O cotoneaster é brilhante e as peculiaridades de seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Aplicação em paisagismo

O brilhante cotoneaster (Cotoneáster lucídus) é um arbusto do gênero Cotoneaster da família Rosaceae. Mais recentemente, mais precisamente a partir de 2000, acredita-se que a planta seja uma espécie de cotoneaster do azevinho. É amplamente utilizado como cultura decorativa.

descrição geral

No mundo moderno, é impossível imaginar um projeto paisagístico sem arbustos ornamentais e cultivos arbóreos, o brilhante cotoneaster é um dos representantes desta família. Com a sua ajuda e graças ao seu tamanho, são cultivadas sebes de várias alturas e finalidades, a planta é utilizada para zoneamento, e sem quaisquer custos financeiros especiais.

Descrição do cotoneaster brilhante.

  • Arbusto de folha caduca de forma ereta, até 3 metros de altura, possui copa densa formada por rebentos retos que crescem em diferentes direcções com grande número de ramos laterais.

  • O diâmetro da copa geralmente excede a altura do cotoneaster em uma vez e meia, e a taxa de crescimento anual de brotos frondosos densos é considerada média.

  • As folhas verdes escuras com uma densa estrutura coriácea têm uma superfície superior brilhante, para a qual o cotoneaster foi definido como "brilhante". A face inferior da folha é amarela, pubescente, quase tomentosa no início do desenvolvimento, gradualmente torna-se quase nua na forma adulta. No outono, as folhas são pintadas em tons escuros, desde o marrom avermelhado até a paleta de bordô escuro.

  • Na época da floração, o cotoneaster forma inflorescências soltas em forma de pincéis corimbose, consistindo de 5-12 flores rosa. Cada flor consiste em sépalas triangulares largas, pétalas 2,5 a 3 vezes mais longas que as sépalas, bem como estames e 3 a 4 colunas. Pequenas flores cobrem a massa vegetativa tão densa que a folhagem é praticamente invisível sob elas. O arbusto floresce em maio ou início de junho, a floração dura um mês, talvez um pouco mais.

  • Após a floração, frutos pretos esféricos de superfície brilhante e polpa marrom-avermelhada formam-se no cotoneaster. O tamanho da baga é de 7 a 9 mm, tem 3, às vezes 2 sementes dentro. Os frutos amadurecem na última década de setembro e início de outubro, os frutos permanecem muito tempo nos arbustos, até à geada. Os frutos são comestíveis, mas quase não têm sabor e não têm valor nutritivo. A primeira frutificação ocorre no quarto ano de vida.

  • A planta é uma excelente planta de mel, comparável à tília e à framboesa - as flores emitem uma grande quantidade de néctar que atrai muitos insetos. As abelhas coletam ativamente o líquido doce e “pastam” no mato do amanhecer ao anoitecer.

Dentre os arbustos ornamentais, o cotoneaster é talvez o mais popular devido à sua despretensão e alta decoratividade. A cultura é utilizada para o paisagismo da paisagem urbana, jardins e terrenos privados.

Vantagem da cultura:

  • altura de 2 metros ou mais;

  • copa densa, permitindo a utilização do cotoneaster como sebe;

  • altas qualidades decorativas ao longo da estação de crescimento;

  • expectativa de vida - o arbusto vive plenamente por pelo menos meio século.

Uma desvantagem significativa do cotoneaster é que se acredita que o arbusto cresce muito rapidamente, na verdade, pode-se esperar até 10 anos por uma altura de três metros, mas o resultado final vale o tempo gasto.

É possível penetrar por essa sebe apenas se uma passagem for cortada, é absolutamente impenetrável para os olhos no verão e dá muito pouca folga no inverno. Um arbusto ornamental servirá como destaque do jardim.

Aterrissagem

Para que mudas jovens que mudaram de residência em viveiro para horta ou lote urbano se sintam bem e se desenvolvam ativamente, várias regras devem ser seguidas. A prática desenvolveu o algoritmo mais ideal.

  • As sementes podem ser semeadas durante todo o ano, criando condições de estufa para uma boa germinação.

  • Para plantar mudas, escolha um local protegido de ventos e correntes de ar. A direção constante do vento dá ao arbusto a mesma direção de crescimento dos brotos, portanto, se você não prestar atenção a este fator, pode obter um arbusto unilateral.

  • O cotoneaster não tem requisitos especiais de iluminação, mas cresce mais rápido em locais ensolarados.

  • Mudas com ACS (sistema radicular aberto) são plantadas no início ou no final da estação de crescimento, com ZKS (sistema radicular fechado) podem ser plantadas em um local permanente na primavera, verão, outono.

A vida de meio século do arbusto requer uma abordagem cuidadosa do local de crescimento constante e planejamento paisagístico. Para criar uma sebe terá de fazer cálculos matemáticos: medir o comprimento do perímetro percorrido e dividi-lo pela distância ideal entre as raízes. Por sua vez, o último parâmetro depende dos objetivos finais. Para obter uma barreira alta, mas fina, são plantadas 3 raízes por metro linear. Uma parede mais densa e menos alta requer 4-5 plantas.

A abordagem certa para essa questão permitirá que os proprietários do local e seus descendentes admirem o colorido design verde por décadas.

Para o plantio, você precisará trabalhar na estrutura e composição do solo. As mudas amam solo com aproximadamente a seguinte composição:

  • limão - 300 g / sq. m.;

  • solo de grama - 2-5 partes;

  • composto ou turfa - 1 parte;

  • areia grossa de rio - 2-5 partes;

A densidade da sebe é conseguida com o plantio em tabuleiro de xadrez, para que mais tarde a copa se feche e os arbustos crescidos fiquem intransitáveis. Durante o planejamento, não se empolgue com a quantidade: plantios de borda em 3 fileiras não são recomendados, pois ficarão desarrumados por muito tempo e depois muito espessos.

Covas para as mudas são cavadas a uma profundidade de 0,6 metros, o fundo é coberto com uma camada de drenagem e a mistura de nutrientes preparada é vertida. Para plantios em massa, é muito mais conveniente usar o método de trincheira, quando uma trincheira de profundidade adequada é cavada em todo o comprimento. É necessário plantar com cuidado, espalhando cuidadosamente as raízes e preenchendo-o com os restos do solo nutriente. O colar da raiz é deixado nivelado com a superfície.

Durante o aterro, o solo ao redor da planta deve ser compactado cuidadosamente para evitar a formação de vazios. A superfície da raiz é coberta por uma camada de 5 a 7 cm de cobertura morta de turfa de pântano.

Cuidado

Para que um cotoneaster pareça perfeito, ele deve ser cortado corretamente, e o corte requer um certo nível de habilidade e experiência. Em um arbusto adulto tosquiado, as menores falhas são perceptíveis. Se você pensar com antecedência no esquema de plantio, no tipo de plantio futuro, na planta de localização e formato do arbusto, siga a técnica de cultivo, o resultado final será ótimo. No inverno, os cuidados com as plantas não são necessários, todos os eventos são realizados na primavera, verão e outono. O cotoneaster começa a se formar em 2-3 anos.

Rega

O arbusto pertence ao grupo dos resistentes à seca - com precipitação natural suficiente, não necessita de irrigação artificial. Se não houver chuva, os arbustos são regados a uma taxa de 10 litros de umidade uma vez a cada 2 semanas sob cada raiz. O arbusto consegue sobreviver perfeitamente à seca, mas perderá o seu efeito decorativo. A folhagem ficará opaca, sem brilho, a floração pode ser rara, as flores desintegram-se rapidamente sem formar um ovário, o que acaba privando a cultura de decorações como bagas negras como carvão.

A remoção de ervas daninhas ajudará a livrar o plantio de ervas daninhas que competem por nutrientes.

O afrouxamento fornece acesso de oxigênio à profundidade do sistema radicular, cobertura morta - preservação da umidade a longo prazo, ajuda no desenvolvimento da microflora benéfica.

Top curativo

A introdução de nutrientes adicionais começa a partir do segundo ou terceiro ano após o plantio. Durante esse tempo, o mato terá tempo de esgotar os fertilizantes aplicados, quanto mais se iniciar a fase de crescimento ativo. Conseqüentemente, serão necessários muito mais micro e macroelementos para garantir o pleno desenvolvimento de todo o sistema do que o que está contido no solo.

Esquema de fertilização:

  • no início da primavera, são usados ​​preparados contendo nitrogênio que estimulam o acúmulo ativo de massa verde;

  • durante o período de floração, o cotoneaster necessita de compostos de fósforo e potássio, enquanto a introdução de grânulos no solo garante o prolongamento do aporte de nutrientes;

  • perto do outono, a cultura é fertilizada com composições complexas da direção correspondente.

O cumprimento de todas as etapas acima permite não apenas manter os arbustos saudáveis, mas também ajuda seu desenvolvimento.

Poda

Como estamos falando de um arbusto que precisa criar uma imagem, ele é regularmente cortado, aparado e contornado. Qualquer geometria é adequada para arbustos isolados: de uma bola a uma espiral, mas para uma sebe, geralmente é escolhida uma forma retangular ou cubóide para que a parede pareça monolítica. A poda higiênica é necessária para se livrar dos brotos secos, danificados e doentes dos arbustos.

Então:

  • a poda é realizada no início da primavera antes do início do fluxo de seiva ou no final do outono, removendo os brotos defeituosos;

  • no plantio de mudas, belisque (corte) a copa, o que estimula a formação ativa de brotações laterais;

  • a altura do corte é determinada pela altura da planta e os desejos do proprietário.

A poda, como parte do processo de modelagem, pode ser feita várias vezes durante a estação de crescimento. Esta técnica permite corrigir erros e manter a forma da planta em perfeitas condições. Um cortador de mato e uma tesoura de treliça devem ser usados ​​como ferramentas de corte.

Transferir

A época ideal para o transplante é no outono, mas o evento também pode ser realizado na primavera. Conforme mencionado acima, uma cova ou trincheira de até 60 cm de profundidade é preparada para o plantio. Nesse caso, a largura deve ultrapassar a massa de terra com raízes pela metade. A planta é retirada do recipiente onde cresceu, com o maior cuidado para não danificar as delicadas raízes.

Uma técnica simples ajudará a fazer isso: você precisa parar de regar alguns dias antes, para que a terra no vaso seque.

Um torrão seco de terra mantém perfeitamente sua forma e raízes, enquanto um torrão úmido facilmente se esfarela com o menor movimento - em vez de uma planta com ZKS, você pode obter um arbusto com raízes abertas. E isso é muito pior para qualquer muda. Se o local for escolhido perto de uma cerca em branco, o lado mais bonito pode ser voltado para fora. Após o plantio, o círculo do tronco é compactado, regado, afrouxado no dia seguinte ou coberto com uma camada de cobertura morta.

Reprodução

O cotoneaster brilhante pode ser propagado de duas maneiras: vegetativamente e semeando. O primeiro método é muito popular, devido à baixa germinação das sementes e ao período extremamente longo de estratificação: as sementes são mantidas na geladeira por um ano inteiro.

  • O método vegetativo é a estaca. Os rebentos saudáveis ​​são adequados para a colheita, são cortados em estacas de 15 cm de comprimento e, antes do plantio, o corte oblíquo inferior é tratado com um estimulador de formação de raízes. Em seguida, a estaca é mergulhada obliquamente em solo com nível de pH neutro, cuja estrutura é composta por areia de rio, turfa ou vermiculita. Colocado sob um abrigo de vidro ou coberto com agrofibra.O uso do segundo evitará a ventilação diária. O plantio precisa de umidade regular.

  • A semeadura é realizada após estratificação, após embebição por 24 horas em água morna. Durante esse tempo, as sementes não emergentes (vazias) irão flutuar, as viáveis ​​permanecerão no fundo. Sementes de qualidade são imersas a uma profundidade de 3-4 centímetros e deixadas por um longo tempo - você pode esperar até um ano pelas mudas. Durante este tempo, deve-se ter cuidado para manter o solo úmido.

O segundo método quase nunca é usado por motivos óbvios, pois sua produtividade não pode ser comparada à vegetativa. A reprodução por estacas realiza-se no final da primavera e no verão, para que tenham tempo de criar raízes antes do início do frio.

Doenças e pragas

Infelizmente, apesar da forte imunidade, o cotoneaster pode ser afetado pelo fusarium. Sintomas de uma doença fúngica: as folhas ficam amarelas e caem. Isso se deve à germinação do micélio dos fungos Fusarium, que causa a morte da parte verde da planta. Aos primeiros sinais de dano, é necessário:

  • remova todas as partes infectadas;

  • submeter a planta doente e o solo sob ela a tratamento com fungicida.

A doença, talvez, não levará à morte completa do arbusto, porém, reduzirá sensivelmente os indicadores decorativos.

Das pragas de arbustos são perigosas:

  • pulgões e cochonilhas;

  • mosca-serra e ácaro-aranha;

  • mariposa maçã e urso amarelo.

Os inimigos dos espaços verdes são eliminados com inseticidas. Você pode tratar os pulgões com remédios populares, cujas receitas estão disponíveis na rede, por exemplo, com uma decocção de absinto ou mil-folhas, infusão de alho ou topos de batata.

Aplicação em paisagismo

O arbusto ornamental cotoneaster brilhante é um verdadeiro presente para o paisagista, principalmente quando se trata de grandes espaços. Não só se criam sebes a partir do cotoneaster - é uma grande oportunidade para organizar áreas verdes isoladas ou conjuntos originais de arbustos com corte vertical no meio dos gramados. Tudo isso é possível devido à tendência do cotoneaster em responder bem ao corte de cabelo. Depois disso, ele fica mais grosso e suas formas a cada "penteado" ficam mais gráficas.

Calçadas baixas crescem a partir do cotoneaster, gramados limítrofes, caminhos de jardim, calçadas da cidade, áreas de recreação, campos infantis e esportivos - há infinitas opções.

O plantio de cotoneaster pode servir como uma camada intermediária entre o canteiro de flores e as coníferas altas, com as quais o arbusto de folha caduca vai bem. Eles são usados ​​na topiaria - grupos de arbustos das formas mais bizarras. Eles servem como uma base florística viva para a criação de estatuetas de animais, pássaros e uma grande variedade de objetos, por exemplo, vasos de flores ou bolas. As técnicas agrícolas convencionais permitem o cultivo de cotoneaster em uma "selva de pedras", onde nem todos os arbustos podem criar raízes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário