De que tipo de solo gosta a clematite?
A fim de cultivar clematis em seu terreno pessoal a fim de criar um projeto paisagístico atraente, você tem que trabalhar duro. Esta planta é famosa por sua extravagância e exigente em termos de escolha de solo para plantar e crescer. Hoje falaremos apenas sobre as regras de seleção de solo para clematis, sobre fertilizantes para ela, e também daremos conselhos úteis sobre o cuidado e o cultivo dessa planta caprichosa, mas muito bonita.
Regras básicas para seleção de solo
A maioria das clematis vai se sentir bem se você plantá-las não em um terreno aberto, mas em um recipiente que pode ser trazido para a sala no inverno e colocado de volta no local com a chegada do calor. Se você escolher este caminho, lembre-se que o recipiente para o plantio da clematite deve ser bem grande (a partir de 20 litros). Sendo a clematite um cipó, é necessária a instalação de um suporte para o seu crescimento e desenvolvimento. A planta precisa de um transplante a cada 3-4 anos.
Recomenda-se alimentar os "animais de estimação" em vasos periodicamente, bem como dar-lhes rega frequente.
Sua clematis cresce em um recipiente ou em campo aberto - não importa, os requisitos para a escolha do solo serão os mesmos. Vamos descobrir quais.
- O solo deve ter as seguintes características: ser permeável, argiloso, alcalino ou neutro. Deve ser bem fertilizado e solto.
- Recomenda-se a preparação prévia do solo - pelo menos 12 meses antes do plantio da clematite. Durante este tempo, o solo terá tempo para se assentar após a escavação e se tornar neutro (se necessário, e fertilizantes apropriados foram aplicados).
- Vamos relembrar mais uma vez sobre os suportes - eles são necessários para clematis de cipó. Sua altura deve variar entre 2-2,5 metros. Os suportes devem ser estáveis e fortes o suficiente para que nem mesmo um vento forte os derrube.
Você não deve usar uma parede de edifício ou uma cerca como suporte: como regra, perto dessas barreiras, o solo é seco, infértil e a clematite se deteriora rapidamente e morre ali. Se você quiser criar a ilusão de uma casa entrelaçada de flores, coloque apoios a cerca de 30 centímetros de sua parede. Observe que a água da chuva que flui do telhado não deve cair na planta.
- Clematis não gosta de superaquecimento das raízes. Portanto, ao plantá-los em solo aberto e realizar procedimentos de manutenção no futuro, você não deve abrir mão de uma cobertura vegetal boa e densa. Também é recomendável plantar plantas próximas para ajudar a sombrear as raízes da clematite. Os malmequeres são especialmente bons nesse aspecto - eles não apenas criam uma sombra com seus arbustos densos, mas também assustam o nematóide.
- O relevo do solo também é muito importante. Quanto mais alto seu local estiver acima do nível do mar, mais curta será a estação de cultivo para clematis. No entanto, a situação oposta não é muito boa: massas de ar frio se acumulam nas terras baixas e a clematis pode simplesmente congelar ali.
O que adicionar à cova de plantio?
Então, você encontrou um local adequado para plantar sua clematite e é hora de enraizá-la. Faça um buraco com 60 cm de diâmetro e 70 cm de profundidade, para evitar que as plantas sejam inundadas por água subterrânea, uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do buraco. E aqui está o que você precisa para adormecer mais lá:
- turfa - 1/3;
- terreno retirado de jardim - 1/3;
- húmus - 1/3;
- um pouco de areia para dar arejamento;
- superfosfato.
Você pode alterar a composição do fertilizante proposto, com base nas características do seu próprio solo. Se a área do seu jardim for dominada por argila, você pode temperá-la com uma mistura de composto. Se for arenito, adicione terra preta.
Na presença de solo altamente ácido, deve-se primeiro tratá-lo com uma solução de cal ou giz na proporção de 150-250 gramas por 1 metro quadrado.
Qual terreno não é recomendado?
Descobrimos qual a composição do solo ideal para o plantio de clematis. Agora vamos falar sobre que tipo de terreno ele não gosta.
- Solos ácidos, salinos, pesados e alagados são considerados absolutamente inadequados.
- Se o seu local tiver água subterrânea próxima, isso também será uma contra-indicação para clematite reprodutiva. Nesse caso, pousar em um contêiner portátil ou em um monte artificialmente derramado com cerca de 100 cm de altura ajudará.
- O nível de acidez do solo para o plantio de clematis deve oscilar entre 5,5-6,5 pH.
Dicas úteis
A seguir, consideraremos as nuances de cuidar da clematite para que ela cresça, floresça e te encante com sua beleza. Aliás, com manejo adequado, esta videira pode viver cerca de 25 anos.
- Em primeiro lugar, antes mesmo de ir à loja comprar clematis, decida onde ele vai "morar". O fato é que ele não gosta de ser transplantado com frequência.
- Você escolheu um local e é hora de comprar uma muda. Cuidado: ao comprar uma planta que mal chega a 10 centímetros de altura, você poderá se deparar com sua inviabilidade. Mesmo que essa clematis sobreviva, será frágil e mais difícil de cuidar do que o normal. Portanto, recomenda-se escolher um broto com cerca de 20 centímetros de altura e com raízes amareladas fechadas bem desenvolvidas no montante de 5-6 pedaços. Você deve ver 2-3 brotos com folhas e botões desenvolvidos. Este aparecimento de clematis corresponde aos dois ou três anos de idade.
- Você pode plantar uma planta tanto com a chegada do outono quanto com a primavera. É preferível plantar na primavera: a videira vai crescer, fortalecer-se no verão e aguentar o frio do inverno.
- A localização da videira deve ser suficientemente isolada, protegida do vento. A princípio, os brotos jovens deverão ser recobertos com material não tecido, sombreado. Para o inverno, a clematis deve ser coberta para que não congele.
- Às vezes acontece que um jardineiro amador, não esperando o crescimento violento de uma planta recém-plantada, decida que, muito provavelmente, foi escolhido um local inadequado para o plantio e transplante a videira. No entanto, não há necessidade de pressa: o fato é que nos primeiros anos a clematis "joga" toda a sua força no crescimento e no fortalecimento das raízes, de modo que a folhagem superficial parece escassa.
- Os rebentos jovens requerem cuidados especiais nos primeiros anos de vida. Arranque as ervas daninhas ao redor deles, mas tome cuidado para não danificar o delicado rizoma da clematite. Fixe a haste ao suporte. Se sopra um vento forte, está chovendo ou, pelo contrário, não está há muito tempo e o sol está "quente", cubra as mudas com um pano leve não tecido. E ainda mais preferível seria uma miniestufa feita de uma garrafa de plástico de 5 litros com fundo recortado, cuja tampa pode ser aberta e fechada quando necessário.
- É proibida a poda da clematite nos primeiros anos de vida, pois a planta deve crescer e ficar mais forte. Isso é especialmente verdadeiro para as plantas plantadas no solo no final do verão e início do outono. Em geral, tudo o que é exigido de você durante este período é regar, alimentar e processar a videira de pragas.
- Mencionamos anteriormente que, para evitar inundações com lençóis freáticos, é necessário preencher a massa de drenagem no buraco da clematis. Pode ser formada por pedra triturada, tijolo partido e areia grossa. A camada de drenagem deve ter pelo menos 15 centímetros de espessura.
- Na primavera, para alimentar sua clematite e aumentar sua resistência às doenças, você pode despejá-la com a seguinte mistura: diluir 1 copo de farinha de dolomita ou giz triturado em 5 litros de água limpa, adicionar uma colher de sopa do preparado contendo cobre .
- Alimentar-se muito bem com as cinzas afeta as clematis - elas começam a florescer melhor, as raízes param de apodrecer e os insetos prejudiciais passam ao largo da planta.
Cuide dos seus “animais de estimação” verdes: regue, fertilize, proteja das condições climáticas desfavoráveis e pragas - e então eles vão decorar a paisagem do seu jardim por muitos anos.
Como plantar corretamente a clematite, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.