Oxalis roxo: características e regras de cuidado

Contente
  1. descrição geral
  2. Regras de cuidado
  3. Reprodução
  4. Doenças e pragas

Violet oxalis é uma planta bonita e despretensiosa, razão pela qual os jardineiros de todo o mundo adoram cultivá-la em ambientes internos e externos. Existem mais de oitocentas espécies desta planta. Além disso, costuma-se chamá-lo de outra forma: repolho lebre, flor da felicidade, trevo azedo. O principal nome científico é Oxalis Triangularis.

descrição geral

Violet oxalis parece extremamente original tanto no quarto no peitoril da janela quanto no canteiro de flores da rua. Em um céu nublado, as folhas de suas flores se fecham, lembrando borboletas. À luz do dia, o oxalis agrada com uma floração exuberante, repleta de flores brilhantes entre folhas triangulares incomuns.

É por causa da forma ternária da folhagem que a planta ainda é ouvida como oxalis triangular. O arbusto é subdimensionado e não ultrapassa os 25 cm de altura, as folhas apresentam diferentes tonalidades, cujo pigmento depende igualmente da variedade e das condições de cultivo.

A iluminação adequada lhes dá uma cor rica e profunda, e a falta de luz leva ao desbotamento.

O arbusto incomum Triangularis está em flor durante todo o verão. As flores têm forma e estrutura únicas. As inflorescências vêm em uma variedade de cores, do branco e amarelo a todos os tons de rosa e roxo. No território da Rússia, o oxalis violeta é o mais comum. A planta tem um cheiro perfumado e suas folhas roxas têm gosto azedo. Por isso, leva seu nome e serve não só como decoração decorativa de interiores, mas também como substituto do azedinho verde na culinária.

Essas espécies de plantas também são comuns.

  • Oxalis triangular reverso com uma forma incomum de folhas e flores. Folhas verdes com bordas pontiagudas parecem muito incomuns. A forma geométrica atrai jardineiros e floristas que coletam oxalis para seu cultivo.
  • "Depp" ou oxalis de quatro folhas - uma variedade adequada para cultivo doméstico e plantio em canteiros de rua. As delicadas folhas da oliveira são quadrilobadas com núcleo cor de vinho. Contra esse fundo, flores vermelhas brilhantes parecem contrastantes e espetaculares. Na Europa, essa variedade é conhecida como "trevo da sorte".
  • Oxalis multicolorido - uma variedade de incrível beleza, muito popular por causa da cor peculiar das flores - branco como a neve em riscas vermelhas ricas.

Regras de cuidado

É fácil cuidar do ácido ácido em casa se você seguir alguns passos básicos. Eles incluem uma abordagem padrão de três etapas: regar, alimentar, replantar. Como a planta é considerada delicada, cuidados regulares são necessários. Se tudo for feito corretamente, a flor agradecerá ao proprietário com folhagem exuberante no inverno e floração e fragrância deslumbrantes nos dias de verão.

Rega

A flor que ama a umidade responde bem à rega moderada. Não tolera umidade estagnada no solo. Regue a cereja azeda apenas quando a camada superior do solo estiver completamente seca. A rega abundante é importante durante a estação de crescimento e durante a floração. Quando fica mais frio, o número de regas é reduzido, minimizando-o. E então eles param por um tempo.

O cuidado interno envolve fornecer à cultura de floração uma fase de repouso. Em diferentes variedades, ele difere no período de tempo. Para algumas flores, esta época vai de dezembro a janeiro, enquanto outras precisam de descanso de outubro a novembro. Existem também variedades como "Orgtisa", que precisa de descanso durante todo o inverno.

Assim que os caules finos e frescos eclodem, a cereja azeda é imediatamente reorganizada em um local mais quente (20-25 graus) e retornada ao sistema de irrigação regular. As folhas de Oxalis favorecem a pulverização. No verão, a planta precisa ser regada com água duas vezes por semana.

A folhagem torna-se mais suculenta em cor e estrutura com a umidade.

Top curativo

Uma planta com flores roxas em casa precisa de alimentação. Além disso, eles alimentam a planta ácida na estação de crescimento e na época da floração. A planta de casa adora se alimentar com substâncias minerais e orgânicas na forma de fertilizantes complexos. A cobertura é realizada a cada duas semanas, desde o início da primavera e durante todo o verão. A última alimentação é no final de agosto. Depois disso, inicia-se o período de preparação do oxalis violeta para a fase de repouso.

Iluminação

A bela roxa adora estar na luz, mas não diretamente sob o sol. No verão, é melhor manter a panela sob luz difusa. A luz do inverno não prejudica o ácido, pois os raios solares da manhã no inverno não afetam agressivamente a planta. Portanto, a flor pode passar o inverno em uma janela à prova de vento.

O lugar mais confortável para kislitsa é considerado a parte oeste ou leste da sala. A colocação em sombra parcial é permitida, mas a flor não cresce bem neste caso. O sombreamento de longo prazo torna as folhas da flor menos saturadas de cor.

No jardim, também é melhor não sombrear com plantações em expansão.

Regime de temperatura

Para pleno crescimento e desenvolvimento, o ácido precisa de calor. Na primavera e no verão, a temperatura deve ser mantida entre + 20-25 ° C, e com clima frio, quando a paz é importante para o violeta oxalis, uma diminuição para + 10-15 ° C é permitida. As temperaturas mais baixas impedem que a flor se desenvolva e floresça adequadamente.

Transferir

A cereja azeda exuberante e crescida deve ser transplantada, caso contrário, o arbusto não terá espaço suficiente no vaso. Devido às condições restritas de crescimento, a flor começará a perder seu esplendor e beleza. Para evitar consequências negativas, um transplante anual dos arbustos é importante.

O processo começa com a preparação da drenagem, um novo pote e solo nutriente.

  • Panela. Você precisa de uma capacidade alguns centímetros maior que a anterior, desde que o arbusto não se divida durante o transplante. Caso contrário, a velha panela servirá. Deve ter orifícios para drenar o fluido.
  • Drenagem e solo. A drenagem é composta por pequenas pedras e areia de rio. O solo pode ser usado pronto ou feito de uma mistura de turfa e turfa com areia e solo retirado dos lariços.

No fundo da panela preparada, uma drenagem de 2 cm de espessura é colocada, e o solo é derramado em cima. Depois disso, uma planta de ácido roxo é plantada lá. Durante o transplante, é necessário agir com cuidado para não prejudicar o sistema radicular. Antes de obter a planta, o substrato envasado é regado abundantemente. É aconselhável deixar uma pequena camada nas raízes para acelerar o processo de adaptação da planta ácida às novas condições.

Preparando-se para o inverno

A maioria das variedades desta cultura ornamental precisa de um período de dormência de 30 dias. As folhas secas e caindo atestam que chegou a hora. Na fase de repouso, a planta é levada para uma sala fria, e o número de regas é reduzido.

Em alguns casos, a folhagem não cai do arbusto, mas seu crescimento é interrompido. Esse fenômeno é um sinal de que o oxalis está se preparando para o inverno. O fim do período de inverno pode ser compreendido pelo aparecimento de folhagem jovem em flor no arbusto. A flor invernada deve ser transplantada para um solo diferente e removida para uma sala quente e iluminada pelo sol.

A partida anterior é retomada.

Reprodução

Oxalis violeta pode ser propagado de várias maneiras:

  • com lâmpadas;
  • transplante de tubérculos;
  • folhas e estacas;
  • dividindo os arbustos;
  • sementes.

Na natureza, o triangularis se propaga por sementes, e esse método raramente é usado para uma planta de casa.Antes de começar a cultivar um milagre roxo a partir de sementes, primeiro você precisa preparar o substrato. Deve ser nutritivo, constituído de turfa com adição de húmus decíduo e areia na proporção de 4: 4: 1.

Para que as sementes germinem mais rápido, elas precisam fornecer boa umidade do ar, iluminação suficiente e uma temperatura de pelo menos 17 graus. Tais condições serão proporcionadas por uma microestufa, na qual a semente é colocada. De vez em quando, ele precisa ser ventilado e o solo umedecido. Um microclima favorável permitirá que as sementes germinem em um período de 14-30 dias.

O cultivo de novas plantas não será um grande negócio. A planta forma muitos bulbos e tubérculos que, quando transplantados, são fáceis de separar e plantar em recipientes individuais. Para tornar o arbusto extenso e exuberante, é aconselhável plantar vários bulbos em um vaso de flores.

A técnica de plantio é idêntica à das safras adultas transplantadas. Os bulbos colocados no solo são deixados em local fresco (15-18 ° C) e escuro. A rega regular é importante para o plantio. Com mudas frescas, a flor é reorganizada em um local quente e luminoso.

Mais um mês e você pode admirar o jovem arbusto.

É muito fácil propagar a cereja azeda com estacas e folhas. O material é colocado em água em um copo. Após duas semanas, vale a pena aguardar o aparecimento dos brotos das raízes. Você precisa esperar até que eles cresçam até 1,5 cm e plantar vegetais jovens em vasos.

Divisão do mato. Esta opção de criação é simples e funciona melhor com um transplante de planta na primavera. Para fazer isso, remova-o com cuidado do vaso, examinando o sistema radicular para ver se há raízes secas e danificadas.

As raízes são libertadas da terra velha e imersas em uma solução fraca de permanganato de potássio desinfetante por vários minutos. O arbusto-mãe tratado é lentamente dividido em várias mudas. Para prevenir doenças, as seções são tratadas com verde brilhante ou cinza de madeira.

As partes preparadas são plantadas em um substrato nutritivo, o vaso é colocado em uma sala iluminada e quente. A rega é permitida apenas quando a camada superficial do solo seca.

Após 14 dias, a planta ácida transplantada precisará ser fertilizada com fertilizantes minerais.

Doenças e pragas

Como muitos representantes domésticos da flora, a madeira azeda é atacada por insetos e várias doenças. Na maioria das vezes, a flor é inibida por moscas-brancas, habita pulgões, carrapatos, insetos-escama irritantes e um inseto de pequena escala. Tendo-os encontrado, é necessário tratar a planta com preparações especiais. Estão prontos em qualquer floricultura.

O cuidado impróprio também pode danificar a planta. Os raios diretos do sol queimam a azeda e as folhas murcham. Quando manchas amarelas aparecem em folhas triangulares brilhantes, você deve reagir imediatamente e reorganizar o vaso para um local sombreado. Deixe a planta cair em seus sentidos.

No dia seguinte, você pode borrifar água ácida. No futuro, é melhor colocar a flor em sombra parcial até que a planta esteja completamente restaurada.

Com a rega excessivamente ativa, a umidade se acumula no solo, o que pode levar ao apodrecimento das raízes. As folhas vão reagir a ele com perda de cor e murchamento. O problema será resolvido com a redução do número de irrigações. O solo precisa ser afofado e tentar mudar sua camada superior. Uma medida extrema de restauração de flores será transplantar o ácido azedo para um vaso com substrato seco.

Em geral, é fácil cuidar de uma encantadora menina roxa, e os floricultores desfrutam plenamente da alegria da alma de seu florescimento.

O principal é observar atentamente a planta e, aos primeiros sinais de alerta, tomar medidas para salvar a obra-prima florística da natureza.

Para dicas sobre como cuidar da kilitsa roxa, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário