Tudo que você precisa saber sobre o cotoneaster

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Cotoneaster é uma planta do gênero arbustos sem espinhos. Tem um belo aspecto decorativo, pelo que pode ser plantada numa casa de veraneio como decoração. O artigo discutirá as principais características dessa vegetação, como deve ser plantada, como cuidar dela.

descrição geral

O cotoneaster é uma planta perene ou caducifólia na forma de um arbusto. Às vezes, parecem pequenas árvores. A altura de cada arbusto pode ser de 30 cm a 2 m. As lâminas das folhas são pequenas, simples e regulares. E também a folhagem é inteira, sua forma é ovóide.

Na parte inferior, as folhas são verde-acinzentadas. A parte superior é verde escura. No outono, eles adquirem uma cor vermelha. O cotoneaster floresce em junho. Ao mesmo tempo, as flores crescem de cor branca ou rosada, são pequenas, podem se localizar sozinhas ou se agrupar em inflorescências em forma de escudo ou pincel.

O cotoneaster é comum na Europa, Ásia, Norte da África e América do Norte. Cresce, via de regra, tanto nas planícies quanto nas terras altas. As bagas da vegetação não são comestíveis. Eles têm uma cor vermelha profunda, também podem ser laranja ou azul escuro.

A forma dos arbustos pode ser diferente.

Tipos e variedades

Vamos examinar as características de algumas espécies e variedades individuais dessa vegetação.

Dammer

Esta planta é um arbusto perene e de tamanho reduzido. Sua altura pode chegar a 150 cm. O cotoneaster de Dammer forma ramos rastejantes que podem criar raízes. A folhagem não se desfaz antes da geada, as lâminas das folhas são elípticas, sólidas. No inverno, as bagas esféricas de coral permanecem nos brotos. Eles contrastam perfeitamente com a folhagem verde. As frutas contêm várias nozes. Mas é importante notar que o cotoneaster é difícil de tolerar baixas temperaturas.

"Coral Beauty"

Este arbusto híbrido anão cresce até um metro de altura. Distingue-se por rebentos rastejantes alongados e curvos. Coral Beauty floresce no final da primavera ou início do verão. As lâminas das folhas têm uma flor leve e brilhante. Durante a floração, um grande número de flores brancas como a neve são formadas nos arbustos, posteriormente, frutos de uma rica cor vermelha são formados sobre eles. É melhor cultivar tal cotoneaster em áreas bem iluminadas ou em sombra parcial.

Eicholz

Este arbusto perene cresce até 25 centímetros de altura. É caracterizada pelos brotos mais ramificados que se espalham por toda a superfície da terra. As folhas desses arbustos são verdes escuras. Nos meses de outono, eles adquirem uma tonalidade laranja. A vegetação floresce em maio-junho. Ao mesmo tempo, um grande número de botões brancos aparecem nele. Após a floração, formam-se pequenos frutos de cor laranja ou vermelha.

Eicholz prefere crescer em solos férteis.

bôer

A bucha baixa possui qualidades decorativas especiais. "Boer" refere-se a plantas anãs, sua altura atinge apenas 50 centímetros. Essa variedade tem brotos caídos que se inclinam para baixo. Freqüentemente, esse mesmo tipo é usado para decorar jardins.O arbusto floresce em maio-junho, enquanto flores rosas aparecem nele. Eles se reúnem em inflorescências. Frutos vermelhos esféricos aparecem na planta no final do verão. É melhor cultivar esta variedade em áreas bem iluminadas, mas ao mesmo tempo tal cotoneaster é muito sensível aos níveis de umidade, deve ser moderado. O arbusto não precisará ser cortado.

All-edge (comum)

Essa variedade pode ser encontrada na Ásia e na Europa. Muitas vezes é usada como planta ornamental. O cotoneaster de toda a borda é ramificado e frondoso. A sua altura pode atingir os 1,5 m. As placas foliares dos arbustos são pequenas, têm a forma ovóide e as folhas são ligeiramente onduladas nas extremidades. Esta espécie floresce do final de abril ao final de maio. Os botões são pequenos, de cor rosa. Reúnem-se em inflorescências curtas e pequenas. Os frutos arredondados apresentam uma cor vermelha brilhante.

É melhor plantar tal cotoneaster em solos rochosos.

Sentiu

Esta variedade se parece com um cotoneaster normal. Seus caules são eretos, os brotos jovens são ligeiramente pubescentes. As folhas da vegetação são arredondadas, com um comprimento médio de 4 a 6 cm, e os botões rosados ​​são coletados nas inflorescências. Os pedúnculos de tal cotoneaster são púberes. As bagas de cor vermelha brilhante têm uma forma esférica, podendo observar-se na sua superfície uma pubescência branca. O período de floração é de maio a junho. Os frutos amadurecem totalmente em meados do outono. Esta variedade é melhor cultivada em calcário.

Azevinho

Essa variedade pode crescer até três metros. Ele prefere lugares bem iluminados e semi-sombreados. Deve-se destacar que este cotoneaster é muito resistente à seca e geadas. É perfeito para criar belas sebes. A espécie de folhas de azevinho floresce profusamente com flores vermelhas brilhantes. As suas bagas são pretas com um ligeiro brilho. No outono, a folhagem é pintada em tons de amarelo e vermelho.

Horizontal (cobertura do solo)

Esta espécie tem brotos rastejantes. Os arbustos são subdimensionados (até 80 cm de altura). A planta cresce rapidamente para os lados, podendo atingir uma largura de até dois metros. As folhas são pequenas e de formato redondo. Suas cores são verdes intensas. As lâminas das folhas são distribuídas uniformemente em ambos os lados do caule. As flores da planta são rosa ou brancas. Eles florescem em maio-junho. As bagas vermelhas são esféricas. Eles permanecerão nos arbustos mesmo no inverno. O cotoneaster horizontal prefere áreas ensolaradas.

Brilhante

A vegetação tem copa bastante alta, os seus rebentos podem atingir os dois metros. Este tipo é ótimo para plantações em grupo para criar belas sebes. O arbusto tem frutos carmim, lâminas de folhas brilhantes que ficam vermelhas no outono.

Espalhar

Este tipo é considerado um dos mais bonitos. É caracterizada por frutificação mais abundante. O arbusto pode crescer até dois metros, é amplamente ramificado. O cotoneaster espalhado tem folhas verde-escuras, no outono, uma flor brilhante se forma em sua superfície. Os frutos elípticos são de cor vermelha escura. Amadurecem no final do verão ou no início do outono. O cotoneaster espalhado é mais frequentemente cultivado para formar plantações decorativas em grupo.

Alaunsky

As plantas desta variedade são bastante extensas e ramificadas. Sua altura pode chegar a 1,5 m. O cotoneaster de Alaunsky tem folhas longas ovóides ou elípticas oblongas. Suas flores são bissexuais, seu diâmetro é em média 4-5 mm, sua cor é rosa claro ou branco. Os frutos maduros são em forma de baga, pretos com uma flor azulada.

Pressionado

Esse arbusto anão pode atingir uma altura de até 50 cm e os brotos são pressionados contra o solo.As folhas são bastante pequenas, de formato redondo, de cor verde claro. Durante a floração, um grande número de flores rosa se formam na vegetação. Os botões abrem no final da primavera.

Além das espécies acima, variedades e espécies como Franchet, salgueiro perene, multifloroso, Lucidus, Estocolmo são muito populares.

Aterrissagem

Agora vamos ver como plantar essa vegetação. Para começar, deve-se escolher o local mais adequado para o plantio. Deve ser bem iluminada pelo sol, mas a planta pode ser plantada em sombra parcial.

A planta pode se desenvolver tanto em taludes quanto em superfícies rochosas. Variedades comuns e feltro preferem solo calcário. As variedades menores devem ser plantadas com uma distância de 40-45 cm.

As espécies altas devem ser plantadas a uma distância de 2-2,5 m. Recomenda-se plantar esta vegetação na primavera. O plantio da primavera deve ser feito após o descongelamento do solo. A planta pode ser plantada no outono (esta opção é adequada para regiões quentes).

É importante preparar adequadamente os assentos. Para isso, são formados poços.

O solo cavado deve ser fertilizado. Para isso, é melhor usar composto, bem como cal apagada.

As mudas são cuidadosamente colocadas nas covas, enquanto o colo da raiz deve estar alguns centímetros acima do nível do solo. Após o plantio, a vegetação é regada.

Cuidado

Para que o cotoneaster do tronco cresça rapidamente e se desenvolva totalmente em campo aberto, deve-se cuidar bem dele.

Rega

Os arbustos precisarão de muita rega durante a estação de crescimento. A rega é realizada à medida que o solo seca. É categoricamente impossível regar os arbustos com muita abundância, porque eles são muito difíceis de tolerar em terras pantanosas.

Top curativo

Na primavera, o cotoneaster vai precisar muito de fertilizantes nitrogenados. No verão, deve ser alimentado com compostos de fósforo e potássio. No outono, os arbustos são fertilizados com compostos com potássio. Antes do início do inverno, o solo deve ser coberto com húmus.

Poda

A planta tolera a poda com bastante facilidade. A poda formativa é feita na primavera, antes que os botões se abram. Este procedimento estimula o crescimento e ramificação dos rebentos. Com a sua ajuda, os arbustos podem assumir uma forma prismática ou cónica.

A poda sanitária pode ser feita em qualquer época do ano. Isso remove todos os ramos e folhas quebrados e secos. Com o passar dos anos, os brotos mais antigos devem ser cortados para rejuvenescer os arbustos.

É necessário cortar a vegetação apenas com ferramentas afiadas cuidadosamente processadas.

Wintering

Como o cotoneaster é uma planta resistente à geada, é fácil para ele suportar o inverno no jardim. Se você está cultivando uma variedade que não resiste a temperaturas extremas, as plantações devem ser cobertas de forma a proteger o sistema radicular.

Reprodução

O cotoneaster pode se reproduzir de várias maneiras.

Sementes

Nesse caso, as sementes são primeiro estratificadas (5 a 12 meses). Para maximizar a germinação, é melhor realizar a estratificação quente-fria.

Camadas

O arbusto reproduz-se simplesmente por camadas horizontais. Para fazer isso, você precisa cavar um buraco, dobrar um broto saudável para a superfície da terra. Ele é fixado com um grampo de cabelo. A terra é despejada em cima e então tudo bem regado. O rebento enraizado é cortado e depois transplantado para outro local.

Estacas

Se você precisar preparar mais mudas, é melhor preparar as mudas. Diferentes métodos de melhoramento são usados ​​para diferentes variedades. Então, espécies perenes se propagam por brotos semilignificados, espécies decíduas - por brotos lenhosos. O broto é cortado da planta original no meio do verão. Em seguida, a parte cortada é dividida em estacas de 11-12 cm de comprimento, todas as folhas devem ser retiradas das estacas, restando apenas duas folhas superiores.As peças resultantes são colocadas em uma panela, um pouco de terra e areia são despejadas lá. Os recipientes ficam expostos à sombra.

Doenças e pragas

O cotoneaster é bastante resistente a diversas infecções e pragas. Mas às vezes ele é afetado pelas seguintes doenças.

  • Oídio. Se danificada, uma camada prateada começará a se formar na folhagem. Além disso, o crescimento do arbusto é muito mais lento.

  • Ferrugem. Manchas enferrujadas aparecem nos arbustos durante a infecção. Eles podem ser de tamanhos diferentes.

E também o cotoneaster pode ser danificado por pulgões. Ao mesmo tempo, a folhagem começa a se deformar. A vegetação cresce lentamente e praticamente não se desenvolve. Na maioria das vezes, as colônias de pulgões podem ser encontradas em brotos frescos na primavera. Esses insetos podem ser amarelos, verdes, marrons ou pretos.

Se danificadas, todas as partes danificadas do arbusto são cuidadosamente removidas com ferramentas de jardim afiadas. Depois disso, são tratados com fungicidas. É melhor realizar esses procedimentos várias vezes por temporada.

A primeira pulverização deve ser feita após o inchaço dos botões, a segunda vez - após a floração e a terceira - algumas semanas após o segundo procedimento.

Aplicação em paisagismo

O cotoneaster será capaz de caber em quase qualquer paisagem. Você pode plantar essa planta ornamental ao longo de caminhos ou degraus de jardim. Se desejar, os arbustos são combinados com espaços verdes de baixo crescimento.

Você também pode plantar essa vegetação ornamental em canteiros de pedra. Nesse caso, é melhor selecionar variedades exuberantes e ramificadas para que a composição seja volumosa e mais bonita.

Para decorar uma casa de verão, você pode plantar um cotoneaster anão. Pode ser combinado com arbustos verdes claros e subdimensionados para criar uma composição contrastante. Plantios semelhantes podem ser feitos ao longo dos caminhos do jardim.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário