Clematis não acordou depois do inverno: por que motivos e o que fazer?
Clematis é uma planta perene trepadeira da família Buttercup. Clematis se espalhou devido às suas flores grandes e bonitas com um agradável aroma adocicado. Hoje, existem muitas variedades desta planta: desde a clematite com flores pequenas até a variedade Andrômeda com flores grandes e brilhantes. É sabido que a clematite é uma planta caprichosa, que requer cuidados cuidadosos.
Portanto, seus proprietários costumam ter dificuldades. Um dos problemas mais comuns é que a clematite não acordou após o inverno. Surgem dúvidas sobre o que fazer e como reviver sua planta favorita.
Causas
Às vezes não vale a pena se preocupar com o fato de que a clematite não brotou na primavera. Jardineiros experientes dizem que este é o estado normal desta planta, a clematis pode "sentar-se no chão" mesmo durante um ano.
Mas você ainda precisa jogar pelo seguro, porque, talvez, existam alguns motivos sérios para o sono prolongado. Portanto, é importante descobrir o verdadeiro motivo pelo qual não é possível acordar a planta para que ela não morra. Na maioria das vezes, ele pode sofrer devido a erros de pouso. No entanto, também existem outros fatores possíveis.
Cuidado impróprio
O cuidado impróprio com as plantas pode causar um atraso no despertar, afinal, se o clematis não acumular força suficiente durante o ano, ele não conseguirá acordar a tempo, podendo até morrer.
A clematis requer cuidados adequados, inclui rega e poda adequadas, bem como alimentação e fertilização.
- Rega. Clematis precisa de rega abundante, mas ao mesmo tempo não tolera o alagamento. Estando em solo alagado por muito tempo, pode desaparecer. Regue a cada 5-10 dias até que o solo fique ligeiramente úmido. Você também pode fazer irrigação por gotejamento.
- Poda... Para que a clematite se forme e se regenere corretamente, é necessário cortar os rebentos fracos e secos (amarelados), bem como vários ramos secundários grandes para estimular o crescimento de outros rebentos. Além disso, esta planta deve ser podada para o inverno, deixando caules de até 40 cm de altura (as regras de poda diferem para algumas variedades).
- Fertilizante. Muitas vezes a terra fica esgotada, portanto é importante realizar fertilizantes regulares com fertilizantes minerais, húmus, esterco de cavalo, esterco de galinha, cinzas, nitrogênio e fertilizantes especiais para esta planta, bem como cobertura morta.
Pragas
Se você não realizar o processamento da planta em tempo hábil, podem surgir parasitas que podem destruir a clematite. Por exemplo, verme farináceo, pulgão, urso, inseto escama, lesmas (caracóis), ácaro-aranha. Até mesmo uma toupeira pode fazer mal. Folhas e caules são os mais afetados, mas se a raiz estiver danificada, será mais difícil reviver a planta.
Doenças
As doenças da clematite não são menos perigosas do que os parasitas. Mas curar uma planta é muito mais difícil. Mofo cinzento, ferrugem, necrose, septoria ou murcha são doenças que podem causar danos graves. É por isso não os ignore: se não iniciar o tratamento a tempo, terá que destruir completamente a planta para que a doença não se espalhe.
Esconderijo ruim
Para que a clematite sobreviva ao inverno com segurança e acorde a tempo, você precisa do abrigo certo para a planta: não tolera temperaturas inferiores a -15 ° C. Você precisa isolar as raízes, pois as folhas e flores são resistentes à geada. Primeiro, você precisa tratar o colo da raiz dos parasitas e polvilhar com areia e turfa.O abrigo em si pode ser feito de ramos de abeto, polietileno ou cobertura (cartão rígido à prova de água).
Também é importante saber como liberar adequadamente a clematite do abrigo. Isso deve ser feito gradativamente, a partir do final de abril, para que a planta não sofra geadas.
Lugar impróprio
Clematis é uma planta que adora luz, portanto, você precisa espremê-lo do lado sul da casa, onde o sol brilha a maior parte do dia. Uma planta que carece de luz ficará fraca e, claro, será tarde para acordar. Além do mais, você não pode plantar uma planta debaixo da própria casa, pois as raízes apodrecem devido ao excesso de umidade. A clematis não deve ser exposta a ventos fortes, caso contrário, ela simplesmente se partirá (para proteção, sebes, treliças, ao longo das quais a planta se enrolará).
Terreno ruim
O solo ideal para a clematite é argiloso, solto e moderadamente úmido. Porém, tal solo é raro, portanto, a mistura de terra deve ser feita de forma independente antes do plantio. Precisaria:
- turfa;
- húmus;
- areia;
- fertilizantes minerais;
- cinza;
- calcário.
Se o solo estiver encharcado, é preciso cuidar da drenagem na forma de pedras, tijolos quebrados, argila expandida.
O que fazer?
Tendo descoberto a razão pela qual a clematite não cresce na primavera, você precisa eliminá-la o mais rápido possível. Em caso de dúvida, é melhor seguir algumas regras.
- Cuide da planta como antes. A rega e alimentação regulares não devem ser canceladas, mesmo que flores e folhas tenham morrido. Afinal, as raízes da clematite são muito tenazes, apenas parasitas subterrâneos e solo alagado podem destruí-las.
- Fertilizar. Para restaurar e despertar a planta, alimente-a com vários fertilizantes: esterco de cavalo, fertilizantes de nitrogênio, complexos especiais contendo potássio, fósforo e cálcio, fertilizantes minerais, húmus. E você também precisa cobrir o solo.
- Trate de doenças e parasitas... Mesmo que você não tenha percebido que a planta está doente, é preciso fazer prevenção. Pulverize com mistura de bordeaux ou sulfato de cobre, base.
- Não toque na planta. Se você duvida que a clematite esteja viva, você ainda não deve interferir em seu sistema radicular: transplante ou afrouxe. É melhor deixar a planta em paz e, talvez, ela desperte (houve casos em que a clematite não germinou até os 3 anos). E também não é necessário plantar outra planta em seu lugar, pois ela também pode morrer.
- Cobrir. Para preservar as raízes, é imprescindível fazer um abrigo, mesmo que a clematite não tenha surgido na primavera.
Não desanime se a clematite não surgir na primavera, cuide bem da planta e seja paciente. E então esta planta maravilhosa irá encantá-lo com sua beleza.
O que fazer se a clematite não florescer bem? Você descobrirá a resposta mais adiante.
O comentário foi enviado com sucesso.