Clematis "Ashva": descrição, grupo de poda, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição da variedade
  2. Regras de pouso
  3. Cuidados de acompanhamento
  4. Grupo de corte
  5. Controle de doenças e pragas
  6. Preparando-se para o inverno
  7. Reprodução
  8. Exemplos em paisagismo

Clematis "Ashva" está se tornando a escolha de muitos jardineiros devido à presença de uma graciosa haste de tecelagem e botões brilhantes, que florescem por temporada em quase uma centena. Esta variedade não requer cuidados particularmente difíceis, mas vive até quase 25 anos.

Descrição da variedade

Clematis "Ashva" é uma planta ornamental perene trepadeira. As suas cores são verdadeiramente diversas: os jardineiros cultivam colheitas com flores arredondadas em tons de branco, framboesa, rosa, azul e roxo. Na maioria das vezes, entretanto, o roxo é a cor. A amplitude da paleta de cores torna possível criar paletas coloridas trabalhando apenas com a mesma cultura. Cada flor é montada a partir de cinco pétalas onduladas, decoradas com uma faixa vertical contrastante, na maioria das vezes vermelha. Seu diâmetro varia de 8 a 12 centímetros, mas este último indicador só é possível com cuidado.

Os fortes pecíolos das folhas permitem que a liana seja fixada em um suporte vertical, do tronco da árvore à parede do edifício, mas ainda é necessária uma amarração adicional para maior confiabilidade.

O comprimento da planta varia de um e meio a dois metros. Clematis floresce desde o início do verão e dura até meados de setembro. Em regiões mais quentes, no entanto, os botões podem abrir já em maio. Os especialistas acreditam que a clematis "Ashva" pode se desenvolver no mesmo local por quase 25 anos.

Esta variedade foi cultivada nos anos 90 do século passado por um colecionador lituano. Desde 2004, após uma exposição internacional, teve início sua distribuição em todo o mundo. Clematis "Ashva" não tem medo de geadas. A planta é capaz de suportar temperaturas baixas que chegam a -30 graus, mas em casos mais graves, será necessário fornecer um abrigo adicional à planta. Como os botões abrem bem tarde, não se preocupe com geadas prematuras.

Regras de pouso

Os principais requisitos para o plantio de clematis "Ashva" são a abundância de luz solar e a ausência de correntes de ar. Na hora de comprar mudas, é melhor dar preferência ao material de seleção holandesa, pois, de acordo com inúmeras avaliações, são elas os mais persistentes e capazes de rápida adaptação em um novo local. Antes do desembarque direto, recomenda-se armazenar o material em uma sala onde a temperatura seja de 0 a +2 graus Celsius. No caso de a cultura já estar acordada, uma boa iluminação é adicionada aos requisitos acima. O material comprado no outono só pode esperar a primavera se estiver em um porão com temperatura de cinco graus. A raiz aberta deve ser coberta com uma mistura levemente umedecida de areia e serragem. Os rebentos que se desenvolvem ativamente nos meses de inverno têm de ser eliminados.

Para plantar clematis "Ashva" é necessário em solo argiloso com boa soltura. É importante lembrar que o solo pesado e, portanto, úmido contribui para o desenvolvimento de doenças nas plantações.

Em termos de acidez, a mistura de solo pode ser neutra ou ligeiramente alcalina. É melhor verificar a acidez no outono, já que o solo ácido pode ser desacidificado até a primavera, usando um dos métodos comuns. Na primavera, o solo deve ser fertilizado.

Tendo formado um buraco, a camada superior de terra precisará ser misturada com um balde de turfa, a mesma quantidade de areia, 2,5 baldes de composto e 100 gramas de farinha de ossos. Recomenda-se também enriquecer o solo com cinzas, giz e fertilizantes complexos, tomados na quantidade de 200 gramas. O plantio da clematite começa na última semana de maio, quando já passou o perigo de retorno das geadas e o solo já está suficientemente aquecido. O tamanho da cova é de 60 centímetros de comprimento e largura, e a profundidade é determinada em função do tamanho da própria muda. No fundo, uma camada de drenagem ou perlita é necessariamente formada.

O solo é limpo de ervas daninhas e desenterrado com fertilizantes, após o que é deixado por alguns dias embaixo de celofane para a subsidência necessária. A muda é bem regada ou mantida em água por várias horas, dependendo do sistema radicular do tipo fechado ou aberto. Ele está localizado no orifício de forma que o colo da raiz seja aprofundado em cerca de 7 a 10 centímetros. Essa lacuna, aliás, é reduzida para 4 centímetros no caso de solo pesado. Se vários exemplares forem plantados ao mesmo tempo, então entre os arbustos deve ser mantido de 60 centímetros a 1 metro, conforme as possibilidades de território livre.

O mesmo se aplica à distância do plantio até uma casa ou outros edifícios, embora aqui a lacuna possa ser reduzida para 20-30 centímetros.

O suporte para "Ashva" é instalado imediatamente. É necessário escolher uma estrutura forte e confiável, enterrando-a profundamente. Após o plantio, a clematis é irrigada e o círculo do tronco é necessariamente coberto com cobertura morta. Recomenda-se proteger a planta do sol forte durante as primeiras duas semanas.

Cuidados de acompanhamento

A irrigação é muito importante para a clematite. O solo deve permanecer sempre ligeiramente úmido, mas sem estagnação e poças cheias. Além disso, é importante lembrar que Ashva não responde bem a um jato direcionado diretamente para o meio do mato. É comum aplicar fertilizantes para clematis duas vezes por ano, ou seja, no outono e na primavera. A clematis deve ser alimentada após a rega. Estrume podre enriquecido com cinzas e solução de fósforo e potássio é usado como fertilizante.

A clematis deve ser removida regularmente. A área próxima ao tronco deve estar livre de ervas daninhas e ligeiramente fofa. Não se esqueça da cobertura morta - este procedimento impede a propagação de ervas daninhas e ajuda a preservar a umidade do solo. Em algum lugar no "Ashva" de sete anos de idade, precisa de uma poda rejuvenescedora. Primeiro, a clematite é cortada da maneira exigida e, em seguida, é até mesmo desenterrada. Tendo dividido o arbusto em duas partes, uma deve ser deixada no local antigo e a segunda deve ser transplantada para uma nova.

Grupo de corte

Clematis "Ashva" pertence ao terceiro grupo de poda, que requer poda pesada antes do inverno. É por isso no outono, todos os brotos são encurtados, deixando apenas alguns botões, e na primavera a planta é apenas levemente higienizada com a eliminação de ramos doentes, ressecados ou quebrados. É importante lembrar que os botões de abertura aparecem apenas nos brotos que surgiram no ano corrente.

Controle de doenças e pragas

Clematis "Ashva" é extremamente despretensioso e tem uma imunidade inata à maioria das doenças. Além disso, muito raramente é atacado por pragas que se tornam um problema para outras clematis. Basicamente, na maioria das vezes é provável a ocorrência de um fungo, que é a causa de cuidados inadequados com a cultura... Você pode identificar o problema pelo estado das folhas e brotos - os primeiros começam a desbotar e os segundos formam manchas marrons, escurecendo e secando. A derrota da cultura começa com o rizoma. Para a prevenção de doenças fúngicas, será necessário ajustar o regime de irrigação e fazer aprovações. Às vezes, a ferrugem aparece na clematite, que se parece com manchas marrons nas folhas. Se uma flor esbranquiçada aparecer na superfície, então estamos falando de oídio.

Manchas marrons cobertas de penugem já são o resultado de infecção com podridão cinzenta. Com a alternária, forma-se a flor da oliveira na superfície das folhas e, com a septoria, pequenos pontos redondos. O resultado da ascocite é o aparecimento de manchas nas folhas, que se manifestam na forma de manchas irregulares, pintadas de uma rica cor marrom-amarelada.

Importante! Todos estes problemas podem ser resolvidos com o auxílio de preparações contendo cobre, por exemplo, Bordeaux líquido ou "Fundazol", utilizado na concentração de 0,2%.

Em princípio, 300 gramas de sabão verde junto com 30 gramas de sulfato de cobre, diluídos em um balde de água sedimentada, podem ajudar.

Preparando-se para o inverno

Clematis "Ashva" corresponde à terceira ou quarta zona de resistência ao gelo. Isso significa que tolera bem as geadas, durante as quais a temperatura cai para -30 ou até -35 graus, mas apenas no caso de frio de curto prazo. Se os invernos na região forem rigorosos, a zona das raízes terá que ser isolada com turfa em novembro. No entanto, quando a temperatura cai para -5 em dezembro, esse procedimento é realizado mais cedo. Com uma queda regular das temperaturas para -40 ou mais graus, é necessário organizar uma proteção de vários níveis de clematis, composta por ramos de terra, turfa e abeto. Na primavera, todas essas camadas são removidas gradualmente.

Reprodução

A Clematis "Ashva" nunca é propagada pelo método de sementes, visto que esta variedade é híbrida, portanto as sementes que surgem não retêm as suas propriedades maternas. Portanto, para esse fim, é utilizado apenas de forma vegetativa. A divisão do mato é utilizada quando a cultura está no mesmo local há cinco anos ou mais. O rizoma é cortado no início da primavera, antes mesmo do aparecimento das primeiras folhas. O arbusto em si é dividido em várias partes usando uma faca desinfetada afiada. É importante que pelo menos 2-3 botões sejam preservados em cada parcela e o rizoma esteja bastante desenvolvido.

Outro método comum de propagação de "Ashva" é o uso de camadas. É bastante popular, pois permite obter de 5 a 7 arbustos saudáveis ​​de cada vez.

As camadas são formadas em junho ou julho. Ao lado do arbusto é feito um pequeno sulco, cuja profundidade é de 10 a 12 centímetros. Nela é colocado um broto, do qual as folhas são cortadas, mas a parte superior permanece na superfície.

Na vala, esta parte da videira é fixada com suportes especiais, após os quais tudo é coberto com terra e regado abundantemente com água sedimentada. Se você cuidar bem das camadas, as raízes começarão a aparecer em um mês. No outono ou na próxima primavera, um arbusto maduro pode ser transplantado para um habitat permanente. A Clematis "Ashva" também se propaga por estacas, embora este método não seja particularmente popular devido à sua complexidade e também nem sempre bem sucedido.

As estacas são formadas a partir de rebentos fortes e saudáveis. O galho é cortado diagonalmente por baixo e em ângulos retos por cima. Cada identificador deve ter pelo menos dois nós. A parte inferior do galho é tratada com uma solução especial que promove o aparecimento de rizoma. O material é plantado em uma estufa com solo úmido e solto, ou em vasos de flores. As estacas devem se desenvolver em uma sala com frescor e sombra. A irrigação ocorre conforme necessário.

Exemplos em paisagismo

Dado que o Clematis "Ashva" não é muito grande, pode ser cultivado em contentores e depois utilizado para decorar varandas, varandas e jardins de inverno. É importante que a largura do contêiner seja de 50 centímetros e a profundidade chegue a 80 centímetros. Com os devidos cuidados nessas condições, a cultura vai crescer por quase cinco anos. No inverno, faz sentido transferir os vasos do jardim para a varanda, se lá a temperatura não cair abaixo de zero. No verão, o "Ashva" fica bem em arcos, entradas ou gazebos decorativos.Eles formam colunas, pirâmides ou outras estruturas muito bonitas. Em canteiros de flores, a clematite é geralmente plantada em segundo plano.

O que é necessário para a floração abundante de clematis, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário