Clematis "Arabella": descrição, cultivo e reprodução
Se você acabou de começar a criar plantas e já quer algo bonito e florido, dê uma olhada na Clematis "Arabella". À primeira vista, pode parecer que esta videira é bastante caprichosa, mas se seguir os conselhos de jardineiros experientes e seguir todas as regras da tecnologia agrícola, esta planta tem todas as hipóteses de se tornar o elemento mais eficaz do seu paisagismo.
Descrição da variedade
Clematis "Arabella" foi introduzida pela primeira vez no Reino Unido e no início dos anos 90. século passado pelo famoso criador inglês B. Fratwell. Seu nome vem da variedade em homenagem à filha de aristocratas, Hershel.
Lembre-se de que a ciência conhece outra espécie de clematis Arabella, criada no século XIV. Esta planta tinha flores brancas como a neve, porém, em nossa época é considerada há muito perdida para a floricultura.
Lomonos Arabella, que será discutido em nosso artigo, é interessante na medida em que não tende a se agarrar a suportes, como a grande maioria das vinhas e botias que conhecemos.
Esta clematis é uma clematite de folhas inteiras e, de facto, as lâminas foliares dos representantes desta variedade não são dissecadas e ficam ligeiramente pubescentes. Isso sugere que o material da clematite lanosa foi usado no processo de seleção.
Os arbustos desta clematite têm brotos densamente crescidos com a forma hemisférica correta, mas eles não estão completamente adaptados para se agarrar a suportes, portanto, quando a clematis é cultivada "Arabella" deve ser ligada por analogia às rosas trepadeiras. Esta característica incomum da clematite permite que sejam usados como cobertura do solo.
O comprimento de cada broto de uma flor varia de 1,5 a 2 m, mas se crescerem no plano horizontal, então, fixando os brotos ao solo, pode-se atingir um comprimento de até 2,5-3 metros.
A "Arabella" floresce apenas nos rebentos jovens. No início da floração, eles têm uma tonalidade azul-púrpura profunda, mas à medida que florescem, a cor muda e torna-se mais pálida, azulada com uma tonalidade roxa discreta. "Arabella" é uma planta com flores grandes, o tamanho da flor é de 8-9 cm, cada uma com 4-8 pétalas ovais alongadas, quando abertos, eles olham para cima. Anteras e estames são bege, mas podem se tornar amarelo pálido.
A floração começa cedo - em áreas com clima quente no início de junho. Como a maioria das clematis, esta variedade floresce por um longo tempo, geralmente até setembro - início de outubro. Durante o período de chuvas prolongadas, o arbusto freqüentemente se desintegra e parece pouco apresentável por algum tempo, mas logo emite brotos jovens e sua floração continua.
Regras de pouso
“Arabella” é conhecida como clematis para iniciantes, pois “perdoa” seus proprietários por pequenos descuidos, aos quais variedades mais caras irão reagir com uma forte deterioração em seu efeito decorativo. Plantada corretamente esta planta será um fator chave para o florescimento abundante e longevidade do arbusto.
Como todos os outros representantes desta cultura, "Arabella" prefere lugares ensolarados, embora em sombra parcial clara a planta pode se desenvolver com sucesso. Devido às peculiaridades de crescimento, esta flor pode ser plantada próximo a um suporte vertical ou como uma planta ampelosa em um vaso de flores, mas em qualquer caso, ele precisa de uma boa drenagem, o que evitará a estagnação da água. Não é segredo que O excesso de umidade freqüentemente causa problemas com clematis e até leva à sua morte rápida.
Se você comprou uma muda junto com um torrão de terra, pode plantá-la a qualquer momento durante a estação quente. Se você estiver lidando com estacas enraizadas, primeiro você terá que cultivá-las em um recipiente separado para que mais tarde você possa cortar as paredes sem danificar as raízes.
Plantas com sistema de raiz aberto devem ser plantadas final da primavera ou início do outono. Nas primeiras 3-4 semanas após o plantio, a planta necessitará de um leve escurecimento e manutenção do solo úmido até o enraizamento final.
Você não deve comprar mudas com brotos alongados esbranquiçados - elas ficarão doentes e provavelmente não criarão raízes.
Mudas com sistema radicular fechado e suculentos brotos verdes só podem ser selecionadas se se você pode plantá-los dentro de 7 a 10 dias.
Caso contrário, você terá que encontrar um navio para eles ficarem. Se você comprar clematis com raízes abertas, preste atenção ao fato de que não apenas brotos jovens de 40-50 cm de comprimento devem estar localizados nela, mas também alguns botões dormentes.
Arabella pode crescer em todos os tipos de solo. Não deve haver estagnação de umidade nele, mas deve haver os nutrientes necessários. No fundo da cova preparada, é necessário colocar argila expandida, brita ou seixo com uma camada de 15-25 cm, e em seguida cobri-la com terra com adição de cinza de madeira, além de húmus e superfosfato .
Se você estiver cultivando clematis em um plantador, uma camada de drenagem também será necessária. mas pode ser menos - 7-12 cm. Como substrato, você pode usar solo de jardim comum misturado com húmus. Lembre-se de que mesmo nos vasos suspensos mais volumosos, a clematis não pode viver mais do que 3-4 anos, mais cedo ou mais tarde terá que transplantá-la para o solo ou dividi-la.
Ao plantar uma muda, é importante que o colo da raiz tenha 5-10 cm de profundidade. Em regiões frias, a flor também requer uma espessa camada de cobertura vegetal orgânica.
Se você planeja usar um suporte vertical para sua videira, é aconselhável cavar antes de plantar, caso contrário, as raízes da Arabella podem ser danificadas.
Cuidados de acompanhamento
Para que a planta cresça e se desenvolva bem, ela precisará de cuidados de alta qualidade. Uma vez a cada 5-7 dias, você precisa regar a clematite. Se o verão for muito quente, a quantidade de irrigação deve ser aumentada.
A partir do segundo ano, a clematite precisará de alimentação adicional. As formulações complexas são as mais adequadas para isso. Os fertilizantes devem ser aplicados a cada 2 semanas.
O sistema radicular da clematis reage de forma extremamente negativa à secura e ao calor, portanto, para manter o nível ideal de umidade e regime de temperatura, as plantas precisarão de cobertura morta. Após a rega, é necessário cobrir a camada de solo ao redor do arbusto com palha, serragem, casca cortada de coníferas ou composto.
Controle de doenças e pragas
Clematis é uma planta bastante viável, que resiste à maioria das doenças e pragas das plantações de flores. Mas podem acontecer problemas com eles. Nos estágios iniciais da doença, a clematite pode ser salva, por isso é extremamente importante saber quais infecções esta planta pode enfrentar e como lidar com elas.
- Alta eficiência na luta com mofo cinza mostra "Fundazol". Na maioria das vezes, a clematite se depara com esse problema em tempo chuvoso.
- Ascochitose manifesta-se pelo aparecimento de manchas e orifícios marrons nas placas das folhas. Para evitar a propagação da doença, o arbusto é tratado com sulfato de cobre.
- Na derrota oídio o carbonato de sódio ajuda. Se a ressuscitação não for iniciada a tempo, a clematite pode morrer em questão de dias.
- Ferrugem irá desaparecer rapidamente se borrifado com uma solução de líquido bordalês a 2%.
Como se preparar para o inverno?
Clematis de todos os tipos toleram muito bem invernos frios e longos, no entanto, será útil preparar seu animal para o inverno.
Clematis "Arabella" pertence ao terceiro grupo de poda, significa que imediatamente após a floração, a videira deve ser cortada quase até a raiz... A poda é feita no outono, deixando apenas pequenos tocos de 15 a 20 cm de comprimento. Eles devem ter pelo menos 3-4 rins.
Na véspera do inverno, você só precisa cobrir as partes restantes do arbusto e um círculo próximo ao caule com um diâmetro de cerca de meio metro com composto, húmus ou outro tipo de cobertura morta.
Se invernos rigorosos são esperados, você também pode construir uma estrutura de tábuas e apertá-la com uma camada de agrofibra ou material de cobertura - neste caso, sua planta estará protegida de temperaturas extremamente baixas e de suas quedas.
Reprodução
"Arabella" refere-se a clematis, que se reproduzem exclusivamente vegetativamente - qualquer tentativa de cultivar clematis a partir de sementes produz um resultado muito distante da variedade mãe.
A maneira mais fácil e acessível é considerada enxertono entanto, Arabella é geralmente acelerado por um longo tempo, então é melhor usar a propagação em camadas. Os caules muitas vezes se espalham ao longo do solo, por isso não é difícil dobrá-los e prendê-los ao substrato. Depois de algum tempo, as raízes aparecem no ponto de contato com o solo - então você pode cortar o galho e transplantar a muda para um local permanente.
Outra forma acessível de criar clematis é dividindo o arbusto., mas neste caso você não poderá obter muito material de plantio de uma vez.
Os cultivadores experientes costumam usar enxertos, mas para iniciantes esse método é muito complicado.
Belos exemplos em paisagismo
A floração longa e abundante das clematites permite que sejam utilizadas com sucesso em projetos paisagísticos.
Clematis "Arabella" parece espetacular como planta de cobertura do solo, por isso é frequentemente plantada para decorar rabatki, jardins ornamentais e canteiros de flores.
Na decoração de um terreno pessoal com Arabella clematis, costuma-se utilizar todo o comprimento do rebento, cultivando uma videira sobre um suporte vertical. É necessário apenas amarrar periodicamente a planta. Qualquer material pode ser usado como suporte. Arcos, gazebos e cercas emoldurados por esta bela flor parecem especialmente impressionantes.
As clematis parecem harmoniosas em combinação com plantas perenes de curta floração, os seus rebentos penetram no arbusto e parecem enchê-lo com as suas flores decorativas. É muito popular para socar roseiras.
"Arabella" parece invariavelmente luxuosa em conjunto com coníferas.
Clematis desta variedade é freqüentemente usada para decorar sacadas e sótãos na forma de uma cultura ampla.
Para as peculiaridades de plantio e enraizamento dos cílios de clematis, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.