Tijolo cinza: recursos, tipos e escopo

Tijolo cinza: recursos, tipos e escopo
  1. Características e escopo
  2. Visualizações
  3. Qual é a diferença entre corpulento e oco?
  4. Vantagens
  5. desvantagens

Ao construir edifícios, a parte mais importante é o material sobre o qual o edifício é sustentado. Por muitos anos, as pessoas preferiram o material de tijolo, que possui muitos tipos. O tijolo cinza merece atenção especial. Tal elemento é muito difundido no revestimento de edifícios, é apreciado por sua alta resistência e resistência a fatores externos.

Características e escopo

O tijolo é um denso material de construção em forma de barra, utilizado na decoração de casas, chalés de veraneio, diversos tipos de banhos. Esse material é conhecido desde o século XV. É a combinação de qualidades como: resistência à água, isolamento térmico e resistência mecânica - o tijolo está na liderança em todos os aspectos.

Em termos de aplicação prática, os tijolos de fachada podem ser usados ​​tanto para o revestimento de um edifício como para a decoração de calçadas na forma de ladrilhos. É usado ativamente para equipar lareiras, fogões, porões e decorações de interiores. O material é adequado para a restauração de estruturas antigas e dilapidadas. Uma variedade de cores e formas de tijolos adicionam elegância ao interior.

Visualizações

A base de qualquer tijolo de construção é argila e cimento. É subdividido em simples, um e meio com superfície plana, padronizada ou dupla. A facilidade de processamento permite que você crie uma forma de relevo diferente. Na aparência, os tijolos cinzas são divididos nos seguintes tipos:

  • com uma superfície lisa;
  • superfície áspera e lascada dando o efeito de rocha pura;
  • superfície de casca de bétula profundamente saliente.

Na construção, o tijolo de fachada difere em categorias. Sua composição é diferente.

  • Silicato, produzido principalmente a partir de areia de quartzo com adição de cal e cinzas.
  • Prensado, obtido por alta pressão a partir de uma mistura de cimento e pequenas pedras.
  • Cerâmica, feita de acordo com o sistema de queima de argila especial e aditivos minerais.
  • O clínquer, que tem uma resistência especial, é feito por sinterização de argila refratária.

Para fazer um tijolo de silicato cinza, um agente corante especial é adicionado à sua composição, então toda a massa é queimada a 200 graus e alta pressão atmosférica. Ele isola perfeitamente o som e reduz o acúmulo de calor, mas não tolera umidade. É mais adequado para revestimento de interiores.

Tijolo cerâmico cinza, dependendo dos componentes, pode ser de tonalidade diferente. Qual será o seu tom é decidido pelo material original do produto. Tudo depende do tipo de argila, mistura de sais e óxidos. A combinação desses componentes dá uma forma sólida para evitar desgaste rápido ou danos mecânicos. Essas barras podem disparar em temperaturas acima de mil graus.

Para pintar tijolos cerâmicos de fachada, duas tecnologias são utilizadas. A primeira tecnologia usa queima branca ou argila vermelha. Este último dará ao tijolo uma cor mais escura, e a argila branca saturará o material com as cores branco, pêssego e amarelo. Para obter uma tonalidade diferente, pigmentos de coloração especiais são adicionados ao misturar o cimento.

O método de fazer tijolos hiperprensados ​​é simples. Para produzir esse tijolo cinza, o calcário triturado é comprimido com uma prensa hidráulica a tal ponto que as partículas do material se tornam um todo. O material triturado é então ligado com uma solução de cimento e água.Tudo isso é adicionalmente pintado com a ajuda de composições de coloração. Em seguida, as barras já formadas são secas em uma câmara especial por até 20 horas.

O tijolo de clínquer cinza absorve muito pouca umidade e pode resistir com segurança a quaisquer condições climáticas. Pode ser usado por muito tempo, mantendo sua integridade. Um tipo especial de argila é sinterizado em alta temperatura, portanto, uma cor escura para o clínquer é a norma. Produzido principalmente na forma oca. Dependendo da temperatura final de queima, sua cor futura é formada.

O tijolo cinza de clínquer é um produto versátil. Pode ser usado não só para decoração de interiores e exteriores, mas também para a criação de calçadas, caminhos para veículos, plataformas.

Qual é a diferença entre corpulento e oco?

Roliço e de estrutura mais forte. Eles são usados ​​em edifícios onde uma estrutura muito forte é necessária. Eles têm uma pequena desvantagem, é a alta condutividade térmica e, se você construir uma casa com esse material, precisará isolar adicionalmente as paredes.

O tijolo cinza oco é uma opção mais econômica e é muito mais leve. Eles se aquecem melhor do que os corpulentos. Eles são usados ​​na construção onde uma grande carga nas paredes não é necessária.

Para garantir a boa qualidade do material, é imprescindível levar em consideração sua aparência. Deve ser homogêneo, se o tijolo cinza estiver coberto com manchas esbranquiçadas, então há impurezas de sal. A razão para isso são produtos de baixa qualidade e tecnologia de produção interrompida. Para remover este sal da pedra, você precisa aplicar uma solução de ácido (geralmente ácido clorídrico) na área do problema. Depois de um tempo, enxágue com água e, se necessário, repita todo o processo várias vezes.

Para que o revestimento mantenha a sua cor natural por muito tempo, deve-se sempre consultar a documentação técnica. O documento deve declarar claramente que a tinta deve ser resistente a ambientes alcalinos durante a fabricação. Caso contrário, o tijolo da face começará a desaparecer gradualmente e toda a sua cor será apagada.

Vantagens

Embora permaneça um componente de serviço pesado, o tijolo cinza tem muitas outras qualidades insubstituíveis, que nem sempre são retidos por outros materiais.

  1. A perda de calor durante a alvenaria é duas vezes menor.
  2. Resistente a mudanças bruscas de temperatura.
  3. Matérias-primas naturais e ecológicas.
  4. Bom isolamento acústico.
  5. A parte frontal e os pés do edifício não estão sujeitos à destruição pelas condições meteorológicas.
  6. Boa resistência ao fogo.
  7. A capacidade de obter amostras de qualquer tonalidade de cor.
  8. Proteção solar.

desvantagens

Entre as vantagens surpreendentes, as fraquezas também devem ser levadas em consideração, incluindo:

  • estrutura pesada, dando uma carga na fundação da edificação;
  • alto custo de acabamento;
  • desmontagem complexa e substituição de toda a estrutura.

Na hora de escolher um tijolo, deve-se estudar com atenção as características de cada produto, pois disso dependerá a sua segurança e conforto na casa. A alvenaria feita de material cinza o evitará de reparos por muitos anos.

Você aprenderá mais sobre os tipos de tijolos e suas características no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário