Clematis branca: variedades e cultivo
O mundo das flores é maravilhoso e misterioso, é representado por milhares de espécies de plantas, graças às quais você pode criar recantos românticos no paisagismo. Ao mesmo tempo, a clematis branca merece uma atenção especial, que é um símbolo de pureza, lealdade e inocência. Para cultivar essas belezas em seu jardim, você precisa conhecer as características de cada variedade e cuidar bem das flores.
Variedades populares e sua descrição
Clematis é considerada a planta ornamental mais popular entre designers e jardineiros. Esta viçosa liana com flores de extraordinária beleza foi trazida da Grécia e hoje é a principal decoração de jardins e áreas de lazer. Apesar de a clematis ter mais de 800 variedades, as variedades brancas são consideradas as mais comuns. Na maioria das vezes, as seguintes variedades de clematite branca são usadas para o projeto paisagístico:
- Jerzy Popieluszko. É um arbusto ereto com folhas verdes escuras, cujas flores brancas como a neve consistem em 8 sépalas. A clematite selvagem geralmente floresce de maio a agosto e é cultivada em casa de junho a setembro. A planta possui 2 grupos de podas.
- Rainha do gelo. O caule dos representantes desta variedade é reto, atinge 3 metros de comprimento. As inflorescências são formadas por 6 sépalas, são brancas como a neve, quando se abrem adquirem uma tonalidade azulada. O período de floração da planta vai de maio a setembro. Grupo de corte 2.
- Fargesioides. É um cipó vigoroso e poderoso, com até 7 metros de comprimento. As folhas da clematite são verde-escuras, complexas e grandes. Durante a floração, muitas flores brancas cremosas aparecem no cipó, que têm um perfume delicado. Esta variedade possui 3 grupos de podas.
- "Neve de verão". As flores desta clematite são brancas e, quando abertas, tornam-se ligeiramente cremosas. Com os devidos cuidados, a planta cresce até 3 metros de comprimento. As anteras das flores são amarelas. Esta variedade é caracterizada por uma floração abundante, que ocorre geralmente nos meses de junho e agosto. Grupo de corte 2.
- "João Paulo II". Muitas vezes serve como decoração original para gazebos, cercas e arcos. A cor dos botões da clematis é branco-rosado. No jardim noturno, as flores parecem ter poderes mágicos incomuns - podem emitir uma luz misteriosa ao anoitecer. Cresce bem em locais onde o flox paniculado é plantado.
Flor grande
Já à venda você pode encontrar variedades brancas de clematite com diferentes tamanhos de flores. Plantas com flores grandes são facilmente cultivadas em todas as zonas climáticas, enquanto na faixa do meio elas criam raízes melhor do que no sul. Variedades comuns de clematis com flores grandes incluem os seguintes representantes.
- Arctic Queen. É um arbusto grande, que no mês de junho fica coberto de flores brancas com um diâmetro de 18 cm. Quando se cultiva uma planta ornamental em casa, é preciso lembrar que ela adora áreas ensolaradas, bem protegidas do vento.
- Bella. Esta variedade distingue-se por uma flor em forma de estrela, cujo diâmetro não ultrapassa os 15 cm. O comprimento dos rebentos é geralmente de 2 m. Inicialmente aparecem botões rosa pálido nas videiras, mais tarde, quando abertos, tornam-se nevados. Branco. Esta clematite é caracterizada pela resistência às doenças e não tem medo do frio.
- Cassiopeja. Possui flores em forma de disco, de até 18 cm de diâmetro, nos brotos do ano passado, os primeiros botões podem aparecer no início de junho, nos novos - no final de julho. A planta é despretensiosa de cuidar.
Devido à sua capacidade de formação de rebentos ser mediana, a poda é pouco frequente.
- Jeanne d'Arc. Gomos gigantes, brancos como a neve, que ultrapassam os 20 cm de diâmetro, não deixam ninguém indiferente. Se você plantar corretamente e fertilizar a clematite em tempo hábil, ela começará a apresentar floração abundante em junho.
Flor pequena
Em comparação com a clematite de flor grande, a clematite de flor pequena tem um encanto especial. Seus pequenos botões podem dar a um projeto paisagístico uma aparência única. O pequeno botão da planta cheira bem. A única desvantagem dessas variedades é que não se agarram a suportes, portanto, requerem uma jarreteira e poda oportuna. Na maioria das vezes, os jardineiros escolhem as seguintes variedades de flores pequenas para cultivo doméstico.
- Recta. Cria um lindo fundo branco como a neve nos jardins, que pode ser diluído com clematis coloridas de outros tons. Os brotos da planta são retos e, se não estiverem amarrados, sob a influência dos ventos, eles caem e se quebram. Em áreas com solo fértil e irrigação oportuna, essas clematis podem crescer até 2,5 m de comprimento.
- Clematis Vitalba. Flores brancas cremosas de até 2,5 cm de diâmetro geralmente aparecem nas vinhas no início de julho. Os rebentos, via de regra, não ultrapassam os 7 cm, mas a principal vantagem da casta é que não necessita de ser cortada e coberta para o inverno. Além disso, a planta se reproduz bem por sementes.
Terry
As clematis brancas com flores duplas ficam especialmente lindas em chalés de verão, pois são frequentemente escolhidas para decorar paredes, cercas e pérgulas. Para cultivar uma planta bonita e saudável em seu local que não requeira cuidados especiais, você deve dar preferência às seguintes variedades.
- Isago. Ideal para os jardineiros que preferem ver canteiros monocromáticos em suas áreas. Clematis desta variedade trança rapidamente os suportes do jardim e decora as áreas com botões delicados.
- Escolha Veronikas. Pertence às variedades mais luxuosas de clematite terry, pois o diâmetro das suas flores pode atingir os 20 cm. Para que a planta agrade com floração abundante, deve ser plantada em zonas bem iluminadas.
arbusto
Os representantes desta espécie não são cacheados e diferem na forma do arbusto. Apesar disso, não são de forma alguma inferiores em suas qualidades decorativas às vinhas reais. As variedades de clematite arbustiva mais populares são apresentadas a seguir.
- "Hakuri". É uma planta de folhas inteiras que chega a atingir 1 m de comprimento e, no final de junho, está abundantemente coberta por flores brancas em forma de sino. Suas sépalas-pétalas têm uma ondulação característica, portanto, por dentro, se enrolam de forma original.
- Alba. É uma clematite de crescimento baixo, em boas condições de crescimento a sua altura máxima atinge os 80 cm.O período de floração da planta inicia-se em Junho e prolonga-se até ao início do Outono.
Se o verão for chuvoso, o efeito decorativo da flor perde-se visivelmente.
Regras gerais de plantio e cuidado
Absolutamente todas as variedades de clematite branca são altamente resistentes ao inverno e não requerem cuidados especiais durante o cultivo. Para fazer crescer um homem bonito e branco como a neve em seu site, é importante começar a preparar o assento. A maioria das clematis prefere crescer em sombra parcial e áreas ensolaradas. Cerca de 6 meses antes da data planejada de plantio, você precisa fertilizar bem o local. Para isso, a terra é desenterrada e misturada com húmus, superfosfato e farinha de dolomita.
Aí é comprada a muda em si, é preciso escolher um material de plantio, em que os botões fiquem visíveis nos brotos. O sistema radicular deve ser volumoso, sem danos. Antes de plantar diretamente, as raízes devem ser embebidas em uma solução com um estimulante de crescimento.
O processo de plantio em si é o seguinte.
- Primeiro, você precisa preparar uma cova de plantio medindo 40 * 40 * 50 cm.Se vários arbustos forem plantados ao mesmo tempo, a distância entre as covas deve ser de pelo menos 1,5 m. Um material de drenagem com 5-9 cm de espessura deve ser colocado no fundo da cova de plantio.
- Em seguida, uma muda é colocada no buraco, tentando não danificar as raízes. Um suporte de 2 m de altura é cravado nas proximidades, as raízes são borrifadas com terra para que o buraco não seja preenchido até a borda.
- O plantio termina com rega abundante da muda e preenchimento do buraco com cobertura morta. Quando os brotos começarem a aparecer, polvilhe um pouco o buraco com terra.
Após o plantio da clematite, a rega costuma ser realizada em dias alternados, devendo ser consumidos no mínimo 3 litros de água por muda. As vinhas adultas devem ser regadas, dependendo do seu tamanho, uma vez por semana (pelo menos 7-12 litros de água por arbusto).
A duração da floração e as qualidades decorativas das flores dependem muito da quantidade de nutrientes no solo. Por isso, a área onde a planta é plantada deve ser alimentada periodicamente: na primavera se utilizam para isso uréia e salitre, no verão - infusão de verbasco e no outono - preparações minerais complexas.
Poucos meses antes da poda de outono, a fertilização é interrompida.
Afrouxar e cobrir o solo com cobertura morta é importante para cuidar da clematite branca. Após regar o terreno ao redor da mata, deve-se fazer o afrouxamento, retirando o mato. Se necessário, o solo é derramado no buraco. Em seguida, a cobertura morta é realizada com palha picada, turfa e grama seca.
Para evitar que a planta perca o seu efeito decorativo, é também importante efectuar podas regulares, que permitem que a planta mantenha a sua forma e estimule o seu crescimento. No primeiro ano após o plantio, as pontas dos brotos geralmente são arrancadas das mudas - isso ativa o aparecimento de novos botões. Na primeira época, também é necessário cortar metade dos botões das vinhas para que as raízes se alimentem e se desenvolvam plenamente. No início de outubro, a clematite deve estar bem preparada para o inverno com carga de umidade (até 20 litros de água por muda). Além disso, é necessário cortar os caules, deixando 15 cm do solo, e cobrir a parte superior com turfa e folhagem seca.
Exemplos em paisagismo
A clematite branca é um elemento bastante interessante de qualquer composição de jardim. Os arbustos de crescimento baixo no jardim são geralmente plantados para decorar rosas e também podem ser usados para fazer belas cortinas vivas que decoram cercas e partes baixas de edifícios.
Para preencher o design com cores vivas, a clematite branca pode ser combinada com rosa pálido e azul.
Esta flor decorativa também parece interessante na forma de decorações em cercas, arcos e gazebos. Nos dias quentes de verão, essa linda cerca de clematis salvará você dos raios de sol abafados e, durante a chuva, servirá como um abrigo confiável. Para obter belas composições de vinhas, elas devem ser amarradas a suportes. Lianas trançadas sobre pedras parecem especialmente luxuosas, que podem ser usadas na decoração de edifícios rochosos. Você também pode decorar troncos de árvores com cipós, colocando seus caules em um círculo.
Caso o projeto paisagístico preveja a presença de vários canteiros e canteiros de flores, a clematite branca pode servir de fundo monocromático, enfatizando originalmente a beleza de outras flores. Você também pode plantar clematis em vasos de flores decorativos e colocá-los dentro e fora dos gazebos, em varandas.
No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre a clematite branca.
O comentário foi enviado com sucesso.