Clematis "Blue Angel": descrição e cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Cuidado correto
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Exemplos em paisagismo

Cada proprietário de um lote pessoal tenta decorar seu território da maneira mais eficaz e única possível. Nos jardins dos modernos residentes de verão, você pode ver não só hortaliças e frutas, mas também belos canteiros e composições verdes, onde a variedade de plantas e suas cores às vezes surpreendem até floristas profissionais. Os criadores estão constantemente trabalhando no desenvolvimento de novas variedades de flores. Apesar disso, a clematis permaneceu por muitos anos como o habitante favorito do jardim. A sua variedade varietal e de cores permite a criação de objetos de floração únicos. Os floristas recomendam que os jardineiros iniciantes prestem atenção à variedade Blue Angel, que se deliciará com flores azuis claras durante todo o verão.

Peculiaridades

Clematis "Blue Angel" é uma bela variedade da família do buttercup, criada por criadores poloneses em 1989. Uma descrição detalhada do anjo azul pode ser encontrada em vários livros sobre botânica. Esta espécie pertence às variedades tardias com flores grandes. A altura máxima de uma planta adulta crescendo em um ambiente confortável pode chegar a 4 metros. Nos caules finos e crespos, encontram-se ricas folhas verdes trifoliadas, que apresentam uma disposição oposta e uma ampla placa assimétrica. O sistema radicular fibroso tem uma estrutura macia e ramos semelhantes a cordões.

As flores são pintadas em um tom de azul claro e consistem principalmente de 6 sépalas. A largura padrão de uma flor é 4 cm, o comprimento é 6 cm e o diâmetro é 14 cm, mas desvios da norma também são comuns. Uma característica distintiva são as bordas onduladas, a presença de estames amarelos e a ausência total de aroma. As flores se formam de julho a setembro apenas nos brotos que aparecem na primavera.

    Blue Angel é uma variedade resistente ao gelo que pode suportar temperaturas de até -35 graus.

    Clematis "Blue Angel" tem as seguintes vantagens:

    • floração abundante e estável;
    • ganho rápido de massa verde;
    • resistência a baixas temperaturas;
    • período de floração longo.

    Como plantar?

    Para que o Blue Angel agrade com a floração abundante e o verde brilhante ao longo da temporada, os especialistas recomendam uma atenção especial na escolha do local de pouso. A planta se sente confortável em áreas ensolaradas, que têm pouca sombra no calor do meio-dia. A preferência deve ser dada às áreas do lado sul ou sudoeste. A clematite deve ser plantada em solos leves e férteis com baixa acidez. O local de pouso deve ser protegido de fortes correntes de ar. Os locais de pouso desfavoráveis ​​são áreas próximas a muros e cercas.

    Importante! Antes de iniciar o trabalho de plantio das vinhas, é imprescindível pensar no sistema de suporte ao longo do qual a planta pode enrolar. Este projeto pode ser adquirido, feito de forma independente ou adaptado para tecer árvores próximas e arbustos altos.

    A planta escolhida para o plantio na primavera deve ter pelo menos um broto jovem, além de ser resiliente e isenta de danos mecânicos. Se as raízes secaram durante o transporte, então antes do plantio é melhor embebê-las por 2 horas em água com permanganato de potássio dissolvido nela, tratar com aceleradores de crescimento e formação do sistema radicular. A cova de plantio deve ter profundidade e diâmetro de pelo menos 55 cm.Para evitar a deterioração do sistema radicular, os especialistas recomendam colocar tijolos triturados, seixos ou material de drenagem especial no fundo do recesso.

    É necessário preencher a planta com solo nutritivo, que deve ser composto por composto, turfa, areia, superfosfato e farinha de dolomita.

    Ao plantar clematis, é necessário tentar endireitar o sistema radicular tanto quanto possível e muito cuidadosamente preencher todos os espaços vazios com terra para não danificar os delicados processos radiculares. O colar da raiz deve estar localizado 10 cm abaixo do nível do solo. O rebento plantado deve ser regado abundantemente com água e a zona da raiz deve ser coberta com turfa. A distância ideal entre as plantas é de 100 cm. Para que as raízes da planta sofram um mínimo de estresse durante o superaquecimento, os floristas recomendam o plantio de flox, peônias e malmequeres em toda a zona da raiz.

    Importante! A melhor época para o plantio de outono é o final do outono. O material de plantio deve necessariamente ter botões vegetativos. O processo de plantio de outono é semelhante ao plantio de primavera, mas após o plantio das mudas, elas devem ser cobertas com um material de cobertura não tecido.

    Cuidado correto

    "Blue Angel" refere-se a variedades despretensiosas que requerem uma certa atenção. Cuidar dessa variedade consiste em várias manipulações.

    • Rega. Para fornecer umidade a uma clematite adulta, é necessário despejar cerca de 20 litros de água em um patamar pelo menos duas vezes por semana. As flores novas podem ser regadas uma vez por semana. O volume de água pode ser ajustado de acordo com o tipo de solo e o grau de penetração da água nele. O principal é que o solo fique encharcado a uma profundidade de 70 cm. O indicador da necessidade de rega é a condição do solo a uma profundidade de 15 a 20 cm. Se o solo estiver molhado, o procedimento deve ser adiado .
    • Top dress. Você deve começar a alimentar a planta apenas dois anos após o plantio. Na primavera, a flor precisa de fertilizantes nitrogenados, na época da formação dos botões é necessário enriquecer o solo com potássio e, no início do outono, deve-se adicionar fósforo. Na primavera, "Blue Angel" pode ser derramado com uma solução de farinha e giz, e durante as chuvas de outono, é melhor cobrir a zona radicular com cinzas, o que tornará a formação de bactérias putrefativas. É estritamente proibido usar estrume fresco e turfa azeda como cobertura.
    • Afrouxamento e cobertura morta. Para maximizar o enriquecimento do sistema radicular com oxigênio, após cada rega ou chuva, é imprescindível soltar o solo. Se a zona da raiz for coberta com uma camada espessa de cobertura morta, você não só pode evitar a remoção de ervas daninhas, mas também melhorar as condições do solo. A palha pode ser usada como cobertura morta, mas pode atrair roedores. É melhor dar preferência à casca de árvore, que irá cobrir o solo de forma confiável por 3 anos.
    • Poda. Para que o Blue Angel apresente um grande número de flores na primavera, os especialistas recomendam fortemente a poda das videiras no outono. Este evento pertence ao terceiro grupo de poda e prevê a remoção máxima de rebentos antigos. Para realizar esses trabalhos, é necessário adquirir uma ferramenta de corte afiada e uma solução desinfetante, com a qual as tesouras de podar devem ser limpas periodicamente durante o processo de trabalho. Após a poda, os rebentos devem crescer a partir do tronco central, cujo tamanho não deve ultrapassar os 20 cm, só neste caso, na Primavera, a flor dará o máximo aumento de massa verde e irá deliciar-se com um grande número de flores. Alguns jardineiros experientes recomendam não cortar todos os brotos, mas sim depois de um.

    Este método de poda não só rejuvenesce o arbusto, mas também permite que as inflorescências sejam distribuídas uniformemente nele.

    • Preparando-se para o inverno. No final do outono, é imperativo preparar a planta para o inverno. O arbusto podado pode ser coberto com ramos de abeto ou material não tecido para proteger os brotos do gelo e evitar que apodreçam. Na primavera, é necessário abrir o abrigo gradativamente, evitando queimaduras solares.

    Métodos de reprodução

    Para obter novos brotos por conta própria, os especialistas recomendam usar o método de divisão do arbusto. É este método de criação que lhe permitirá obter um material de plantio forte e saudável. Para separar os brotos do arbusto-mãe, você precisa cavar a parte da planta que você gosta com uma pá, sem cavar a planta e imediatamente plantá-la no local selecionado. Se o sistema radicular apresentar um entrelaçamento forte, é melhor remover a planta-mãe e cortar as mudas com um podador.

    Os grandes trabalhadores do viveiro costumam usar a propagação de sementes, que consome mais tempo e requer um conjunto específico de conhecimentos e habilidades práticas. Para o plantio, você pode usar apenas sementes coletadas no ano corrente, que foram armazenadas a uma temperatura não superior a +23 graus em um saco de papel. A época ideal para o plantio é março e abril. Antes de plantar, é melhor deixar a semente de molho por uma semana em água limpa em temperatura ambiente, que deve ser trocada a cada dois dias. Este procedimento permitirá que as mudas apareçam mais rapidamente.

    Os recipientes de plantio devem ser preenchidos com solo nutritivo, que deve consistir em partes iguais de grama, areia e turfa. No solo umedecido, é necessário espalhar cuidadosamente as sementes embebidas e preenchê-las com 3 cm de areia de rio, que deve estar levemente compactada. Para criar um efeito estufa, os recipientes devem ser cobertos com filme plástico ou vidro. Em uma sala com recipientes de plantio, a temperatura deve ser de pelo menos +25 graus. Imediatamente após o aparecimento dos primeiros brotos, deve-se retirar o material de cobertura e colocar os recipientes em locais ensolarados.

    Após o aparecimento das primeiras folhas, as mudas devem ser cortadas em recipientes separados. Se as condições climáticas permitirem, o transplante de plantas jovens pode ser realizado diretamente em campo aberto. A distância ideal entre as plantas é de 20 cm. Para acelerar o desenvolvimento do sistema radicular e aumentar o número de brotos, os especialistas recomendam beliscar regularmente a coroa. Somente após 3 anos as plantas jovens podem ser transplantadas para um local de crescimento permanente.

    Doenças e pragas

    Devido às suas características genéticas, esta variedade é resistente à maioria das doenças conhecidas, mas ele pode ser afetado pelas seguintes doenças:

    • murchando;
    • oídio;
    • ferrugem;
    • alternaria;
    • ascocite;
    • cilindrospoliose.

    Os primeiros sinais de doenças fúngicas são a perda de elasticidade dos tecidos, seu murchamento e a rápida secagem de toda a planta. Se apareceram crescimentos de laranja nas folhas e rebentos, o que depois de algum tempo levou ao escurecimento das folhas e à deformação dos rebentos, então este é um claro sinal de ferrugem. Se os sinais acima forem encontrados, é necessário tratar imediatamente a planta e o solo ao seu redor com produtos químicos especiais. Infelizmente, não funcionará para se livrar do mosaico amarelo. Para prevenir a propagação da doença, é necessário desenterrar completamente o arbusto doente e queimá-lo.

    Para minimizar o risco de doenças, os floristas não recomendam o plantio de clematis próximo a hospedeiros, ervilhas-de-cheiro, delfínio, aquilegia, flox e peônias. A clematis raramente é afetada por pragas, mas para evitar o aparecimento de ácaros, é melhor borrifar periodicamente as folhas com água fria.

    Uma rede fina instalada perto da videira protegerá a flor da invasão de roedores no inverno.

    Exemplos em paisagismo

    Durante muitos anos, a clematis ocupou uma posição de liderança no ranking das plantas com flores mais populares. É ele quem consegue deliciar os seus donos durante todo o verão. Gazebos de verão, áreas de recreação e fachadas de edifícios são decorados com lianas em flor. Mesmo o suporte usual, ao longo do qual o Blue Angel tece, torna-se um ponto brilhante de qualquer trama pessoal.

    Muitos jardineiros substituem os suportes tradicionais por arcos, ao longo dos quais a videira é posteriormente tecida.O principal é que o diâmetro do tubo não ultrapasse 20 mm, e o material seja leve e denso. Se a estrutura for complementada com uma malha de metal, então você pode obter uma composição verde muito bonita e com um florescimento uniforme.

    Os especialistas recomendam o uso de diversas variedades de clematis com diferentes períodos de floração em suas composições., as plantas decorarão o local do início da primavera ao final do outono.

    Um objeto de arte espetacular e incomum com certeza será o telhado de um mirante de verão, trançado por uma planta em flor.

      Uma combinação de sucesso será o plantio simultâneo de clematis e rosas. Essas plantas não só se complementam harmoniosamente, mas também não inibem o crescimento das vizinhas. A planta também é boa para a vizinhança com uvas de solteira, madressilva, lúpulo, capim-limão e actinídia.

      A última decisão de projeto na área de paisagismo é plantar esta variedade em vasos suspensos ou portáteis que podem ser movidos dependendo do estilo do local e da vontade dos proprietários.

      Para informações sobre como cultivar clematite Blue Angel, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário