Tudo sobre o cotoneaster de Dammer
As flores, sem dúvida, adornam todos os jardins. No entanto, nem sempre é possível disfarçar áreas vazias ou fossas feias. Aqui o cotoneaster de Dammer vem em socorro: ele pode ser usado para decorar uma cerca viva, estender um tapete vivo e até mesmo atrair polinizadores. E, mais importante, praticamente não requer manutenção.
Descrição do arbusto
O cotoneaster de Dammer é um arbusto perene da família Rosaceae com até 30 cm de altura. O nome é dado em homenagem a Udo Dammer, um botânico alemão. O parente mais próximo da planta é a macieira. As primeiras a chamar a atenção são as folhas elípticas verde-escuras com 2 cm de comprimento, que brilham no verão e no outono ficam vermelhas e amarelas. E também o arbusto tem pequenas flores brancas ou vermelho claro. É durante o período de floração que o cotoneaster fica especialmente bonito. As flores perfumadas e bonitas atraem insetos para a polinização. E no 7º ano, em setembro-outubro, aparecem frutos esféricos de um vermelho vivo, que duram até a primavera. Bagas não devem ser comidas. A planta parece espalhar-se no solo, um arbusto pode crescer até um metro e meio. Isso permite que o cotoneaster seja amplamente utilizado em projetos paisagísticos.
Cresce nas áreas montanhosas da China. Lá ele se adaptou a condições difíceis. Possui incrível resistência ao gelo, não precisa ser coberto, pois a neve serve de proteção. Não requer regas frequentes e chuvas regulares, mas ao mesmo tempo não gosta de solo muito molhado. Por essas razões, será uma sensação maravilhosa na Rússia central. No entanto, deve-se ter em mente que um cotoneaster não pode resistir a um clima como na Sibéria e no Extremo Oriente.
Alguns jardineiros afirmam que o arbusto é tão despretensioso que pode ser "plantado e esquecido". Isso não é inteiramente verdade, mas o cotoneaster realmente não requer muita atenção. Portanto, é perfeito para amadores que não querem perder muito tempo cuidando das plantas.
Variedades
As variedades Cotoneaster diferem em tamanho e cor, o que permite que sejam usadas em várias idéias de design. Vamos dar uma olhada em algumas das variedades de arbustos.
Principal
A altura do cotoneaster maior é de 10-15 cm. As flores brancas florescem em maio-junho, pequenos frutos vermelho-claros amadurecem no outono. Como todos os representantes de sua espécie, é resistente à geada e à seca, despretensiosa ao solo, mas prefere iluminação abundante. Vive cerca de 30 anos, a cada ano cresce 7 cm de comprimento e largura.
Eichholz
Essa variedade atinge apenas 25 cm de altura, mas pode estender-se por uma distância de mais de um metro. Possui flores brancas e folhas verdes brilhantes. Despretensioso para as condições de cultivo, mas prefere sol ou sombra parcial. Capaz de crescer em substratos rochosos e arenosos.
"Beleza coral"
Esta é uma variedade híbrida que foi criada especificamente para projetos paisagísticos.... Tem um crescimento intenso: até 2 metros de largura e altura de até 60 cm, a casca apresenta uma tonalidade avermelhada. Seu aroma atrai muitos insetos polinizadores, o que ajuda seus vizinhos no jardim.
Skogholm
Cotoneaster Dammer Skogholm tem pequenas folhas verdes escuras brilhantes que variam em tamanho de 1,5 a 2 cm, podem ter 1 a 1,5 m de altura e 2 a 2,5 m de largura (podem pendurar até 3 m, brotos arqueados). O arbusto perene fica muito bonito em flor (em maio): costuma haver muitas flores, são muito perfumadas, brancas.As flores podem contrastar com as bagas vermelho-alaranjadas do ano passado - é assim que este cotoneaster é especialmente decorativo. Forma frutos não comestíveis.
"Encontrando Streibs"
Este arbusto cresce lentamente, mas tem lindas flores rosa-brancas. Ela cresce até 10-15 cm de altura, os brotos devem ser cortados com cuidado, e em troca a planta vai deliciar os olhos por muito tempo.
Plantar e sair
É necessário plantar cotoneaster de Dammer na primavera ou outono, antes que o frio seja muito forte. Antes de plantar, é necessário limpar o local, pois o arbusto vai começar a crescer forte. Deve-se ter cuidado para não ser perturbado por outras plantas e suas raízes. Para um melhor crescimento, não será supérfluo fertilizar o solo com misturas de potássio e fósforo e composto. Você também pode usar turfa, húmus e cal.
O cotoneaster não gosta de muita umidade, por isso é preciso cuidar para que o lençol freático não fique a mais de 2 metros. Será apropriado instalar drenagem, pois raízes sensíveis podem apodrecer rapidamente.
Para o plantio, são utilizadas mudas. É necessário cavar um buraco de 50x50 cm. Deve-se instalar primeiro uma drenagem para drenar o líquido em excesso: tijolos quebrados ou seixos são colocados no fundo da depressão e terra fertilizada é despejada no topo. Agora você pode colocar uma muda aqui e enterrá-la. O colo da raiz deve estar nivelado com a superfície - isso é muito importante, caso contrário, a planta morrerá. A distância entre as mudas é de no mínimo 50 cm.
Agora vamos dar uma olhada no pós-cuidado das plantas. Um arbusto cresce melhor quando fertilizado. Para isso, fertilizantes orgânicos (húmus) são adequados, e fertilizantes de nitrogênio são adicionados na primavera. No verão, fertilizantes de fosfato e potássio são aplicados. Quanto à rega, um cotoneaster não precisa de muita água. Além disso, é importante garantir que não haja muita umidade. São 8 litros de cada arbusto. A rega frequente não é necessária: em dias secos, a água deve ser regada duas vezes por semana e, se chover, uma vez por mês. O cotoneaster deve ser protegido de ervas daninhas e o solo deve ser afrouxado regularmente. Você também pode fazer cobertura morta de turfa.
No inverno, não é necessário cobrir o arbusto, mas você pode dobrar os galhos mais altos no chão para que os botões jovens não congelem. Se o cotoneaster de Dammer for usado para criar uma sebe, os brotos devem ser podados. É especialmente importante remover peças congeladas e obsoletas. É permitido cortar até um terço dos brotos. Via de regra, eles começam a fazer isso quando a folhagem aparece.
Para dar uma forma bonita, os brotos de dois anos são beliscados no ponto de crescimento. Pequenos detritos e poeira são removidos com uma mangueira; limpar o cotoneaster é útil se ele for plantado para o prazer dos olhos.
Reprodução
O arbusto é mais convenientemente propagado por estacas e sementes. Apenas os brotos maduros e lignificados são adequados para estacas, os jovens não crescem. Isso pode ser feito no inverno e na primavera. O rebento da mola é cortado em pequenos pedaços (10-15 cm) e devem ser deixados dois entrenós. Para formar a raiz mais rapidamente, pode-se colocar a estaca em uma solução com um estimulador de crescimento “Heteroauxin”. Em seguida, eles são enviados para a estufa. Uma mistura de solo com turfa ou húmus é colhida preliminarmente e areia limpa é colocada em cima com uma camada de 3 a 5 cm. As plantas futuras são enterradas a uma profundidade de 5 cm e as caixas são armazenadas em uma estufa. Quando as estacas estão enraizadas, podem ser plantadas em terreno aberto. No entanto, as árvores jovens do cotoneaster devem ser cobertas durante o primeiro inverno. Os brotos de inverno devem ser armazenados no porão sob uma camada de areia e depois picados na primavera.
As sementes para semear são retiradas dos frutos de uma planta adulta. Em seguida, eles são removidos da polpa e as sementes defeituosas flutuam para a superfície da água - elas precisam ser removidas. As sementes de cotoneaster são plantadas em solo fertilizado a uma profundidade de 0,5-0,7 cm. A areia é colocada no topo com uma camada de 1 cm. O arbusto germina por muito tempo, às vezes os primeiros brotos aparecem apenas no ano seguinte. Você precisa ter paciência e cuidar da plantação. A água deve ser regada com cuidado e, se as sementes saírem, aprofundar novamente.
E você também deve proteger as plantas jovens da luz abundante. Quando as primeiras folhas aparecem, na primavera ou no outono, as mudas são movidas para o terreno aberto.
Uso em paisagismo
Dependendo das variedades, o cotoneaster de Dammer é usado para diferentes fins. Pode ser um deleite para os olhos e uma forma de disfarçar os pontos feios do local. A variedade principal é usada para criar tapetes e revestimentos verdes. Eles podem ser usados para preencher lacunas feias no jardim, fossas de compostagem e áreas de entulho. Além disso, será uma boa alternativa ao gramado, pois exige muito menos manutenção.
Eicholz e Coral Beauty criam belas cercas vivas e bordas verdes. Eles podem ser usados não apenas para um jardim doméstico, mas também para parques, canteiros de flores da cidade - as plantas se sentem bem em solos rochosos. "Eicholz" é amplamente utilizado para o paisagismo de encostas e colinas devido ao seu forte sistema radicular. Freqüentemente, o cotoneaster de Dammer é incluído nos jardins de pedras e eles também enobrecem áreas pedregosas com ele. Os rebentos podem escalar a parede ou simplesmente crescer para formar um local espetacular. Durante o período de floração desabrocham flores brancas ou de um vermelho claro, o que torna as folhas brilhantes ainda mais bonitas. E no outono, o jardim ficará cheio de miçangas vermelhas. É uma decoração deliciosa!
O comentário foi enviado com sucesso.