Peso do tijolo sólido vermelho
Na construção de casas e blocos de utilidades, os tijolos sólidos vermelhos são os mais usados. Oferece alto desempenho e durabilidade para edificações. Antes de iniciar a construção com este material, é necessário conhecer não apenas suas propriedades, mas também saber calcular corretamente os parâmetros de peso e consumo.
Quanto pesa um tijolo?
O tijolo vermelho sólido é um material de construção volumoso feito com uma tecnologia especial de argila refratária de alta qualidade. Possui um mínimo de vazios internos, seu equivalente geralmente é de 10-15%. Para determinar o peso de uma peça de tijolo sólido vermelho, é importante considerar que pode ser produzido em três tipos:
- solteiro;
- um e meio;
- Duplo.
O peso médio de um bloco único é 3,5 kg, um e meio 4,2 kg e um bloco duplo é 7 kg. Ao mesmo tempo, para a construção de casas, o material de tamanhos padrão 250x120x65 mm é o mais frequentemente escolhido, seu peso é de 3,510 kg. O revestimento dos edifícios é efectuado com blocos individuais especiais, neste caso um tijolo pesa 1,5 kg. Para a construção de lareiras e fogões, recomenda-se a utilização de material marcado M150, tem excelente estabilidade térmica e, com dimensões standard, a massa de um bloco de fogão pode ser de 3,1 a 4 kg.
Além disso, o tijolo comum da marca M100 é usado para a decoração exterior, é resistente ao gelo, fornece ao edifício um bom isolamento acústico e protege-o da penetração de umidade. O peso de um desses blocos é 3,5-4 kg. Se estiver prevista a construção de edifícios com vários pisos, é necessário adquirir material com classe de resistência de pelo menos 200. O tijolo marcado M200 tem um nível de resistência aumentado, é caracterizado por um excelente isolamento térmico e pesa em média 3,7 kg .
Cálculo da massa total do material de construção
Para que o edifício construído funcione de forma confiável por muito tempo, a qualidade da alvenaria desempenha um papel importante em sua construção. Portanto, para que o material suporte a carga ideal e final, é necessário calcular corretamente a massa do material por 1 m3 de alvenaria. Para isso, os mestres usam uma fórmula simples: a gravidade específica de um tijolo maciço vermelho é multiplicada pela sua quantidade na colocação. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer a massa da argamassa de cimento, e também levar em consideração o número de fiadas, costuras e a espessura das paredes.
O valor resultante é aproximado, pois pode apresentar pequenos desvios. Para evitar erros durante a construção, é necessário, na hora de criar um projeto, determinar com antecedência a marca do tijolo, o método de alvenaria e calcular corretamente o peso e a largura das paredes.
Também é possível simplificar o cálculo da massa total do material, calculando áreas individuais.
1 palete
Antes de comprar um material de construção, você também precisa saber seu consumo. Os tijolos são transportados em paletes especiais, onde os blocos são colocados em um ângulo de 45º, em forma de “espinha de peixe”. Uma dessas paletes geralmente contém de 300 a 500 peças de fragmentos. O peso total do material pode ser facilmente calculado por você mesmo, se você souber o número de blocos no palete e o peso de uma unidade. Normalmente, paletes de madeira com peso de até 40 kg são utilizados para o transporte, sua capacidade de carga pode ser de 900 kg.
Para simplificar os cálculos, o comprador e o vendedor também devem levar em consideração o fato de que um único tijolo maciço vermelho pesa até 3,6 kg, um e meio 4,3 kg e um duplo até 7,2 kg.Com base nisso, verifica-se que, em média, de 200 a 380 tijolos são colocados em um substrato de madeira. Depois de realizar cálculos simples, a massa aproximada do material em um palete é determinada, será de 660 a 1200 kg. Se você somar o peso da tara, você obterá o valor desejado.
Cubo m
Para a construção de edifícios, você também deve ter informações sobre quantos metros cúbicos de material serão necessários para a alvenaria, quanto pesará. Até 513 blocos podem ser colocados em 1 m3 de um único tijolo vermelho sólido, de modo que a massa varia de 1693 a 1847 kg. Para um tijolo e meio, este indicador mudará, pois em 1 m3 sua quantidade pode chegar a 379 peças, portanto, o peso será de 1515 a 1630 kg. Quanto aos blocos duplos, em um metro cúbico existem cerca de 242 unidades e uma massa de 1597 a 1742 kg.
Exemplos de cálculo
Recentemente, muitos proprietários de terras preferem se dedicar à construção de casas e anexos por conta própria. Claro, esse processo é considerado complexo e requer certos conhecimentos, mas se você fizer um projeto corretamente e calcular o consumo de tijolos, no final você conseguirá construir um prédio bonito e durável. Os exemplos a seguir ajudarão os iniciantes no cálculo de materiais de construção.
O consumo de tijolos maciços vermelhos para a construção de uma casa de dois andares é de 10 × 10 m. Em primeiro lugar, é necessário conhecer todo o comprimento dos pisos externos. Como a edificação terá 4 paredes, o comprimento total será de 40 m. Com pé-direito de 3,1 m, a área das paredes externas dos dois pavimentos será de 248 m2 (s = 40 × 6,2). Do indicador resultante, você terá que subtrair áreas individuais que estão distantes sob as aberturas de portas e janelas, uma vez que não serão forradas com tijolos. Assim, verifica-se que a área das paredes da futura casa será de 210 m2 (248 m2-38 m2).
Para a construção de edifícios de vários pisos, recomenda-se a confecção de paredes com no mínimo 68 cm de espessura, para que a alvenaria seja feita em 2,5 fiadas. Primeiro, o assentamento é feito com tijolos simples comuns em duas fileiras, depois o revestimento com tijolos opostos é feito em uma fileira. O cálculo dos blocos, neste caso, é assim: 21 × 210 = 10710 unidades. Nesse caso, um único tijolo comum para pisos será necessário: 204 × 210 = 42840 pcs. O peso do material de construção é calculado multiplicando o peso de um bloco pelo total. Nesse caso, é importante levar em consideração a marca do tijolo e suas características.
Consumo de tijolo vermelho maciço para alvenaria de parede 5 × 3 m. Neste caso, a superfície a ser implantada é de 15 m2. Já para a construção de 1 m2, são necessárias 51 peças. blocos, então esse número é multiplicado pela área de 15 m2. Como resultado, verifica-se que são necessários 765 tijolos para a construção de um piso de 5 × 3 m. Uma vez que é necessário levar em conta as juntas de argamassa durante a construção, o indicador resultante aumentará em cerca de 10% /, e o consumo de blocos será de 842 peças.
Como até 275 unidades de tijolos sólidos vermelhos são colocadas em um palete e seu peso é de 1200 kg, é fácil calcular o número necessário de paletes e seu custo. Nesse caso, para construir uma parede, você precisará adquirir pelo menos 3 paletes.
Para uma visão geral das características do tijolo vermelho Votkinsk M 100, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.