Como propagar um cotoneaster?
Você pode criar uma cerca viva ou alocar uma área separada no jardim, no pátio de uma casa particular, usando arbustos ornamentais. O cotoneaster é especialmente popular, que se caracteriza por uma forma incomum, folhas que mudam de cor e frutos coloridos. Hoje, o cotoneaster pode ser propagado por diversos métodos, que têm seus pontos positivos e negativos. Tendo estudado todos os métodos de reprodução, cada jardineiro escolherá para si a melhor opção.
Como propagar um cotoneaster com sementes?
Cotoneaster é um arbusto sem espinhos, seus frutos não são comestíveis, mas também não são venenosos, por isso atraem muitos pássaros. É importante notar também que os arbustos possuem uma copa muito flexível, que pode ser formada dando-lhe uma forma interessante.
Como existem muitas variedades de cotoneaster, você pode criar um plantio em grupo ou plantá-lo sozinho. Um arbusto ornamental pode crescer em uma área por cerca de 50 anos.
Além disso, o cotoneaster não é caprichoso no cuidado, não tem medo de transplantes, e também se multiplica facilmente em casa, sem exigir habilidades especiais.
Cotoneaster é um arbusto com flor no qual os frutos são formados. É dentro dos frutos redondos achatados que aparecem as sementes que podem crescer. A germinação das sementes é muito fraca, portanto, os brotos são extremamente raros ao redor do arbusto. O procedimento de reprodução e germinação das sementes é bastante tedioso e demorado - em média, leva de 6 a 12 meses.
Ao semear as sementes no solo no início da primavera, é recomendável cobrir as mudas com acrílico, que fornecerá proteção contra as geadas recorrentes da primavera.
Para cultivar um arbusto ornamental por semente, é necessário obter e preparar sementes. Este procedimento consiste nas seguintes etapas.
-
Bagas de Cotoneaster são colhidas, murchar um pouco, o que permitirá extrair facilmente as sementes da polpa. Como regra, as bagas amadurecem no outono.
-
O soft shell é removido, e as sementes são bem lavadas com água.
-
As sementes são testadas quanto à viabilidade... Para isso, eles são imersos em um recipiente com água - aqueles que afundam são dotados de potencial para crescer, e o restante é jogado fora.
-
Estratificação de sementes em andamento (germinação melhorada)... Para isso, é preparada uma caixa com areia ou turfa bem umedecida, onde as sementes são imersas. A caixa é armazenada em local fresco (temperatura zero) por cerca de um ano. Para algumas variedades de cotoneaster, 4-6 meses são suficientes.
Assim que aparecerem os primeiros brotos, recomenda-se colocar a caixa no local de maior luminosidade, pois os brotos precisam de iluminação adicional e constante.... Raramente as mudas ficam expostas a infecções fúngicas, mas como medida preventiva, recomenda-se adicionar uma solução de "Fundazol" à bandeja da caixa, que assim penetrará gradativamente no substrato do solo. O transplante para um local de crescimento permanente é realizado após 2-3 anos. Ao transplantar, beliscar é recomendado.
Instruções para enxertia
Para não comprar muitas mudas de cotoneaster, por exemplo, para criar uma cerca viva ou destacar um beco, um arco no jardim, basta comprar 1-2 exemplares, e depois de um ano você pode propagar independentemente o arbusto com mudas verdes .
É melhor fazer estacas no verão.
Para isso, os ramos mais fortes são selecionados após a poda do arbusto em crescimento.
-
As mudas são colocadas em um recipiente com água saturada com estimulante de crescimento.Isso é feito para fazer as raízes aparecerem.
-
Assim que as raízes aparecem, elas devem ser transplantadas para o solo. O solo deve ser nutritivo, solto, leve. As estacas são plantadas em um ângulo de 45 graus.
-
As amostras transplantadas são regadas regularmente com água morna resolvida.
-
Cada talo é coberto com uma garrafa de plástico de forma que o gargalo fique por cima. É conveniente regar por ele. Quando há um calor prolongado do lado de fora, a garrafa é retirada.
É possível enraizar em casa não apenas espécimes verdes, mas também lignificados. No outono, as mudas são escolhidas, são armazenadas até a primavera em local frio, na geladeira, e na primavera são plantadas em solo previamente preparado. O procedimento de plantio e cuidado é idêntico ao realizado com mudas verdes - a ponta das mudas é mergulhada em uma solução estimulante de crescimento e, em seguida, plantada em um solo leve, nutritivo e respirável. O sucesso do enraizamento é evidenciado pelo aparecimento de 2-3 folhas novas no cabo.
É importante observar que na cova preparada para o plantio de um arbusto é necessário colocar uma boa camada de drenagem, o que evitará a estagnação da umidade, provocando os processos de decomposição e danos ao sistema radicular da planta.
Reprodução por camadas
Existem variedades de cotoneaster que são recomendadas para propagação por estratificação. Normalmente, este método é eficaz para espécies arbustivas rasteiras ou horizontais. Isso se deve ao fato de que nessas variedades os galhos ficam próximos ao solo, podendo até entrar em contato com o solo.
O processo de reprodução por estratificação consiste nas seguintes etapas.
-
Ramos jovens e fortes são selecionados.
-
Fixado no chão com grampos de metal.
-
O local de beliscar (futuro enraizamento) é abundantemente salpicado de húmus.
-
Ao longo do verão, rega abundantemente o sítio de enraizamento.
Na primavera, já será possível conseguir novas mudas, que são transplantadas para o local escolhido. A separação é realizada com um objeto pontiagudo, como uma pá. Normalmente os arbustos propagados desta forma crescem fortes, saudáveis e bonitos, pois recebem nutrição e energia adicionais da mata-mãe por um longo tempo.
Junto com os principais tipos de reprodução listados acima, existe mais um - a divisão do mato. Para fazer isso, o arbusto crescido é desenterrado ou solapado e as raízes são divididas em partes. Essas plantas individuais são então transplantadas para locais selecionados. O procedimento é realizado no início da primavera ou início do outono.
O arbusto cotoneaster plantado é completamente despretensioso de cuidar. É importante destacar sua resistência à seca, boa tolerância às oscilações de temperatura, bem como boa imunidade a vários tipos de doenças. Cuidar de um arbusto consiste em regar (principalmente no período em que a planta acaba de ser plantada), fazer adubação complementar (duas vezes por safra), poda - formadora, higiênica e rejuvenescedora.
As variedades com resistência moderada ao gelo precisam de abrigo com ramos de abeto, serragem grande ou fibra agrícola, que protege contra o congelamento.
O comentário foi enviado com sucesso.