Suporte para clematis: uma visão geral das espécies e ideias da liga
Clematis é uma planta muito usada para decorar jardins domésticos. A beleza da clematite reside não só no grande número de flores, mas também nas próprias vinhas, que se enrolam completamente numa parede ou pérgula próxima. Para suportar videiras longas, eles precisam ser amarrados a suportes.... Claro, você tem que gastar um pouco de tempo criando tais adereços, mas no final obterá uma composição original de flores, rebentos verdes, bem como o mais belo suporte.
Por que você precisa de suporte?
Os jardineiros que acabam de decidir começar a criar clematis podem dizer que esta planta pode existir sem suportes. Mas esse julgamento está completamente errado. Ao cultivar tais plantas trepadeiras em sua casa de campo ou em seu jardim, você deve definitivamente usar suportes para apoiar seus brotos. Afinal, o comprimento das vinhas em alguns casos pode chegar a 4 metros.
Eles não serão capazes de crescer independentemente em uma posição vertical, especialmente se não houver nenhum suporte próximo onde eles possam se arrastar. Afinal, o arbusto em si é bastante grande e, com seu próprio peso, simplesmente cairá no chão. Mas existem outras razões para instalar tais suportes. Aqui está uma pequena lista deles.
- Clematis parece muito mais atraente quando colocado na posição vertical. Além disso, a maioria dos paisagistas usa suportes para criar as composições mais elegantes.
- Na maioria das vezes, o arbusto é muito denso. Se você consertar corretamente, a planta ficará linda e permanecerá saudável. Nenhuma lesma ou caramujo crescerá nas folhas e trepadeiras.
- Será muito mais conveniente cuidar de uma planta fixada em um suporte. Será mais fácil para os proprietários regar e alimentar, bem como pulverizar a clematite com produtos químicos. Além disso, será conveniente apará-lo quando necessário.
- Não se esqueça de que os próprios suportes são um elemento decorativo. Afinal, a clematis só é bonita quando tem muitas folhas e flores. No frio, o suporte fica totalmente descoberto.
Conseqüentemente, ela mesma deve estar linda em qualquer época do ano.
Visão geral da espécie
Cada proprietário sonha em criar um canto aconchegante em seu jardim, onde você não só pode relaxar, mas também se esconder dos raios de sol quentes. Ele pode ser criado de várias maneiras, inclusive usando clematis colocadas em suportes de várias formas. Vale a pena considerar o mais comum entre eles e escolher a opção mais adequada para uma determinada trama pessoal.
Malha
A opção mais comum e simples é uma treliça feita em forma de treliça... Você pode comprar ou fazer você mesmo. De um modo geral, a parte principal da grade consiste em uma estrutura suficientemente forte. No interior, na maioria das vezes existem figuras em forma de losangos ou quadrados.
Quanto ao tamanho das células, então pelos padrões, eles devem estar dentro de 5 por 5 centímetros. Essas grades podem ser instaladas como uma estrutura independente ou fixadas na parede. No primeiro caso, o suporte necessitará de um suporte para que não caia por fortes rajadas de vento. Mas neste caso o suporte também deve ser atraente e não se destacar muito.
Bola de apoio
Clematis ficará muito bom, se um balão for usado para apoiá-lo. Além disso, esta opção é muito cómoda, porque pode instalar esse tipo de suporte em qualquer local: num canteiro, num jardim e até perto de um terraço.
Na maioria das vezes, ele é feito de várias hastes curvas e suas pernas podem ser aprofundadas no solo, o que lhe dará estabilidade. Como material para sua fabricação, pode-se utilizar tubos de metal-plástico ou alumínio, que possuem a capacidade de dobrar bem.
Suporte de cilindro
Com a ajuda de tal estrutura você pode decorar qualquer objeto vertical. Podem ser postes elétricos e troncos de árvore secos, que criam a aparência de postes floridos. Sua altura deve estar dentro de 2 metros.
Uma malha de ferro pode ser usada como material para a fabricação de tal cilindro. Deve ser torcido em um cilindro e preso com arame comum. Pelas laterais, é necessário soldá-lo ao longo do reforço e, em seguida, com a ajuda deles, cavar toda a estrutura no solo.
A clematite deve ser plantada perto dos postes de reforço ou bem no meio do cilindro para que possam trançar completamente a tela. Desta forma, você pode ocultar quaisquer falhas em sua área.
Arco
O arco forjado parece muito bom. Pode ser colocado na entrada do pátio ou utilizado para justificar um local de descanso. Na maioria das vezes, essa estrutura é feita de tubos de ferro ou metal. Para fazer um semicírculo, você precisa de uma armadura que deve ser dobrada. O arco deve ser alto e largo. Isso é necessário para que a mesa e as cadeiras possam caber embaixo dela. Em torno desse arco, você precisa plantar vários arbustos de clematite. A composição ficará muito bonita se as flores tiverem tons diferentes.
Pérgula de suporte
É um dossel instalado horizontal ou verticalmente, que é posteriormente trançado com clematis. Na maioria das vezes, uma pérgula é feita de pranchas de madeira muito finas. Pode ser um ou mais quadros desmontados. Ele pode ser colocado no local como uma estrutura independente e próximo à parede.
Obelisco-suporte
As estruturas feitas em forma de pirâmides são chamadas de obeliscos por muitos jardineiros. São constituídos por barras de ferro ou pranchas de madeira, que se fixam entre si com travessas especiais, pelo que são muito estáveis. Você pode instalar essas estruturas nos locais mais inusitados, por exemplo, em canteiros de flores, no jardim ou mesmo perto do terraço.
Suporte com cordão
Pode ser feito de cordas comuns ou fios densos, que são bastante capazes de suportar o peso do arbusto de clematis. Esses suportes têm várias vantagens. Por exemplo, quando você precisa podar, as vinhas podem ser facilmente removidas de tais suportes. Afinal, eles escorregarão sem muito esforço e ao mesmo tempo não serão danificados.
Treliça de suporte
Este desenho representa a mesma treliça feita na forma de uma treliça. Sua única diferença é que consiste em várias seções.... A opção mais popular entre os jardineiros é aquela composta por 3 ou mais seções. Cada um deles é coletado separadamente. As células da seção central são feitas em losangos, mas as laterais são feitas em quadrados de formato correto.
Todas essas seções devem ser conectadas em uma parede. Acima do pilar do meio, você precisa instalar um pequeno semicírculo que se parecerá com os raios do sol. A treliça deve ser cuidadosamente ancorada no solo com cabos de sustentação, que devem ser muito fortes. Afinal, tal desenho, junto com a clematite em flor, vai pesar bastante.
DIY fazendo ideias
Caso não seja possível adquirir suportes na loja, você mesmo poderá fazê-los. Para isso, basta utilizar todos os meios disponíveis que estão na casa, uma ferramenta, bem como um pouco de imaginação e tempo.
Tapeçaria
Provavelmente, um dos suportes mais difíceis é a treliça, que é fixada a uma parede em branco. Sua vantagem é em incrível beleza. As grades de parede são feitas melhor com tábuas de madeira finas, cuja seção transversal terá cerca de 1x4 centímetros. Mas, para a moldura, você precisa usar espaços em branco mais grossos.
além do mais é imperativo certificar-se de que o tamanho das células é aproximadamente o mesmo (dentro de 6 x 6 centímetros). Isso é necessário para que os rebentos de clematis possam passar livremente por eles.
A treliça pode ser fixada à parede de qualquer edifício. Além disso, permite ocultar irregularidades ou fissuras no edifício por baixo da clematite. A altura das treliças pode ser de 3 metros até o telhado propriamente dito. A estrutura em várias camadas, composta por vários elementos, parece especialmente bonita.
Arco de vergalhão
Este material é muito confortável devido à sua elasticidade. Afinal, ele pode ser facilmente dobrado, enquanto forma um semicírculo regular. Todas as conexões são fixadas com uma máquina de solda. Para começar, você precisa enterrar prateleiras de tubos de metal no solo e, em seguida, concretá-los. Depois disso, você precisa dobrar os arcos do reforço e trazê-los para dentro das prateleiras. Em seguida, eles devem ser protegidos por soldagem.
As células também são feitas de reforço. Eles também são soldados com uma máquina de solda. Quando toda a estrutura estiver completamente acabada, você pode começar a pintá-la. Isso protegerá o arco da corrosão e também o tornará mais atraente. A base deverá ser tingida pelo menos uma vez a cada dois anos para que não fique desarrumada.
Suporte de malha
A flexibilidade deste material permite realizar suportes das mais variadas e inusitadas formas. É muito bom se a cerca for inteiramente feita de malha. Nesse caso, mudas de clematite podem ser plantadas em todo o perímetro, o que deixará a cerca mais bonita pela abundância de flores.
Além do mais, você pode instalar esse tipo de suporte bem no meio do site. Neste caso, um suporte cilíndrico pode ser feito a partir da tela e preso com um arame. Em seu centro, você pode plantar um arbusto de clematis, que acabará por trançar toda a malha.
Pérgola
Pelas normas, a pérgula não pode ultrapassar 2,5 metros, mas também não vale a pena baixá-la. Essa estrutura parece bastante leve e arejada, mas na verdade, sua estrutura é muito forte. Você pode fazer uma pérgula com canos de plástico e madeira. Todo mundo escolhe a opção que é acessível e atraente para ele.
Para montar a pérgula, você precisa cavar os pilares no solo. Os furos para eles devem ter pelo menos meio metro de profundidade. Depois disso, eles devem ser concretados. As vigas transversais e travessas devem ser fixadas entre os postes. Nas laterais da pérgula, é necessário plantar vários arbustos de clematis, que com o tempo envolverão toda a estrutura com suas vinhas.
Suporte de filiais
Como suporte para clematis, você pode usar arbustos que estão localizados no local. Nesta qualidade caberá um chubushnik ou forsythia, a clematis não ficará menos bonita nos ramos do lilás, que murcha muito cedo. Mesmo quando o lilás em si já parece pouco apresentável, trepadeiras com flores delicadas irão decorá-lo. O principal é evitar que os ramos da clematite obstruam o próprio arbusto. Caso contrário, começará a murchar no próximo ano.
Para fazer isso, uma muda de clematis deve ser plantada perto do arbusto desejado. Quando ela florescer, você precisa enviar suas vinhas na direção certa.
Suporte de vime
Este tipo de suporte ficará em qualquer caso bonito no terreno do jardim, mesmo quando a clematis está completamente desbotada. Para a sua construção necessitará de uma ferramenta, bem como galhos de salgueiro ou cipó e vários poleiros.
Este último deve ser bem afiado e depois cravado no solo no local onde futuramente será plantada a clematite. Com os galhos de uma videira ou salgueiro, você precisa tecer dois círculos e prendê-los com barbante nos postes preparados. Depois disso, o espaço restante deve ser trançado com cipó. O padrão de tecelagem deve ser selecionado com antecedência. Quando a estrutura estiver totalmente pronta, pode-se plantar uma muda de clematis. À medida que cresce, os brotos jovens precisam ser iniciados na direção certa.
Como amarrar clematis corretamente?
Independentemente do tipo de suporte usado para sustentar a clematis, suas vinhas devem ser amarradas à estrutura bem no fundo. Isso pode ser feito com barbante comum, linha de pesca ou um fio bastante denso. Você não deve usar cordas ou tecidos ásperos, porque eles não só danificam os delicados brotos da clematis, mas também estragam a aparência de uma composição cuidada.
Depois disso, as vinhas devem ser bem fixadas em todo o suporte. Conforme os brotos crescem, eles precisam ser guiados na posição vertical. Isso os ajudará a agarrar-se aos saltadores mais altos por conta própria. Na maioria das vezes, as próprias vinhas de clematis tecem na direção certa. No entanto, uma liga oportuna impedirá que os brotos se entrelacem.
Especialmente é necessário monitorar a localização das vinhas em suportes como treliças na parede. Se isso não for feito, os brotos não serão capazes de trançar a estrutura corretamente. Para resumir, podemos dizer que os suportes para clematis são muito importantes. Sem eles, as plantas não serão capazes de existir plenamente e certamente não se deliciarão com sua aparência encantadora.
Portanto, antes de comprar suas mudas, deve-se verificar se os estandes já estão prontos. Assim, a clematis desenvolve-se totalmente desde os primeiros dias.
Para obter informações sobre como amarrar corretamente a muda de clematis adquirida ao suporte, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.