Plantar e cuidar de clematis em campo aberto: instruções para iniciantes
Clematis é uma planta que tem vinhas longas e poderosas e lindas flores. É utilizado para paisagismo não só de jardins, mas também de gazebos ou mesmo de casas, pois as suas vinhas podem trilhar ao longo de qualquer apoio. Em alguns casos, o comprimento dos ramos pode chegar a 4,5 metros, e as flores chegam a atingir 17 centímetros de diâmetro. A floração pode durar bastante tempo: de 2 a 4 meses. Durante esse tempo, até quinhentas flores podem florescer em um arbusto. Claro, tamanha beleza não deixará ninguém indiferente.
Muitos anos atrás, essas belas plantas só podiam ser encontradas em jardins de inverno ou estufas. Agora, esses arbustos são plantados com calma, mesmo por jardineiros novatos. Para que a planta crie raízes, é preciso cuidar bem dela.
Cronometragem
A clematis pode ser plantada em campo aberto em diferentes épocas do ano. Portanto, aquelas plantas que têm um sistema radicular aberto são recomendadas para serem plantadas no outono ou na primavera. Mas a clematite com raízes fechadas pode ser plantada no verão. Nesse caso, não haverá perigo - a planta terá tempo de criar raízes no inverno.
É mais confiável plantar clematis na primavera, porque assim a planta terá tempo para criar raízes bem e se preparar para o frio. Mas, junto com isso, essa abordagem tem algumas desvantagens. É necessário cumprir os prazos exigidos e não atrasar o plantio, pois o período vegetativo começa muito cedo na clematis, e se não conseguir plantar a tempo, o sistema radicular vai reagir a qualquer dano. É melhor plantar antes que os botões se abram.
O plantio é especialmente perigoso no outono nas regiões do norte, porque nessas regiões a clematite não consegue enraizar bem em tão pouco tempo. Nesse caso, deve ser feito no início de maio. Nos países do sul, o plantio pode ser feito ainda no início de abril.
Se as plantas têm um sistema radicular fraco, elas devem ser plantadas com antecedência em recipientes e cultivadas em casa de vegetação. Caso contrário, eles simplesmente morrerão.
Como escolher um assento?
Antes de plantar clematis no solo, certifique-se de que o local é o mais adequado. Essas plantas são bastante termofílicas e também gostam de rega moderada. Portanto, é melhor plantá-los em áreas onde haja tanto raios de sol quanto um pouco de sombra. Este último é necessário, caso contrário as flores murcham muito rapidamente ao sol. Mas se houver muita sombra, você não pode esperar pela floração.
Além do mais, o local de pouso deve ser bem protegido de ventos fortes ou correntes de ar... Deve ser localizado em uma pequena elevação para que a água no mato não estagnar. Caso isso não seja possível, é necessário fazer pequenas ranhuras destinadas à drenagem da água. Além disso, a terra deve ser mais solta, mais leve e não muito azeda, caso contrário, as vinhas simplesmente murcham e desaparecem.
Como plantar corretamente?
Mantendo distância
- Clematis de grupos Jacquemann, Viticella, Integrifolia - não mais próximos do que 1–1,5 (até 2) m um do outro (à medida que crescem fortemente).
- Clematis of the Patens groups, Flórida, parcialmente Lanuginoza (não tão vigoroso) - pelo menos 0,7-1 m de distância no sul e 1,5 m no norte (a diferença é explicada pelo fato de que no norte para o inverno os brotos devem ser cobertos ao colocá-los ao longo de uma linha ou em espiral em torno da própria planta)
- Vigorosas espécies e variedades de flores pequenas plantadas a uma distância de 2–4 m umas das outras.
O sistema radicular da maioria das clematis não se espalha amplamente para os lados (até 70-90 cm) e vai fundo, portanto não interfere nas plantas vizinhas. No entanto, existem diretrizes para distância:
- Até as árvores - não mais próximo do que 2m;
- Arbustos - não mais próximos do que 1 m.
Vale a pena isolar o sistema radicular de outras plantas com ardósia ou outro material. Ao plantar ao longo de paredes ou cercas, é necessário manter uma distância de 50 cm e colocar os apoios em ângulo em relação a eles.
Você pode plantar clematis de maneiras diferentes. Você pode usar para isso não apenas sementes, mas também mudas. Cada método tem suas próprias características, com as quais você precisa se familiarizar com mais detalhes.
Sementes
Esta opção de plantio é adequada para variedades com flores pequenas. Mas a maioria dos jardineiros tenta plantar clematis diferentes dessa maneira. Para se obter uma boa muda, é necessário estratificar todas as sementes. Isso ajudará a diminuir o tempo de germinação. Isto é especialmente verdade para aquelas sementes cujo tamanho é superior a 1 centímetro, porque, plantadas de forma natural, germinarão por mais de 1 ano.
O material da semente deve ser embebido em água com a adição de um estimulador de crescimento. Depois disso, eles precisam ser plantados em recipientes preenchidos com um substrato de terra comum, turfa e areia fina. A profundidade da semeadura depende diretamente do tamanho da semente. Para sementes maiores que 1 centímetro, a profundidade de imersão deve ser de 2 centímetros. Basta mergulhar os grãos médios em 10 milímetros e os pequenos aprofundar em 8 milímetros.
Depois disso, devem ser mantidos por 1 semana em uma sala onde a temperatura ficará em torno de 19 graus. Em seguida, o recipiente deve ser movido para a geladeira na prateleira mais baixa (aproximadamente 3 meses). Alguns especialistas levam os recipientes para fora e os cobrem com neve.
Com o início da primavera, o recipiente é devolvido ao local quente novamente e as mudas são regadas regularmente. É melhor colocar os recipientes no peitoril de uma janela. Quando aparecem os brotos, o que deve acontecer em 21 dias, eles também precisam ser umedecidos, além de soltar o solo ao seu redor. Com o aparecimento de 3-4 folhas, as mudas devem ser mergulhadas.
Após algumas semanas, quando estiverem totalmente fortalecidos, podem ser transplantados para um "habitat" permanente.
Mudas
É necessário plantar mudas em cova pré-preparada, deve-se cavar 2 semanas antes do plantio. Seu tamanho deve ser o seguinte: profundidade, largura e altura - 65 centímetros. Bem no fundo, você precisa colocar uma camada de drenagem, que deve ter pelo menos 15 centímetros. Tijolo quebrado, cascalho fino e argila expandida são adequados para isso.
Depois disso, você precisa preencher o substrato, que deve incluir:
- 1 balde de húmus;
- vários punhados de cinzas;
- 1 balde de terra comum;
- 40 gramas de superfosfato;
- se necessário 1 balde de areia fina.
Após 2 semanas, pode-se plantar mudas na cova, pois durante esse tempo o substrato deve se assentar bem. É imprescindível colocar um suporte para a futura clematite. O colo da raiz deve ser aprofundado de forma que não fique mais alto do que 15 centímetros do nível do solo. Então, tudo deve ser coberto com terra e bem compactado. Depois disso, regue e cubra com uma camada de palha para que a umidade não evapore do solo.
As mudas não crescem muito rápido. No início, o sistema radicular se desenvolve bem, depois a parte fundamental.
Plantar fora do vaso
Caso a muda seja comprada em vaso, pode-se plantá-la tanto no início da primavera quanto no verão, pois seu sistema radicular já está bem desenvolvido. A cova também deve ser preparada com antecedência. Enquanto isso a muda deverá ser cuidadosamente removida do vaso e seu sistema radicular deverá ser embebido em uma solução com a adição de um estimulador de crescimento por várias horas.
Em seguida, ele deve ser colocado em um monte do solo e espalhar cuidadosamente as raízes por todos os lados. Então tudo deve ser coberto com terra para que o colo da raiz fique 5 centímetros imerso. Se as mudas forem maiores, a imersão deve ser feita até 15 centímetros de profundidade. Depois disso o solo deve estar bem compactado, regado e coberto com uma camada de cobertura morta... Isso protegerá a planta de secar.
Cuidados de acompanhamento
Tratando-se de um cuidado adequado com a clematite, poderá agradar aos seus proprietários com uma floração bela e exuberante no segundo ano. No primeiro ano, você precisará remover todas as flores que aparecem no arbusto, e isso deve ser feito antes mesmo dos botões aparecerem. Nesse período, as clematis ainda estão muito fracas, precisam de muita força para fortalecer o sistema radicular. No caso da floração, o arbusto os gastará neste processo e acabará ficando muito fraco, o que afetará seu crescimento posterior.
Rega
A clematite jovem requer muita umidade. Eles precisam ser regados com freqüência, mas não tão abundantemente. Não permita o alagamento ou a secagem da terra. Será o suficiente para hidratar as plantas 2 ou 3 vezes por semana.
Sob um arbusto jovem, você precisará colocar 5 litros de água. Depois de molhar, certifique-se de afrouxar o solo ao redor.
Fertilizante
No primeiro ano, você não deve fazer nenhuma fertilização adicional. Isso só é permitido se, no momento do plantio no solo, as substâncias úteis necessárias para a clematite já tiverem sido adicionadas. No segundo ano, você pode usar fertilizantes de nitrogênio, mas ao mesmo tempo, a dosagem não deve ser muito grande, pois isso pode levar ao fato de que o arbusto terá um grande número de brotos, e haverá muito poucas flores sobre ele. Além disso, fertilizantes complexos de potássio e fósforo podem ser aplicados antes do início da floração.
Amarrando
É muito importante para a clematite, porque dele dependerá o desenvolvimento do mato, bem como a sua proteção contra várias doenças. Na maioria das vezes, essas plantas são amarradas a suportes especiais que são instalados durante o plantio. Primeiro você precisa consertar o fundo do arbusto, isso deve ser feito o mais próximo possível do solo. Isso protegerá a clematite de qualquer dano mecânico.
A videira deve ser distribuída em forma de leque. No futuro, os próprios brotos poderão crescer na direção desejada.
Se necessário, os próprios proprietários podem regular o crescimento e a floração da clematite.
Poda
A poda sanitária deve ser realizada anualmente. Isso pode ser feito ao longo da temporada. Neste caso, é necessário remover todos os brotos secos e doentes. Além disso, também há poda de outono. No entanto, é realizado de maneiras diferentes e depende do tipo de clematite.
Os especialistas distinguem três grupos de poda.
- Para o primeiro grupo inclui aquelas plantas cuja floração começa no final de maio ou início de junho. Na maioria das vezes, isso acontece em tiros do ano anterior. Essa clematis não pode ser cortada no inverno, mas feita após a floração, e somente se as videiras forem muito altas. No entanto, não se esqueça de retirar os ramos flexíveis dos suportes e protegê-los do gelo.
- Para o segundo grupo inclui clematis que florescem tanto nos brotos anteriores quanto no caule deste ano. A poda deve ser feita 2 vezes ao ano. Pela primeira vez - em maio, quando as vinhas do ano passado florescem. São os velhos rebentos que precisam ser cortados. A segunda poda será necessária apenas antes do início da primeira geada, sendo necessária a retirada das vinhas do ano em curso. Vale a pena retirar um terço dos brotos.
- Para o terceiro grupo incluem plantas que florescem em brotos jovens. A poda completa, neste caso, é realizada no outono, após o que a planta é coberta.
Preparando clematis para o período de inverno
Embora a clematite seja resistente à geada, é melhor cobri-la para o inverno. Você pode usar uma variedade de materiais para isso.Pode ser terra, folhas secas, húmus e ramos de abeto, isto é, o que estará à mão. Nesse caso, se algum roedor for visto no território do local, é imperativo colocar um meio de combatê-lo sob o abrigo. De cima, a clematis pode ser coberta adicionalmente com um escudo de madeira derrubado para proteger o arbusto de se molhar.
Abrindo clematis na primavera
Assim que a neve derreter e estiver bastante quente lá fora, você pode remover o material de cobertura. Depois disso, os especialistas recomendam tratar o arbusto com agentes especiais para infecções fúngicas. Além do mais, você precisará alimentar a planta com fertilizante de amônia.
Dicas de especialistas
Aqueles que decidem plantar clematis pela primeira vez em seu site precisam seguir alguns conselhos. Caso os botões da muda comprada não tenham florescido, então junto com o filme, você pode colocá-lo na geladeira ou sob a neve por vários dias, e então movê-lo para o calor. Essa sacudida ajudará a lidar com esse problema.
Se ainda estiver frio lá fora e as folhas já tiverem aparecido na planta, ela deve ser transplantada para um recipiente um pouco maior. Além disso, se os brotos estiverem crescendo muito, eles devem ser fixados com alfinetes.
Muitas pessoas, vendo esta planta delicada e bonita pela primeira vez, imediatamente querem comprá-la e plantá-la em seu site. E não é em vão, porque clematis pode competir com várias plantas exóticas... Suas grandes flores caem de suportes lindamente feitos como cachoeiras, e isso chama a atenção.
Porém, para alcançar tal beleza, você precisa prestar um pouco de atenção a este belo homem. E o principal é se familiarizar com as regras de plantio e posterior cuidado. Somente neste caso você pode esperar um excelente resultado.
Para as regras de plantio de clematis em campo aberto na primavera, veja o vídeo abaixo.
Obrigado pelo artigo. Plantei várias vezes, não sobrevivi. Agora vou tentar novamente de acordo com suas recomendações.
Obrigado, artigo muito útil.
O comentário foi enviado com sucesso.