O talo preparado (pode haver vários deles) é colocado em água fria e decantada por um dia. Nesse período, está sendo preparada uma caixa de mudas, na qual o solo é misturado a húmus, areia e solo em proporções iguais.
As estacas são colocadas em uma caixa e ali permanecem até que o seu próprio sistema radicular seja formado. São regadas regularmente, o solo deve estar húmido.O transplante para o solo é realizado 50-60 dias após as estacas entrarem no solo pela primeira vez.
Clematis "Hegley Hybrid" devido às suas características pode ser propagado por estratificação. Para isso, os caules das trepadeiras durante a formação da mola dos brotos são colocados no solo em covas especialmente preparadas, borrifadas com terra. Você pode corrigi-los usando suportes de plástico especiais. Na área de contato com o solo, a haste é entalhada. Após 1 ano, as camadas enraizadas são cortadas da planta-mãe, transplantadas para locais selecionados no local.
A propagação de sementes de clematis híbridas é difícil - com este método de obtenção de plantas jovens, o efeito decorativo da variedade é perdido. Mas se você quiser experimentar, pode embeber o material de plantio e, depois de um tempo, colocá-lo em um recipiente preparado. Antes do surgimento dos brotos, um recipiente com solo abundantemente regado é instalado sob o filme em um parapeito de janela bem iluminado. As mudas mergulham após o aparecimento de 2 folhas, são divididas em vasos ou recipientes quando atingem uma altura de caule de 10 cm.
Doenças e pragas
Híbridos clematis Hagley híbridos, devido às suas características, são suscetíveis ao desenvolvimento de diversas doenças, principalmente se não forem devidamente cuidados. Uma série de doenças pode ser distinguida entre as especialmente perigosas para as vinhas.
- Danos por nematóides... Esses parasitas atacam a raiz da planta. Nenhum tratamento é realizado, as áreas danificadas são simplesmente cortadas. Como medida preventiva, vale a pena considerar o plantio próximo a trepadeiras de calêndula ou anis, endro.
- A aparência de um ácaro-aranha. O parasita também é modesto em tamanho e bastante difícil de detectar. A sua presença pode ser reconhecida pelo aparecimento de vestígios de uma densa teia branca nos caules e pontos pretos cobrindo a superfície das folhas. Se a lesão cobrir a maior parte da videira, ela será removida completamente. No caso de doenças focais, o tratamento dos brotos com o líquido Bordeaux pode ajudar.
- Ferrugem... Manifesta-se pela formação de manchas vermelhas na superfície das folhas. Os mesmos focos podem aparecer nas hastes. O tratamento é feito pulverizando repetidamente os brotos com uma solução de sabão líquido, com intervalo de 5 dias, podendo ser substituído por sulfato de cobre se necessário. Um tratamento semelhante ajuda a superar o oídio.
- Danos fúngicos às raízes. Ela se manifesta na forma de folhas e flores murchas e caindo. Uma vez que a derrota ocorre em uma profundidade considerável no subsolo, o tratamento requer um aumento na nutrição das raízes, onde fertilizantes minerais são aplicados. Os rebentos do lado de fora são borrifados com sulfato de cobre.
- Podridão cinzenta... Uma doença comum em plantações hortícolas. É caracterizada pelo aparecimento de manchas de forma arredondada de tonalidade castanha ou castanha na superfície das folhas. O problema é agravado pela rápida disseminação deste sintoma, logo todas as folhas apresentam sinais da doença. Como método de tratamento, utiliza-se a solução "Fundazol", que é borrifada no arbusto com uma frequência de 10 dias.
É muito importante inspecionar regularmente os galhos e folhas da planta, evitar umidade excessiva no solo e remover brotos secos em tempo hábil. Então, a probabilidade de desenvolvimento será minimizada.
Exemplos em paisagismo
Hegley Hybrid clematis em uma moldura em uma decoração de jardim. O arbusto colunar formado, repleto de flores de um tom delicado, parece muito decorativo.
Parede luxuosa de clematis híbrida de Hagley emoldurada pela casa. Graças à grade de suporte, a videira forma uma pitoresca parede de flores exuberantes.
Um exemplo de tecelagem de um arbusto jovem de clematis em uma treliça. A liana está formando um arbusto exuberante, e ainda não tem muitas flores, mas já parecem muito impressionantes.
Para informações sobre como plantar e cuidar bem da clematite, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.