Cotoneaster horizontal e seu cultivo
O cotoneaster é um dos arbustos usados para decorar as parcelas. Uma planta perene não requer muita manutenção e mantém sua atratividade por muito tempo. É por isso que muitos jardineiros o amam.
descrição geral
O cotoneaster horizontal é uma planta exclusivamente ornamental. Muitas pessoas confundem com dogwood, em que as bagas são comestíveis. Mas esses são arbustos completamente diferentes e você não pode comer os frutos do cotoneaster. Eles não são venenosos, mas não trazem nenhum benefício ao corpo humano.
Esta planta pertence à família Rosaceae... É mais comum em regiões quentes da Ásia. Mas também existem arbustos com maior resistência à geada. Eles podem ser cultivados em regiões com invernos frios. O cotoneaster cresce bem tanto ao sol como à sombra. Ele dificilmente fica doente e não é atacado por pragas.
A planta se reproduz muito rapidamente. Portanto, você pode fazer uma bela sebe sem problemas.
Em altura, o arbusto rasteiro cresce até 50-60 centímetros. Os tiros são dispostos simetricamente nele. Eles são cobertos por pequenos brotos verdes. As folhas dessa planta são pequenas. São verdes no verão e vermelhos no outono, com uma borda ligeiramente cremosa.
O cotoneaster horizontal floresce no início de maio. A floração dura 20-25 dias. Suas flores são pequenas e avermelhadas. Mas também existem variedades com botões mais claros. No outono, bagas vermelhas brilhantes aparecem no lugar das flores. Eles ficam no mato durante todo o inverno. Graças a isso, parece uma árvore de natal decorada com guirlandas de ano novo.
Variedades populares
Existem várias das variedades mais comuns de cotoneaster horizontal.
"Variegatus"
Este arbusto cresce até 30 centímetros de altura. Seus brotos são rastejantes e longos. Em regiões quentes, a planta permanece verde mesmo com a chegada do frio. Na parte fria do país, o arbusto perde sua folhagem no outono. O cotoneaster floresce em maio. Suas flores são rosa pálido. No outono, frutos esféricos de tom avermelhado aparecem em seu lugar.
"Ursinov"
Este tipo de cotoneaster é híbrido... A copa de tal arbusto se espalha e é muito bonita. A planta cresce muito rapidamente, conquistando novos territórios. Suas flores são claras e imperceptíveis, mas os frutos são brilhantes. Em forma e cor, eles se assemelham a bagas de sorveira. Os frutos desta variedade de cotoneaster atraem a atenção de muitos pássaros.
Essas plantas podem ser plantadas não apenas ao ar livre, mas também em banheiras ou tigelas. O principal é escolher um container suficientemente grande para o desembarque. Neste caso, o cotoneaster pode até ser usado para decorar uma varanda ou terraço.
"Perpusillis"
O arbusto que se espalha tem uma taxa de crescimento lenta. O diâmetro de sua coroa pode ser de até um metro. A planta atinge uma altura de 30 centímetros. Sua folhagem é densa e carnuda. No outono, as folhas ficam vermelhas. Ao mesmo tempo, frutos grandes aparecem no mato.
"Coral extravaganza"
Este tipo de cotoneaster é o mais popular entre os paisagistas. Um arbusto variegado com vibrantes bagas de coral, ideal para jardins rochosos. Além disso, arbustos são freqüentemente usados para fortificar encostas.
A planta requer luz.Portanto, deve ser plantado em áreas ensolaradas. Para o inverno, os arbustos devem ser cobertos com folhagem seca ou ramos de abeto. Isso ajuda a protegê-los do congelamento.
Aterrissagem
Como outras culturas decíduas, o cotoneaster é plantado no local na primavera. Nas regiões sul, o plantio pode ser feito no outono. Isso geralmente é feito no final de outubro. Você pode plantar um cotoneaster horizontal em áreas abertas e ensolaradas e em sombra parcial. Em qualquer caso, a planta ficará espetacular.
Você não pode plantar um arbusto apenas nos lugares onde a chuva e o degelo estão constantemente estagnados. O excesso de umidade levará muito rapidamente à podridão da raiz.
Ao plantar uma cultura, vale lembrar que é sensível à qualidade e composição do solo. O solo no local deve ser nutritivo e solto. Para melhorar a qualidade, a areia e o composto de turfa são misturados ao solo, misturados na proporção de 2 para 1. Se o solo no local for muito ácido, também vale a pena adicionar uma pequena quantidade de cal.
Recomenda-se comprar mudas de cotoneaster em viveiros comprovados. As plantas devem ser saudáveis e fortes. Ao comprar, é importante inspecionar o rizoma. Deve estar livre de podridão ou mofo.
O próprio processo de plantio de um cotoneaster horizontal consiste nas seguintes etapas.
- Preparação de buraco... Primeiro, você precisa cavar buracos na área selecionada. A profundidade de cada um deles deve ser de até 90 centímetros. A distância entre os furos individuais deve ser de pelo menos um metro e meio. Se você planeja plantar uma cerca viva, as mudas podem ser colocadas mais próximas umas das outras.
- Formação de camada de drenagem... Para evitar que as raízes das plantas apodreçam, uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do buraco. Para isso, você pode usar pedaços de tijolos quebrados, seixos ou argila expandida. De cima, a camada de drenagem é coberta com solo nutriente.
- Plantar mudas... As plantas jovens precisam ser plantadas em uma cova. O colar da raiz da planta deve estar localizado acima do nível do solo. Polvilhe as raízes da planta com solo nutritivo. O solo deve estar ligeiramente compactado.
Imediatamente após o plantio, as plantas devem ser bem regadas com água sedimentada. Em seguida, o cotoneaster precisa ser coberto com cobertura morta. A turfa é geralmente usada para esse propósito.
Cuidado
O cultivo de Cotoneaster ao ar livre é fácil de cuidar.
- Rega... O arbusto é uma planta tolerante à seca. Portanto, ele pode muito bem ficar sem regar por muito tempo. No tempo seco, os arbustos são irrigados no máximo 1 a 2 vezes por mês. Regar uma planta adulta não requer mais do que um balde de água. No dia seguinte após a rega, o solo no local está solto. Também é importante eliminar todas as ervas daninhas durante o processo de remoção de ervas daninhas.
- Top curativo... Você não precisa fertilizar o solo continuamente. Via de regra, as plantas são alimentadas apenas na primavera. Nesse momento, uma solução de ureia é introduzida no solo. Se não houver desejo de usar produtos químicos no local, o produto pode ser substituído por fertilizantes orgânicos com alto teor de nitrogênio. Afinal, é desse elemento que as plantas precisam para crescer com vegetação.
- Poda... O cultivo de um arbusto perene envolve o corte da planta regularmente. A flor tolera muito bem. Ao longo da temporada, a planta é podada três vezes. Pela primeira vez, os jardineiros cortam arbustos na primavera. Neste momento, é necessário formar a copa da planta. Ao mesmo tempo, todos os galhos quebrados e doentes são removidos. No verão, os jardineiros realizam apenas podas higiênicas. Os arbustos precisam dele nos casos em que a planta está doente ou sofre ataques de pragas. A poda higiênica geralmente não afeta a aparência de um cotoneaster crescendo em um tronco ou ao ar livre. No outono, o arbusto é examinado novamente e limpo de galhos velhos e danificados.
Ferramentas afiadas e descontaminadas são sempre usadas para aparar.
- Wintering... Para fazer a planta se sentir bem no inverno, o arbusto é coberto com antecedência. Este procedimento é muito importante para pessoas que vivem em regiões frias.O processo de preparação de uma planta para o inverno começa com a cobertura morta do círculo do tronco. Para isso, usa-se turfa. Depois disso, os galhos são dobrados ao solo e fixados com pinos de metal. Além disso, as plantas são cobertas com ramos de abeto, folhagem ou fibra agrícola. Sob tal abrigo, a planta é capaz de sobreviver até mesmo geadas prolongadas.
- Transferir... Mesmo se o arbusto crescer em condições ideais, pode ser necessário replantar depois de um tempo. Este procedimento é melhor realizado em junho. No dia anterior ao transplante, o solo deve ser regado com água morna. Na manhã seguinte, a planta é transplantada para um novo local. O processo de transplante não é diferente do procedimento de plantio de arbustos.
Graças a esse cuidado, a planta vai deliciar os donos do local por muito tempo com seu visual atraente.
Reprodução
Existem três maneiras principais de propagar um cotoneaster horizontal. Cada um deles possui características próprias.
Sementes
Os jardineiros usam esse método com menos frequência. O fato é que as sementes de cotoneaster têm uma capacidade de germinação bastante pobre.... Mas se quiser, você pode tentar propagar plantas dessa forma. O material de plantio é colhido no início de outubro.
Em seguida, as frutas são descascadas. Sementes selecionadas da polpa são mergulhadas em um recipiente com água. Para o plantio, utilizam-se espécimes viáveis que afundaram. As sementes que flutuam na superfície são jogadas fora.
O material selecionado para o plantio é semeado em solo escavado e cuidadosamente solto. No inverno, os grãos passam por estratificação natural. Depois disso, na primavera, aparecem os primeiros brotos no local. Se houver muitos brotos jovens no local, eles devem ser desbastados.
Cuidar de mudas jovens é bastante simples. Os canteiros precisam ser regados e remover ervas daninhas regularmente. Após 2-3 anos, as plantas cultivadas podem ser transplantadas para um novo local.
Estacas
Este método de criação é o mais popular entre os jardineiros. Os brotos anuais são usados como material de plantio. As estacas são cortadas no início do verão. Por um dia, os ramos são deixados na água com "Kornevin" ou preparações semelhantes.
No dia seguinte, as mudas precisam ser enraizadas em recipientes com substrato nutritivo. Para sua preparação, areia grossa e turfa são misturadas em proporções iguais. Cubra o talo com uma garrafa de gargalo cortado ou filme transparente. O abrigo precisará ser removido de vez em quando no futuro.
Você pode transplantar plantas para um local permanente no início da primavera. Nesse momento, eles já estarão fortes e capazes de se adaptar a qualquer condição.
Camadas
Como enxerto, este procedimento ajuda garantido para obter uma nova planta saudável. É muito fácil propagar um arbusto dessa maneira. Brotos saudáveis de um arbusto adulto devem ser dobrados à superfície do solo e cuidadosamente fixados. O ponto de fixação deve estar localizado a uma distância de 18-20 centímetros do topo do galho.
Para maior confiabilidade, os brotos não só podem ser fixados com alfinetes, mas também colocados em trincheiras cavadas com antecedência e polvilhados no topo com uma mistura de turfa e areia. Camadas nesta forma são deixadas até a próxima primavera.
Depois disso, os brotos enraizados podem ser separados das plantas-mãe e transplantados para um novo local. O cotoneaster cria raízes com rapidez suficiente.
Doenças e pragas
O cotoneaster é considerado uma planta com um sistema imunológico muito forte. Portanto, raramente fica doente. Se o tempo estiver chuvoso, a planta pode ser afetada pelo Fusarium. Combater esta doença é bastante simples. As partes afetadas da planta devem ser cuidadosamente aparadas e destruídas. Após esse procedimento, o arbusto é borrifado com uma solução de líquido bordalês. O mesmo produto pode ser usado como agente profilático.
As seguintes pragas também são perigosas para o cotoneaster horizontal.
- Pulgão-maçã. Como resultado da atividade desses insetos, a folhagem do arbusto é deformada. Os rebentos começam a enrolar. Esses insetos vivem em colônias.Portanto, é muito fácil percebê-los na superfície da planta.
- Mariposa da fruta. Os insetos danificam a folhagem do arbusto na primeira metade do verão. Com o tempo, as folhas caem e o arbusto começa a ficar menos bonito do que antes.
Se não houver muitas pragas no local, o arbusto é tratado com remédios populares. Infusões de tabaco e soluções de sabão ajudam bem no combate aos insetos. Para se livrar completamente das pragas, o arbusto deve ser tratado com a ferramenta selecionada em várias etapas.
O intervalo entre esses procedimentos deve ser de 4 a 5 dias.
Se os remédios populares não ajudarem muito, os arbustos devem ser tratados com inseticidas comprovados. Eles podem ser usados em qualquer época do ano, pois os frutos desta planta não são usados para alimentação. Você precisa trabalhar com inseticidas com cuidado. As preparações são diluídas em água de acordo com as instruções. O tratamento é feito com máscara e luvas de borracha.
Aplicação em paisagismo
Existem várias maneiras de usar um cotoneaster horizontal. Na maioria das vezes, a planta é plantada ao longo de cercas e paredes. Uma sebe brilhante parece muito bonita e ajuda a esconder a área ou parte dela de olhos curiosos. Ao criar uma sebe, a planta costuma ser combinada com coníferas anãs.
Freqüentemente, o arbusto é plantado em uma colina alpina. Vai bem com flores baixas. Em jardins rochosos, o cotoneaster é plantado como uma tênia. As composições criadas usando um cotoneaster decorativo têm uma aparência espetacular e bonita. Com os devidos cuidados, esse arbusto pode viver no local por várias décadas.
O comentário foi enviado com sucesso.