Como alimentar a clematite na primavera?

Contente
  1. Por que alimentar clematis?
  2. Condições de alimentação
  3. Seleção de fertilizantes
  4. Recomendações

Clematis é uma planta pertencente à família Buttercup. Essas vinhas perenes também são chamadas de clematite ou videiras. Eles têm belas propriedades decorativas e são amplamente utilizados em projetos paisagísticos. Mais comum na forma de trepadeira, mas também existem formas arbustivas. Estas belas vinhas decoram perfeitamente as fachadas de edifícios e sebes em chalés de verão. Mas para conseguir uma jardinagem decorativa excelente com plantas perenes em flor, é aconselhável acumular conhecimentos e fazer um esforço suficiente.

Por que alimentar clematis?

Esta liana decorativa cresce no campo e no jardim e não necessita de ser transplantada para outro local durante cerca de 15 anos. Hoje, existe uma grande variedade de espécies dessa cultura. Cerca de 300 variedades dessas vinhas de jardim rasteiras são conhecidas no mundo. A intensidade e a duração da floração da clematite são influenciadas não apenas pela variedade, clima e clima, mas em maior medida pelo cuidado integral durante todo o período de crescimento. Fertilizar o solo e alimentar-se na primavera para uma floração exuberante significa lançar as bases para o futuro florescimento abundante da videira. Fertilizando o solo nos locais onde as vinhas são plantadas, o jardineiro fornece à planta uma nutrição completa de dois anos para a sua vegetação. Em seguida, o solo é gradualmente esgotado, devido ao qual o crescimento e a floração da videira diminuem.

Portanto, a partir do terceiro ano da estação de cultivo, é aconselhável começar a fertilizar o solo imediatamente após o inverno para que a alimentação primaveril da clematite ajude a crescer os brotos e se desenvolver plenamente.

Condições de alimentação

Dois anos após o plantio no solo, a clematite é alimentada anualmente em três estágios: no início da primavera, no verão, quando os botões estão se formando, e no outono, para se preparar para o inverno. Cada curativo tem um significado específico e o mais importante de todos é feito no início da primavera. Nesta época, os brotos jovens começam a crescer e os botões das flores são colocados. Os especialistas aconselham a ativar o crescimento da videira com alimentação precoce de leite de limão, que também protegerá as videiras de doenças e pragas. Em abril, 3 dias após o tratamento das plantações com leite de lima, sua folhagem deve ser tratada com comprimidos de ácido succínico dissolvidos em água.

Após outros 5 dias, um curativo de raiz contendo nitrogênio líquido é adicionado, e uma semana depois um bioestimulador baseado em ácidos húmicos é adicionado. Em maio, é utilizada a uréia dissolvida. A solução é derramada sob o arbusto. Outra opção é simplesmente desmoronar no solo próximo ao plantio. Em meados de maio, infusões de verbasco e estrume de galinha servem como fertilizante. Nos últimos dias do mês, a calagem do solo é realizada antes da cobertura morta. Isso atinge a acidez do solo adequada para a videira. Com a ajuda de uma solução de cal apagada, giz ou farinha de dolomita colocada sob a raiz, o solo é enriquecido adicionalmente com potássio e cálcio, que ajudam a manter o brilho das flores.

Importante! O curativo foliar e a irrigação de brotos jovens com solução fraca de uréia nos últimos dias de maio podem aumentar a imunidade e ativar a formação de botões.

Mais tarde, ao formar botões, você não pode usar misturas de nutrientes de primavera, você precisa usar as de verão: superfosfato e nitrato de potássio. Uma formulação com baixo teor de nitrogênio e alto teor de potássio é adequada. Os dois primeiros meses de verão - junho e julho - são o período de crescimento ativo dos botões e floração prolongada da videira.Nestes meses, é melhor reduzir significativamente, ou mesmo parar completamente a fertilização das vinhas, a abundância da floração aumentará visivelmente.

No final de agosto, a aplicação de compostos fósforo-potássio é continuada. Nem sempre em dias quentes e sempre ao pôr do sol, as folhas devem ser borrifadas com uma solução fraca de ácido bórico com permanganato de potássio. É útil para estimular o crescimento e aumentar o conteúdo de clorofila. Pulverizar desta forma reduzirá os efeitos negativos do calor e aumentará o número de flores.

Em setembro, o cipó encerra a floração, no futuro terá um período de descanso. O nitrogênio é completamente excluído das misturas de nutrientes, uma vez que os brotos não são mais necessários. Agora, os fertilizantes fosfatados e potássicos do outono devem preparar a clematite para os dias frios. No final de setembro, o procedimento de outono mais importante é realizado - cobertura morta. Novamente, nas raízes da planta perene, uma camada de cinza de madeira é derramada. O potássio contido nas cinzas aumenta a robustez invernal de todas as plantas ornamentais. Isso encerra a fertilização de outono.

Seleção de fertilizantes

O princípio básico da alimentação da clematite baseia-se nas seguintes regras:

  • se a alimentação for necessária para a formação de rebentos jovens e a postura de botões de flores, fertilizantes de nitrogênio são usados ​​na primavera;
  • quando a cobertura é necessária para a formação de botões, fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados no verão;
  • para uma melhor transferência do tempo frio no outono, fertilizantes de fósforo e potássio também são usados.

Para se desenvolver, a planta precisa de 16 micro e macroelementos, que recebe tanto do ar quanto do solo fertilizado pelos jardineiros. A matéria orgânica deve ser alternada com fertilizantes minerais para garantir o crescimento normal das mudas. A videira encontra o material de construção que forma a célula em suplementos de nitrogênio, além de ativar os processos de divisão celular e prevenir seu envelhecimento. Por isso, na primavera, as vinhas são alimentadas com fertilizantes nitrogenados de composição orgânica, a partir de húmus, húmus, esterco podre. Os fertilizantes minerais podem substituir a matéria orgânica - soluções de ureia ou nitrato de amônio. Uma solução rosa claro de permanganato de potássio aumentará o conteúdo de manganês e potássio e estimulará a produção de clorofila. A assimilação da matéria orgânica ocorre melhor na forma de solução aquosa em infusão.

    Assim, todos os microrganismos necessários penetrarão profundamente no solo e serão facilmente absorvidos pelas vinhas. As infusões mais utilizadas são de ervas daninhas ou estrume fermentado, que são diluídas com nitrofosfato.

    Em um terreno particular, onde, junto com plantas ornamentais, são cultivados vegetais e frutas, é melhor usar remédios populares, e não usar produtos químicos. As infusões de ervas ou de fermento substituirão completamente os excrementos ou esterco de galinha que faltam. E se não houver matéria orgânica disponível, a alimentação mineral na forma de solução aquosa ou grânulos será um substituto. Os grânulos estão espalhados pelo tronco e bem regados. Soluções aquosas de ureia e amônia tirarão a planta da hibernação, aumentarão o crescimento e ajudarão a formar botões.

    Para a formação dos botões e a duração da floração subsequente, a clematis necessita de fósforo e potássio. O fósforo contém superfosfato, superfosfato duplo, fósforo e farinha de osso, que é ainda mais eficaz do que a rocha fosfática. O superfosfato é usado tanto na forma líquida quanto na forma seca. No superfosfato duplo, a quantidade de ácido fosfórico é dobrada, portanto, deve ser utilizado em menor concentração.

    Uma solução de ácido bórico e permanganato de potássio, que é pulverizada com perenes decorativas no meio do verão, não só enriquece o solo com os oligoelementos necessários, mas também se torna um bom anti-séptico e aumenta a imunidade da videira. Ammophoska ou nitrophoska são usados ​​como formulações de nutrientes com alto teor de potássio. Os proprietários de terras recomendam o uso de mais um tempero - leite de limão.Ele gosta muito de clematis, mas só deve ser usado em solos ácidos.

    Recomendações

    Pode ser difícil para iniciantes cultivar essa cultura decorativa. Mas se você conhece as peculiaridades de cuidar dessa liana magnificamente florida, então ela pode ser cultivada com sucesso em seu local. Se você aplicar os seguintes truques simples, poderá fazer com que essas vinhas floresçam profusamente e por muito tempo:

    • é necessário iniciar a alimentação das vinhas em abril, altura em que a temperatura do ar sobe para + 10 ° C com um intervalo de 2 semanas e antes da abertura dos botões;
    • antes da alimentação, o círculo do tronco é limpo de ervas daninhas;
    • para cada cipó adulto consomem-se no mínimo 5 litros de fertilizantes, diluídos rigorosamente de acordo com as instruções;
    • para cada planta individual, no momento do plantio, devem ser usados ​​20 kg de húmus úteis para a videira;
    • não poupar cinza para clematis - promove a floração, evita a podridão e afugenta as pragas rasteiras; a cinza da madeira durante a cobertura morta é espalhada a uma taxa de cerca de 0,5 kg por 1 arbusto;
    • no complexo mineral não deve haver cloro clematis nocivo, o que enfraquece sua imunidade;
    • é importante respeitar rigorosamente a ordem de aplicação de cada tipo de fertilizante;
    • na utilização de misturas nutricionais, é necessário observar rigorosamente a tecnologia de seu preparo e respeitar a concentração recomendada de substâncias; o não cumprimento desses requisitos causa danos irreparáveis ​​às plantações;
    • a clematite para o desenvolvimento necessita da pulverização com bioestimulantes, o que irá potenciar o crescimento dos rebentos laterais para maior esplendor dos arbustos; com a ajuda deles, a clematite tolerará melhor as baixas temperaturas do solo.

    Existem muitas composições prontas para trepadeiras.

    Este é um fertilizante líquido complexo para videiras "Bom poder", fertilizante organo-mineral complexo "Receitas de jardim", fertilizante universal "Vagão Kemira", drogas "Avkarin" e muitos outros. Se você aplicar essas recomendações ao cuidar da clematite, essas vinhas lindamente floridas, que podem decorar qualquer área, irão transformá-la em um jardim do Éden.

    Como alimentar a clematite na primavera, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário