Tijolo cerâmico oco: características e aplicação

Tijolo cerâmico oco: características e aplicação
  1. Produção e tipos de tijolos
  2. Especificações
  3. Armazenamento e transporte
  4. Características de alvenaria

Os tijolos têm sido usados ​​para a construção de várias estruturas desde os tempos antigos. Essas estruturas se distinguem por sua durabilidade e confiabilidade. O mais comum é o tijolo, feito a partir de determinados tipos de argila, que determina suas características operacionais, observando o processo tecnológico durante a produção.

Produção e tipos de tijolos

Um tijolo é feito com uma tecnologia complexa e o processo em si é realizado em várias etapas. Hoje, dois métodos de fabricação são usados.

  1. Formação de uma pedra a partir de uma massa de argila com teor de água. Para a produção, uma prensa é usada para formar os produtos e, em seguida, os blanks são secos em câmaras e posteriormente queimados.
  2. A tecnologia de prensagem é utilizada sob pressão máxima, que chega a 15 atmosferas.

Todos esses processos são realizados de acordo com GOST 7484-78. Para a preparação da composição, são utilizadas máquinas especiais, que garantem a uniformidade da estrutura dos produtos.

A secagem é efectuada pelo método tonal ou de câmara, pelo que as peças são colocadas num ambiente com uma determinada humidade e temperatura. Depois disso, a queima ocorre em temperaturas de até 1.500 graus, e o tempo de queima é de duas a três horas, para que não haja umidade restante na estrutura. Isso permite alta resistência.

    As matérias-primas são utilizadas em frações finas e geralmente são extraídas por um método aberto. Em seguida, é peneirado e, se necessário, triturado. É aconselhável usar as mesmas matérias-primas para a produção de um lote, de forma que os produtos não sejam marcados quanto à composição mineral e cor.

    Desta forma, são produzidos tijolos comuns e frontais.

    A partir da utilização de um determinado processo tecnológico, os seguintes tipos de produtos podem ser obtidos:

    • moldado;
    • frente;
    • vidrado;
    • encaracolado.

    Para além do tijolo ser oco ou maciço, a sua superfície pode, em alguns casos, ser acabada com ranhuras que permitem uma fixação firme na alvenaria.

    Especificações

    Estes são os principais parâmetros que uma pedra de construção deve cumprir. Ao comprar, você deve inicialmente determinar o tipo de alvenaria e escolher o tipo ideal de tijolo para trabalhar. Considere os requisitos apresentados para este tipo de material de construção.

    Densidade

    Os parâmetros dos blocos são determinados por sua estrutura. O principal indicador é a densidade. É influenciado pela composição da matéria-prima e sua fração. Dependendo da densidade, a classe do produto é determinada, que é 1,8-2,4. As informações de densidade são necessárias para executar o trabalho de projeto e determinar a carga na base, bem como para compreender o grau de resistência do próprio edifício e seus elementos de suporte de carga.

    Vazio

    Para aumentar a condutividade térmica e reduzir a massa do tijolo, vazios de vários formatos podem ser feitos nele. Esse tijolo é de frente ou comum. A profundidade e a forma dos vazios são determinadas pela tecnologia. Além disso, a localização dos vazios determina a resistência do produto.

    A fim de melhorar o desempenho da pedra de construção dupla ou material oco, a porosidade do tijolo às vezes é aumentada. Para tal, durante a cozedura, adiciona-se à composição palha ou outros componentes orgânicos que, após a cozedura, queimam no interior do tijolo e deixam vazios.Isso permite que o tijolo da marca "M150" retenha o calor dentro do prédio construído a partir dele.

    Condutividade térmica

    É determinado pela estrutura interna do produto. Os indicadores são diferentes, o que afeta o custo de um tijolo. Esses indicadores são importantes ao erguer paredes externas, sua espessura depende disso.

    Tijolo único sólido tem características de baixo isolamento térmico e é geralmente usado para estruturas de suporte de carga. Essas paredes exigirão isolamento adicional no futuro. Se você usar uma pedra oca, isso reduzirá a perda de calor, mas esse tijolo não será capaz de suportar muito peso e, portanto, apenas edifícios baixos são freqüentemente feitos com ele.

    Absorção de água

    Como a argila é usada na fabricação de tijolos, esse material pode absorver água. O coeficiente é determinado por vários fatores e depende principalmente da densidade do produto. A absorção de água pode variar de 6 a 14%, e essa é a norma. Portanto, qualquer edifício feito de tijolo pode durar um certo período até o início da destruição.

    Por exemplo, se houver uma grande diferença de temperatura dentro e fora das paredes, isso contribuirá para o surgimento de umidade, que penetrará nos poros e se acumulará na alvenaria ou nos tijolos. Em baixas temperaturas, a água congela e isso afeta negativamente a estrutura. Portanto, ao erguer uma determinada estrutura, este momento deve ser levado em consideração. Este item se refere especialmente a banheiros, banheiras.

    Resistência à geada

    Os produtos cerâmicos são amplamente utilizados em várias zonas climáticas e podem resistir a geadas severas. De acordo com as normas, cada produto deve resistir a uma certa quantidade de gelo / degelo. Isso contribui para o cálculo correto na escolha dos materiais.

    A resistência ao gelo é determinada pelo valor da letra "M" e o valor numérico que vem depois dele. Com a escolha certa da pedra para uma determinada zona climática, uma estrutura feita dela pode durar até 100 anos.

    Resistente a altas temperaturas

    A segurança contra incêndio de cada edifício é determinada pelo tipo de material de que é feito. O produto cerâmico não queima. Possui grande resistência ao fogo e pode suportar altas temperaturas por mais de 5 horas. Esta pedra é resistente ao fogo e pode suportar temperaturas de até 1000 graus. No entanto, ainda não é recomendável construir uma chaminé ou lareira a partir dela, pois a constante exposição ao calor vai destruindo gradativamente o material.

    A aplicação envolve o uso para construção:

    • instituições educacionais;
    • prédios residenciais;
    • cafés, cantinas;
    • instalações de produção e assim por diante.

    Os tijolos cerâmicos competem neste parâmetro com a madeira sólida natural, estruturas monolíticas de concreto e pedra natural. Nas estruturas que são construídas a partir dele, um ambiente positivo é formado onde as pessoas podem viver.

    Precisão Geométrica

    Na produção de tijolos, é importante seguir as regras e parâmetros de fabricação, que são controlados pelo GOST No. 530.

    Atualmente, os tijolos são produzidos nos seguintes formatos:

    • Euro;
    • normal;
    • modular;
    • engrossado.

    Esses padrões são obrigatórios e devem ser seguidos em qualquer produção. Em alguns casos, desvios são permitidos, mas não mais do que 4 mm. Tais requisitos permitem a colocação de várias estruturas com poucas flutuações. Além disso, as normas permitem a produção de tijolos com outros indicadores e dimensões, mas isso geralmente é feito por encomenda especial, e após todos os pontos terem sido acordados entre as partes do contrato.

    Armazenamento e transporte

    O transporte deste tipo de material é permitido por diversos meios de transporte, sujeito a determinadas regras. Para garantir a segurança dos materiais durante o transporte, eles são empilhados em paletes. O transporte a granel não é permitido, o que pode resultar em danos.

    Se for necessário garantir um armazenamento de longo prazo, o tijolo é colocado em áreas com piso duro. Pode ser colocado em pilhas ou em paletes. Os trabalhos de carga / descarga são realizados em transporte mecanizado ou manualmente.

    Características de alvenaria

    Os tijolos cerâmicos são dispostos ordenadamente, o que garante sua ligação. Recomenda-se fazer reforço a cada 5-6 fileiras de tijolos para fortalecer as paredes. No assentamento, os cordões são puxados, o que garante o nivelamento da base e facilita o trabalho. A alvenaria parte dos cantos com estrita observância da posição horizontal.

    Vejamos algumas dicas dos pedreiros:

    • para evitar diferenças na cor das pedras de construção, você precisa comprá-las para atender todo o pedido de construção de um lote;
    • recomenda-se umedecer os tijolos ocos com água antes do assentamento para obter maior resistência do fundo;
    • no assentamento, deve-se tomar cuidado para que a argamassa não seque rapidamente na parede e outros fatores externos não a afetem até que se agarre;
    • é melhor colocar a alvenaria a uma temperatura não inferior a +10 graus;
    • no assentamento de paredes no inverno, deve-se adicionar plastificantes à solução para que não congele e não apareçam rachaduras na base;
    • recomenda-se ordenar o volume de tijolos para a execução da obra em 10% a mais do que o exigido pelos cálculos;
    • Antes de comprar, é necessário verificar os certificados de qualidade dos produtos.

    Você aprenderá sobre a produção e colocação de tijolos cerâmicos com o vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário