Tudo sobre o cotoneaster preto

Contente
  1. Descrição
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Aplicação em paisagismo

O cotoneaster preto é um arbusto despretensioso que tem a capacidade de tolerar perfeitamente a geada e o calor. Graças a isso, a planta é cultivada com sucesso em quase todo o território da Rússia.

Descrição

Cotoneaster preto (Latim Cotoneaster melanocarpus) é uma planta do gênero de arbustos sem espinhos da família Pink. Existem vários outros nomes para este arbusto entre as pessoas: champolnik, tarsum, kouroslep.

Uma planta adulta pode atingir 2 metros de altura (em condições favoráveis ​​e superiores), enquanto a copa do arbusto tem a capacidade de se espalhar até um metro e meio de diâmetro.

O cotoneaster preto é um arbusto resistente à geada que é completamente pouco exigente para o solo. Ela cresce bem mesmo em solos inférteis. Ele também pode prosperar em áreas sombreadas. O arbusto vive até 50-60 anos.

A área de crescimento do cotoneaster de frutificação negra é muito extensa, podendo frequentemente ser encontrada no território do Himalaia ao sopé do Cáucaso, no Extremo Oriente, na Rússia central, na Sibéria Oriental e Ocidental. Ama solos arenosos, montanhosos e calcários. O arbusto cresce em encostas rochosas, em florestas mistas, em saliências de calcário.

É um calcário que tem um efeito muito benéfico no desenvolvimento do cotoneaster. Portanto, durante o cultivo cultural, eles tentam adicionar calcário à mistura do solo.

O arbusto tem folhas ovóides com nervuras claras. As folhas possuem a frente plana, sem depressões e saliências, e uma superfície rugosa na face posterior. O tamanho da folha é de aproximadamente 4 centímetros. No verão, as folhas são verde-escuras e, no outono, mudam de cor, passando a púrpura brilhante. Graças a isso, o cotoneaster parece muito atraente e elegante.

Na primavera, botões oblongos e cônicos se formam nos galhos. Seu comprimento chega a 6-7 milímetros. Os botões são peludos, escamosos.

A floração do arbusto começa no final de maio e dura cerca de 4 semanas. Flores rosa-brancas de tamanho pequeno são coletadas em 5-12 inflorescências corimbosas. Após a floração, formam-se os ovários dos frutos do arbusto. A fórmula da flor coincide com as fórmulas de outras espécies de plantas do gênero cotoneaster.

As bagas são formadas apenas 5 anos após o plantio da planta. Mas nos anos seguintes, mesmo que as condições climáticas não sejam muito favoráveis, o arbusto floresce profusamente e frutifica bem. Os frutos verdes arredondados são de cor marrom. Quando amadurecem, tornam-se na cor preto-azulado.

Os frutos maduros podem ser colhidos no final de outubro ou novembro. Freqüentemente, as bagas passam o inverno bem nos galhos do arbusto. Portanto, no inverno, o cotoneaster preto parece muito decorativo.

Apesar de as bagas de cotoneaster serem comestíveis, raramente são consumidas. Isso se deve ao sabor, que é muito brando. Mas em termos de conteúdo de nutrientes, oligoelementos e vitaminas, esta é uma fruta muito valiosa. Portanto, os frutos maduros são secos e a partir deles é preparado um pó, que é adicionado ao amido ou à farinha durante o preparo de diversos produtos de panificação. E também pode ser utilizado na fabricação de doces, bolos, marshmallows, tortas e muito mais. São frutos secos que adquirem um sabor invulgar.

Frutas cotoneaster são adicionadas ao chá, usando suas propriedades benéficas. Para este efeito, podem ser utilizados frutos silvestres frescos, congelados ou secos.Às vezes, as bebidas alcoólicas caseiras são manchadas com um cotoneaster.

O cotoneaster preto é usado ativamente em receitas de medicina tradicional. Nesse caso, todas as partes do arbusto, exceto a raiz, são consideradas cicatrizantes. A casca jovem da planta, suas folhas, botões, flores têm boas propriedades antibacterianas. As frutas pretas são ricas em ácidos úteis para o homem: fenolcarboxílicos, ascórbicos e outros. Eles também são usados ​​como adstringentes para ajudar com disenteria e indigestão. Além disso, as bagas cotoneaster são muito eficazes em perturbar o funcionamento dos intestinos, manifestações de flatulência.

As folhas contêm flavonóides, vitamina C e glicosídeo, geralmente são usadas com os brotos de um arbusto. Moradores do Extremo Norte das folhas com ramos obtêm uma resina usada para tratar várias doenças de pele.

Aterrissagem

O cotoneaster preto pode ser propagado por sementes ou estacas. Você pode plantar mudas de um ou dois anos.

Na área onde será feito o plantio, a água subterrânea não deve ficar muito próxima à superfície. E também na fossa é necessário formar uma camada de drenagem. Se você planeja criar uma cerca viva, é mais aconselhável usar um fosso em vez de vários buracos.

A viabilidade da semente é de aproximadamente 80%. No caso do plantio com sementes, inicialmente elas precisam ser misturadas com turfa e areia limpa, colocadas em uma caixa preparada e umedecidas. A espessura da camada da mistura de sementes deve ser de aproximadamente 30-40 centímetros. As sementes devem ficar nesta caixa por 1-2 meses a uma temperatura de cerca de zero grau. O ácido sulfúrico pode ser usado para reduzir o tempo necessário para a estratificação. Para isso, as sementes são processadas por 5 a 20 minutos.

Outra opção para a propagação de sementes é embebê-las em água. Além disso, ao semear, as sementes são imersas no solo a uma profundidade de 0,5-1 centímetros (ou seja, nas imediações da superfície). Em seguida, o solo é coberto com outra camada de areia de 1 centímetro de espessura. As sementes precisam ser umedecidas de vez em quando, a rega deve ser o mais cuidadosa possível. Mudas jovens requerem proteção contra ar muito frio e luz solar direta.

As estacas são geralmente mal enraizadas. Portanto, este método de criação de cotoneaster não é usado com muita frequência.

A planta é facilmente transplantada sem prejudicar o crescimento e a condição geral. Ao plantar, vale a pena manter uma distância de pelo menos um metro entre as plantas individuais.

Cuidado

O cotoneaster é muito despretensioso, portanto, cuidar dele não será difícil, mesmo para um jardineiro novato. O arbusto deve ser alimentado, podado e regado com moderação.

O cotoneaster preto tolera perfeitamente a seca, por isso não requer rega abundante. Para que a planta fique confortável, basta regá-la uma vez a cada duas semanas, mesmo no verão quente e sem chuva. A rega é feita à razão de um balde de água por arbusto. Se chover periodicamente, a planta pode ser regada com menos frequência (uma vez por mês) ou não regada se o tempo chuvoso for observado com frequência.

Você precisa alimentar o cotoneaster preto pelo menos uma vez por temporada. A melhor época para esse procedimento é a primavera. Você pode preparar uma solução composta por 25 gramas de uréia e 10 litros de água. É aplicado na zona da raiz da planta. Antes da floração, você pode alimentar o arbusto com fertilizante de potássio. A cobertura morta de turfa pode ser feita no outono.

O arbusto tolera poda sazonal sem problemas. Para evitar o crescimento descontrolado dos rebentos, eles são encurtados 1 a 2 vezes durante o verão. A poda pode ser de dois tipos: formativa e sanitária. Com a poda formativa anual, os ramos muito longos são removidos para fazer com que o arbusto pareça limpo. A poda sanitária envolve a remoção de brotos danificados e doentes.

A planta é bastante resistente a doenças e pragas. Devido ao aumento da umidade, o cotoneaster pode sofrer fusarium, que é uma doença fúngica. Das pragas, as mais perigosas são os ácaros, pulgões e insetos escamados. O processamento oportuno ajuda a lidar facilmente com esse problema. Em alguns casos, como medida preventiva, os arbustos saudáveis ​​podem ser tratados com uma solução de sabão em pó ou cinza.

Aplicação em paisagismo

Esta planta é cultivada desde 1829. Como o cotoneaster preto é muito decorativo, muitas vezes é usado como uma sebe, em alguns casos pode ser visto em grupos ou composições individuais.

Com a poda adequada, figuras de várias formas e tamanhos podem ser formadas a partir da copa da planta. Essas figuras são uma ótima decoração para qualquer site.

O cotoneaster preto parece especialmente decorativo e atraente quando os frutos ficam pretos e as folhas ficam com tons roxos brilhantes. Os bagos ficam muito próximos uns dos outros, o que dá a impressão de grandes miçangas enfiadas em fios flexíveis.

O cotoneaster se dá bem ao lado de outras plantações, mas ainda assim a melhor opção são as coníferas baixas.

Cultivar um cotoneaster é um prazer benéfico e estético. Parece ótimo no quintal, embelezando a paisagem, e pode ser usado como um medicamento e um meio de apoiar a imunidade humana.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário