Clematis "Ernest Markham": descrição da variedade e cultivo
As colheitas em flor da horta apresentam-se numa grande variedade, entre as quais as clematis ocupam um lugar especial. Essas plantas são notáveis por uma grande variedade de variedades. Particularmente notável é a variedade Ernest Markham, que se destaca pela atratividade e facilidade de cultivo.
Peculiaridades
As lianas florescentes tornaram-se bastante populares em termos de paisagismo e decoração de casas particulares, à luz das quais as clematis do grupo Jacqueman, ao qual pertence a variedade Ernest Markham, começaram a ser cultivadas por toda a parte. A planta recebeu o nome de seu "pai" - o famoso criador E. Markham. Hoje, o cipó subdimensionado povoa ativamente jardins domésticos e áreas de recreação, deliciando-se com sua bela e tempestuosa floração.
A cultura desta variedade é uma escalada perene da família Buttercup. No entanto, a clematis "Ernest Markham" pode ser cultivada na forma de um arbusto ornamental, que não parecerá menos atraente no local. A altura média das vinhas é considerada de 1,5 a 2,5 metros, no entanto, existem exemplares cujos rebentos podem alongar-se até 3,5 metros durante o desenvolvimento. As pequenas colheitas podem ser cultivadas com sucesso não apenas em campo aberto, mas também em vasos de flores.
De acordo com a descrição, a espessura dos rebentos na flor é de 20 mm, enquanto a superfície dos ramos distingue-se por nervuras com ligeira pubescência. A cor da liana é marrom-acinzentada. Os rebentos destacam-se pela sua flexibilidade, devido à qual trançam rapidamente vários suportes, entrelaçando-se uns com os outros. Graças a esta característica dos ramos, a cultura pode ser cultivada usando suportes especialmente instalados ou naturais em campo aberto.
A massa verde de Ernest Markham tem uma forma alongada com uma extremidade pontiaguda. As folhas têm cerca de 5 a 6 centímetros de largura. O bordo de cada folha é ondulado, a cor é dominada por tons escuros de esmeralda. A massa verde é fixada aos rebentos da videira com a ajuda de pecíolos.
O sistema radicular da planta é representado por uma poderosa haste de raiz, também diferenciada pela sua ramificação, algumas raízes podem atingir um metro de comprimento.
A principal característica que determina a popularidade da clematite são as flores. Esta variedade tem flores grandes, a floração é bastante ativa, com o aparecimento de um grande número de botões. As flores são de cor vermelha brilhante. A fase de floração de Ernest Markham cai entre junho e outubro. No estado aberto, o diâmetro dos botões é de cerca de 14-15 centímetros. As próprias flores consistem em 5 ou 6 pétalas pontiagudas com uma borda ondulada. A superfície das flores brilha ao sol, as sensações táteis parecem veludo. Os estames da flor são cremosos.
Aterrissagem
Para que a cultura tenha oportunidade de florescer lindamente e por muito tempo, bem como para se desenvolver no volume adequado, um jardineiro ou designer terá de abordar minuciosamente a escolha de um local para o plantio de clematis. Ernest Markham é uma cultura que adora luz, por isso é melhor cultivar esta cultura no lado sul. Lugares ventosos devem ser evitados. Você pode escolher áreas onde a iluminação difusa estará presente na maior parte do dia. Para um crescimento e desenvolvimento adequados, a liana precisará de um dia de luz com duração de pelo menos 5 horas.
A escolha do solo merece atenção especial. A liana não será capaz de crescer em solos com alta acidez, e problemas com o crescimento de clematite também podem surgir em solos pesados.
Recomenda-se que tais plantas sejam cultivadas em solo solto e com boa aeração, devido ao qual a terra conduzirá adequadamente a umidade sem retê-la nas camadas superiores.
A plantação pode ser realizada com a chegada da primavera ou no início do outono. Simultaneamente ao enraizamento da cultura, o suporte para a trepadeira é instalado imediatamente. Sua altura ideal será de 2 metros, o que permitirá que a planta se desenvolva corretamente.
Antes de plantar clematis, você precisa preparar um buraco de flor. Sua profundidade deve ser de pelo menos 60 centímetros. As mesmas dimensões devem ser a largura e a profundidade do orifício da clematis. Independentemente do solo em que a flor será cultivada, a drenagem deve ser feita no fundo do buraco antes do enraizamento. Em seguida, a cultura é colocada no centro da cova, o sistema radicular é endireitado e a planta borrifada com terra, formando um pequeno montículo na superfície.
Entre as opções propostas para mudas de clematis "Ernest Markham" vale a pena dar preferência a plantas com pelo menos um ano de idade... Uma vez que é nessas safras que a taxa de sobrevivência será mais alta após o transplante de uma flor para o campo aberto.
Você pode comprar material de plantio com sistema radicular aberto ou fechado. No primeiro caso, após retirar a cultura do recipiente provisório em que foi vendida, vale a pena mergulhar um pouco a clematis em água morna.
Para uma adaptação precoce e melhor desenvolvimento, você pode enraizar a videira em uma mistura de solo especialmente preparada. Húmus, turfa e areia se tornarão seus componentes. Além disso, você também pode incluir cal, superfosfato e cinzas de madeira em sua composição. Recomenda-se usar tijolos quebrados como material de drenagem. Após o plantio, o solo ao redor da flor deve ser regado abundantemente, assim como uma camada de cobertura morta.
Em regiões com verões quentes, alguns jardineiros plantam plantas anuais curtas ao lado da clematite, o que ajudará a proteger as raízes da videira do superaquecimento com o calor.
Cuidado correto
Clematis "Ernest Merkham" é uma cultura despretensiosa em termos de cultivo, por isso mesmo um jardineiro inexperiente pode plantar uma trepadeira florida no jardim. Dentre as medidas agrotécnicas obrigatórias necessárias ao desenvolvimento e crescimento de uma flor, vale destacar as seguintes.
Rega
Para que a flor desabroche com belos botões grandes, ela precisará de umidade regular. Se a videira crescer no lado sul, é recomendável regá-la uma vez por dia, usando pelo menos um balde de água para uma planta adulta. Porém, a quantidade de líquido injetado pode ser ajustada, evitando a estagnação da umidade no solo.
Top curativo
Fertilizantes adicionais devem ser introduzidos somente depois que a planta finalmente tiver enraizado em um novo lugar. Normalmente, a primeira alimentação é realizada para a 2ª ou 3ª temporada de vida da clematite em campo aberto. A melhor época para este evento será a primavera. Nesse período, é necessário selecionar um complexo fortificado para a planta, no qual o nitrogênio esteja necessariamente presente.
Durante o período de brotação, é mais correto usar fertilizantes minerais, fósforo ou potássio.
Mulching do solo, afrouxamento
Após a irrigação, o solo deve ser solto sem falta para evitar a formação de crostas, bem como o crescimento de ervas daninhas. Com a chegada do outono, recomenda-se cobrir o solo ao redor da videira com uma camada de cobertura morta. Um material orgânico adequado para isso será húmus, composto. A espessura ideal da camada é de 15 centímetros.
Poda Sanitária
Nas primeiras temporadas após o enraizamento, a planta gastará toda a sua energia na construção do sistema radicular, portanto, a floração pode ser mínima ou totalmente ausente. Para ajudar a colheita a lançar o maior número de botões possível, o jardineiro é aconselhado a podar todas as flores que murcharam, o que ajudará a planta a economizar energia. No primeiro ano de cultivo, recomenda-se deixar apenas um, o broto mais básico no outono, encurtando seu comprimento em pelo menos 20 centímetros. Este trabalho ajudará os rebentos laterais a crescerem e florescerem melhor. Galhos secos e velhos também estão sujeitos a remoção.
Abrigo para o inverno
A essência do preparo de uma planta para o inverno está na cobertura do solo próximo ao mato, além do tratamento obrigatório do solo com fungicidas. Uma camada de cobertura morta deve ser polvilhada com cinzas. Eles cobrem a clematite em um momento em que o solo já está congelando a -5 graus. Para esses fins, use recipientes de madeira, feltro para telhados, serapilheira. Com o mínimo de cobertura de neve, você também pode fazer um abrigo para o sistema radicular da cultura.
Grupo de corte
A variedade "Ernest Markham" pertence ao 3º grupo de podas, à luz do qual os botões da planta são amarrados em novos rebentos, enquanto os antigos estão sujeitos à poda de outono planejada para 2, no máximo 3 botões. Via de regra, com a chegada do inverno, o comprimento da parte aérea da clematite será de cerca de 15 centímetros. Alguns jardineiros preferem podar os brotos através de um - esta opção contribuirá para o rejuvenescimento, bem como um arranjo harmonioso dos botões.
Métodos de reprodução
Clematis terá sucesso multiplique de várias maneiras:
- estacas;
- pelo método de estratificação;
- dividindo a planta-mãe.
A primeira opção permite obter várias colheitas jovens de uma vez. O período ideal para a coleta do material de plantio será a fase de floração no verão. Vale a pena escolher brotos para estacas apenas de partes saudáveis da planta. É necessário cortar o material de plantio com faca desinfetada ou podador. Um comprimento de tiro adequado será de 7 a 10 centímetros. Neste caso, a camada superior deve ser cortada reta e a parte inferior em um ângulo de 45 graus. A massa verde na parte inferior deve ser cortada.
O material coletado é colocado em uma solução com estimulador de crescimento e, a seguir, enraizado em um pequeno recipiente com substrato preparado, aprofundando-se ao máximo até a primeira gema. A areia desinfetada do rio deve ser usada como a camada superior do contêiner. No verão, as mudas podem ser plantadas diretamente no jardim, cobertas com uma leve película. Os cuidados de acompanhamento consistem em pulverizar e regar as plantas jovens. Será possível plantar clematis em local permanente em 2 meses.
O método de estratificação acabará sendo menos trabalhoso em termos de implementação, uma vez que se trata da seleção de vários brotos saudáveis das partes laterais da cultura-mãe, que no futuro devem ser aprofundados em sulcos especialmente feitos por escavação. com a terra. Você pode usar grampos ou arame para corrigir a estratificação. O cuidado com o tiro é reduzido a regar e soltar. Quando aparecem os primeiros brotos com botões, as camadas podem ser separadas e transplantadas para um local permanente no jardim.
Ao dividir o arbusto, será possível propagar apenas uma liana adulta, que terá mais de 5 anos. TEsses eventos são realizados na primavera. Para dividir a cultura, ela deve ser desenterrada do solo, as raízes devem ser retiradas do excesso de solo e depois divididas em várias partes com uma pá ou faca. Neste caso, os locais dos cortes devem ser tratados com cinza de madeira, então todas as plantas devem ser enraizadas em áreas preparadas em campo aberto.
Doenças e pragas
Clematis raramente sofre de alguma doença, mas é periodicamente afetada por vários tipos de podridão. A causa de sua ocorrência serão erros relacionados à tecnologia agrícola, em particular, rega excessiva ou abrigo impróprio para o inverno. Para o tratamento da clematite, recomenda-se transplantar, retirar áreas infectadas, normalizar todas as nuances do cuidado.
Quanto às pragas de insetos, nematóides, tripes e carrapatos são perigosos para a flor.É quase impossível livrar-se do primeiro: os inseticidas são usados para combater o resto da praga.
Visão geral da revisão
Clematis da variedade Ernest Markham é caracterizada como uma cultura que pode ser cultivada com sucesso mesmo por um jardineiro iniciante. Apesar de sua aparência exótica, esta flor cresce bem na faixa do meio e, com tecnologia agrícola adequada, pode crescer em regiões com clima rigoroso no inverno.
Exemplos em paisagismo
- Devido ao facto de o cipó da variedade Ernest Markham poder atingir um tamanho significativo, utilizando várias plantas, será possível formar no local uma bela e florida sebe ou arco.
- A clematis em forma de arbusto também terá um aspecto atraente e digno, tornando-se uma verdadeira decoração do jardim.
- "Ernest Markham" pode ser usado em um canteiro de flores não apenas como uma planta independente, mas também como uma composição de flor.
No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre a variedade de clematis Ernest Markham.
O comentário foi enviado com sucesso.