Como rejuntar alvenaria?

Como rejuntar alvenaria?
  1. Betumação de alvenaria
  2. Benefícios do rejuntamento

Qualquer um quer que sua casa seja a mais bonita, bem cuidada e atraente de se olhar. Na maioria das vezes, um material como o tijolo é usado para a construção de moradias. Nesse caso, surge a questão de como fechar todas as pequenas lacunas entre os blocos de tijolos? Isso requer rejuntamento e todas as superfícies irregulares. O material de rejuntamento destaca os contornos do tijolo de revestimento.

Betumação de alvenaria

O rejuntamento é a aplicação de uma camada adicional especial na superfície entre os tijolos após a sua colocação. Este material é utilizado para o assentamento vertical ou horizontal da parede, após a retirada do excesso de mistura nas juntas de cada tijolo, mas permanecem pequenas irregularidades. Argamassa, ou como também é chamada - junção, é usada exatamente para esses fins. A alvenaria é linda e uniforme. A camada que protegerá contra a umidade aumentou a firmeza e a resistência. Como resultado, a vida útil do edifício aumenta.

Eles tentam fazer a união imediatamente após a conclusão da construção. Claro, também há casos em que esse trabalho é executado vários anos depois. Nesse caso, a parede já absorveu uma grande quantidade de umidade e está gradualmente desmoronando.

O rejuntamento é realizado apenas nas paredes nas quais posteriormente não serão realizados trabalhos de reboco ou revestimento.

Benefícios do rejuntamento

O bordado é decorativo e prático.

As propriedades decorativas incluem:

  • enfatizando a textura das linhas;
  • destacando um padrão de tijolo;
  • unificação de todas as linhas que foram dispostas horizontal e verticalmente;
  • dando à fachada austeridade e clareza.

As características práticas são as seguintes:

  • o isolamento acústico aumenta com a união;
  • protege contra o excesso de umidade;
  • se mantém aquecido no prédio;
  • aumenta a vida útil;
  • aperto aparece;
  • pequenas fissuras são fechadas.

O rejunte se sobrepõe à camada anterior de cimento, mas desta forma é impossível remover completamente os erros na forma de excesso de cimento na parede, sua curvatura e irregularidades da alvenaria.

Qual é a melhor hora para ingressar e quando fazê-lo? A união só é possível se a parede de tijolos foi erguida exatamente. Afinal, toda costura tem a mesma espessura padrão. Horizontalmente, esse número é de 10 a 15 mm e verticalmente de 7 a 14 mm.

Existem vários métodos bem conhecidos e comuns de fazer argamassa faça-você-mesmo. Vamos considerar alguns exemplos com mais detalhes.

Corte inferior

Esta é a maneira mais fácil de rejuntar entre tijolos. Para ele, você nem precisará comprar uma ferramenta especial - uma espátula estreita.

Primeiro você precisa diluir a argamassa e, em seguida, aplicá-la entre os tijolos. A argamassa é geralmente feita de cimento. O excesso de material pode ser facilmente removido com uma espátula (ferramenta lixada em ambos os lados com cabo de madeira curvo). É necessário deixar a camada endurecer um pouco, e depois moer tudo com uma escova dura.

Filé

Este é o segundo método usado pelos mestres. Das ferramentas você vai precisar: uma pequena espátula afiada, que é chamada de "junção", a própria solução. A espátula não deve ser muito grossa e comprida, pois é com esta ferramenta que será calcada a mistura que será aplicada na superfície.A argamassa de cimento deve ser colocada sobre a superfície da alvenaria, retirar o excesso com uma espátula e, a seguir, compactar a mistura entre os tijolos com uma pequena espátula afiada.

Retangular

Este é o método que é melhor confiar aos mestres do que fazê-lo você mesmo, porque requer habilidade e destreza especiais. Uma solução é retirada das costuras, cerca de 4-5 mm, então as lacunas resultantes são novamente preenchidas com uma nova mistura, mais densa. Esse acabamento é bonito de se ver e chama a atenção, mas não é adequado para uso em exteriores, pois não tem a função de repelir água.

Existem dois tipos de graute - à base de cimento e à base de epóxi. Eles são bastante diferentes um do outro. Os rejuntes de cimento são mais populares, mais fáceis de obter e mais baratos.

Esses rejuntes são produzidos por muitas empresas (por exemplo, Quick-mix é um fornecedor popular no mercado). O material é retirado da superfície com bastante rapidez e a água, que existe em todas as casas, é usada para diluir a mistura.

O rejunte epóxi é mais caro, não está tão disponível e é impossível comprá-lo em algumas cidades. Eles são mais eficazes do que os de cimento. Em locais onde há mais umidade e há um aumento de carga, a argamassa de epóxi será um corte e meio mais forte do que o cimento. Possuem alto indicador de durabilidade, além de isolamento térmico.

Auto-grout

Para fazer sua própria mistura de argamassa, você precisará de: cimento, uma mistura de gesso e carbonato de cálcio (alabastro) e areia de quartzo. Os ingredientes devem ser misturados nas proporções de 2 a 2 e 10.

Adicione água gradualmente à mistura. A massa não deve ser muito líquida ou muito viscosa. Para verificar se a pasta resultante está pronta para o trabalho, aplique-a com uma espátula - não deve escorrer.

Quando for necessário obter uma argamassa branca, pode-se adicionar cal ou uma mistura comercial à mistura resultante. Se o cal for usado como base para o branco, quando a umidade entrar nele, a cor branca ficará cada vez mais cinza.

A solidificação gradual da massa ocorre em três horas. Depois disso, ele perde a plasticidade, fica mais difícil de aplicar, fica impossível trabalhar com ele.

As seguintes ferramentas podem ser necessárias para o rejuntamento:

  • espátula, espátula, broca, que vai amassar a mistura;
  • cimento, água e balde;
  • um recipiente no qual toda a solução será colocada.

O primeiro passo é preparar a superfície para o trabalho posterior - com uma escova dura, percorrer todas as costuras, retirando irregularidades e excessos. Depois disso, é preciso enxaguar as costuras (se a parede for alta e grande, então é melhor usar uma mangueira), vale também a pena lavar o próprio tijolo para que fique saturado de umidade.

Paralelamente, uma solução está sendo preparada. Primeiramente é necessário escolher a forma como será feita a argamassa - côncava ou convexa. Depende de quais ferramentas serão necessárias. Uma pequena quantidade da mistura deve ser retirada com uma espátula, cuidadosamente compactada e esfregada sobre as costuras. Em seguida, é necessário limpar a costura com um pincel para retirar o excesso. Isso conclui o trabalho.

Para a selagem de juntas de alvenaria, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário