Tijolo moldado à mão: características, fabricação, regras de seleção

Tijolo moldado à mão: características, fabricação, regras de seleção
  1. Recursos de fabricação e métodos de moldagem
  2. Diferença de clínquer
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Opções de aplicação
  5. Critérios de escolha
  6. Fabricantes

Os tijolos moldados à mão diferem dos tijolos comuns em parâmetros técnicos, bem como em cores e texturas incomuns. Estes produtos são principalmente utilizados para restauro e trabalhos de interior (revestimento de fogões e lareiras, restauro de edifícios antigos).

Recursos de fabricação e métodos de moldagem

A produção de blocos de argila tem seus próprios segredos. O trabalho de modelagem pode parecer simples, mas é um processo longo e trabalhoso que exige que o mestre cumpra rigorosamente todas as etapas do trabalho.

Para a fabricação, use argila fina, bem limpa de impurezas. É extraído de depósitos especiais e apresenta diversas cores (branco, azul, cinza, vermelho). Ao misturá-los em proporções diferentes, os fabricantes podem obter qualquer tonalidade. O tipo de argila que não requer aditivos adicionais é considerado o mais adequado para a produção de tijolos.

Os tijolos moldados à mão devem ser feitos sob uma cobertura ou dentro de casa. A argila peneirada é diluída em água até formar uma massa densa e macia que mantém sua forma bem.

Antes mesmo do processo de colocação nos moldes, o mestre inicia manualmente a conformação. A massa preparada na mesa é cortada em pedaços usando um arame. Cada peça deve ser dimensionada para caber na forma, a fim de preenchê-la completamente.

O molde de tijolo é uma caixa com uma superfície interna lisa. Essas caixas são feitas de madeira com uma textura densa, de modo que, no processo, não distorcem ou incham.

Antes de preencher o molde, o interior é coberto com areia fina para facilitar o processo de extração. Além disso, a areia ajuda a obter o efeito de um tijolo envelhecido. Após a cozedura, o tijolo é atirado de cerca de um metro de altura para que surjam na superfície pequenas fissuras e ranhuras, que reforçam ainda mais a imitação da “antiguidade”.

Os especialistas recomendam que a argila picada seja jogada no molde preparado com força. Isso preencherá o formulário completamente e a qualidade do produto acabado aumentará. Não adicione massa de argila ao molde se for insuficiente. Isso reduzirá a qualidade do tijolo. Quando o molde está completo, o excesso de argila é cortado com uma faca ou arame.

Em seguida, o bloco bruto é cuidadosamente removido do molde e enviado para secar. Para formar o próximo tijolo, o molde é limpo dos restos de argila e novamente borrifado com areia.A próxima etapa de produção é a secagem. Este processo é necessário para remover o excesso de umidade e preparar para a queima. Após a secagem, os blocos crus não devem conter mais de 10% de umidade. A sala de secagem deve ser mantida em temperatura constante e bem ventilada. Os blocos crus são secos de uma a três semanas, tudo depende das condições externas (temperatura, umidade, etc.). O excesso de umidade também pode ser removido soprando ar quente sobre os blocos.

A etapa final é a queima em um forno especial. A calcinação ocorre em vários estágios em diferentes temperaturas. Primeiro, a uma temperatura de 2.000 ° C, ocorre o aquecimento e a remoção dos resíduos de umidade. Em seguida, a temperatura sobe para 8000 ° C, o processo de sinterização e a formação de um bloco integral começa. Depois disso, a temperatura diminui gradualmente. Todo o processo leva mais de 6 horas.

Existem dois métodos principais de moldagem na indústria:

  • plástico;
  • semi seco.

Com o método de plástico, os blocos verdes são secos antes da queima por várias semanas. Se o bloco não estiver seco o suficiente, pode esfarelar no forno. Se isso não acontecer, a qualidade do produto acabado ainda se deteriorará significativamente.

Muitos fabricantes aceleram o processo de secagem, tentando evitar rachaduras no produto acabado, adicionando impurezas (xisto, serragem, carvão) à argila. No entanto, o tijolo feito com violações da tecnologia tem manchas escuras na superfície. Esses produtos são de baixa qualidade e de curta duração.

O método semi-seco entrou em uso muito mais tarde. É considerado mais econômico em termos de tempo e investimento. Tambores especiais são usados ​​para secar o barro. As prensas de alavanca de joelho formam então tijolos a partir do pó de argila, que podem ser enviados diretamente para o cozimento. Este método permite não só economizar tempo, mas também obter produtos de melhor qualidade.

Quando moldados à mão, os tijolos são produzidos em pequenos lotes. O processo não requer um investimento expressivo. Além disso, a tecnologia de produção em pequena escala é melhor seguida, de modo que os blocos são caracterizados por alta resistência e durabilidade.

Diferença de clínquer

Para a fabricação de tijolos à mão, um tipo especial de argila é usado - Cambriano. Um grau diferente é adequado para clínquer, mais dúctil e resistente ao fogo. Esta argila contém pouca água quimicamente ligada em comparação com outras variedades.

O clínquer é moldado sob alta pressão e calcinado a temperaturas de até 20.000 ° C. O clínquer contém cal e sal, que conferem resistência e evitam as eflorescências. A queima a alta temperatura permite obter um bloco denso, sem fissuras e poros, com uma superfície uniforme e lisa.

As paredes de clínquer resistem bem à umidade e às mudanças repentinas de temperatura. Tijolos feitos à mão podem ser destruídos por temperaturas extremas, então eles praticamente não são usados ​​na construção de casas. Nesse caso, devido às suas propriedades operacionais e mecânicas, o clínquer é considerado o material mais adequado.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem dos tijolos moldados à mão é sua alta resistência. Por várias décadas, ele mantém suas propriedades e aparência.

Outras vantagens dos tijolos moldados à mão:

  • não permite a passagem de umidade, deixa o ambiente seco;
  • possui resistência à geada, adequada para uso em todas as zonas climáticas;
  • não sofre deformação e fissuras;
  • tem boas propriedades de isolamento acústico e térmico;
  • é amigo do ambiente.

A desvantagem é o alto preço, que está associado à laboriosidade do processo e à baixa produtividade (em comparação com a produção automatizada de fábrica).

Formulários

Os tijolos moldados à mão são adequados para enfrentar os pedestais de monumentos, fachadas de edifícios. É utilizado para design de interiores exclusivo, lareiras, chaminés e outras estruturas interiores que aquecem. Ele pode ser colocado em uma abertura de porta ou janela, você pode colocá-lo em uma cerca, coluna, arco, abóbada, gazebo ou banco.

Os tijolos moldados à mão são muito mais caros do que os tijolos comuns. Mas devido às suas excelentes propriedades de desempenho, alta resistência, cores ricas e textura incomum, justifica seu preço. Este tijolo será especialmente apreciado pelos amantes de designs semi-antigos luxuosos.

Critérios de escolha

Ao escolher, você precisa considerar os seguintes pontos:

  • as dimensões devem ser selecionadas de forma otimizada para reduzir a quantidade de resíduos;
  • é importante determinar a cor exata com antecedência;
  • a resistência dos blocos deve ser selecionada levando em consideração os requisitos do projeto (absorção de umidade recomendada - até 10%, classe de resistência ao gelo - F50).

Ao escolher tijolos de um fabricante estrangeiro, você deve levar em consideração as características declaradas pelo fabricante, bem como as condições climáticas em que os produtos podem ser usados. Os fabricantes holandeses produzem tijolos de todos os tamanhos padrão que são adequados para vários trabalhos - de construir casas a fachadas de frente. Com um custo, eles excedem seus equivalentes, mas os parâmetros falam por si: a força do M100-M300, a resistência ao gelo é maior do que F100, a absorção de umidade é de 8 a 10%.

Para as condições do nosso clima, os produtos da empresa alemã Muhr, de alta qualidade, são adequados.

Benefícios da marca alemã:

  • uma grande seleção de tons, texturas;
  • alta classe de resistência à geada;
  • preservação de propriedades em alta umidade e sob a influência da luz solar direta;
  • nenhum risco de fragilização durante o uso;
  • a presença de apenas materiais inofensivos na composição.

Donskiye Zori se destaca entre os fabricantes russos. Em termos de qualidade, os produtos são mais semelhantes aos análogos de fabricantes estrangeiros. O custo dos tijolos dessa marca é inferior aos preços dos produtos importados devido ao uso de matéria-prima nacional. Os produtos estão em conformidade com os padrões de qualidade Qbricks.

De acordo com os padrões de produção, os tijolos cerâmicos de revestimento devem ter as seguintes características:

  • vacuidade - não mais que 48%;
  • resistência à compressão - não inferior a M75;
  • resistência ao gelo - não inferior a F50;
  • absorção de umidade - não menos que 6%, mas não mais que 28%

Fabricantes

O mercado russo consiste principalmente de produtos importados:

  • Wienerbeger (Áustria) - uma das empresas líderes vende metade de seus produtos na Rússia;
  • Nelissen (Bélgica) - difere por produzir tijolos de cores raras, muitas das quais não disponíveis em outras empresas;
  • Lode (Letônia) - os produtos possuem grande variedade de cores e texturas;
  • CRH (Irlanda) - a empresa que criou um tijolo que muda de cor em função da iluminação (para conseguir este efeito, não são utilizados aditivos químicos, mas sim um método de queima especial);
  • Klinkerwerke MUHR (Alemanha) usado principalmente para trabalhos de restauração.

A fábrica "Kerambrok" ​​(Ucrânia) foi uma das primeiras a iniciar a produção em massa e começou a produzir material artesanal com a marca "Tijolo Yekaterinoslavsky". Cada peça é única à sua maneira, já que todo o processo de fabricação é feito manualmente por artesãos.

A casa comercial "Petrovsky brick" (Rússia) há relativamente pouco tempo começou a produzir tijolos feitos à mão (desde 2015). Os blocos de tijolo são produzidos em formato europeu, de acordo com todos os requisitos. A empresa está constantemente expandindo seu sortimento, se dedica à fabricação de produtos de acordo com parâmetros individuais e possui uma rede de distribuidores estável. Ela já entrou nos mercados do estrangeiro próximo.

Para obter mais informações sobre tijolos moldados à mão, veja o vídeo abaixo.

V
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário