Recursos e tecnologia para a produção de tijolos de adobe
O cru (tijolo, que consiste em argila e palha e não é queimado durante o processo de produção) é bastante comum nas regiões de clima quente, onde é utilizado há milhares de anos. Ele pode ser usado para construir casas, anexos e outros edifícios.
Vantagens
A principal vantagem de um tijolo bruto é o seu baixo custo. É por isso que essa pedra de construção é preferida há muito tempo. Todos sabem que a argila pode ficar encharcada e, portanto, um tijolo que não é queimado tem um alto grau de absorção de água. Portanto, este material não é utilizado em locais onde o clima é úmido ou com invernos prolongados.
O tijolo bruto, além do custo, apresenta muitas vantagens adicionais, entre as quais:
- bom isolamento térmico;
- excelente isolamento acústico;
- resistência ao fogo.
Composição
Este material pode ser feito de acordo com várias receitas, mas para a sua produção se utiliza principalmente argila pura e, se necessário, vários componentes são adicionados à sua composição, o que melhora a qualidade e as características do produto acabado. Entre esses componentes estão os seguintes:
- aparas (aumenta a resistência da pedra);
- palha (melhora a plasticidade).
Ao preparar as matérias-primas para a produção, é importante identificar e selecionar corretamente o tipo de argila desejado. Ele pode diferir em suas características dependendo da localização. Situa-se geralmente no solo a uma profundidade de 1 m, podendo a extração ser realizada no seu território, o que tornará a produção de material de construção ainda mais barata. O barro também pode ser comprado em pedreiras.
Para escolher a matéria-prima certa, você precisa determinar sua qualidade. Para isso, é preciso pegar a argila, umedecer com água e apertar com a mão fechada. Se, depois de apertar, a mão ficar oleosa, isso indica a alta qualidade da matéria-prima. Se a argila não for gordurosa, ela poderá se desfazer ao cair e não funcionará com um tijolo de alta qualidade.
Produção
Preparação de matérias-primas
Após a limpeza das impurezas, cargas orgânicas (serragem, palha, esterco, etc.) são adicionadas à argila. Os componentes são misturados com a adição de uma pequena quantidade de água para tornar a composição viscosa. A mistura é feita em misturadores de concreto. Quando a massa se torna homogênea, ela é disposta em moldes.
Criação de formulário
Para a fabricação de tijolos com palha ou aparas picadas, podem-se utilizar diversos formatos, que serão ótimos em cada caso. Mas se for necessário que os produtos não difiram em aparência dos de loja, recomenda-se seguir os parâmetros padrão na fabricação de formulários - 25x12x6,5 cm.
Para fazer os moldes, é necessário preparar as tábuas com as quais serão feitas as paredes laterais, bem como o compensado para a construção da tampa e do fundo. Os formulários podem ser feitos individualmente ou com um número diferente de células. Para que o processo de fabricação seja contínuo, é necessário preparar um número suficiente de formulários. Além disso, ao fazer o molde, é necessário levar em conta que o tijolo nele vai secar e, portanto, inicialmente deve ser cerca de 10% a mais do que o volume estimado, para que quando o tijolo for seco, aconteça ter tamanhos padrão.
Se necessário, alças podem ser pregadas no formulário, isso simplificará o processo de movê-lo. Para melhorar a adesão de pedras individuais umas às outras, pinos podem ser inseridos no fundo ou na tampa durante sua fabricação.Eles ajudarão a segurar o tijolo com mais firmeza na alvenaria, pois as células permanecerão em sua base após a secagem.
O processo principal
Na produção artesanal não se utiliza prensa, por isso é importante desenvolver corretamente a tecnologia de conformação de tijolos brutos e preenchimento de formulários. Isso simplificará e agilizará seu trabalho. A pré-forma deve ser umedecida com água e polvilhada com cimento ou argila. Você também pode usar giz ou areia para essa finalidade. Esses compostos ajudarão o tijolo a perder a forma com mais facilidade.
Para que os tijolos sejam obtidos com cantos uniformes, é necessário preencher bem os moldes com matéria-prima e, a seguir, compactar a argila. Para fazer isso, use uma pá ou espátula. O excesso de argila é removido, após o que o molde é fechado e agitado.
Em seguida, é necessário retirar a fôrma, e a peça deve permanecer no lugar por um tempo, até que seque, para que não seja danificada durante o movimento. É melhor instalar os tijolos acabados em uma área plana, polvilhada com areia no topo para que o material não grude no solo. A distância entre os tijolos individuais deve ser de pelo menos 3 cm para que sequem bem.
É importante garantir que a umidade não evapore dos tijolos muito rapidamente para que não se rompam, por isso é recomendável secá-los em um local protegido do sol pela primeira vez. Então, eles podem ser carregados sob os raios abertos do sol. É necessário virar periodicamente os tijolos, verificando se eles conseguem manter a sua forma.
Secagem e armazenamento
A resistência do tijolo cru depende principalmente da secagem correta do produto. Sua aparência também depende disso. Se a umidade evaporar de forma irregular, isso causará uma violação da geometria dos tijolos, portanto, é necessário organizar uma secagem longa e isso deve ser feito sob uma cobertura.
Depois que os produtos ganham resistência, eles podem ser empilhados, deixando pequenos espaços entre as fileiras para sopro. A altura dessas pilhas não é superior a 1 m. Cada linha é despertada com areia.
Os tempos de secagem são diferentes e dependem dos seguintes fatores:
- modo de secagem;
- clima;
- qualidade das matérias-primas.
A prontidão do material é verificada da seguinte forma: o tijolo é quebrado e o local da quebra é examinado. Se não houver manchas escuras e um som claro for ouvido no impacto, isso indica que o tijolo pode ser usado para alvenaria ou queima.
Area de aplicação
Uma vez que este tijolo pode absorver umidade, seu alcance é limitado. As paredes externas não podem ser feitas de tais tijolos, uma vez que terão que ser protegidas adicionalmente de fatores negativos externos e umidade. As paredes ou divisórias internas podem ser feitas de tal material, que se distingue por um bom isolamento acústico e não permite a passagem de calor. Além disso, este material pode ser usado para equipar fogões em casa.
Como você pode ver, fazer um tijolo bruto é bastante simples e você pode fazer essa tarefa sozinho. Se você abordar o processo corretamente e cumprir todas as condições durante sua produção, poderá obter um material de construção bastante barato e de alta qualidade.
Você aprenderá sobre a tecnologia para a produção de tijolo bruto com o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.