Sala de óxido: descrição, cuidado e reprodução
Muitos donos de flores conferem à cereja azeda propriedades mágicas: há uma placa que fala da importância de colocar um vaso com uma planta de casa no quarto das crianças. Assim, a criança desenvolverá habilidades e talentos mais rapidamente. Muitas vezes é costume dar ácido azedo para o Ano Novo, porque neste caso, a família, que foi presenteada com o presente, será feliz e bem-sucedida. Acreditar ou não nessas crenças é uma questão pessoal para todos.
Descrição
Kislitsa é um gênero de gramíneas perenes da família Kislichnye. O segundo nome oficial é oxalis. Traduzido para o russo, Oxalis significa azedo. A planta é um mesófito, o que significa: oxalis em condições naturais vive em condições de umidade do solo suficiente, mas não com excesso. Além disso, oxalis é muito tolerante à sombra, pode ser cultivado mesmo em uma sala escura.
As plantas são conhecidas há muito tempo. Uma das primeiras menções ao ácido está na obra do missionário espanhol Bernardino de Sahagun "História geral dos negócios da nova Espanha", escrita em 1547. O escritor descreveu a azeda azeda como "azeda local, azeda, geralmente comida cozida ou crua". As espécies de oxalis de interior também são cultivadas em jardins.
A aparência desta bela flor é bastante adequada para a criação de composições decorativas.
Em todo o mundo, o número de espécies de oxalis ultrapassa 800. O maior número de variedades prevalece no México, América do Sul e África do Sul. Na Federação Russa, você pode encontrar apenas 6 tipos de oxalis. Na Rússia, é frequentemente chamada de "flor borboleta" por causa de sua aparência semelhante às asas. Além desse nome, você pode ouvir uma variedade de nomes: felicidade familiar, repolho lebre, bom dia, trevo feliz. Isso se deve à grande popularidade de espécies muito diferentes umas das outras.
O esquema de cores das flores é rosa, branco e roxo. As flores são coletadas em um guarda-chuva, formando uma densa inflorescência. A intensidade da floração e do crescimento do ácido não é muito alta. Com a devida observância das regras de saída de um pequeno processo de oxalis, pode atingir um tamanho médio em um ano. O tamanho máximo da planta é de 20-30 cm, mas algumas espécies, por exemplo, oxalis vulgaris, não excedem 10 cm e são rizomatosas.
Regras de cuidado
Em casa, não é difícil acompanhar o bem-estar do alazão, você só precisa seguir algumas regras.
- Embora a planta seja tolerante à sombra, ela precisa de luz. No entanto, a luz solar direta deve ser evitada. O local ideal para oxalis será na janela leste ou oeste. Se, após o rearranjo para um novo local, as pontas das folhas começarem a adquirir uma tonalidade esverdeada, deve-se mudar o habitat: isso é sinal de falta de luz.
- Regar ácido não é diferente de regar outras flores: você precisa observar cuidadosamente o equilíbrio da umidade do solo. A rega deve ser feita com frequência, mas em pequenas quantidades. Assim que a camada superficial do solo estiver seca, adicione umidade. Três vezes por semana é o número médio de regas.
O ar seco em dias quentes pode afetar adversamente a condição da planta, portanto, durante períodos especialmente quentes, não será supérfluo borrifar oxalis com água de um borrifador.
- É aconselhável fazer fertilizantes com fertilizantes minerais 2 vezes ao mês. Você pode comprar qualquer cobertura complexa: oxalis não requer elementos especiais.
- As condições de temperatura não são críticas, e mesmo se o ambiente estiver frio ou quente, a planta pode se adaptar. Idealmente, em uma sala contendo oxalis, deve ser mantida em cerca de 20-22 ° no verão e 15-17 ° no inverno.
- O processo de floração é passageiro. Portanto, após seu murchamento, você pode aparar cuidadosamente as flores secas.
- Você precisa cuidar do oxalis no inverno com mais cuidado: durante este período, a maioria das espécies descansa. É aconselhável retirar todos os brotos e colocar o vaso em local fresco: isso permitirá que o oxalis renove o corpo. Fertilizar o solo nos meses de inverno não vale a pena.
Métodos de reprodução
Existem 4 maneiras de propagar oxalis no total. Ele se propaga por sementes na natureza por conta própria, e tentar cultivar sementes em casa pode falhar. Outras opções de criação são mais adequadas.
- Propagação por lâmpadas filhas. A maneira mais fácil é separar os bulbos do sistema radicular da flor e plantá-los em vários recipientes separados, borrifando-os com uma pequena quantidade de terra por cima. Mova as mudas para um local fresco e crie condições de escuridão. À medida que a camada superficial do solo seca, irrigue. Assim que os brotos começarem a eclodir, você pode reorganizar o recipiente com os brotos para uma sala mais iluminada e, após um mês, um arbusto maduro aparecerá.
Se o processo de reprodução foi feito em recipientes pequenos, depois do crescimento do arbusto, é aconselhável transplantá-lo para uma residência mais ampla: um vaso de tamanho médio é adequado.
- Reprodução por divisão do arbusto. Quando a planta é suficientemente forte no vaso e tem um sistema de raízes forte, ela deve ser propagada dividindo as raízes. 4 horas antes da separação, o solo deve ser umedecido: necessário para a preservação das raízes durante o transporte do vaso. Quando o arbusto foi retirado do recipiente, enxágue suas raízes com permanganato de potássio e limpe-as do solo. Em seguida, é necessário dividir o arbusto em várias partes e processar os locais com cortes com carvão.
A iluminação média deve ser mantida constantemente durante a maturação de um novo arbusto. Depois de 15 dias, você pode começar a se alimentar 2 vezes por mês. Poucos meses depois, o produtor terá um arbusto independente, que posteriormente poderá ser propagado da mesma forma.
- Reprodução em folha. Deve-se escolher a flor sobre a qual há mais de 3 folhas e cujo comprimento seja superior a 10 cm, corte a folha com cuidado e coloque-a em um recipiente com água. Depois de algum tempo, ocorre a formação de raízes na folha. Quando eles são de um tamanho aceitável, a folha deve ser transferida para o solo acabado. Com os devidos cuidados e regas frequentes, as primeiras folhas logo começarão a aparecer.
Como transplantar ácido azedo?
O transplante de ácido azedo é um processo integral de cuidar dessa flor de interior. Normalmente é transplantado para um novo vaso a cada ano, uma vez que os tubérculos durante esse período ocupam todo o solo que lhes é destinado. Se a criação for planejada, é necessário pegar um novo pote de tamanho maior que o anterior. Se o processo de transplante estiver associado à prevenção, pode-se dividir o mato e retirar algumas raízes desnecessárias.
Quando a planta estiver totalmente madura e crescer o suficiente, você precisará replantá-la. Para uma nova panela, é melhor preparar imediatamente a drenagem, que ocupará um terço da capacidade: isso protegerá contra transbordamentos. A melhor época para mudar o habitat da azeda é a primavera. O transplante é realizado passo a passo.
- Fazer camada de drenagem.
- Encha o solo. Você pode comprar solo padrão para flores caseiras na loja ou prepará-lo você mesmo: turfa, areia, húmus e terra folhosa são colhidos na proporção 1X1X1X1 e misturados. Agricultores experientes dizem que é benéfico adicionar uma pequena quantidade de flocos de coco ao solo para fornecer condições mais confortáveis para a planta.
- Remova o ácido de uma panela velha, limpe as raízes e coloque em uma nova "casa".
- Nos primeiros dias, monitore cuidadosamente a condição da flor. A rega pode ser aumentada na primeira vez após o transplante, mas sempre verifique se há excesso de água na panela.
Doenças e pragas
Oxalis, sujeito a todas as condições de atendimento, quase nunca adoece e não é atacado por insetos nocivos. A maioria dos problemas pode ser causada por:
- falta / excesso de regar a planta;
- falta / excesso de iluminação;
- falta de curativo;
- pote muito pequeno.
Certas ações geralmente ajudam a resolver o problema.
- Encontre a localização ideal da planta, onde a luz solar direta não atinge as folhas, no entanto, também não será completamente escuro.
- Monitore a frequência e abundância da rega. E também verifique o solo e drene a água do reservatório.
Um dos problemas mais comuns é o seguinte: o sistema radicular apodrece e um mosquito cogumelo se instala nas raízes. Nessa situação, torna-se mais difícil salvar um residente domiciliar. No entanto, é possível devolver uma flor de interior a uma existência saudável.
- Remova a planta do vaso. Sacuda completa e suavemente a terra presa desde as raízes.
- Corte esses processosem que a podridão se espalhou.
- Para o solo seco plante a cereja azeda novamente.
- Passe alguns dias regando moderadamente (menos do que o normal) para que a flor se adapte às novas condições de vida sem uma parte cortada.
O número de pragas que estão ansiosas para atacar um residente doméstico é grande: cochonilha, inseto cochonilha, mosca branca. Se você encontrar algum, não hesite e tome medidas para destruir os inimigos da planta. Mealybug se parece com uma protuberância branca nas folhas ou brotos de oxalis. Gradualmente, conforme o verme se multiplica, uma flor branca se forma nas folhas.
Na Europa, existem 330 espécies desses insetos hemípteros. Muitas plantas de interior são suscetíveis a seus ataques.
Para o tratamento, é necessário limpar todas as áreas afetadas no oxalis com um algodão embebido em água com sabão. Será útil limpar todas as folhas com uma solução de álcool ou infusão de calêndula. O procedimento pode ser realizado uma vez a cada poucos dias. Se a situação não foi acionada, nenhuma ação adicional é necessária.
Se o verme já atacou uma grande área da flor, vale a pena recorrer a produtos químicos. Em intervalos de 10 dias, pulverize as áreas afetadas com uma solução que pode ser adquirida na loja. Fitoferm, Tanrek e Biotlin provaram ser os melhores. Esses sprays complexos farão com que até mesmo uma grande colônia de cochonilhas recue.
Escudos resistente às influências externas, portanto, livrar-se delas está associado a algumas dificuldades. O scute, ou pequena carapaça, protege os insetos do meio ambiente. Os insetos estão fortemente presos à superfície do oxalis, o que torna difícil a remoção do indivíduo. É fácil notar as cochonilhas: tubérculos de diferentes tonalidades (dependendo do tipo de parasita) estarão nas folhas e nos brotos. No entanto, nos estágios iniciais, a praga só pode ser detectada por folhas pegajosas: os insetos deixam um líquido pegajoso.
Se a situação estiver funcionando, você precisa remover os insetos cochonilhas adultos. Os produtos químicos não os afetarão: as cápsulas protegerão a blindagem de qualquer líquido. Para remover os insetos de uma folha, você pode embeber um cotonete ou disco em água com sabão e tratar todas as folhas de ambos os lados, bem como as hastes adjacentes. Trate a planta, o vaso e os objetos próximos (bem como a parede e o peitoril da janela que estão nas imediações do vaso) com produtos químicos. Para isso, Actellik é adequado, mas é preciso lembrar: um cheiro forte acompanhará o processo de tratamento com este medicamento, por isso é aconselhável colocar o pote em local isolado.
O isolamento também protegerá as plantas saudáveis de possível contaminação.
Algumas das pragas mais desagradáveis são pequenas borboletas que avidamente atacam a planta. Ele aparece em solo ácido nos casos em que o solo fica encharcado em temperaturas elevadas do ar. Neste caso, você pode ver mosquitos circulando ao redor do azedo. O comprimento da praga não excede 3 mm, e o corpo é coberto por pólen pulverulento. Para um combate eficaz, enxágue o ácido em água corrente, que deve estar fria. Em seguida, você pode começar a tratar a planta com agentes inseticidas projetados para combater a mosca-branca. É melhor comprar os medicamentos em uma loja especializada.
Para as características de cuidar do azedo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.