Violeta Clematis: descrição das variedades, plantio, cuidado e reprodução
A clematite roxa, ou clematite roxa, pertence à família Buttercup, que começou a se espalhar no século 18 na Rússia. Na natureza, ela cresce na parte sul da Europa, Geórgia, Irã e também na Ásia Menor.
Descrição botânica da espécie
A descrição da planta é bastante peculiar, completamente diferente de outros tipos e variedades de plantas com flores:
- geralmente cresce em encostas rochosas, próximo a arbustos e sebes, a fim de se agarrar a sebes ou arbustos, crescer para cima;
- atinge uma altura de 5 metros;
- o caule principal é fino, coberto de pêlos;
- folhas pinadas, geralmente 6-7 folhas são coletadas juntas em uma perna, na forma de uma oval, mas dependendo da variedade, elas podem variar;
- folhas de comprimento de 1,5 a 5 cm;
- pedicelos de até 10 cm de comprimento;
- cores do botão de rosa a roxo;
- sementes de até 8 mm de tamanho.
A planta floresce de junho a agosto, em alguns casos até setembro. A descrição botânica de uma espécie pode variar dependendo da variedade.
O tamanho e a tonalidade da flor, o comprimento e a forma das folhas podem variar.
Variedades populares
Violet Elizabeth
A variedade foi desenvolvida na Grã-Bretanha no final do século XX. Grupo de corte 2. Cresce a uma altura de cerca de 3,5 metros, uma grande flor de quatro pétalas, até 20 cm de diâmetro, dupla, de cor rosa claro.
Esta variedade floresce de maio a junho, mas também floresce novamente no final de agosto.
Violeta etual
Esta variedade possui flores muito grandes, podendo atingir os 4 metros de altura. As pétalas são coletadas em 3 pétalas. Resiste a geadas até -20. Grupo de corte 3. A cor das pétalas é roxo escuro.
Zhakman
A variedade é resistente à geada, não tem medo do frio. A altura da planta chega a 5 metros. A largura das folhas é de até 5 cm, a largura das flores é de até 15 cm.
A cor varia do branco ao roxo.
Rosa violeta
Comprimento da flor até 8 cm, grupo de poda 1. A forma da folha é mais alongada em comparação com outras variedades. A cor das pétalas é roxa. Cresce até 3 metros de altura. Floresce em abril e maio. Não há floração repetida.
Plantar e sair
Para obter uma boa floração em todas as variedades de clematis, você precisa seguir algumas regras simples que ajudarão a tornar os botões da planta grandes, viçosos e numerosos.
É melhor plantar todas as variedades de clematite em um local ensolarado e protegido de correntes de ar. A planta adora solo fértil, que está saturado de oxigênio e umidade em quantidades suficientes. A opção ideal para o plantio de clematis é a argila. Solo azedo ou salgado é categoricamente contra-indicado. Se acontecer de plantar uma variedade em tal solo, você precisa estar preparado para o fato de que a planta se desenvolverá muito lentamente, machucará constantemente e florescerá em pequenas quantidades, e talvez nem floresça.
Esta flor é plantada na primavera ou no outono. Se você planeja plantar na primavera, e o solo não é adequado para o plantio de clematis, deve ser preparado no outono.
Se o plantio está previsto para o outono, basta preparar o solo 30 dias antes do plantio das mudas.
Processo de plantio de Clematis:
- cavar um buraco de 60x60x60 de tamanho;
- antes do plantio, a raiz da muda deve ser embebida por uma hora em solução de fungicida e ativador de crescimento;
- despeje a mistura de drenagem (cerca de 10-15 cm), cinzas (cerca de 1 balde), húmus (1 balde) no fundo do poço;
- em seguida, adicione o molho de cobertura, de preferência mineral, cerca de 100 gramas.
Nas laterais do poço, tapeçarias para cílios são instaladas.Um pequeno monte é feito a partir da mistura na cova, sobre a qual a muda é colocada e o sistema radicular da planta é coberto com solo fértil. A raiz deve ser fixada de forma que o colo da raiz permaneça cerca de 5 centímetros acima do solo. Depois que a muda é plantada no solo, deve-se regá-la abundantemente com água morna.
Quase todas as variedades de clematis não são extravagantes para cuidar. Perto da planta, você precisa remover regularmente as ervas daninhas e soltar o solo, caso contrário, o processo de apodrecimento pode começar no sistema radicular.
Clematis gosta muito de umidade, por isso deve ser regada com frequência e em abundância. Se houver pouca umidade, as flores da clematite diminuirão em tamanho e quantidade. Uma flor adulta precisa de 2 baldes de água para uma rega, um balde é suficiente para as plantas jovens, desde que a rega seja feita 3 vezes por semana.
Sempre use água morna. Não use água fria, pois pode destruir a planta.
Também é necessário alimentar regularmente as flores - isso afeta a qualidade da floração. Sem uma boa alimentação, as flores serão esmagadas e seu número nas plantas será reduzido. É melhor fertilizar uma vez por mês, durante a primavera e o verão. Não há necessidade de se alimentar no outono.
Essa planta pode ser plantada ao lado de gazebos ou com uma cerca viva - é aqui que ficará melhor. A planta tem a capacidade de crescer em altura sem danificá-la por se agarrar a uma cerca ou paredes.
Preparando-se para o inverno
Clematis não é muito resistente ao gelo e, sem preparação especial, pode suportar temperaturas de até -20 graus. Por esse motivo, não é muito adequado para as regiões do norte da Rússia. Mas se você preparar a clematis com antecedência, existe a possibilidade de que a planta resista a temperaturas de até -35 graus. Em nenhum caso deve ser usado um filme para cobertura, isso levará a um debate sobre a planta, o que é categoricamente contra-indicado.
Para um inverno bem-sucedido, você precisa preparar a planta para o inverno.
- Para começar, deve-se cortar os caules, depois de todas as folhas caírem. É aconselhável tratar o sistema radicular com sulfato de cobre ou calda bordalesa.
- O sistema radicular deve ser coberto com cobertura morta. No final do outono, é adicionalmente coberto com serragem e ramos de abeto.
- Toda essa estrutura deve ser removida imediatamente após a chegada do calor constante.
Doenças e pragas
Clematis, como outras plantas, suscetível a várias doenças e todos os tipos de pragas.
- Escudo. Se estiver muito calor lá fora, esses insetos atacam as trepadeiras e sugam todo o líquido delas.
- Fungo - podridão cinzenta, fusarium, oídio. Seus patógenos vivem no solo, não têm medo de geadas e são ativados na primavera.
- Ferrugem fúngica. Aparecem manchas laranja na planta, devido às quais a forma do arbusto fica deformada.
Essas doenças se manifestam se a videira for tratada de maneira incorreta. Se o proprietário fez tudo corretamente, essas doenças não criarão nenhum perigo para a clematite.
Grupos de corte de Clematis
Pelo tipo de cuidado e poda de clematis dividido em 3 grupos.
- 1 grupo. Este grupo inclui as variedades de clematis que não precisam de poda.
- Grupo 2. Este grupo inclui aquelas plantas em que, imediatamente após o primeiro florescimento, cortam os talos que cresceram na última estação, e antes do inverno é necessário cortar os brotos do ano em curso.
- Grupo 3. Este grupo contém plantas totalmente cortadas ou 15-20 centímetros acima do solo. O mesmo grupo inclui aquelas clematis em que os brotos morrem por conta própria. Você não precisa apará-los. Os rebentos mortos devem ser retirados manualmente, sem facas ou tesouras de podar.
Vale ressaltar que as clematites jovens plantadas, independente do grupo de poda, devem ser totalmente podadas no primeiro ano de vida no outono. Isso é feito para que a planta não congele no inverno e também para que na próxima temporada a planta comece a se desenvolver com ainda mais vigor.
Comentários sobre os tipos de clematis
Avaliações desta planta são sempre boas. Todo mundo nota sua bela aparência, beleza das flores, longo período de floração, cuidado despretensioso. Mas também há uma desvantagem como a resistência à geada de algumas variedades. As variedades amantes do sol também são observadas.
Clematis parece muito favorável em qualquer terreno ou jardim pessoal, é bastante despretensioso no cuidado, por isso ganhou grande popularidade entre os jardineiros.
Uma visão geral da variedade no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.