Sebe Cotoneaster

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Seleção de tipo e variedade
  3. Nuances de aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Formação
  6. Doenças
  7. Exemplos em paisagismo

Vedar uma área com uma cerca viva é muito procurado por uma série de razões. Em primeiro lugar, parece esteticamente agradável e bonito, outra vantagem é a privacidade. E para fazer uma sebe, não se encontra planta melhor do que um cotoneaster, o que pode ser constatado por um estudo mais aprofundado sobre o assunto. Este arbusto apresenta uma série de vantagens que o distinguem de outras variedades de vegetação. Esta é uma opção multifuncional para enobrecer o território. Sua atenção recebe informações detalhadas sobre as características do cotoneaster e as nuances de criar uma sebe a partir dele.

Peculiaridades

O cotoneaster é um tipo popular de arbusto, que serve para criar uma sebe de qualquer formato e até composições originais no local. As diferenças são crescimento rápido, facilidade de manutenção e uma série de outros benefícios dos quais você deve estar ciente. A principal vantagem é a aparência estética, a cerca ficará incrível com o início da primavera quente e até o final do outono. A sebe verde brilhante agrada à vista, durante a época da floração é coberta por flores rosa claro e depois por frutos.

Esta planta não necessita de cuidados especiais, não requer solo especialmente preparado e cuidados complexos. O cotoneaster não tem medo de áreas sombreadas ou de sol aberto. Além disso, a planta lida com a poluição atmosférica, eles não afetam o seu desenvolvimento. Outra vantagem é a resistência a insetos e várias doenças, geadas e secas.

Não é uma planta espinhosa, então será seguro cuidar dela. No lado negativo, a única desvantagem é que o cotoneaster atrai as abelhas durante a floração.

Seleção de tipo e variedade

Esta cultura está dividida em várias variedades e variedades, uma descrição de algumas delas é oferecida à sua atenção. Se você deseja criar essa cerca em seu site, primeiro precisa se familiarizar com as características de um cotoneaster específico.

Todo o arbusto tem uma copa arredondada, a altura chega a 2 m, as folhas são ovóides, verde-escuras por fora e acinzentadas por dentro. Este cotoneaster agrada com flores brancas e rosa que crescem aos pares. No final do outono, pequenos frutos aparecem no mato.

A variedade brilhante tem caule ereto e copa densa, a altura é igual à das espécies anteriores. As folhas do arbusto são pontiagudas, lembram uma elipse, com a aproximação do outono ficam roxas, o que fica lindo.

As flores rosas podem ter três ou mais pétalas, que começam a aparecer mais perto do verão, a planta floresce por um mês, depois se formam nela frutos pretos, que permanecem até o final do outono.

Cotoneaster de frutos pretos se refere a uma variedade resistente à geada que floresce por até 25 dias, inflorescências de um tom rosa delicado aparecem nos arbustos, e no meio do outono - frutas marrons com uma flor azulada. Esta espécie pode ser chamada de perenifólia e de crescimento rápido. Cada uma das variedades apresentadas pode ser usada em projetos de paisagismo, sebes bem cuidadas saem delas.

Nuances de aterrissagem

Para obter um resultado de qualidade, qualquer planta deve ser devidamente plantada. A sebe ficará grossa se você seguir todas as regras. O principal é o pouso em degrau (50 cm), se desejar, essa distância pode ser aumentada. Os especialistas fazem em um padrão quadriculado, esta opção é muito procurada pelos paisagistas, pois o resultado será espetacular. O esquema pode ser escolhido com base no que exatamente você deseja ver. Se a sebe for fina e alta, vale a pena plantar três arbustos a uma distância de 30 cm. Para "cercas" largas e baixas, esta forma não funciona - pode levar ao desenvolvimento de infecções fúngicas.

É necessário plantar um arbusto no outono, antes das primeiras geadas, para que as mudas possam criar raízes em climas quentes. A primavera também é adequada para esse processo, desde que os botões não comecem a florescer. Às vezes o cotoneaster é cultivado em vasos, depois é plantado em campo aberto, isso pode ser feito no verão em tempo nublado, os arbustos jovens devem ser protegidos do sol escaldante logo no início.

Quanto à composição do solo ou umidade, não há requisitos rígidos, recomenda-se a escolha de um local ensolarado. Preste atenção ao limpar a área - não deve haver ervas daninhas. O esquema de plantio é o seguinte: é feito um buraco separado para cada arbusto, para agilizar o processo, pode-se fazer uma trincheira, o colo da raiz deve ser coberto com terra para que o sistema radicular comece a crescer. No fundo, a drenagem é feita a partir de pedaços de tijolo quebrado ou argila expandida, o que evitará a deterioração.

Como mencionado acima, o cotoneaster não precisa de solo fértil, mas para um bom desenvolvimento, os especialistas recomendam o uso de húmus, composto e turfa para melhorar o desempenho. O solo é despejado sobre a drenagem, o buraco é preenchido por um terço, então a muda é localizada e coberta com terra. Na fase final, o solo deve ser socado, umedecido e coberto com cobertura morta (ao redor dos arbustos), com uso de folhagem, serragem ou grama cortada.

Se você deseja propagar o cotoneaster, você pode usar estacas para isso. Os brotos são colhidos antes do início do inverno e armazenados no porão na areia. Na primavera, eles precisam ser cortados em 10-20 cm para que alguns botões permaneçam em cada um e depois enraízem.

Cuidado

Não demora muito e não requer muito esforço. No primeiro ano após o plantio, a rega do cotoneaster deve ser feita a cada duas semanas em dias quentes, se estiver muito calor lá fora, a frequência aumenta. A planta ficará bem cuidada apenas se for aparada regularmente - este é um passo importante no cuidado.

Cotoneaster se refere a arbustos que se adaptam a qualquer forma, então você pode mostrar toda a sua imaginação para criar uma cerca ondulada. A vantagem é que se trata de um arbusto de crescimento rápido, portanto, qualquer erro pode ser corrigido em breve. Para obter uma forma clara, é melhor usar uma tesoura de treliça com uma corda. A poda higiênica também é necessária, certifique-se de remover ramos secos ou danificados ao longo do ano.

No início da primavera é necessário fazer um curativo, para isso será necessário um balde de água e uma colher de ureia ou fertilizantes minerais. Os arbustos são regados com esta solução, o procedimento pode ser repetido no final da primavera, antes do início da floração.

Se você mora em uma região onde os invernos são muito rigorosos, é melhor usar isolamento para as plantas, pois este filme plástico grosso é adequado.

Formação

Esta é uma etapa importante na criação de uma sebe, onde é importante considerar a taxa de crescimento, tempo de poda, opções de corte, largura e altura da cerca. Após o plantio, o arbusto deve ficar em liberdade por dois anos e, após esse período, deve-se iniciar o processo de formação. É importante limitar a altura da planta para que não haja brotos laterais - isso é feio. Você pode delinear os contornos determinando a largura do arbusto. Primeiro, aperte os galhos laterais para garantir o perfilhamento e, assim que eles passarem, poda-os.

A forma da cerca é criada a seu critério: pode ser quadrada ou retangular, a mais leve. Mas se você quiser algo mais original, por exemplo, um triângulo ou um trapézio, terá que se esforçar mais. Alguns proprietários fazem figuras de cerca viva caprichosas ou criam ondas que parecem incomuns e originais.

Doenças

As doenças raramente afetam o cotoneaster, mas isso não pode ser negligenciado. A planta pode atrair pulgões, cochonilhas ou outras pragas. Para evitar esse problema, é melhor tomar medidas preventivas. Inicialmente, para fazer uma sebe, é melhor escolher uma área aberta onde haja bastante ar fresco. A inspeção do arbusto deve ser realizada regularmente, se necessário, corte os ramos danificados. Se houver folhas enrugadas nos brotos, isso indica a presença de pulgões da maçã, o que leva à secagem completa. Os ramos doentes são removidos e queimados.

Se o arbusto for atacado por pragas, usam-se fungicidas, makhorka ou tabaco. O Fusarium também pode infectar a planta, por isso essas áreas são removidas e o solo é desinfetado.

Exemplos em paisagismo

Para criar uma área bonita e bem cuidada, costuma-se usar uma variedade brilhante de cotoneaster, que pode ser combinada com outras plantas. Esse arbusto ornamental fica bem com coníferas. Abaixo você pode ver belos exemplos do uso dessa planta de diferentes maneiras. A capacidade de dar formas diferentes ao arbusto dá uma grande oportunidade para a criatividade e a manifestação da imaginação.

Se você há muito deseja enobrecer seu site, isolar-se do mundo exterior e reviver o território, pode escolher com segurança qualquer uma das variedades de cotoneaster para começar:

  • uma forma tão incomum de arbusto não deixará ninguém indiferente;
  • arbustos esféricos parecem elegantes e bonitos;
  • a versão clássica de uma sebe baixa de um cotoneaster brilhante;
  • olhe para essas linhas suaves;
  • atrás de uma cerca tão alta, você não precisa se preocupar com sua vida pessoal;
  • um local com essa cerca parecerá luxuoso;
  • mas este será o cotoneaster no outono.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário