O que fazer se a clematite não florescer?
Clematis são vinhas perenes da família do botão de ouro. Estas são plantas muito populares no design paisagístico. Sua floração exuberante e abundante invariavelmente atrai os olhos e decora qualquer jardim doméstico. No entanto, às vezes acontece que a floração é fraca ou totalmente ausente. No artigo vamos falar sobre as razões desse fenômeno e nos alongarmos com mais detalhes sobre como fazer sua flor favorita dar botões e prolongar sua floração.
Quando floresce?
A floração da clematite depende diretamente da idade das plantas. Via de regra, após 2 anos de plantio, o arbusto constrói o sistema radicular, e somente quando se torna poderoso e bem desenvolvido é que floresce com força total. Isso geralmente acontece depois de 3 anos, e se a planta expelir o pedúnculo mais cedo, é aconselhável removê-lo para que a clematite crie uma base forte e bonita. Usualmente, os produtores tentam plantar diferentes variedades de clematis em seu local, já que o aparecimento de flores nelas pode começar em momentos diferentes durante a estação de crescimento., da primavera ao outono, criando uma profusão de cores no jardim.
Variedades florescem de maio a junho Saw, Barbara Jacqueman e Miss Bateman.
No meio do verão, as variedades deliciam-se com a floração Biz Jubilee e Roger Cardinal... No final do verão, aparecem botões de clematis "White Hot" e "Multi Blue"... Algumas variedades distinguem-se por um longo período de floração, por exemplo, de junho a setembro, uma variedade de clematis decora o local "Bailarina", "Nelly Morez" e "Madame le Cultre".
Causas
Existem muitas razões pelas quais as clematis não florescem, dando apenas folhagem. Isso pode ser devido às características varietais, ao correto plantio, à escolha do local de cultivo, bem como à qualidade do atendimento, à introdução de fertilizantes e muitos outros fatores. Vamos nos deter nas razões mais comuns.
Para começar, são grandes as chances de você ter comprado uma muda já doente. Se você compra clematis em um viveiro ou no mercado e não as obtém das sementes, é necessário examinar cuidadosamente as folhas - elas devem ser fortes, sem sinais de danos. Certifique-se de coletar informações sobre uma variedade específica de clematite, uma vez que cada uma é adequada para certas condições de cultivo e tipos de solo.
As clematis são plantas bastante despretensiosas, no entanto, o local de plantio deve ser escolhido com muito cuidado. O ideal é que o local seja bem iluminado ou ligeiramente escurecido. As clematis não reagem bem às correntes de ar e à alta umidade, por isso é aconselhável plantá-las em uma encosta ou pequena colina.
Muito depende da estrutura do solo - se o solo não gostar da clematite, então não florescerá. O solo deve ser fertilizado, para atingir sua fertilidade e soltura. É importante que seja leve, permeável à água e tenha uma reação ligeiramente alcalina.
A poda correta da clematite desempenha um papel decisivo na floração exuberante. Você precisa saber que os representantes deste tipo de plantas são divididos em 3 categorias:
- a floração ocorre nos ramos da última estação;
- que florescem tanto no ano passado quanto nos novos brotos;
- florescendo apenas em rebentos jovens.
Se você não podar, nas plantas do segundo tipo, o número de flores será extremamente pequeno, e nas clematis do terceiro grupo de poda, elas não aparecerão.
Como estimular a floração?
Acontece que mesmo com um atendimento de qualidade, a clematite ainda não floresce, a razão para isso é o crescimento lento da planta. Nesse caso, a videira deve ser ajudada - para isso, no verão, a flor é borrifada com soluções de estimulantes. "Epin" e "Zircon" são altamente eficazes, têm um efeito anti-stress na planta. Após o processamento, a clematis tolera facilmente as condições climáticas externas, começa a ganhar força e florescer rapidamente.
Jardineiros experientes usam amônia como estimulante. Para plantas de processamento de 3-4 colheres de sopa. eu. a solução de amônia é diluída em um balde d'água e a clematis é regada, sempre em solo úmido. Após 2 semanas, a alimentação foliar é realizada, neste caso a concentração da droga é reduzida - apenas 1 colher de sopa é tomada por balde de água. eu. amônia. A composição resultante é pulverizada com ramos de clematis à noite ou de manhã, de preferência com tempo calmo. Graças a essa alimentação, inicia-se o aumento do crescimento dos brotos e a brotação da planta.
Alguns especialistas desenvolveram a sua própria técnica de poda da clematite, que lhes permite obter uma floração quase contínua - é adequada para uma grande variedade de variedades. Para começar, escolha 3-4 brotos e corte-os a uma distância de 1 m do solo. Os próximos 3-4 brotos são cortados já meio metro, e os últimos já são encurtados ao nível de dois botões. Todos os brotos restantes são cortados completamente.
Em seguida, os cílios são colocados no chão, borrifados com grama seca e deixados dessa forma para o inverno. Com o início da primavera, o abrigo deve ser removido e os galhos cuidadosamente amarrados aos suportes.
O truque aqui é que a poda não é feita da mesma forma, o que faz com que essa clematis floresça de forma desigual. Além disso, tal clematis dará flores não em um ponto, mas ao longo de todo o comprimento do arbusto.
Quando as primeiras vinhas florescem, você precisa cortá-las no nível de 3 botões do solo. A propósito, as estacas resultantes são bastante adequadas para posterior enraizamento e reprodução. Os cílios restantes continuarão a florescer, e os cortados crescerão ativamente e florescerão novamente no final de agosto. Usar esta poda estimulante permitirá que você obtenha um arbusto de floração quase contínua, é claro, apenas se você cuidar bem de seu animal de estimação.
Regras básicas de atendimento
Clematis é uma videira de verão que viveu em um lugar por várias décadas. Como todos os outros seres vivos, a planta envelhece com o passar dos anos, portanto, suas flores tornam-se menores, o número e a duração da floração são reduzidos. Com o envelhecimento do mato, deve-se lutar com a alimentação regular e, se não bastar, você terá que encontrar um novo lugar para ela.
No entanto, mesmo as clematis jovens podem não florescer se lhes faltarem nutrientes, por isso todo jardineiro deve definitivamente alimentar suas vinhas, a partir do segundo ano após o plantio. Na primavera, logo no início da estação de crescimento, a clematis precisa de fertilizantes de nitrogênio. Eles estimulam o crescimento de rebentos jovens e o crescimento de massa verde. Tal planta se desenvolve bem e armazena força para o florescimento subsequente.
Durante o período de formação do botão, a clematite precisará de um fertilizante complexo contendo fósforo e potássio.
Graças a esses oligoelementos, a planta produz flores grandes e vibrantes e mantém um longo tempo de floração. E depois de concluído, os arbustos podem ser alimentados com matéria orgânica, o que permitirá que a planta se prepare para o frio do inverno.
Você precisa regar a clematite uma vez a cada 10-14 dias, mas se o verão for quente e seco, a quantidade de irrigação pode ser aumentada. O volume de água deve ser tal que umedeça o solo com uma camada de 0,5-0,7 m - isso é cerca de 3-4 baldes por planta adulta. Lembre-se de que você não precisa derramar água no centro da bucha, mas em uma ranhura anular a uma distância de 30-40 cm dela.
Alternativamente, você pode cavar 3 tubos de plástico largos perto da clematite de forma que eles fiquem localizados obliquamente em direção à própria clematis. Você pode regar por meio deles. Para manter a umidade no substrato o maior tempo possível, o solo deve ser coberto com cobertura morta, normalmente uma folha seca, palha ou serragem é usada para isso. A turfa pode ser usada como uma fonte adicional de nutrientes - é regularmente espalhada no solo ao redor do arbusto.
As pragas de jardim também são uma razão comum pela qual a clematite não floresce. Você precisa lidar com eles imediatamente após a infecção, caso contrário, você não vai esperar pelas flores e pode perder a planta. Para se livrar dos nematóides, os nematicidas são introduzidos no solo um mês antes do plantio da clematite. Quando aparecem percevejos, vermes ou pulgões, o arbusto deve ser borrifado com uma solução de pó de tabaco ou inseticidas.
Lesmas e caracóis são coletados manualmente, seguido de tratamento com sulfato de cobre. Quando os roedores aparecem, armadilhas de isca devem ser definidas.
Clematis frequentemente encontra doenças fúngicas:
- mosaico amarelo;
- ferrugem;
- podridão cinzenta;
- alternaria;
- fusarium;
- murcha verticilar.
Para evitar a infecção, o solo ao redor da muda deve ser coberto com uma abundante cobertura de uma mistura de cinza e areia, retirada em quantidades iguais. Se o arbusto já estiver doente, será necessário tratamento com fungicidas. O bem-estar geral da clematite e, como resultado, sua floração é influenciada pelas peculiaridades do inverno. Antes mesmo do início do frio, a clematis deve ser cortada e certamente cobrir os cílios com fibra de agrofibra ou serapilheira.
Além disso, o colo da raiz também precisa de abrigo - assim que as primeiras geadas chegarem, o solo próximo ao arbusto deve ser polvilhado imediatamente com turfa ou composto. Como resultado, você deve ter uma lâmina em forma de cone com um diâmetro de 50-60 cm. No inverno, ele protege as raízes do congelamento e, na primavera, desvia a água derretida do caule. Tudo o que mencionamos afeta diretamente a qualidade e a duração do florescimento da clematite, já que cuidados inadequados na maioria das vezes tornam-se o motivo pelo qual a planta não floresce. Eliminados os problemas, pode contar com segurança com a abundante floração desta liana decorativa.
Belos exemplos na paisagem do jardim
As clematis com flores bonitas são muito procuradas na jardinagem. Eles são usados para decorar cercas, gazebos e outros edifícios. Os clematos são muito populares para decorar canteiros de flores e criar composições de paisagens elegantes. Estas trepadeiras distinguem-se pelos caules longos e finos, pelo que todas as partes da planta são utilizadas na decoração do jardim. A floração abundante da cultura ocorre de junho a setembro, enquanto a clematis tem a propriedade de se agarrar a quaisquer suportes que se cruzem em seu caminho.
Com a devida organização de crescimento, esta planta atinge facilmente uma altura de 2,5-3 metros, podendo algumas variedades atingir até 7 a 8 metros.
Na jardinagem vertical, a clematis é popular para arranjar terraços, arcos e paredes. Cada planta vive por 30-40 anos, então essas clematis tornam-se companheiros constantes do belo exterior do seu jardim.
Dirigindo corretamente os brotos e podando regularmente, você pode criar as mais verdadeiras obras-primas que farão as delícias do jardineiro por muitos anos.
Por que a clematite não floresce, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.