Tipos e fabricação de tijolos antigos
A produção industrial de materiais de construção permite-nos assegurar o seu abastecimento em grandes quantidades. Mas, ao mesmo tempo, a produção industrial produz, embora de alta qualidade, produtos um tanto monótonos. A saída para essa situação é usar tijolos deliberadamente envelhecidos.
Características do material
As estruturas de gesso cartonado há muito deixaram de encantar, pelo contrário, tornaram-se uma marca arquitetônica e de design. Portanto, eles estão sendo substituídos por uma solução de design mais recente: o tijolo antigo. É cada vez mais utilizado para decorar paredes interiores. Uma solução semelhante é recomendada na decoração de salas, corredores, bem como na decoração de cozinhas. Você pode cobrir a parede com tijolos antigos tanto em um apartamento na cidade quanto em uma casa de campo no subúrbio.
Deve-se notar que colocar paredes com tijolos velhos em habitações de pequeno porte é ilógico e inconveniente. Lá ela só ocupa muito espaço, o que nem sempre é suficiente. Mas isso não significa que você precise desistir completamente de seu plano. Um bom substituto para uma parede de tijolos completa é um ladrilho especialmente projetado. Distingue-se pela sua baixa espessura e permite concretizar as ideias estéticas mais ousadas.
Como envelhecer?
O envelhecimento artificial de tijolos geralmente é feito mecanicamente. Você pode até mesmo fazer com suas próprias mãos, sem a necessidade de usar equipamentos industriais. Para uso profissional:
- perfuradores;
- martelos;
- máquinas retificadoras;
- cinzéis;
- maçaricos.
Danos à superfície do tijolo devem ser feitos com o máximo de cuidado possível. Mas para que a aparência seja o mais natural possível, é necessário criar heterogeneidades. Como já mencionado, é aconselhável confiar esse trabalho a profissionais. Eles sabem fazer em pouco tempo e usam o mínimo de material de construção. Mesmo assim, vale a pena ver como tudo isso é feito sozinho.
Primeiro, eles pegam um moedor e desmontam a camada superior do tijolo. Além disso, usando um perfurador, os blocos de construção são parcialmente destruídos. Em alguns lugares, o efeito da destruição natural do material é recriado. Para este propósito, as metades de tijolos individuais às vezes são arrancadas. Com um cinzel e um martelo, os cavacos podem ser reproduzidos. É necessário lascar tijolos em vários lugares. O maçarico ajudará a mudar a cor da superfície. Mas o trabalho não termina aí. Você também precisa sombrear as áreas escuras com uma lixa. É importante entender que este não é apenas um trabalho difícil e demorado, o menor erro pode resultar em danos excessivos ao material.
O envelhecimento de uma parede já construída geralmente começa com uma lixa de grão grosso. Esfregando áreas individuais com ele, eles criam uma grade de irregularidades ali. Uma vez que um tijolo realmente velho não pode ter bordas iguais, é necessário bater as bordas de blocos individuais. Se você não quiser usar um maçarico, pode escurecer áreas individuais com ácido. Depois de envelhecer adicionalmente a alvenaria, as costuras são preenchidas com terra. Às vezes, até o simples musgo da floresta é usado. Para garantir que a parede projetada da maneira correta seja resistente à água, toda a superfície é coberta com uma combinação de cera, terebintina e parafina. Os três componentes são misturados em proporções iguais. A vantagem de tal revestimento é também dar à alvenaria um brilho fosco.
Ao trocar a cor do material com um maçarico, é necessário observar estritamente as precauções de segurança.Ao mesmo tempo, não vale a pena tratar a superfície do tijolo com uma lâmpada e compostos comprados em lojas. Quando for necessária a correção de sua tonalidade juntamente com a proteção da alvenaria, podem ser utilizadas tintas acrílicas. Aplicar a tinta com uma esponja simples. Ao escolher a tinta para uma parede envelhecida, eles geralmente se concentram nas variedades mais escuras. Já as costuras são tratadas com tinta cinza, bege ou amarela. Rolos e escovas não são recomendados. Sim, essas ferramentas proporcionam uma distribuição mais uniforme do material. Mas é por esta razão que interferem na criação de uma parede "velha" verossímil.
Quando a superfície é pintada, a massa seca costuma ser tratada com esmeril. Pequenos chips e arranhões apenas aumentarão a autenticidade do revestimento. Para chamar a atenção para as costuras da alvenaria, são aprofundadas com uma espátula. Se essa ferramenta não estiver disponível, você pode arranhar as lacunas das fileiras de tijolos com um grande prego afiado. Em seguida, os lugares vagos são preenchidos com uma solução que é preparada a partir de:
- tintas;
- tijolo triturado;
- cimento.
A composição preparada é colocada nas costuras, bem como nos locais onde são preparados os chips. Procuram proporcionar o efeito de “influxo” da argamassa na fileira de tijolos localizada abaixo. Se você pintar a parede de maneira desigual com tintas brancas e bege, terá a sensação de que ela está coberta com um revestimento empoeirado. Mas além do envelhecimento mecânico e do uso de tintas, composições especiais, você pode usar gesso - tanto amostras comuns quanto decorativas. A cor preferida do gesso é o branco, embora possam ser usados tons de cinza claro e bege.
Depois de preparada a solução, ela é aplicada na parede de forma que se crie a impressão de descolamento do material. Todos os tijolos que não são cobertos com gesso são envelhecidos de outras maneiras. Não é recomendável bater mais da metade do tijolo. Isso enfraquecerá drasticamente sua capacidade de carga. Além disso, você não pode remover nem mesmo blocos individuais do meio e da parte inferior da alvenaria - caso contrário, você pode realmente destruir a parede.
Como isso é usado?
A principal área de aplicação de tijolos antigos e envelhecidos é a decoração de interiores. No entanto, existem vários casos em que o material é utilizado na concepção de fachadas. Ele provou ser excelente:
- em revestimento total e parcial de paredes e tetos;
- na decoração de estabelecimentos de restauração, outros locais públicos;
- ao estilizar interiores de edifícios antigos;
- ao projetar várias partições;
- para decorar cercas, terraços, pavilhões de jardim e fontes.
É importante entender que colocar tijolos antigos só parece simples na aparência. Somente profissionais treinados poderão fazer este trabalho adequadamente. O uso habilidoso de tijolos antigos permite que você transforme de forma incrível a aparência da superfície acabada. O estilo loft é melhor combinado com o uso de blocos deliberadamente envelhecidos. Mas em outros estilos clássicos, eles podem muito bem ser usados.
Belos exemplos
É bastante simples envelhecer uma parede de tijolos em uma varanda. E o efeito dessa técnica é impressionante (em todos os sentidos). A foto abaixo mostra como um tijolo vermelho moderado, seus expressivos contornos irregulares combinam graciosamente com graciosos acessórios nas prateleiras, com flores no peitoril da janela. Mesmo as almofadas bordadas no sofá acabam por fazer parte da combinação atraente. Mas esta não é a única solução possível.
Uma parede simples e áspera com tijolos lascados também pode parecer muito atraente. Fichas e entalhes caoticamente localizados contribuem apenas para o clima romântico. Ao mesmo tempo, o que é típico, nem todos os tijolos têm bordas externas irregulares. Essa diferença apenas aumenta o contraste. A composição é completada por corredores bastante profundos.
E os autores deste projeto de design claramente preferiram um método diferente. A parede não é forrada de vermelho, mas de tijolos brancos. Lascas e ranhuras nele são relativamente poucos e não são notáveis.Mas as linhas estão completamente limpas, o tijolo antigo decorativo é simplesmente colado à base. Alguns tijolos são mais claros, enquanto outros são mais escuros, além disso, os blocos estão mutuamente deslocados uns em relação aos outros, e não colocados em filas regulares e regulares.
Para obter informações sobre como fazer um tijolo semi-antigo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.