Clematis de folhas inteiras: variedades populares, recursos de plantio e cuidados
A natureza da Rússia é multifacetada e única; com a chegada da primavera, muitas flores e plantas incomuns florescem. Essas flores incluem clematis, seu segundo nome é clematis. Dependendo da variedade, a planta pode ser arbustiva ou trepadeira.
Descrição
A clematite arbustiva também é chamada de folha inteira. Esta planta herbácea perene cresce principalmente na parte europeia da Rússia e no norte do Cáucaso. Em altura pode atingir de 70 cm a 100 cm, as raízes formam uma bola emaranhada. Os caules são marrons, finos, retos, portanto, no primeiro ano de vida, precisam especialmente de apoio. As folhas são de cor verde escura, têm formato estreito ou oval, seu comprimento médio chega a 7 cm.
As flores na clematite têm a forma de sinos, geralmente de natureza azul com uma orla branca nas bordas. Até sete flores florescem em uma haste. Então, no lugar das flores, aparecem gomos exuberantes de mudas cinza-claro.
Variedades populares
Considere as variedades de clematis mais famosas e procuradas pelos jardineiros.
- "Alba" - um dos mais belos de seu tipo. Esta variedade possui muitas flores brancas com tonalidade esverdeada no verso e no final das pétalas. Quanto mais a luz do sol atinge as flores, menos perceptível fica a cor verde das pétalas. Alba floresce de julho ao final de setembro. A planta cria raízes bem em áreas sombreadas do jardim.
Esta variedade de clematis é encaracolada e é melhor plantada à sombra das árvores ou ao longo de uma cerca.
- "Alyonushka" refere-se a clematite semi-artesanal, mas cresce até 2 metros de altura. A peculiaridade da variedade é que se você não colocar suportes para ela, a planta irá rastejar pelo solo, criando um tapete de flores. A variedade tem belas flores em forma de sino púrpura claro ou rosa, são bastante grandes e atingem 7 cm de comprimento.Alyonushka floresce durante todo o verão, até setembro.
- "Safira placer". Ao contrário das duas variedades anteriores, esta é uma clematis vertical. A planta atinge uma altura de 90 cm, as folhas são solitárias, as flores são de um azul brilhante com partículas de poeira amarela. A floração começa no final de junho e dura até as primeiras geadas.
Esta variedade é mais adequada para locais ensolarados e sem vento.
- "Hakuri" - clematite branca como a neve. A variedade é caracterizada por delicados botões de sinos brancos, cujas pontas podem ser onduladas ou mesmo encaracoladas. Os estames são de cor roxa clara. Como a maioria das clematis, Hakuri floresce de junho a setembro.
Comparada com outras variedades, esta clematite é baixa, não ultrapassando os 50 cm de altura.
- Lemon Belz difere nos botões originais de duas cores - roxo na base e amarelo nas pontas das pétalas afiadas. Como a maioria das clematis, os botões têm a forma de um sino. A floração começa em maio e continua durante todo o verão.
Esta variedade é classificada como clematite trepadeira, podendo atingir os 3 metros de altura.
Características de pouso
Clematis de folhas inteiras é despretensiosa no cuidado e tolera bem o frio do inverno. Nas regiões do sul da Rússia, ela pode ser plantada até mesmo no outono. Basicamente, ela floresce abundantemente e cria raízes em áreas semi-sombreadas e ensolaradas.
Antes de plantar uma planta no solo, o solo deve ser preparado com antecedência. 6 meses antes do plantio, o local deve ser desenterrado e fertilizado.
Como fertilizante para 1 sq. m exigirá:
- um balde de húmus ou composto;
- superfosfato - 150 g;
- farinha de dolomita - 400 g.
Se vários arbustos forem plantados, então a distância entre eles deve ser de pelo menos 1,5 metros.
Depois de cavar um buraco, forme um monte no fundo e arrume uniformemente as raízes da planta sobre ele. Preencher suavemente as raízes, certificando-se de que o buraco não seja preenchido com terra até a borda - o ponto de crescimento deve estar acima do nível do solo. Em seguida, o buraco precisa ser regado e preenchido com turfa. Imediatamente coloque um suporte próximo à planta, cuja altura dependerá do tipo de clematite. Se você plantar uma planta no outono, o buraco pode ser preenchido até a borda com terra e, então, com o início da primavera, remova a camada superior em cerca de 10 cm.
Depois que os brotos começam a aparecer na planta, o buraco pode ser coberto com um pouco de terra.
Usando este método de plantio, você pode cultivar uma clematite exuberante e de floração abundante.
Mais cuidados e reprodução
Regue uma planta jovem uma vez a cada 2 dias, usando pelo menos 3 litros de água. Os arbustos mais maduros são regados uma vez por semana, despejando em média 10 litros de água por arbusto. Depois de regar ao redor do arbusto, você precisa remover as ervas daninhas de todas as ervas daninhas, soltar e cobrir o solo com cobertura morta.
A planta é alimentada 3 vezes ao ano:
- na primavera - diluir 5 g de uréia em 10 litros de água e despejar meio balde em cada arbusto;
- antes da floração - 70 g de excrementos de pássaros ou 100 g de verbasco são diluídos em um litro e meio de água;
- durante a floração - são alimentados com fertilizantes orgânicos ou minerais destinados às plantas durante o período de floração.
Depois que os arbustos murcharam, no início do outono, é preciso regar a clematite abundantemente com água. Em seguida, corte os caules, deixando uma altura de 10 cm, e cubra com turfa ou folhas.
Você pode propagar a clematite de várias maneiras: por camadas, cortes, dividindo o arbusto e as sementes. O método mais eficaz e menos demorado é dividir o arbusto. Os arbustos com a idade de 5 anos são escavados, o rizoma é dividido e plantado em covas prontas separadas.
Devido à variedade de espécies, as clematis decoram não apenas chalés de verão, mas também varandas e territórios adjacentes. E quanto mais o sol os atinge, mais magnificamente eles florescerão.
Para cultivar e cuidar da clematite de folha inteira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.