Clematite de poda: grupos, tipos e instruções passo a passo

Contente
  1. Compromisso
  2. Tipos de corte
  3. Procure variedades por grupo
  4. Como e quando aparar corretamente?
  5. Recomendações

Clematis é uma cultura que necessariamente requer poda para seu desenvolvimento com sucesso. No entanto, ao contrário da maioria das outras plantas, o tratamento até mesmo de variedades semelhantes pode variar significativamente.

Compromisso

A poda é considerada uma parte extremamente importante do cuidado da clematite. Se tudo for feito da maneira correta, levando em consideração as características de uma determinada variedade, pode-se garantir o correto desenvolvimento da cultura, sua longevidade e bela floração regular. O procedimento em si é fácil - basta retirar o excesso com uma tesoura. No entanto, o momento, o local e a quantidade de corte são determinados dependendo do grupo de corte ao qual a variedade de clematis pertence.

Tipos de corte

Cada tipo de corte nÉ produzido para um fim específico e tem funções próprias.

  • Em primeiro lugar, independentemente do grupo a que pertença a variedade da clematis, é necessária uma higienização, que é efectuada no outono ou na primavera. O ponto principal desse procedimento é eliminar processos já inviáveis, ou seja, galhos secos, quebrados ou doentes.
  • Na preparação para o inverno, a clematis também precisa remover todas as folhas disponíveis, respeitando as regras próprias de um determinado grupo. Este é considerado o principal tipo de poda.
  • As podas decorativas são efectuadas a pedido dos proprietários e organizadas de forma a tornar a forma do arbusto mais atraente e limitar o seu crescimento. Não existem regras especiais para o processamento decorativo.
  • Aproximadamente uma vez a cada cinco anos, a clematis é submetida a uma poda antienvelhecimento, realizada imediatamente após a floração dos botões. Durante o procedimento, todas as vinhas velhas são removidas e são criadas todas as condições para o surgimento de novos brotos. O rejuvenescimento é feito em duas etapas: retirada de parte dos galhos antigos no primeiro ano e outra parte no ano seguinte.

Procure variedades por grupo

Na clematis, costuma-se distinguir três grupos principais, de acordo com as regras de poda outonal.

A descrição do primeiro grupo deve começar pelo fato de que ele reúne as variedades que florescem na junção da primavera e do verão nos brotos que sobraram do ano passado. Por exemplo, estamos falando sobre tipos de clematis como siberiana, montanha e também alpina... Essas plantas não precisam de abrigo e, portanto, não precisam ser cortadas antes do início da geada. No entanto, os jardineiros ainda realizam processamentos leves no final da floração, libertando o arbusto dos ramos doentes e enfraquecidos, bem como encurtando os rebentos em caso de altura excessiva.

O primeiro grupo de poda inclui representantes do grupo de espécies "Atragene"... Formam-se suas variedades, que resultam da seleção de várias espécies de montanha, por exemplo, Alpina, Coreana, Okhotsk, Montanha, Siberiana, de pétalas grandes e Turquestão. Todos eles são capazes de sobreviver a geadas de até 40 graus negativos diretamente na treliça.

O segundo grupo de poda inclui as clematites, cujos botões florescem tanto nos brotos do ano passado quanto nos novos. As plantas devem ser podadas duas vezes por ano. A primeira poda é realizada nos brotos do ano passado, após o desbotamento dos botões. Isso é feito em maio ou em junho, e são os brotos do ano passado que são removidos - os novos não devem ser tocados. A segunda poda é feita no outono, após a primeira geada, mas antes mesmo de a planta ser preparada para o inverno.Todos os brotos finos, doentes ou enfraquecidos deste ano são cortados completamente, e os fortes são encurtados em um terço. Além disso, todos os brotos são enrolados em anéis e colocados no chão, após o que a clematis é coberta com ramos de abeto ou material especial.

Híbridos de flores grandes deste grupo vêm da espécie Patens, Flórida e Lanutinoza... No outono, eles são encurtados para que permaneçam de 10 a 15 nós nos brotos, o que corresponde a um metro e meio de altura da planta. Em um espécime adulto, restam apenas 10-12 brotos saudáveis. Estamos falando sobre variedades Dra. Ruppel, Yulka, Gladys Picard, Akaiishi, Solidariedade, Sunset, Miss Bateman, Asao de outros.

O terceiro grupo de poda reúne as clematis, que florescem apenas com brotos frescos, e os botões são arados de julho a setembro. Estamos falando de representantes das variedades "Vititsella", "Integrifolia", "Orientalis", "Zhakmana"... O encurtamento dos rebentos é efectuado ao máximo para garantir uma floração abundante para a próxima época. Os brotos são cortados de forma que restem apenas 2-3 nós, movendo-se do solo. Se a clematis ainda não ultrapassou o segundo ano de vida, recomenda-se-lhe uma poda forte, independentemente do grupo a que pertença. Neste caso, estamos falando de variedades "Warsaw Night" (ou "Warsaw Nike"), "Viticella", "Pink Fantasy".

A poda combinada é recomendada para algumas clematis da subespécie "Lanuginoza". O fato é que em junho os botões se abrem nos brotos do ano passado, e no meio do verão já florescem nos galhos atuais. Você deve combinar o corte do segundo e terceiro grupos. No outono, os brotos frescos são ligeiramente encurtados e removidos sob cobertura, mas os ramos velhos são quase completamente eliminados assim que murcham. De acordo com outro princípio de poda combinada, o encurtamento ocorre de forma que três camadas são formadas.

O primeiro é processado a um metro do solo, o segundo - a uma distância de 0,5 metros, e o terceiro - a uma marca de alguns rins. Após o processamento, a planta se protege para o inverno. Na primavera, assim que este ou aquele rebento murchar, terá que ser cortado quase completamente. Os ramos jovens emergentes também serão cortados em diferentes alturas.

Como e quando aparar corretamente?

Acredita-se que a poda de clematis em grupos é mais relevante para especialistas, e os amadores, especialmente os jardineiros novatos, não precisam se aprofundar nas complexidades e aderir às regras gerais. No outono, o encurtamento dos brotos é o mesmo, independente do grupo. Para o inverno, é melhor encurtar os brotos para que um ou dois botões fiquem acima do solo. Isso permite que o sistema radicular desperte mais rápido na primavera e floresça mais ativamente.

Costuma-se combinar a poda com a pinça, podendo ser realizada no verão, no início de junho. Este procedimento promove uma melhor ramificação das plantas. ESe a clematis pertencer ao primeiro ou ao segundo grupo, deve ser pinçada de forma a manter 30 centímetros do solo até à marca seleccionada. Além disso, quando os cílios crescem, a altura deve ser aumentada para 50 centímetros. As clematis do terceiro grupo são pinçadas pela primeira vez a uma altura de quinze centímetros, depois a cerca de 20-30 centímetros e depois a meio metro de altura.

A poda propriamente dita é feita com poda convencional ou faca afiada. O corte deve ser feito de forma que pelo menos 5 centímetros fiquem entre ele e o rim mais próximo. É importante fazer um movimento oblíquo da ferramenta para que não permaneça umidade no local resultante, o que pode provocar o aparecimento de apodrecimento.

Além disso, não devemos esquecer a desinfecção do ponto, principalmente se uma planta for processada após a outra.

Como regra, uma clematite saudável e com desenvolvimento adequado tem de 10 a 15 cílios.No entanto, em algumas espécies, o número de brotos aumenta significativamente e, portanto, eles precisam ser desbastados para evitar o espessamento. É melhor fazer isso depois que a clematite florescer. Todas as plantas também requerem higienização, que pode ser feita independentemente da estação do ano. Galhos quebrados ou doentes são removidos imediatamente.

Pelo aparecimento da clematite, é quase impossível determinar a que grupo ela pertence. Na maioria dos casos, a única maneira de descobrir é verificar com o vendedor ou ler o rótulo. No entanto, os especialistas acreditam que as pétalas duplas dos botões são características apenas do segundo grupo de poda. A clematite com flores pequenas, na maioria dos casos, pertence ao primeiro grupo. Em caso de dúvida, faz sentido realizar uma poda combinada e determinar empiricamente a que grupo a clematis ainda pertence.

A poda primaveril é feita no início da estação, pois é preciso esperar um pouco antes que os botões despertem e o suco comece a se mexer. Ao mesmo tempo, deve-se realizar o tratamento sanitário e desbaste. Muitos jardineiros preferem o procedimento da primavera, pois dá uma compreensão mais clara de quanto a planta deve ser encurtada, quais botões já despertaram e quais estão congelados no inverno e devem ser removidos. Após a conclusão do procedimento, a clematis é imediatamente fixada ao suporte existente. A poda de outono ocorre em qualquer lugar a partir de meados de outubro até o final de novembro.

A escolha da data deve ser feita de forma a dar tempo de terminar tudo antes do início da geada. Apesar de nem todos os grupos de clematis serem necessários para a invernada, esta pode ser realizada em qualquer caso, mas com o objetivo de desbastar os ramos e implementar a prevenção sanitária.

Recomendações

    Se a variedade de clematis imediatamente após o plantio se desenvolver apenas devido a um único caule, ainda assim deve ser cortada antes do inverno. Você precisa encurtá-lo fortemente, deixando apenas alguns rins saudáveis. Devido a isso, no próximo ano a clematite começará o desenvolvimento de brotos basais e o crescimento de arbustos nas laterais.

    Nas plantas do terceiro grupo, às vezes pode-se deixar um ou dois brotos sem poda. desde que o clima na zona existente seja ameno e sem variações bruscas de temperatura. Esses brotos fortes começarão a florescer na primavera, e os demais se deliciarão com os botões abertos, a partir de julho e até meados de setembro.

    Muitos jardineiros amadores estão preocupados com a questão de saber se é necessário cortar as mudas ao plantar diretamente. A maioria dos especialistas dá uma resposta negativa, apesar das recomendações errôneas encontradas para encurtar os cílios crescentes. Em uma muda de desenvolvimento adequado que atingiu a idade de dois anos, o sistema radicular se adapta bem à nova situação e os brotos cresceram o suficiente, portanto, podar qualquer parte não faz sentido. No entanto, em mudas jovens, você pode apertar o topo dos brotos para estimular ainda mais o perfilhamento.

    Na hora da poda, quando se pensa no número de nós restantes, é importante entender que um grande número de botões levará a uma floração mais intensa, e um número menor dará um diâmetro maior de botões abertos.

    O que é importante saber sobre a poda de clematis, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário