Tijolo de fenda: tipos e características técnicas
O sucesso do trabalho subsequente depende da escolha dos materiais de construção. Uma solução cada vez mais popular é um tijolo com ranhura dupla, que possui excelentes características técnicas. Mas é importante encontrar um tipo de material adequado, bem como compreender as especificidades do assentamento de blocos.
Peculiaridades
As vantagens de um bloco de tijolos são:
alta densidade;
resistência à água;
estabilidade no frio.
Os seguintes tipos de tijolos são diferenciados pelo tamanho:
solteiro;
um e meio;
- Duplo.
Um único produto tem uma dimensão de 250x120x65 mm. Um e meio - 250x120x88 mm. Duplo - 250x120x138 mm. Quanto mais vazios, mais fácil é formar a estrutura. Mas também se deve levar em consideração o efeito do número de vazios na resistência ao frio e à absorção de água. O bloco de construção vermelho pode ter várias formas - um círculo, um quadrado, um retângulo ou até mesmo uma forma oval.
Categorias de material de construção
O tijolo oco à base de cimento e areia é mais barato do que a opção de cerâmica tradicional. Afinal, não inclui argila cara. Sua ausência não se reflete nas características técnicas - o produto é bastante durável. No entanto, esse tipo de tijolo permite a passagem de mais calor do que outros tipos. Portanto, ele é usado de forma limitada.
Muito melhor a este respeito é o chamado material termo-eficiente. É relativamente leve e permite que você se aqueça em casa em qualquer clima. O bloco de cerâmica com fenda é amplamente exigido para o revestimento de edifícios. Ele também tem excelentes propriedades de isolamento térmico. Se, junto com a retenção de calor, for necessário evitar a propagação de sons estranhos, tijolos porosos devem ser usados.
O tijolo com fenda dupla é popular por sua ótima velocidade de trabalho e economia de custos. Também possui excelente durabilidade e boa retenção de calor. Essas propriedades valiosas são mantidas mesmo quando empilhadas em uma linha. As fissuras podem representar 15 a 55% do volume total do tijolo.
O tipo mais caro de tijolos com fenda é a espuma de diatomita - ela é necessária principalmente para a produção metalúrgica e praticamente não é usada na construção privada.
Nuances de tecnologia e aplicação
Os tijolos cortados são produzidos com um consumo mínimo de matérias-primas primárias. Isso reduz a intensidade do trabalho e ajuda a reduzir o custo do produto acabado. O bloco de construção de sete slots se espalhou, mas qualquer outro número de vazios pode ser obtido sem problemas especiais. Para o trabalho, utiliza-se argila com teor de umidade de 10%.
A criação de vazios dentro do bloco de prensagem é obtida usando núcleos especiais. Um ponto importante é a secagem sistemática dos blocos, que não pode ser acelerada. Assim que termina a secagem, os tijolos são queimados, aquecendo-os a 1000 graus. O tijolo com fendas é adequado principalmente para paredes de suporte de carga; a base não pode ser colocada fora dela. Mas você pode definir as paredes internas.
A seleção dos blocos por tamanho leva em consideração a complexidade da construção e a escala da próxima obra. Quanto maior a estrutura em construção, maiores devem ser os próprios blocos. Isso permite que você acelere o fluxo de trabalho e economize na mistura de cimento. Grandes edifícios residenciais são geralmente construídos com tijolos duplos. A proibição do uso de tijolos vazados em pedestais e fundações está associada à sua alta higroscopicidade.
Uso prático de tijolos com fenda
O processo de assentamento não requer o uso de quaisquer fixadores, exceto argamassa de cimento.Cada etapa do trabalho é realizada com ferramentas estritamente definidas. Para que a durabilidade da estrutura seja ideal, é necessário esperar 2 ou 3 dias até que o revestimento seque. A área onde será construída a casa deve ser demarcada. As filas da futura alvenaria são designadas com antecedência.
A parte externa da alvenaria deve ter um padrão, caso contrário não será estética o suficiente. Este problema pode ser resolvido juntando as costuras (selando a argamassa nelas). Imediatamente durante o assentamento, a solução é cortada. Isso torna o trabalho muito mais fácil. As costuras podem ser retangulares, ovais ou redondas.
Para que a junta seja côncava para dentro, a forma especial deve ser convexa. Já a junção de uma seção transversal circular é feita com elementos côncavos. Atenção: os tijolos devem ser colocados em relação uns aos outros com a maior precisão possível. As paredes capitais são predominantemente dispostas em blocos duplos. Se um prédio leve estiver sendo erguido, produtos individuais podem ser usados.
Informações adicionais
As divisórias internas, bem como outras estruturas sem sustentação, são freqüentemente construídas com tijolos de cimento-areia. Fornos e lareiras são revestidos principalmente com estruturas de espuma de diatomita. Mas o revestimento é mais frequentemente realizado com material poroso ou cerâmico. De acordo com os padrões estabelecidos, a porcentagem mínima de vazios em um tijolo com fenda não pode ser inferior a 13%. Nesse caso, o termo abrange produtos cerâmicos obtidos de argila de baixo ponto de fusão de vários tipos.
A fração limite de vazios em tijolos com fenda é de 55%. Para efeito de comparação, em um produto cerâmico simples, essa participação é limitada a 35%. Um único bloco oco da categoria M150 tem dimensões padrão de 250x120x65 mm. A massa de tal produto varia de 2 a 2,3 kg. Na versão mais espessa, esses indicadores são 250x120x65 mm e 3-3,2 kg, na versão dupla - 250x120x138 mm e 4,8-5 kg. Se você pegar não a cerâmica, mas o tijolo de silicato, será um pouco mais pesado.
O material com fenda do formato europeu tem dimensões de 250x85x65 mm e seu peso é limitado a 2 kg. Para erguer estruturas de suporte, são usados tijolos das classes M125 - M200. Para partições, são necessários blocos com resistência de pelo menos M100. Nas linhas da maioria das fábricas russas, há um tijolo de cerâmica com fenda com uma resistência de M150 e superior. O material comum deve ter uma densidade de 1000 a 1450 kg por 1 cu. m, e de frente - 130-1450 kg por 1 cu. m.
A resistência ao frio mínima permitida não é inferior a 25 ciclos de congelamento e degelo, e o coeficiente de absorção de água não é inferior a 6 e não superior a 12%. Já o nível de condutividade térmica é determinado pelo número de vazios e pela densidade do produto. A faixa normal é 0,3-0,5 W / m · ° C. O uso de blocos com tais características reduzirá a espessura das paredes externas em 1/3. Existe apenas um material mais quente - especialmente cerâmicas isoladas leves.
O clínquer com fenda é feito principalmente na forma de uma pedra dupla. Este material de construção não permite a utilização de produtos auxiliares de isolamento para paredes com espessura de 25 cm e para divisórias internas. O aumento da espessura dos blocos proporciona, juntamente com a aceleração da obra, o mínimo risco de deslocamento das estruturas. Ao mesmo tempo, a pressão na base do edifício é minimizada adicionalmente. Os produtos sobrevivem bem até mesmo ao impacto direto de uma chama aberta.
Em alguns casos, os tijolos com fendas são colocados usando âncoras especiais. Prendedores do tipo parafuso (com uma porca adicional) são suficientes. Parece uma barra de aço com 0,6-2,4 cm de comprimento. O acoplamento nesses produtos é móvel e a haste parece um cone. A superfície principal é coberta por uma camada de zinco.
As âncoras com martelo (com a adição de mangas de expansão) são feitas principalmente de latão. Além da manga, o design inclui uma porca e um parafuso. A forma do parafuso pode variar muito. E também é utilizada uma âncora química, que funciona por uma mistura de dois componentes.O fixador é mantido na alvenaria por uma manga de náilon.
Você aprenderá mais sobre o tijolo com fenda no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.